FESTEJOS DE 7 DE SETEMBRO
A coluna Boca Miúda desta sexta-feira (8) começa pelo prefeito de Arraial do Cabo, Marcelo Magno (PL), que, acompanhado da primeira-dama, Gabriele Neto, e da equipe de secretariado do município participou da comemoração pelos 66 anos da Assembleia de Deus na cidade nesta quinta (7). Durante a cerimônia, o chefe do executivo hasteou a bandeira na catedral e acompanhou a alvorada com músicos membros da igreja. Logo depois, Marcelo participou da solenidade em frente à Prefeitura para o hasteamento da bandeira, em comemoração ao Dia da Independência do Brasil. A cerimônia foi conduzida pelos agentes da Guarda Mirim e Guardas Municipais.
DIA AGITADO
Nas redes sociais, Marcelo agradeceu à direção da igreja “pelo carinho e convite para participar de um momento tão especial para toda a comunidade”. Com relação ao desfile cívico, Magno declarou que foi “uma honra assistir à participação linda e brilhante da Guarda Mirim”. “Nossos jovens demonstraram disciplina, amor à pátria e comprometimento, representando o futuro promissor do nosso país”, declarou o prefeito.
CAVALGADA DA INDEPENDÊNCIA
Um dos eventos mais esperados por cavaleiros e amazonas de toda a Região movimentou o feriado de 7 de setembro em São Pedro da Aldeia. A 29ª Cavalgada da Independência saiu da Rodovia RJ-140, na altura do bairro Campo Redondo, em direção ao Polo Rural aldeense, na Cruz. A festa no local animou o público com uma programação diversificada e voltada para toda a família, com shows musicais, praça de alimentação e estação gratuita de brinquedos infantis. O prefeito, Fábio do Pastel (PL), participou de toda a programação, com direito a traje a caráter, de cavalo.
CAVALGADA DA INDEPENDÊNCIA II
Quem também participou da Cavalgada da Independência foi o deputado estadual Dr Serginho (PL). Além de adorar montar, aproveitou para unir o útil ao agradável. Encontrou muitos amigos, eleitores e outras lideranças políticas. Certamente não faltaram boas resenhas.
FIM DE SEMANA ABENÇOADO
De Cabo Frio, a prefeita Magdala Furtado (PL) fez um vídeo nesta sexta (8), desejando bom feriado para os moradores e turistas. A chefe do executivo seguiu para o Rio de Janeiro, mas a agenda não foi divulgada. “Estou indo em busca de soluções para a nossa cidade”, disse ela. Será que teremos novidade na próxima semana? É aguardar pra ver.
REPERCUSSÃO CONTÍNUA
Continuou repercutindo – mal -, a publicação da Prefeitura sobre a “mineirada” chegando em Cabo Frio. Apesar do município ter apagado a postagem relativamente rápido, o impacto foi sentido. Depois do mal estar, a Prefeitura soltou uma nota se retratando dizendo que adora receber turistas “de todas as partes do Brasil e até do mundo”. “Como cidade turística, é nosso dever receber e acolher bem. Desejamos que TODOS se sintam em casa”, escreveu o município. A Associação de Hotéis de Cabo Frio também fez uma campanha com o mote “Cabo Frio é bão demais!”.
DIA DA PADROEIRA
Em Saquarema, a sexta-feira (8) foi de devoção, com a programação do dia da padroeira da cidade, Nossa Senhora de Nazareth. A prefeita, Manoela Peres (PL), e o secretário de Educação, Antônio Peres, estiveram entre os presentes na missa solene. “Como todos os dias, rezo para que ela continue cuidando de nós e nos abençoando, sempre nos cobrindo com seu manto sagrado. Que nossa fé se renove a cada dia”, escreveu Manoela Peres nas redes sociais.
ARARUAMA UNIVERSITÁRIA
A prefeita de Araruama, Lívia de Chiquinho (PP), anunciou, no discurso de 7 de setembro, o Programa Araruama Universitária. O projeto prevê auxílio financeiro para estudantes de ensino superior que fazem curso em tempo integral. A chefe do executivo não falou sobre valores, mas avisou que vai dar entrada no Projeto de Lei para regularizar o programa na próxima semana. A iniciativa é adotada em diversas cidades da Baixada Litorânea, como Búzios, Maricá e Saquarema.
VISITA DE MINISTRA
Em Armação dos Búzios, o secretário de Cultura e do Patrimônio Histórico, Luiz Romano, está na expectativa de fechar a agenda de visita da ministra da Cultura, Margareth Menezes, ao balneário, para a reinauguração da Praça do Quilombo, na Rasa. O convite foi feito na ocasião da ida de Romano a Brasília. Conversando com ele por telefone, o secretário disse que deve confirmar até quarta-feira (13). A praça engloba também o Mercado do Pescador e a sede do Quilombo da Rasa, que levará o nome “Dona Uia” (Carivaldina Oliveira da Costa, uma das quilombolas mais antigas de Búzios, falecida há três anos), uma antiga reivindicação da comunidade quilombola e que será doada oficialmente no evento. “Era um sonho dela, uma pena que ela não possa estar aqui pra ver esse sonho se concretizar”, disse Romano, que está comemorando até agora o sucesso que foi o 8º Circuito de Artes (imagem acima). Ele contou que estuda estender o evento até a Praça dos Ossos e no Inefi, ano que vem. Nesse feriadão, Romano vai curtir a sua cidade mesmo e está se preparando para o “Salão de Artes Visuais”, que começa dia 15 de setembro, no Espaço Cultural Zanine. Ele, que mora bem no Centro, disse que o balneário está lotado. “Mais um feriado de sucesso”, completou.
NOVIDADES NO CÓDIGO DE TRIBUTAÇÃO
O prefeito de Iguaba Grande, Vantoil Martins (CID), sancionou a Lei Complementar nº 221/2023, que atualiza e altera a redação do Código Tributário Municipal. A partir de agora, os estabelecimentos terão isenção da Taxa de Fiscalização de Localização, Instalação e Funcionamento no primeiro ano da efetiva constituição do estabelecimento, e caso haja alteração de endereço e atividade, também durante o primeiro ano. A partir dos exercícios posteriores, a taxa será cobrada. Também serão contemplados pela isenção as atividades econômicas de pessoas físicas ou jurídicas que possuam faturamento anual inferior à 20.000 UFIR-RJ; atividades que sejam exercidas na própria residência, desde que não abertas ao público em geral; prestadores de serviços no estabelecimento ou residência dos respectivos tomadores; e microempreendedores individual (MEI) para atividades de baixo risco ou impacto. A partir dos exercícios seguintes, os estabelecimentos comerciais ou prestadores de serviço serão tributados considerando o faturamento bruto anual referente ao exercício anterior. O pagamento da taxa e todos os demais tributos podem ser pagos em cota única, com desconto de 10% até o 5º dia útil do mês de março ou parcelado em até 10 vezes, sem desconto, com vencimento da parcela na mesma data.