BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA TERÇA-FEIRA (15)

Vantoil vistoria obras e acompanha Dia D da vacinação; prefeito interino de Búzios acompanha megaoperação do 'Esgoto Zero'; Câmara de Cabo Frio acelera trabalhos para votar PL do reajuste salarial; Prefeitura de Arraial comemora marca de mil cabistinhas vacinadas; Fábio do Pastel no concurso prefeito empreendedor; as propagandas institucionais da discórdia de Lívia de Chiquinho; e muito mais...

1424

CAMINHO PAVIMENTADO 

A coluna Boca Miúda desta terça-feira (15) começa por Iguaba Grande. O prefeito, Vantoil Martins (CID), disse à coluna que, nesta terça, foi concluído mais de 90% das obras de pavimentação da Rua Alfeu Ferreira, no bairro Iguaba Pequena. A via era uma das mais aguardadas do município para receber os serviços. O prefeito esteve no local e fez algumas fotos ao lado do engenheiro Alexandre Babucha. A expectativa dele é que, ainda nesta semana, a rua seja finalizada, entregue inteiramente à população, não só com pavimentação, mas com drenagem e o meio-fio. De acordo com Vantoil, a única coisa que falta é a pintura de faixa, mas, logo deve ser concluída. 

DIA D DA VACINA 

Por falar em Iguaba Grande, a Prefeitura realizou nesta terça-feira (15), o “Dia D” da vacinação contra a Covid-19 para crianças. Teve pula-pula, brincadeira, personagens para a garotada se vacinar sem medo. O prefeito esteve por lá também e disse que a vacinação anda bem em Iguaba e aproveitou para incentivar as crianças por conta da volta às aulas. “Nosso objetivo é vacinar a criançada brincando, divertindo e conscientizando sobre a importância da imunização contra covid-19”, explicou. Até às 15h30, 212 crianças tinham tomado a vacina. Foi uma festa, literalmente.

CABOCLINHO VEM AÍ 

Outra questão de Iguaba permeada de expectativas é a Moeda Social Caboclinho. O PL que cria a medida foi aprovado em primeira votação na Câmara de Iguaba e a segunda deve ser nesta quinta (17). Vantoil disse à coluna que está cobrando velocidade na aprovação, porque quer que a moeda comece logo a circular para poder atender a população e aquecer o comércio local. 

MIGUEL NAS RUAS 

O primeiro dia como prefeito interino de Armação dos Búzios de Miguel Pereira (PL) foi de muito trabalho nesta terça-feira (15). Substituindo o titular do cargo, Alexandre Martins (REP), que saiu de férias, Miguel esteve em Tucuns acompanhando, pessoalmente, uma megaoperação do projeto Esgoto Zero. A iniciativa da Prefeitura está sendo realizada para identificar ligações clandestinas de esgoto, autuar os proprietários e, eventualmente, fazer a ligação compulsória à rede separativa da Prolagos. O projeto é uma “menina dos olhos” de Miguel, que tomou para si a responsabilidade de fazer o possível para que a cidade não tenha mais ligações clandestinas de esgoto. 

PANELA DE PRESSÃO 

Ainda em Búzios, a sessão da Câmara desta terça-feira (15) foi verdadeira panela de pressão para a secretaria de Educação do município, Carla Natália. O que não faltou foi vereador criticando a titular da pasta por conta de itens como atrasos em planejamentos, falta de organização, denúncias de perseguição e excesso de religiosidade. Além, é claro, daquela polêmica da volta às aulas, que arranhou um pouco a imagem da secretária. O presidente da Casa, Rafael Aguiar (REP), até tentou fazer uma defesa do governo ali, dizendo que cada secretário tem seu CPF e que a gestão não deve ser responsabilizado, mas a situação, pelo que o Portal apurou, não está das mais confortáveis. 

PROJETOS APROVADOS 

No mais, com relação a sessão Legislativa de Búzios, os vereadores aprovaram o Projeto de Lei que obriga a disponibilização de soro antiofídico nas unidades de saúde do município. Também foi aprovado um outro PL que institui o Dia Municipal da Conscientização e do Combate ao Câncer de Próstata no calendário oficial de eventos do município. O dia escolhido é 17 de novembro, em meio a campanha do Novembro Azul. Ambos os projetos seguem para sanção do Executivo. 

DE OLHO NA SEGURANÇA 

Por solicitação do prefeito de Búzios, Alexandre Martins, o secretário de Segurança e Ordem Pública, Sérgio Ferreira dos Santos, e o secretário de Serviços Públicos, Marcus Vallerius, se reuniram, na manhã desta segunda-feira (14), com o secretário da Casa Civil do Governo do Estado, Nicola Moreira Miccione, para deliberar sobre a Segurança Pública em Búzios. Na ocasião, os representantes da administração municipal apresentaram as solicitações cujo tema está relacionado a necessidade da ampliação da parceria com o Governo do Estado para oferecer um maior efetivo de segurança para cidade. Dentre as demandas, está a implantação do Projeto Segurança Presente, aumento do efetivo da Polícia Civil da 127º DP e o aumento do efetivo da 5ª Cia do 25º BPM. O Governo tem se empenhado para que haja sucesso na implantação das medidas preventivas e dissuasiva de combate as ações de delitos. 

PL DO REAJUSTE 

A Câmara dos Vereadores de Cabo Frio já recebeu o Projeto de Lei do Executivo para reajuste salarial dos servidores públicos, conforme você leu na coluna Boca Miúda desta segunda-feira (14). O responsável pelas indicações e pelas negociações desse projeto entre Prefeitura e sindicato na Câmara é o vereador Vanderson Bento (PTB). Nesta terça (15), Vanderson conversou com a coluna e afirmou que a Câmara já encaminhou o projeto para a Comissão de Constituição e Justiça e que, em conversa interna entre os edis, ficou decidido que será aprovado regime de urgência. Nesse caso, na quinta (17), ele já deve entrar em pauta e a expectativa é que haja aprovação da medida que reajusta do salário dos servidores em 13% por unanimidade. A urgência serve para que o reajuste seja feito já na folha de pagamento do mês de fevereiro. Os envolvidos tentam correr contra o tempo para que o prazo seja concretizado. Apesar das dificuldades, o vereador se disse muito otimista de que todo o esforço valeu a pena e que, ainda neste mês, o servidor vai garantir esse reajuste. 

AUTOESTIMA EM DIA 

Ainda falando sobre Vanderson, repara só, internauta, como a cabeleira do Nobre edil está mais abastada. Ele fez aquele tratamento de implante capilar e tá uma belezura, né? Deu aquela recauchutada no visual e a autoestima fez com que o vereador até emagrecesse uns quilos e ficasse mais bonito, com semblante mais sereno. Vê só se não está um charme. 

VIDAL NO PODEMOS 

O ex-vereador de Cabo Frio e ex-presidente da Comsercaf Jeferson Vidal foi convidado pelo secretário estadual de Trabalho e Renda e presidente do Podemos, Patrick Welber, a filiar na sigla. O ato de filiação será no dia 10 de março, em Cabo Frio, em local ainda a ser definido. Segundo Vidal, a filiação vai ser uma festa, um grande evento. “O nosso momento chegou, vamos colocar o nosso bloco na rua. Oficializarei a minha pré-candidatura a deputado federal”, anunciou o político. “Chegou a hora de voltar com tudo para as redes sociais, mostrando o nosso trabalho”, concluiu Vidal., que voltou a usar as redes sociais nesta semana.  

CABISTINHAS VACINADOS 

A Prefeitura de Arraial do Cabo comemorou, nesta segunda-feira (14), a marca de 1.000 cabistinhas vacinados com a primeira dose do imunizante contra a Covid-19. O município, que tem toda aquela história de chamar cidadãos de galo, todo aquele dialeto muito próprio, muito particular, já chegou logo também relembrando esse nome que é usado para definir as crianças da cidade daquele jeito todo fofo, todo especial do Cabo. O número não deixa de ser um marco importante na vacinação, visto que o próprio texto publicado pela Prefeitura lembra que a imunização é importante para diminuir a incidência de casos graves e até mesmo morte pela Covid-19.  

CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL 

A respeito do Cabo, teve sessão da Câmara nesta terça-feira (15). Entre as discussões, foi colocada em pauta um Projeto de Lei do vereador Ângelo Shogum (PSL), presidente da Câmara, que fala sobre a criação de uma campanha de conscientização para não alimentar gaivotas no município. Existe todo um debate aqui na Região dos Lagos entre ambientalistas por conta disso, já que esse hábito que a galera adora para tirar foto acaba influenciando todo o ecossistema da região. Interessante que haja uma proposta como essa do Legislativo, a gente vai aguardar a tramitação do projeto nas comissões da Câmara para ver o que vai sair dele. Boa iniciativa. 

A NOVA POLÊMICA DO CABO 

Ainda nas terras cabistas, vocês já sabem que tudo é motivo de polêmica. Ainda mais, quando se trata de política. Eleitores do Lula (PT) fizeram uma inscrição na porta da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus e isso perturbou demais os bolsonaristas de carteirinha. Alguns, inclusive, foram para as redes sociais protestar. Aí virou um bate-boca daqueles que o cabista está acostumado de defesa e ataque. Só que chamou atenção o comentário de um morador de Arraial que lembrou que um padre, responsável pela paróquia, em 2018, fez até “arminha” com a mão no meio de uma missa, em clara campanha para o atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), às vésperas da eleição. Relembrar é viver, né? De qualquer forma, em nota, o presidente do PT de Arraial do Cabo, Kayan Dutra, disse que o partido não tem nada a ver com a inscrição na porta da igreja. 

PREFEITO EMPREENDEDOR

De São Pedro da Aldeia, o prefeito, Fábio do Pastel (PL), está participando do concurso do Sebrae de prefeito empreendedor. Inclusive, o empresário fez uma apresentação sobre nesta terça-feira (15). O prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio (PDT), também participou do concurso. Em São Pedro, o trabalho está sendo conduzido pelas secretarias de Desenvolvimento Econômico e Agricultura.

SÃO PEDRO SEM CONFIRMAÇÃO 

É praticamente certo que o presidente Jair Bolsonaro (PL) venha a Arraial do Cabo para inaugurar o formato cívico-militar no CIEP da Prainha. Ok. Agora chama a atenção a falta de uma programação de Bolsonaro em São Pedro da Aldeia. É que o prefeito aldeense, Fábio do Pastel (PL), parece muito mais engajado em demonstrar algum tipo de admiração ou apoio ao presidente do que o prefeito cabista, Marcelo Magno (PL). Nós tentamos conversar com a assessoria de comunicação da Prefeitura de São Pedro da Aldeia, que informou que, por enquanto, não tem nenhuma previsão de Bolsonaro no município. Mas estão se mobilizando junto a assessoria do presidente para tentar marcar uma agenda. Até porque, Bolsonaro era figurinha fácil na Base, ou seja, intimidade com a cidade não lhe falta. E ainda tem um prefeito bolsonarista para ajudar no convite. Vamos aguardar. 

Sessão ordinária da Câmara de São Pedro

PAUTA É EDUCAÇÃO

Teve sessão nesta terça-feira (15), na Câmara de São Pedro da Aldeia. O destaque foi a educação municipal. Vereador Jean Pierre (PODE) foi à tribuna defender Projeto de Lei que batiza a Creche do Porto do Carro com o nome da professora Isabella Guilhermina de Jesus Belém, que faleceu em trágico acidente de trânsito, ano passado, depois de dedicar a vida à educação. O PL foi aprovado por unanimidade. Jean requereu ainda vigias nas escolas municipais e o retorno do ônibus escolar exclusivo para crianças da Escola Dr. Plínio de Assis Tavares, no Retiro. O presidente da Câmara, vereador Denilson Guimarães (SDD), também subiu à tribuna reforçando pedido do colega, e criticou “estado de calamidade das ruas da cidade, incluindo a Estrada do Retiro.” Denilson também apresentou PL pedindo prioridade de vaga em nas unidades de ensino do município, para crianças e adolescentes, que os pais tenham deficiência ou com idade igual ou superior a 60 anos.  

A PROPAGANDA DA DISCÓRDIA 

Em Araruama, o assunto do dia nas rodas políticas foi um aumento de mais de 259% em propagandas da Prefeitura na televisão no ano de 2020. Uma ação protocolada pela coligação do candidato derrotado nas eleições daquele ano, André Mônica (PL), “Dias Melhores Virão”, contesta justamente isso: esse aumento exponencial de publicidade institucional da Prefeitura justamente no ano em que o povo foi às urnas. Saltou de pouco mais de R$ 87 mil anual para mais de R$ 226 mil. A informação foi publicada na coluna Política Costa do Sol, da jornalista Renata Cristiane, no jornal O Dia nesta segunda-feira (14), e reverberou no município. Logicamente, o julgamento da ação vai ser acompanhado não só pela coluna do Dia, mas pela Boca Miúda, aqui no RC24h. 

NOVO EMBATE NA PRAÇA 

Ainda em Araruama, além da educação, parece que a saúde também vai entrar na rota dos embates entre o Sindicato dos Servidores Municipais (SSMA) e a Prefeitura. O SSMA enviou um ofício ao município por conta de uma mudança de cargos em Araruama. O Executivo transformou o cargo de enfermeiro em enfermeiro 20 horas e enfermeiro 30 horas. As alterações, segundo o sindicato, “ferem o princípio da isonomia, de eficiência e da moralidade”, uma vez que os enfermeiros que já ocupam esses cargos vão ter que se readequar e passar, em tese, por um novo processo seletivo para que possam estar um cargo que ganha mais, por exemplo. É que as vagas são limitadas de acordo com as necessidades da secretaria. Além disso, funcionários com carga de 20h semanais vão receber o equivalente a R$25 a hora, enquanto os que têm a carga de 30h vão receber apenas R$20. Vamos ver como desenrola essa questão. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui