InícioBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA TERÇA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA TERÇA-FEIRA (15)

Saiba o que Fábio do Pastel pediu ao governador; Teve ou não teve confusão na Câmara Câmara de Cabo Frio? Enquanto isso na Educação de Cabo Frio...; Alexandre Martins e o projeto do kartódromo de vento em popa; Vantoil Martins recebe deputados em seu gabinete; Será o fim da era paz e amor em Araruama? Obra determinada pela justiça a todo vapor em Arraial... E muito mais!

AGENDA COM GOVERNADOR

O prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel (PL), foi ao Rio nesta terça-feira (15), para uma reunião com o governador, Cláudio Castro (PL), e o secretário estadual de Governo, Rodrigo Bacellar. Segundo publicação no Facebook, as pautas do encontro foram saneamento básico, asfalto e melhorias na saúde. Querendo saber mais e entender o que vem por aí, ligamos para o prefeito, que respondeu assim: “É sempre bom buscar parcerias com governador, deputados, mas a gente nunca consegue voltar com uma coisa concreta. Uma das coisas que me incomodam muita na política é isso. Eu gosto de datas, números, planejamento. Infelizmente a vida pública não é assim”. Mas embora não haja um apontamento concreto, Fábio adiantou algumas demandas que levou ao Governo do Estado. “[Se eu] passar para você coisas exatamente que vão ser feitas, vão iniciar tal dia, tal bairro é mentir para mim, para você e para a população. (…). Mas eu estou bem otimista. Rodrigo Bacellar, Claudio Castro, os assessores, o DER, enfim, eles estão dando uma atenção”, comentou Fábio. Entre os as benesses que a Aldeia deve conseguir, Fábio citou o bairro Balneário, onde pediu limpeza dos rios por causa dos alagamentos que invadem as casas das pessoas devido à cheia, e o Vinhateiro, local onde a população sofre com os buracos. “Prometi e serei o prefeito pidão, sempre que puder, junto com nossas equipes na rua, e sempre que necessário na sede dos governos estadual e federal representando e lutando pelas demandas do nosso município”, disse Fábio nas redes sociais. É como diz o ditado, né?! Quem não chora, não mama. E no atual cenário, se os prefeitos não marcarem cerrado no Palácio Guanabara e em Brasília, os projetos não avançam.

MAUS TRATOS AOS ANIMAIS, EMPRÉSTIMO E ISENÇÃO DE IPTU

Cassação do alvará e outras punições aos donos de estabelecimentos comerciais que pratiquem maus tratos aos chamados animais comunitários – que vivem nas ruas, mas são “adotados” pelas comunidades – foi um dos projetos de lei apresentados na sessão da Câmara de São Pedro da Aldeia, nesta terça-feira (15). O PL é do vereador Isaías do Escolar (PROS), que também solicitou ao prefeito Fábio do Pastel (PL), via requerimento, cópia do processo administrativo do empréstimo de R$ 30 milhões solicitado à Caixa Econômica Federal, que será colocado em votação. Outro destaque da sessão desta terça foi a aprovação, em segunda votação, do PL do vereador Fernando Mistura (REP) que isenta do pagamento do IPTU os contribuintes portadores câncer e seus dependentes. Também foi aprovada, em regime de urgência e em sessão extraordinária, a autorização para realização do processo seletivo para a Secretaria de Educação.

FICOU PARA DEPOIS

A esperada votação das contas de 2019 do ex-prefeito de São Pedro da Aldeia, Cláudio Chumbinho (PP), que estava na pauta da sessão ordinária da Câmara desta terça-feira (15), não aconteceu. O motivo foi um detalhe técnico judicial. O ex-prefeito simplesmente não foi notificado a tempo. A votação acontecerá em data futura, ainda a ser marcada pela Câmara aldeense. O parlamento mantém um mistério excessivo sobre essa situação. O que não dá para compreender o motivo.

CÂMARA ‘MIL GRAU’

A sessão da Câmara de Cabo Frio desta terça-feira (15) esquentou os ânimos e por pouco os vereadores Roberto de Jesus (MDB) e Vanderson Bento (PTB) não trocaram afagos viris (se é que me entendes). O presidente da Casa, vereador Miguel Alencar (DEM) teve que encerrar a sessão rapidamente e fez uma reunião às pressas no gabinete com os parlamentares. Após uma conversa, ficou tudo bem, os dois pediram desculpas um ao outro e os ânimos se acalmaram. Ambos chegaram até encaminhar notas explicando a situação. Mas que o clima esquentou, ah esquentou! As imagens dão impressão que por muito pouco o plenário não se transformou num ringue de MMA. Roberto é policial, já Vanderson é ex-lutador. Uma fonte que esteve presente disse que o policial tem umas abordagens que soam como tentativa de intimidação. E quem conhece Vanderson, sabe que ele não se acovarda “nem põe o galho dentro”. Quem bom que os dois não perderam a cabeça protagonizando uma cena história em Cabo Frio. A imprensa iria se deleitar, afinal, polêmica é audiência. Por sinal, foi o assunto do dia na cidade, embora todos tentaram colocar panos quentes depois. Fato é que por causa do ocorrido, a sessão extraordinária que aconteceria nesta terça e que votaria, entre outros projetos, o projeto de lei da moeda social Itajuru, vai acontecer na quinta-feira (17). Tem que ache que Nazaré (secretária da presidência) devia colocar umas gotinhas de Rivotril na água dos nobres edis antes de começar as sessões.

REGULARIZANDO ATRASADOS

A prefeitura de Cabo Frio começou a regularizar proventos e pensões do Ibascaf que estão em atraso. Nesta terça (15), o Instituto iniciou o pagamento de dezembro 2020 para os aposentados e pensionistas que ganham até dois salários mínimos. O pagamento foi determinado pelo prefeito José Bonifácio (PDT), dando continuidade ao acerto do passivo deixado pelo governo Adriano Moreno. O líder de governo na Câmara, vereador Davi Souza (PDT) deu a notícia durante a sessão desta terça-feira e disse que o objetivo é colocar as pendências anteriores a 2021 em dia. “O planejamento continua gerando resultados positivos. O pagamento dos aposentados e pensionistas significa que o prefeito, mais uma vez, honrou com seu compromisso junto à população. Continuo acompanhando todo este processo bem de perto”, disse.

AINDA SEM RESPOSTA…

Sobre o impasse que perdura na Secretaria de Educação de Cabo Frio, falamos pelo telefone com prefeito Bonifácio nesta noite de terça-feira (15), pouco antes 20h30, e ele disse que ainda não definiu nada porque passou boa parte do dia em Tamoios, cuidando de perto de todos os preparativos para realização do evento de cavalos manga larga marchador que vai acontecer no município. Por isso, ele ainda não conseguiu cravar o nome que irá ocupar a vaga do secretário Flávio Guimarães. Enquanto isso, Sepe Lagos, diretores de escolas e boa parte dos professores seguem ansiosos. Nos bastidores, o nome de Elicéa Silveira vem ganhando força. Será ela mesma? Haja ansiolítico para todos os envolvidos. Com exceção de Zé, que parece que pouco ou quase nada o aborrece.

MUDANÇA NO SECRETARIADO GERA EXPECTATIVA

A mudança que Cláudio Castro (PL) tem feito em seu secretariado tem gerado grandes expectativas pelo Estado afora. Uma dessas mudanças, em especial, influi diretamente na família Bento, em Cabo Frio: a entrada do deputado Max Lemos no executivo. Acontece que Max, antes mesmo de sair, de fato, da Alerj para o Governo, já havia feito algumas conversas com o ex-vereador Vanderlei Bento sobre indicá-lo para um cargo importante aqui na Região dos Lagos. É aguardar para ver.

KARTÓDROMO VEM AÍ?

O prefeito Alexandre Martins (REP), recebeu na tarde desta segunda-feira (14), representantes do Instituto Chico Neto Racing. O encontro serviu para que a equipe apresentasse projetos para beneficiar o desenvolvimento dos jovens buzianos, com a construção de um kartódromo e escola de piloto e mecânica. De acordo com a Prefeitura, a apresentação foi feita pelo presidente da instituição, Jailson Florentino, que trabalha à frente dos projetos e de todo operacional. Para Alexandre, “estar aberto e acessível ao diálogo é importante para planejamentos e futuros projetos sociais como esse”. O prefeito ainda considerou que esse vínculo será um grande ganho para a região. Um dos projetos que o prefeito vem anunciando desde os primeiros dias no comando da cidade, é seu desejo de construir um autódromo como meio de atrair um turismo diferenciado e criar uma espécie de “Mônaco dos trópicos” aqui na península. Os primeiros passos já estão sendo dados.

ALEXANDRE E SECRETÁRIO ESTADO DE EDUCAÇÃO

Ainda de Armação dos Búzios, o prefeito Alexandre Martins recebeu o secretário Estadual de Educação, Alexandre Valle. Na reunião, que contou ainda com a secretária municipal da pasta, Carla Natália, foi discutida a presença do Estado em Búzios e a implementação de uma Escola de Ensino Médio no bairro da Rasa.

GABINETE CHEIO

O prefeito de Iguaba Grande, Vantoil Martins (CID) recebeu no gabinete nesta segunda-feira (14), os deputados estaduais Pedro Brazão (PL) e Fábio Silva (DEM); além do federal Chiquinho Brazão (Avante). O objetivo da reunião foi de estreitar a relação do Executivo com o Legislativo. O diretor de Projetos e Obras da Companhia Estadual de Habitação do Rio de Janeiro (CEHAB/RJ), Reginaldo Jardim Ferreira, também participou do encontro. Na ocasião, o município pediu uma reunião com o presidente do DER, Luiz Roberto Pereira de Souza, para serem tratados assuntos referentes ao convênio de asfalto para a cidade, e com o presidente da CEHAB para definir projetos relativos à Agricultura. Além disso, a CEHAB, junto ao deputado Fábio ficaram de disponibilizar concretos para serem colocados em pequenas ruas de difícil acesso e vulnerabilidade social em Iguaba. O secretário de Planejamento iguabense, Eron Bezerra, disse que foi uma reunião muito produtiva e afirmou ter certeza que “trará bons frutos para Iguaba Grande”. “Nós precisamos disso: de deputados atuantes, que nos ajudem a diminuir o sofrimento das pessoas aqui de Iguaba”, concluiu Eron.

FELICIDADE E SUCESSO

Hoje o dia é dele, Pedro Canellas, badalado advogado iguabense, muito querido e respeitado na Região dos Lagos, que completa mais um aniversário. Chegou aos 34 anos. Mesmo tão jovem, Pedro advoga para vários prefeitos daqui, como José Bonifácio, Alexandre Martins, Vantoil Martins, Fábio do Pastel e Lívia de Chiquinho. Tem saúde, uma família linda e é um homem de sucesso. O Portal RC24h deseja mais saúde para que prospere ainda mais. Felicidades Dr Pedro, mais conhecido como o Rei do Churrasco (faz um como poucos). Aliás, ele lamentou que o momento não permite que ele exiba seus dotes culinários diante do risco da pandemia.

FIM DA ERA PAZ E AMOR?

Embora o primeiro-cavalheiro de Araruama diz que não há fundamentação na suposta queixa do vereador Oliveira da Guarda (MDB) de que Chiquinho não estaria atendendo aos telefonemas dos parlamentares, há controvérsias. Chiquinho disse que tem procurado cuidar da saúde e que está se resguardando, mas a questão é que Oliveira não é o único insatisfeito. O que se comenta nos corredores da Câmara é que Penha Bernardes (PL), Carlos Russo (Avante), Tiago Pinheiro (PL) e até o líder do Governo, Amigo Walmir (PP), estão para lá “p” da vida com o primeiro-cavalheiro. O motivo é justamente que Chiquinho não tem mais atendido telefonemas e dado aquela atenção que os edis tanto gostam. Na sessão da Câmara de quinta-feira (10), o clima paz e amor cantou para subir e Oliveira e Penha endureceram com o governo. “Quem me colocou aqui não foi a prefeita, não, que ela nem votou em mim. Quem me colocou aqui foi o povo e eu vou brigar pelo povo”, disse Oliveira após criticar duramente a gestão da UPA de Araruama e, inclusive, chamar a secretária de Saúde de zero à esquerda. Embora a Câmara de Araruama tenha 17 parlamentares, conversas de corredor dão conta que cinco já subiram em cima das tamancas e os outros 12 estão observando o movimento. Tem quem diga até que esses cinco já falam em abrir CPI. Agora, observe só, internauta, Oliveira e Penha, até o ano passado, pareciam repudiar veementemente o governo de Lívia. Pensar à época que Oliveira estaria aguardando um telefonema do marido da prefeita, como dizem que está acontecendo, soaria como uma loucura, uma insensatez completa. Contudo, será que essa busca que os edis procuravam de uma relação “mais cortês” já virou coisa do passado? Fato é que no início da sessão desta terça (15), apenas 12 vereadores estavam presentes no plenário. Mistérios…

TRABALHO ENCAMINHADO

A Prefeitura de Arraial do Cabo trabalha para entregar uma obra de contenção com desmonte de pedras no Morro da Cabocla já no mês de julho. De acordo com o vereador e ex-secretário de Obras, que iniciou a construção há alguns meses, Pedro Caju (PSL), a contenção foi determinada pela Justiça em 2019 e a Prefeitura estava pagando multa em vez de cumprir a decisão. A importância da obra, orçada em R$ 680 mil, de acordo com Caju, é que existem casas que ficam na direção das pedras que podem desmoronar a qualquer momento, causando uma verdadeira tragédia anunciada.

BAIRRO SEGURO

A secretaria de Estado de Polícia Militar enviou três viaturas do programa “Bairro Seguro” para Maricá. O município é o único, fora a capital, a receber o projeto, que foi lançado nesta segunda-feira (14). A inciativa inédita no Brasil trabalha na comunicação da população dos bairros com os policiais militares, integrando os agentes à rotina das pessoas. Em Maricá, a princípio, o programa vai atuar em Itaipuaçu. Para contatar o programa, o número é o (21) 99173-2191.

HORA DE CAUTELA

A Prefeitura de Maricá lançou uma campanha nesta terça-feira (15), reforçando sobre a importância de não relaxar em relação ao combate à COVID-19 nesse período, em que, tradicionalmente, celebraríamos as festas juninas e julinas. “A saudade de celebrar o São João é grande, mas a gente precisa aguentar mais um pouco”, diz a campanha. O informe lembra que, pelo menos, 398 pessoas já morreram com Covid em Maricá e conclui: “É melhor sentir saudades do São João, do que deixar saudades naqueles que amamos”.

VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais Lidas

Skip to content