BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEGUNDA-FEIRA (14)

Zé Bonifácio perde o irmão do meio; Reajuste para o servidor cabo-friense vai sair; Alexandre Martins passa o bastão para o vice, Miguel Pereira; Vantoil Martins recebe equipe do estado: turismo em pauta; Ajustes finais para o Mirante da Prainha, em Arraial, onde a Câmara tem novo líder; Fábio do Pastel entrega creche em comunidade e a fraude em São Pedro; Do lado de fora do blindex, em Araruama... E muito mais!

1793

LUTO EM CABO FRIO

A coluna Boca Miúda desta segunda-feira (14), começa por Cabo Frio, que perdeu o economista Marcos José Ferreira Novellino, de 81 anos, irmão do prefeito José Bonifácio (PDT). Ligamos para o prefeito e ele disse que apesar da tristeza, está bem e procurou se dedicar ao trabalho hoje para poder aliviar um pouco o sentimento. Segundo Zé, Marquinhos, como era chamado pelos mais chegados, estava lutando há mais de um ano com mal de Parkinson, Alzheimer e, mais recentemente, uma infecção urinária. “A família fez de tudo. Deus sabe o que faz. A gente não sabe se ele estava sofrendo, mas é muito ruim estar nas condições que ele estava”, contou o prefeito. O corpo de Marcos José Ferreira Novellino será cremado nesta terça (15), no cemitério do Caju. Zé disse que irá à capital participar. Nossos sentimentos ao prefeito e seus familiares.

REPOSIÇÃO SALARIAL OK

Como havíamos antecipado aqui na Boca Miúda do último dia 9, a Câmara de Cabo Frio recebeu nesta segunda-feira (14), mensagem do prefeito Zé Bonifácio que dá reposição salarial no salário do servidor, o que não acontece há seis anos. Após reuniões com sindicatos na última semana e, em seguida, com sua equipe financeira, ficou definido que o aumento será de 13% para os estatutários e de 10% para os contratados, segundo disse o vereador Vanderson Bento (PTB) à coluna. “O servidor precisa ser valorizado anualmente, tive a oportunidade de ser ponte nas negociações entre o executivo e os sindicatos para gerar uma vitória para os servidores. Que venham mais vitórias assim”, destacou o parlamentar.

CELEBRAÇÃO E ACORDO

Ainda em Cabo Frio, o fim de semana foi marcado por celebrações do aniversário de Charles Darwin e dos 190 anos da visita do naturalista britânico em Cabo Frio e pela assinatura do acordo que entregará o prédio da Fazenda Campos Novos para a restauração completa, entre o prefeito e o reitor, Raul Palacio. A programação especial preparada pela Prefeitura em conjunto com a Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf), levou dezenas de pessoas a Tamoios, no sábado (12), para comemorar o “Dia de Darwin”. “Muito feliz de neste dia tão especial para a ciência, quando se comemora o Dia de Darwin, podermos trazer de vez a Uenf para a Fazenda Campos Novos. A partir de agora vamos iniciar a recuperação deste prédio, com recursos que vieram da Alerj, muito graças à iniciativa do deputado André Ceciliano, presidente daquela casa legislativa. Muito importante ressaltar a parceria com as escolas municipais, que também vão colher os frutos dessa união”, explicou o prefeito José Bonifácio (PDT).

MOEDA ITAJURU AMPLIADA

Atenção, empreendedores de Monte Alegre I, Porto do Carro, Boca do Mato e adjacências, a Prefeitura de Cabo Frio inicia nesta terça-feira (15), a inscrição do comércio local para receber a Moeda Social Itajuru. A iniciativa começou no município pelo Manoel Corrêa, será ampliada para famílias dos bairros citados. Para isso, é necessário que os comerciantes locais se cadastrarem para estar aptos a receber os beneficiários do projeto. As inscrições vão até o dia 17 de fevereiro, das 9h às 15h na Casa do Empreendedor, que fica na Travessa Maçônica, ao lado da Câmara dos Vereadores, no Centro de Cabo Frio.

PESCA SUBMARINA

Continuando em Cabo Frio, o secretário de Turismo, Carlos Cunha comemorou a confirmação do VIII Panamericano de Pesca Submarina, que será realizado na cidade. Cunha disse que foram meses de negociação e agora é oficial. O campeonato acontecerá em novembro, quando equipes de nove países estarão disputando o título águas cabo-frienses. Cabo Frio precisa de mais incentivos ao esporte, atrair outras competições internacionais e dessa forma também atrair para o município, quem sabe, olhares de grandes investidores e movimentar melhor a economia.

É DE BOM TOM?

Existe um decreto em Cabo Frio que delimita os produtos que podem ser comercializados nas praias do município. A medida gera muita controvérsia em relação aos ambulantes, mas a gente tem que lembrar aqui que deve, de fato, ser cumprida, afinal determinação é determinação. Acontece que, quando vai falar das operações que acontecem nas praias contra esse tipo de irregularidade, a Prefeitura de Cabo Frio coloca nas redes sociais até quantidade dos produtos apreendidos. Venhamos e convenhamos, né, minha gente? Colocar nas páginas da prefeitura que 355 panos de prato foram apreendidos de ambulantes só porque estava ali irregularmente não é notícia para ninguém, né? De repente, seria mais vantajoso publicar apenas o número de ambulantes que foram autuados nas redes sociais e apenas citar os materiais apreendidos. Ocorrências como essa não repercutem nada bem para a imagem do município, que já é bem arranhada quando assunto são os ambulantes das praias. Afinal, com a crise que vivemos, fica difícil a população não tomar partido de um ambulante que tá aí tentando fazer um dinheirinho. Fica a reflexão.

VICE NO COMANDO

Em Armação dos Búzios, a novidade é que o prefeito Alexandre Martins (REP) entrou de férias e a partir desta terça (15), quem está no comando do balneário é o vice, Miguel Pereira (PL) – que também é o secretário municipal de Obras. Alexandre vai ficar 15 dias off. Feliz dele de poder ter um vice para chamar de seu, coisa rara na Região dos Lagos. Pode viajar despreocupado que sabe que ninguém vai lhe puxar o tapete ou cadeira. Realidade diferente da vivida por Búzios na era Granado/ Henrique Gomes.

CANAL DE CEM BRAÇAS

Antes de tirar os dias de descanso, o prefeito de Búzios colocou a casa em dia. Fez algumas reuniões, realizou atendimentos e, na última sexta (11), fez uma vistoria do canal de Cem Braças, onde anunciou a licitação que dará início as obras no local. Serão quase 700 metros lineares de vala a céu aberto que em breve será drenada. Em seguida será realizada a construção de galeria subterrânea e urbanização, que contará com a abertura de duas pistas e uma praça no meio. “Investir numa obra como essa é investir na saúde e no bem estar da população, os problemas causados pelos alagamentos que por muitos anos prejudicaram os moradores da região finalmente serão sanados”.

TURISMO NA PAUTA

Em Iguaba Grande, o prefeito, Vantoil Martins (CID) recebeu nesta segunda-feira (14), a equipe de sinalização turística e viária do Instituto Estadual de Engenharia e Arquitetura. O objetivo da visita foi a apresentação do projeto de implantação das placas de sinalização turística pela cidade de Iguaba Grande. Os técnicos vão ficar esta semana na cidade para conhecer todos os pontos turísticos e as principais vias de acesso para formalizar o projeto. Entre os equipamentos que serão colocados, estão os pórticos de acesso à cidade, placas de informações viárias e turísticas. “Buscamos sempre potencializar o turismo em nossa cidade, atraindo turistas e incentivando os empreendedores locais em seu comércio, agora também queremos deixar os acessos mais fáceis para os turistas conhecerem outros pontos da cidade”, comentou Vantoil. Também acompanharam a reunião os secretários de Governo, Jales Lins; de Planejamento, Eron Bezerra; Meio Ambiente, Vinícius Lavalle; Fazenda, Jorgino Fabiano e de Turismo, Esporte e Lazer, Carla Valle; o subsecretário de Segurança e Ordem Pública, Jorge Escada, além da Turismóloga, Cristiane Lessa e do guia turístico, Elias Marinho.

ICMS VERDE

Os secretários de Iguaba Grande de Governo, Jales Lins e Meio Ambiente, Vinicius Lavalle, receberam, na sexta-feira (11), os representantes da secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS), responsáveis pelo Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) Ecológico 2022, para tratar assuntos referentes à Capacitação regional que acontecerá na cidade. O evento, marcado para o dia 22 de março, será sediado na cidade de Iguaba Grande, no Plenário da Câmara Municipal. Serão apresentados os resultados gerais das Consultas públicas do ICMS Ecológico, a nova fase do Observatório e as novas regras e prazos legais para as avaliações dos temas que compõem o ICMS Ecológico no Estado do Rio de Janeiro. Estavam presentes também o vereador e líder do Governo na Câmara, Luciano Silva (CID), o diretor de Meio Ambiente, Maurício Rosa, e os representantes da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS), Vanessa Maia, Anielle e Alexandre.

AJUSTES FINAIS

Em Arraial do Cabo, não é segredo para ninguém que a grande expectativa da Prefeitura é pela inauguração do Mirante da Prainha, que fica às margens da RJ-102, logo na entrada do município. Um vídeo publicado nos canais da Prefeitura neste domingo (13) mostra bem o arraso que está ficando. As imagens são de tirar o fôlego. A entrega pode acontecer no final de semana, mas no gabinete do prefeito ninguém conseguiu ainda fechar uma data com a agenda do governador. O Mirante da Prainha é uma obra do Governo do Estado que começou a ser feita junto com a contenção da RJ-102, que foi entregue em dezembro.

DE VOLTA AOS TRABALHOS

Ainda em Arraial do Cabo, o Legislativo se prepara para voltar com suas sessões ordinárias a partir desta terça-feira (15). A Câmara cabista foi a última da Região dos Lagos a encerrar as atividades no ano passado, mantendo sessões até 30 de dezembro. Durante o recesso, os edis do município se encontraram em sessão extraordinária nos dias 12 e 31 de janeiro. Primeiro, para discutir uma reforma administrativa, que criou duas novas secretarias: Postura e Habitação. Na segunda, empossaram o novo vereador da casa, o suplente Rogério de Tái (PSL), que já assumiu a vaga no posto de líder do Governo na Casa. O titular da cadeira na Câmara, Pedro Caju, é secretário de Obras de Arraial e Wellington Lacerda, primeiro suplente, atualmente, ocupa a secretaria de Postura.

DESEJO ANTIGO DA COMUNIDADE ESCOLAR

Um desejo antigo da comunidade escolar do bairro Jardim Soledade se tornou real nesta segunda-feira (14), com a entrega da reforma do anexo da Creche Comunitária Dona Chica, interditada há anos pela falta de manutenção. A cerimônia teve a participação de vereadores, secretários, profissionais da Educação e da comunidade, que será beneficiada com a escola. O prefeito, Fábio do Pastel (PL), o vice-prefeito, Júlio Queiroz, o secretário de Educação, professor Elias Valadão da Mota e outros convidados, participaram da cerimônia, também marcada pela emoção do vereador Chiquinho (PP) – filho de Dona Chica, que dá nome à creche – durante discurso. “Quando me deparei com a situação da creche, não pensei duas vezes em unir forças para botar essa obra para andar. Imaginei quantas crianças poderiam estar sendo assistidas por essas salas que se encontravam desativadas. Não é fácil, mas sabemos de todas as necessidades de uma criança dentro de sala de aula, que vai de estrutura, uma boa alimentação e profissionais qualificados”, afirmou Fábio. As aulas na Creche Municipal Dona Chica voltam nesta terça-feira (15).

FRAUDE À COTA DE GÊNERO

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) decidiu, na quinta-feira (10), tornar inelegível quatro pessoas ligadas aos diretórios municipais do Solidariedade e do PRB (atual Republicanos) nas eleições de São Pedro da Aldeia em 2016. O motivo é a fraude na cota de gênero. Segundo a decisão, duas candidatas apresentadas por esses partidos eram laranjas, apenas ali para cumprir a cota feminina necessária nas eleições. Entre os condenados, está o ex-vereador Zezinho, que presidia o Solidariedade à época. Com a decisão, os condenados estão inelegíveis até 2024, mas ainda podem recorrer ao TSE.

DO LADO DE FORA DO BLINDEX

Todo mundo viu a grande festa que foi inauguração da Escola Municipal Bilíngue Professora Sueli Amaral, em Araruama, no começo deste mês. A festa reuniu diversos políticos, mostrou o poderio da Prefeitura quando se trata de obras ao construir uma escola com ambientes modernos, toda trabalhada no Blindex, muito jeitosa, por sinal. O negócio é que, enquanto isso, escolas da mesma rede municipal sofrem com condições precárias. É escola com pátio coberto com teto furado, que chove mais dentro do que fora, é escola visivelmente sem receber uma demão de tinta há muito tempo e algumas unidades escolares que parecem mais um presídio do que uma escola, devido a deterioração da estrutura. Um show de horrores. Que bom seria se a mesma Prefeitura da Escola Sueli Amaral, que vai atender 500 alunos no Centro da cidade, agisse em unidades como a Escola Margarida Trindade de Deus, na Fazendinha, a Escola Celina Mesquita Pedrosa, em Iguabinha, dentre muitas outras.

EXPECTATIVA DA SESSÃO

Por falar em Araruama, nesta terça-feira (15), é dia de sessão na Câmara. A última, porém, não terminou com clima dos mais amistosos entre os edis. No encerramento da sessão de quinta (10), o presidente da Casa, Júlio César Coutinho (PSC), deu uma carteirada com relação algumas críticas que teriam sido proferidas contra ele por conta de pessoas que não são autoridades que se sentaram na mesa na sessão solene de aniversário da cidade, no último dia 5. Júlio disse que a única pessoa que não era autoridade era a esposa dele e que ele ouvia todos os vereadores, levava em conta a opinião deles, mas foi direto: “quem está pilotando avião sou eu e quem decide sou eu”. A torta de climão foi servida bem geladinha. Será que, depois da indigesta sobremesa no fim da última sessão, vai ter aquele cafezinho para tirar o gosto da boca na próxima?

RODRIGO NEVES NA REGIÃO

Pré-candidato ao governo do Rio de Janeiro pelo PDT, Rodrigo Neves vai cumprir agenda na Região dos Lagos a partir desta quinta-feira (17). A primeira cidade visitada por ele será Araruama, onde Neves faz uma coletiva de imprensa e tem um encontro com lideranças e empresários, além de entrevistas. Inclusive, na ocasião, Rodrigo fala, com exclusividade, ao Portal RC24h. No mesmo dia, segundo o presidente do PDT de Araruama, Luís Marcel Loureiro, o ex-prefeito de Niterói tem compromissos em São Pedro da Aldeia e em Búzios. Já na sexta (18), estará em Cabo Frio para entrevistas e almoço e segue para Arraial do Cabo, com homenagem a Leonel Brizola e encontro com o PDT de Arraial.

PERÓ, TEMOS VISITA!

Técnicos da Prefeitura de Saquarema realizaram uma visita na Praia de Itaúna nesta sexta-feira (11), para discutir o rumo das atividades voltadas ao cumprimento dos critérios do Programa Bandeira Azul. Representantes das secretarias de Esporte, Lazer e Turismo, de Obras Públicas, Urbanismo, Infraestrutura, Segurança e Ordem Pública, Agricultura, Abastecimento e Pesca, Meio Ambiente e a Procuradoria Geral do Município, puderam constatar as necessidades quanto a estrutura, manutenção, acesso aos quiosques, a demarcação e isolamento da restinga, entre outras exigências indispensáveis para a obtenção do certificado internacional. Ao todo são 34 critérios que o programa tem como exigência para a conquista e manutenção anual do selo. Atualmente, na Região, apenas a Praia do Peró, em Cabo Frio, ostenta a qualificação.

BOLA INFLADA

E tem indícios de que o Governo do Estado deu uma enchida na bola de basquete além da conta. Pelo menos, no preço de aquisição. É que o artigo esportivo, com preço de mercado de R$ 90, foi adquirido pelo Governo do Estado por R$438, a unidade. A denúncia foi feita pelo jornalista Ruben Berta e, obviamente, repercutiu muito mal entre os opositores de Cláudio Castro (PL). O deputado federal e pré-candidato ao Governo, Marcelo Freixo (PSB), por exemplo, disse, nas redes sociais, que acionou o Ministério Público para que o governo seja investigado por conta dessa compra. Irregular ou não, que desrespeito com o dinheiro do contribuinte, né? Imagina só pagar quase cinco vezes mais por um produto que o valor de mercado. É mole uma coisa dessa?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui