InícioBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEXTA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEXTA-FEIRA (24)

Marcelo Magno confirma réveillon no Cabo; Zé Bonifácio tem reunião geral com a base; Assessor boca grande ainda não foi exonerado; Alexandre Martins volta ao batente na segunda (27); Vantoil presta contas semana que vem; Pastel faz mea culpa nas redes; Momento inusitado na Câmara de Araruama; Rio das Ostras institui passaporte da vacina... E muito mais!

RÉVEILLON E ALTA TEMPORADA PROMETEM

O prefeito de Arraial do Cabo, Marcelo Magno (PL) começou a sexta-feira (24) fazendo algumas vistorias pela cidade, como aí na foto, onde pela manhã foi conferir, também, as obras do centro de imagem do hospital geral. Por telefone, ele falou da expectativa para fim de ano, visto que a vacinação está avançada e certamente a cidade vai lotar. Aliás, tivemos uma prévia de que realmente o Cabo está na mira dos turistas de vários cantos do Brasil, a ver pelo feriadão de 7 de setembro e a semana seguinte, com cidade lotada. O verão está logo ali, e Marcelo contou que tem as melhores expectativas, tem se reunido com frequência com sua equipe para dar conta da alta temporada. Contou, inclusive, que a população pode aguardar porque vai ter show pirotécnico na virada do ano, a festa está garantida, “vai ter fogos sim, isso eu garanto. Vamos fazer uma coisa diferente”, antecipou. MM lembrou, ainda, que também terá reforço na segurança através do Proeis (convênio). “Agora o mundo inteiro só quer saber do Cabo, precisamos estar preparados para suportar a quantidade de gente. Mas temos uma equipe só para isso. Vamos começar com o pé direito em 2022.

VISTORIAS

Ainda no bate-papo com o prefeito de Arraial do Cabo, ele fez um rápido balanço sobre obras e melhorias na infraestrutura da cidade. Além da finalização do Centro de Imagem do HGAC, como dito na nota acima, Marcelo Magno (PL) além da obra da maternidade no mesmo hospital, que está sendo totalmente reformada; a intenção é entregá-la até 10 de outubro. Ainda na área da saúde, o prefeito disse que em 15 dias deve resolver a licitação para o pronto socorro de Figueira. Falando em distrito, MM tá tentando resolver uma “briga” antiga, que é a inexistência de esgotamento sanitário; enquanto não resolve, conseguiu um caminhão vacol (limpa fossa) para atender a região, onde quando chove, já viu o que vira né? Saindo da saúde e indo para a área de educação, o prefeito destacou que está fazendo melhorias em praticamente todas as escolas, “algumas estavam caindo aos pedaços”, frisou.

EXPECTATIVA PARA O MIRANTE

Falando em obras, uma das que mais custou a sair do papel, está finalmente fluindo, que é a do Mirante da Prainha, à beira da RJ-140, na entrada principal da cidade. Obra do Estado que quem acompanhou sabe que foi uma briga longa, desde o governo anterior. Inclusive Magno esteve nesta sexta-feira (24) por lá também, acompanhado dos vereadores Shogum (PSL) – que é o presidente da Câmara, Tuquinha (PSDB), Professor Tayron (DEM) e Cleyton Barreto (PV). Pelo visto, vai ser um ponto concorrido no Réveillon.

NO GABINETE COM A BASE

Em Cabo Frio, nesta sexta-feira (24), teve reunião do prefeito José Bonifácio (PDT), em seu gabinete, com o secretário de Governo, Davi Souza, e quase todos os vereadores da base: o líder do governo, Alexandre da Colônia (DEM), Alexandra Codeço (REP) – que foi pra base recentemente, Rodolfo de Rui (SD), Thiago Vasconcelos (Avante), Josias da Swell (PL), Felipe Monteiro (PDT), Douglas Felizardo (Avante) e Jean da Auto Escola (PL). Vanderson Bento (PTB) e Oséias de Tamoios (PDT) não puderam comparecer. Lembrando que essa reunião acontece um dia após o “massacre” dos parlamentares ao prefeito, mais uma vez, pela falta de diálogo. Aliás, conforme Alexandre, ele disse que desde que assumiu a liderança, há dois meses, esta já foi a segunda reunião com a base – acima da média, se comparado com os ex-prefeitos Dr Adriano e Marquinho Mendes, segundo apuramos. De acordo com Alexandre da Colônia, a reunião foi bastante produtiva, o prefeito respondeu a muitas dúvidas sobre o edital de parceria público privada da feira Sebastião Lan e outros assuntos. Na verdade, foi uma reunião também na tentativa de reaproximação com o chefe do executivo. Alexandre destacou, ainda, que Zé tem ouvido as críticas que estão sendo feitas na Câmara e na mídia em geral, aproveitou e confirmou que vai precisar deixar a base. O prefeito, por sua vez, disse que até o fim do mês essa questão será solucionada e ele vai apontar um novo nome para assumir. Outro assunto muito falado pelos edis foi a necessidade da Prefeitura fazer logo uma licitação de massa asfáltica e fazer uma operação tapa-buracos, que é uma queixa que tem custado, e muito, a popularidade de Zé Bonifácio.

PLANO DE TURISMO

A Prefeitura de Cabo Frio inicia nesta segunda-feira (27), o Fórum de Turismo do município. A cerimônia de abertura será às 8h30 no hotel Malibu. O evento terá a presença do prefeito, José Bonifácio (PDT), do secretário estadual de Turismo, Gustavo Tutuca, e autoridades regionais. Após a cerimônia, segundo o secretário cabo-friense de Turismo, Esporte e Lazer, Carlos Cunha, será apresentado o Plano Municipal de Turismo para os próximos quatro anos e o Calendário Oficial de Eventos Turísticos 2022.

IBASCAF QUARENTÃO

Ainda de Cabo Frio, esta sexta-feira (24), foi dia de celebração no Ibascaf, que completou 40 anos. Um verdadeiro patrimônio do servidor público cabo-friense, tem mais é que comemorar mesmo. E teve bolinho, salgadinho e muita confraternização. Conversando com o presidente, Carlos Alberto Cardozo, ele disse que tem muito orgulho da equipe e que tem muito o que comemorar. A ver pelos números. Apesar de tão antigo, o Instituto tinha muitas irregularidades com relação às contribuições patronais e do servidor, baixa capitalização. Para se ter ideia, Cardozo explicou que o Ibascaf havia capitalizado pouco mais de R$ 11 milhões em 12 anos. “Hoje, em apenas nove meses, temos R$ 24 milhões aplicados, o dobro”. Voltando à confraternização, além do presidente e sua equipe, também estiveram por lá o ex-deputado Janio Mendes, o assessor especial Gustavo Beranger e a primeira-dama de Cabo Frio, dra Anna Valadão. O prefeito José Bonifácio (PDT) não pode ir porque estava em reunião com vereadores.

SERÁ QUE VAI SER EXONERADO MESMO?

Continuando em Cabo Frio, depois da bomba divulgada nesta quinta (23), quando vazaram áudios do assessor de Dr Serginho (Ciência e Tecnologia estadual), Leonardo da Costa Fonseca, dando conta do suposto loteamento de cargos no Unilagos, ainda não saiu a exoneração do mesmo, conforme o próprio Serginho havia garantido. Pelo menos não constava no Diário Oficial até esta sexta (24). Segundo a assessoria do secretário, a exoneração foi pedida, mas a publicação no D.O. leva, em média, 48 horas. A população espera que saia mesmo, e que não aconteça um daqueles velhos truques de remanejamento de função. Estamos de olho.

CIRO EM CABO FRIO

Neste sábado (25), Cabo Frio vai receber o pré-candidato a presidente, Ciro Gomes (PDT) para falar sobre a política e economia do Brasil. O prefeito, José Bonifácio divulgou a vinda de seu companheiro pedetista e afirmou nas redes sociais que “será um prazer recebê-lo em nossa cidade para tratar de assuntos tão importantes”. O evento começa a partir das 10h, na praça Porto Rocha, onde irão plantar uma árvore juntos, depois Ciro visita com prefeito a Igreja Matriz N.Sra Assunção, e por último, palestra na Associação Atlética Cabofriense. Ciro é um dos três nomes mais fortes que estão na corrida eleitoral de 2022 e é possível que ele veja Cabo Frio como um importante polo eleitoral, por causa do apoio de Bonifácio.

DE VOLTA À LABUTA

O prefeito de Armação dos Búzios, Alexandre Martins (REP), deve reassumir seu posto no Executivo nesta segunda-feira (27), após 15 dias de descanso. O tempo voou, né? Como você viu aqui na Boca Miúda, não é porque o chefe estava fora que o trabalhou parou. Muito pelo contrário. O vice-prefeito, Miguel Pereira (PL), botou a mão na massa e manteve a casa ordem. Período bem pacífico também, diga-se de passagem. Sem grandes ocorrências, diferentes de outros momentos da política buziana que bastava o prefeito dar uma volta que o interino pesava a mão na caneta e dá-lhe tiro, porrada e bomba. Nesta sexta (24) mesmo, último dia útil como prefeito interino, Miguel atendeu na Rasa, como Alexandre faz religiosamente. Na quinta (23), além de receber moradores na subprefeitura do bairro, vistoriou a Creche Nair da Conceição Gonçalves Pereira, no Alto da Boa Vista, e a UBS João de Souza dos Anjos, no Cruzeiro.

PRESTAÇÃO DE CONTAS EM IGUABA

Transparência nas contas de um município é de extrema importância para uma boa administração e Iguaba Grande está seguindo à risca essa ideia. Por isso, vai realizar a Audiência Pública para prestação de contas e avaliação do cumprimento das metas fiscais do segundo quadrimestre de 2021. A audiência será ao vivo na página oficial da Prefeitura no Facebook, na quarta-feira (29) que vem, a partir das 10h. Segundo o Controlador Geral do município, Paulo Sérgio Bernardo, essa apresentação vai mostrar se o trabalho orçamentário e financeiro está de acordo com as diretrizes estipuladas, por isso é bom que todo morador da cidade assista e fique inteirado sobre o que acontece na cidade.

GATO POR LEBRE

O que circula na Praça do Canhão nesta sexta-feira (24), é que acreditar nessa história de que Fábio do Pastel (PL) conseguiu novas linhas de ônibus para São Pedro da Aldeia é comprar gato por lebre. As linhas anunciadas como novidade pela Prefeitura, Sapeatiba Mirim e Jardim Primavera, já existiam, mas foram retiradas durante a Pandemia. “A empresa se aproveita desses momentos para piorar seu serviço, já havia feito algo semelhante durante a crise da greve dos caminhoneiros, quando a linha Posse foi extinta, deixando os moradores próximos à RJ no bairro Balneário à mercê da linha mais cara: Araruama”, denunciou um morador. É, prefeito, o aldeense raiz está atento, viu? É um olho na missa e outro no padre. Deu mole, já era. De repente, dava para estancar a sangria de outro jeito.

ELE NÃO VAI SUMIR

Por falar no prefeito, Fábio do Pastel publicou um vídeo nesta sexta-feira (24) reafirmando o compromisso que assumiu com a população. O empresário disse: “errando ou acertando, vou estar aqui. Fui eleito para ser um prefeito presente e é o que eu vou ser”. O chefe do Executivo citou o episódio da live de terça (21), e disse que o público viu “um ser humano exausto”. “No dia em que eu fui eleito, por você, eu decidi que, acontecesse o que acontecesse, eu não ia me esconder. Não eu não tenho porque me esconder”, afirmou Pastel. “Na última terça-feira, com certeza, eu ofendi muitas pessoas com as minhas palavras, e eu peço perdão”, continuou o prefeito. Pastel disse que “talvez, alguma coisa mude”, mas afirmou que não vai sumir. Será que vem um novo Fábio por aí?

SERÁ?

A turma da praça do Canhão tem comentado esta semana, de forma insistente, que o ex-prefeito de São Pedro da Aldeia, Cláudio Chumbinho teria desistido de vir candidato a deputado federal pelo PDT. Será? Sabe como é, a turma do Canhão aumenta, mas não inventa. E tem outro dito que cabe bem também: onde há fumaça, há fogo.

MOMENTO INUSITADO

O vereador de Araruama Nelsinho do Som (PSC) foi “pego no pulo” na sessão desta quinta-feira (23), enquanto usava a tribuna para reclamar dos serviços do Detran de agendamento de renovação da carteira de motorista. Fiel escudeiro do Governo do Estado, Elói Ramalho (PSD) disse que conseguiu marcar para o colega de Câmara renovar o documento, “vossa excelência não deve ter ido, porque vossa excelência estava marcado”, disse o vereador. Ramalho disse que foi até a unidade na própria quinta e elogiou os serviços que têm sido feitos de recuperação do Detran pelo presidente do departamento, Adolfo Konder, que é amigo de Elói. O vereador se prontificou a ajudar Nelsinho novamente. Ao Portal RC24h, Elói disse que já agendou novamente para o colega. A impressão que dá é que o que Nelsinho quer mesmo é falar mal de qualquer jeito. Que saia justa, hein, vereador? Fato é que Elói está lá, zagueiro do Cláudio Castro, zagueirão do Detran. No entanto, há de se tomar cuidado para não parecer clientelismo, né?

RIO DAS OSTRAS INSTITUI O ‘PASSAPORTE DA VACINA’

Seguindo o caminho de Macaé, a Prefeitura de Rio das Ostras também adotou a necessidade de comprovação de vacinação, o famoso ‘passaporte da vacina’. De acordo com o decreto oficial, todos os eventos e comemorações precisam de autorização prévia da Administração Municipal e será obrigatória a apresentação de comprovante de vacinação contra Covid-19 para ingresso do público. O texto informa ainda que a Guarda Civil Municipal, COMFIS, PROEIS e PROCON poderão intervir durante o horário de funcionamento, para fins de garantir a ordem pública, segurança e o cumprimento do presente Decreto. Será que esse decreto vai ser cumprido e a fiscalização vai acontecer? Ou será mais uma determinação “para inglês ver”?

FIM DOS ALAGAMENTOS?

Quem mora ou trabalha em Macaé sabe que em dias de chuva só é possível transitar em algumas localidades caso tenha uma canoa ou bote. Mas aparentemente os moradores da região em torno da Linha Vermelha, não vão mais passar por isso. O prefeito de Macaé, Welberth Rezende (CID) anunciou em sua rede social que as obras de macrodrenagem na região já começaram e seguem em ritmo acelerado. “Uma nova galeria vai ampliar o escoamento com objetivo de acabar com os alagamentos naquela região”, explicou. Torcemos para que essa obra seja finalizada em breve e que os alagamentos na região terminem. Os moradores da localidade estão torcendo e nós do RC24H também.

CÂMARAS DO NORTEFLUMINENSE UNIDAS

O presidente da Câmara dos Vereadores de Macaé, Cesinha (PROS) participou nesta sexta-feira (24), de um evento realizado no plenário da Câmara de Campos dos Goytacazes e com a presença do prefeito, Wladimir Garotinho (PSD). No momento foi instituído o Parlamento Inter-Regional que tem como objetivo fortalecer o trabalho parlamentar e discutir de forma mais ampla problemas e desafios que unem as cidades da região. Fabio Ribeiro (PSD), de Campos, foi eleito presidente e terá Sinei Torresmo, de Itaperuna, como vice. Cesinha, de Macaé, e Joel Enfermeiro, de Italva, vão ocupar a primeira e segunda secretarias. Todos são presidentes de Câmaras em seus municípios. Durante evento, Cesinha comentou “Este é mais um instrumento que a população de toda a nossa região terá para apresentar suas demandas. Existem muitos temas, como segurança, transportes e emprego, que precisam também de discussões em bloco”. A posse oficial da diretoria do Parlamento Inter-Regional será realizada no dia 22 de outubro, às 14h, em Itaperuna. A entidade terá reuniões mensais e a Câmara de Macaé vai sediar o encontro de novembro.

PETIT COMITÉ DO BOM

Foi publicado em Diário Oficial nesta sexta-feira (24) um PL do deputado André Ceciliano (PT) e sancionado pelo governador Cláudio Castro (PL) que determina que os vinhos e espumantes servidos em eventos da administração pública deverão ser exclusivamente de produção nacional. É aquilo, se tem PL, tem história. Quer dizer que nesses petit comité do Estado servia até importado? Embora, claro, tenha chilenos mais barato que os brasileiros, vale dizer. De qualquer forma, muito bom pagar impostos com a consciência tranquila de pagar do bom e do melhor para os convidados desses eventos. A tristeza mesmo é pagar o evento e não ser convidado para festa. Sextou com sede por aqui.

MAÇÃS PODRES

Tem um ditado que diz “me diga com quem anda e te direi quem és” e esse pensamento popular não poderia ser melhor aplicado ao Governo Bolsonaro, seus secretários e assessores. Nesta sexta-feira (24), temos mais uma confirmação disso. O ex-assessor do general Eduardo Pazuello no Ministério da Saúde, o ex-deputado federal e empresário Airton Antonio Soligo, de 57 anos, virou réu por estupro de vulnerável. A vítima é uma criança da própria família. A decisão foi tomada juiz substituto Nildo Inácio, da Vara de Crimes Contra Vulneráveis, em Boa Vista, no Estado de Roraima. O caso é um festival de horrores. A mãe da criança registrou boletim de ocorrência no dia 14 de setembro. Ela contou que, após uma visita de fim de semana, a criança voltou para casa “reclamando de dores nas partes íntimas”. A vítima foi levada ao hospital e recebeu ajuda médica e psicológica. A investigação corre em sigilo e os nomes não foram divulgados para evitar constrangimento da criança. Isso só mostra que Bolsonaro e os integrantes do seu governo são uma cesta repleta de maçãs podres. Será que nenhuma “se salva”?

VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais Lidas

Skip to content