BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEXTA-FEIRA (5)

Câmara de Cabo Frio confirma votação do PCCR para semana que vem; Vereador perde mandato em Araruama; A expectativa pelo julgamento de Alexandre Martins; Prefeitura de São Pedro anuncia horário dos ônibus municipais; Parceria em prol dos animais de Iguaba; O paraíso cabista com marcas de violência... E muito mais!

1123

SERÁ QUE AGORA VAI?

A coluna Boca Miúda desta sexta-feira (5) começa por Cabo Frio, onde os concurseiros de plantão, no caso os aprovados do concurso de 2020 da Prefeitura – cujas provas foram aplicadas ano passado – não aguentam mais esperar serem chamados. Uma luz no fim do túnel se avizinha. É que o presidente da Câmara Municipal, o vereador Miguel Alencar (UNIÃO) disseque o Projeto de Lei que trata do Plano de Cargos e Salários dos Servidores Públicos Municipais será colocado em pauta na próxima sessão ordinária, que acontece na próxima terça-feira (9). A votação do PL é condição para que o prefeito José Bonifácio (PDT) homologue o certame. Inclusive, a justiça intimou o município, na última terça (2), para que a prefeitura comprove essa homologação em até dez dias, além de requerer a apresentação do planejamento e cronograma de convocação e nomeação dos candidatos aprovados. O despacho atendeu a pedido do Ministério Público Estadual. Caso esse prazo seja de 10 dias corridos, a data-limite é dia 12, sexta-feira da semana que vem. Será que agora desencanta?

POLÊMICA AMBIENTAL

Ainda em Cabo Frio, tá pegando fogo a polêmica do avanço imobiliário no mangue da Ogiva, mais especificamente um grande condomínio que está em vias de sugir entre os bairros Peró, Gamboa e Ogiva (Viverde Marina), que já vimos divulgando aqui no site em várias ocasiões. O megaempreendimento foi autorizado pela Prefeitura, mas é uma ameaça ao bioma existente no local, e o Ministério Público Federal está de olho, assim como o Inea. Lucas Muller, um dos líderes do movimento, disse que, caso eles aterrem o local para fazer o condomínio, a área de mangue, com mais de 100 espécies de aves catalogadas, será destruída. O empreendimento é da família Osaná, considerada uma das mais ricas da cidade, e que sempre teve um grande poder no município, em todas as gestões desde os anos 70. Muller fez uma postagem nesta sexta (5) falando dessa relação dos Osanás com figuras importantes da prefeitura cabo-friense. Inclusive que o terreno em questão teria sido intermediado de forma fraudulenta por uma empresa nos anos 70 cujo conselheiro fiscal da época era Gustavo Beranger, que hoje é assessor de primeiro escalão no executivo municipal. Muller cita ainda a atual secretária municipal de Planejamento, Dhanyelle Garcia, como outra que estaria agindo a favor dos Osanás. A coluna tentou contato com Beranger e com Dhanyelle para entender um pouco melhor essa história, mas sem sucesso até o fechamento desta edição. É aguardar para ver.

‘AMAMOS CABO FRIO’

O letreiro com os dizeres “Amamos Cabo Frio” foi instalado em um novo local. O totem que virou point turístico da cidade está situado ao lado da Duna Boa Vista, na Praia do Forte. A estrutura ficava na Praça da Cidadania e passou por restauro antes de mudar de endereço. Logo após a reinauguração, turistas e moradores já faziam suas primeiras fotos no novo local. Agora com o Forte de São Matheus e as águas cristalinas da Praia do Forte ao fundo, o letreiro é mais um importante atrativo para a divulgação e promoção da cidade como destino. O prefeito José Bonifácio (PDT) foi conferir de perto, juntamente com a secretária de Turismo, Esporte e Lazer, Katyuscia Brito. Segundo ela, uma estrutura semelhante será instalada no distrito de Tamoios. “O letreiro foi instalado em um ponto instagramável do nosso município e o principal ponto turístico da nossa cidade. É muito importante que as fotos que forem feitas no local registrem não somente o nome da cidade, mas nossas belezas naturais. Também vamos preparar uma que será instalada no distrito de Tamoios”, afirmou Katyuscia.

JANTAR POLÍTICO

O jantar desta quinta-feira (4) do vereador de Cabo Frio e candidato a deputado federal Davi Souza (PDT) foi com a vereadora de Macaé Iza Vicente (REDE) e o ex-secretario de Saúde de Cabo Frio Felipe Fernandes (PDT). No cardápio, de acordo com Davi, “questões importantes para a Região dos Lagos e a Costa do Sol”. Em campanha, após a sessão da Câmara, Souza fez visitas ao Peró e ao Cajueiro, com a Zuleika Mulher Guerreira, Tatu do Cajueiro e Camila. Em seguida, se encontrou com Thadeu Gomes, Gustavo e profissionais de assistência social para falar sobre políticas públicas voltadas para a área, especialmente sobre o investimento na qualidade de vida da nossa população em maior vulnerabilidade. O edil também teve um bate papo com Marlon Barbosa e membros da juventude.

PERDA DE MANDATO

O vereador de Araruama Sérgio Murilo (REP) perdeu o mandato por decisão da Justiça. Segundo denúncia do Ministério Público, o partido dele fraudou a cota de gênero nas eleições de 2020. O presidente da Câmara de Araruama, Júlio César Coutinho (PSC), foi notificado da decisão na terça-feira (2) e explicou à coluna nesta sexta (5) que o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ) marcou uma sessão para tratar do assunto no próximo dia 10 e fará uma recontagem de votos para que um novo vereador seja empossado. “Está marcada essa sessão aí para o dia 10. Eu recebo o ofício [com o resultado] do TRE e, de imediato, comunico ao vereador que vai tomar posse”, disse Coutinho. Para a decisão contrária ao ex-parlamentar, que também atinge os suplentes do Republicanos Jean Carlos Drumond Silveira Viana, Rafael da Silva Correa e Gilmar da Conceição Santos, cabe recurso à instância superior, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

SEMANA DE JULGAMENTO

Em Armação dos Búzios, expectativa para o julgamento da ação contra o prefeito Alexandre Martins (REP), que pode acarretar na perda de mandato por abuso de poder econômico nas eleições de 2020. Havia uma previsão de setores da políticas de Búzios que seria dia 9 de agosto. Entramos em contato com o advogado do prefeito, Pedro Canellas, o qual informou que o julgamento ainda não entrou na pauta. Recentemente, Alexandre lembrou que o município tem história recente de muita instabilidade política e lamentou a situação, mas disse esperar logo resolver toda essa questão “para que a cidade possa progredir, seguir em frente”.

JUVENTUDE BUZIANA

Continuando em Búzios, a prefeitura vai apoiar a Semana da Juventude ,que acontecerá entre de 8 a 12 de agosto, com a realização de diversas ações. A semana de celebração terá foco na educação e conscientização dos jovens. Serão atividades esportivas, ações sociais e atendimento para o CadÚnico.

HORÁRIOS DOS ÔNIBUS

Em São Pedro da Aldeia, só se fala de transporte público. A Prefeitura, que assume a concessão a partir de terça-feira (9), divulgou os horários das linhas de ônibus que vão circular no município. Nove linhas constam no cronograma e algumas delas terão horário diferenciado aos sábados e domingos. Nos comentários, muita gente elogiou a Prefeitura, principalmente, por conta do preço da passagem que vai cair de R$ 4,30 para R$ 2,50. No entanto, também não faltou quem reclamasse sobre algumas das linhas encerrarem as atividades até mesmo antes das 20h. Fica díficil mesmo, né? Vamos aguardar para ver se, com o tempo, a Prefeitura dá jeito nessa questão.

PPP EM PROL DOS ANIMAIS

Em Iguaba Grande, a Prefeitura inicia na próxima segunda-feira (8) o Sistema Municipal de Castração gratuita para cães e gatos (IguabaPET). O programa, da secretaria de Meio Ambiente, vai possibilitar a castração dos animais de estimação através do atendimento da Clínica Animal Municipal. Realizadas por meio de uma parceria público privada (PPP), as castrações serão custeadas pelo governo municipal, com a execução dos procedimentos em clínica privada, que foi vencedora do processo licitatório. O serviço irá colaborar com o controle de natalidade animal. As marcações vão ocorrer de forma presencial na Clínica Animal, de segunda a quinta, das 8h30 às 15h, com o cumprimento e apresentação da documentação exigida. Serão agendados 40 cães e 40 gatos por mês.

SUSTO E SURPRESA

Continuando em Iguaba Grande, o subsecretário de Governo e coordenador da Comunicação da prefeitura, Luiz Fernando Paixão, tomou um baita susto nesta quinta-feira (4) quando chegou para trabalhar. Chamaram-no para separar uma briga que estaria acontecendo numa das salas do prédio municipal. Fernando foi pro local “cuspindo marimbondo”, chegou a ter dor na nuca e quase passou mal de nervoso. Mas a tensão logo deu lugar à alegria e leveza: tratava-se de um chá de fraldas surpresa para ele, que em breve será pai pela segunda vez: Paulo chega dia 24 de outubro, para fazer companhia ao irmão Pedro – que completou 8 aninhos ontem (na imagem com o pai e a avó). Fernando contou que ficou, claro, muito feliz, felicidade essa que se duplicou, já que nesta sexta (5) recebeu outra notícia maravilhosa: sua mãezinha, Laudiceia, passou por uma delicada cirurgia para retirada de tumor do cérebro e tudo correu bem, foi um sucesso, graças a Deus. Fernando é muito querido, não só em Iguaba como aqui no RC24h, onde é o diretor do RC Cast. Todas as felicidades para você, Fernando Paixão!

PARAÍSO MARCADO

Conforme você leu na coluna Boca Miúda desta quinta-feira (4), a Prefeitura de Arraial do Cabo pontuou que a cidade foi considerada a mais segura da Região dos Lagos pelo Instituto de Segurança Pública (ISP). Como esclarecemos, os dados do ISP que apontavam para isso foram divulgados no começo do ano. Acontece que, infelizmente, a realidade no município não é a mesma. A mineira Thaís Ribeiro, de 24 anos, saiu em viagem para Arraial do Cabo e só retornou à cidade natal para ser enterrada. O corpo da mulher foi encontrado no dia 19 de julho boiando na Praia dos Anjos. Desde então, a família alega não ter informações sobre as investigações do caso. O mês de agosto não começou mais tranquilo, já que, na noite de quinta, um homem de 30 anos foi brutalmente assassinado em Arraial recebendo, inclusive, tiros na cabeça. Victor Pimentel Canella era bem conhecido na cidade, principalmente, no meio político e e se intitulava como “a voz do povo”. É uma pena que um local tão paradisíaco esteja sendo palco de marcas tão profundas de violência.

PARADA DE ARRAIAL

O mês de setembro será de celebração do orgulho LGBTQIA+ na Região dos Lagos. A Parada de Cabo Frio, como você já leu aqui na coluna Boca Miúda, está marcada para o dia 4 do próximo mês. A novidade, agora, é de Arraial do Cabo, que marcou o encontro da comunidade LGBT para a semana seguinte do município vizinho, no dia 11 de setembro. A 11ª edição do evento na cidade será no Parque Público e o tema deste ano é “Vote com orgulho”. A Parada do Orgulho LGBTI+ de Arraial não é realizada desde 2019 por conta da pandemia. O evento é organizado pelo grupo Arraial Free, com apoio da Prefeitura cabista.

Foto: Nayra Halm/Estadão Conteúdo

PT COM FREIXO

O PT decidiu, nesta sexta-feira (5), que vai apoiar a candidatura de Marcelo Freixo (PSB) ao Governo do Rio de Janeiro nas eleições de outubro. A presidente do partido, Gleisi Hoffmann, confirmou a decisão em uma postagem em suas redes sociais. A decisão tenta por fim à polêmica envolvendo a aliança do partido com o PSB. O PSB lançou o nome do deputado federal Alessandro Molon para o Senado, enquanto o PT apostou em André Ceciliano, deputado estadual e presidente da Alerj, para o mesmo cargo. O diretório estadual do PT no Rio chegou a aprovar uma resolução para retirar o apoio à candidatura de Freixo. Na quinta (4), o PT cobrou que o PSB retirasse a candidatura de Alessandro Molon. Acontece que o parlamentar não vai recuar. Em coletiva nesta tarde, Molon anunciou que vai manter sua candidatura ao Senado Federal, mesmo sem o apoio integral do próprio partido. “A nossa disputa é com o Romário, o representante do bolsonarismo nas eleições para o Senado”, disse. É fogo no parquinho.

EXONERAÇÃO CEPERJ

A história sobre o escândalo de suposto esquema milionário de corrupção envolvendo a Fundação Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro (Ceperj) ganhou novos contornos após a repercussão da denúncia oferecida pelo Ministério Público. Em edição extra do Diário Oficial do Estado na quinta-feira (4) consta a exoneração de Gabriel Lopes, até então ocupante do cargo. A publicação registra que a demissão se deu a pedido do presidente da entidade. Não foi divulgado o nome do substituto. A exoneração foi anunciada nas redes sociais do governador, Cláudio Castro (PL). O questionamento do MPRJ é sobre a falta de transparência a partir de criação de uma “folha de pagamento secreta” envolvendo mais de 18 mil cargos para contratações de trabalhadores temporários. Na quarta-feira (3), a Justiça fluminense determinou, em caráter liminar, a suspensão dos pagamentos na “boca do caixa”, como vinham ocorrendo. Além de anunciar a exoneração do presidente da Ceperj, Castro afirmou que o governo propôs ao MPRJ a assinatura imediata de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). Segundo ele, o objetivo é “corrigir rumos e não prejudicar importantes programas sociais”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui