QUEM SERÁ O VICE?
A coluna Boca Miúda ‘sextou’ (24) em Iguaba Grande, em clima de pré-campanha total. Todo mundo sabe que o ex-chefe de Gabinete, Fábio Costa, o Fabinho (CID) vai ser o candidato da máquina a chefiar a prefeitura da cidade, com o apoio do prefeito, Vantoil Martins (CID). Porém, o que todos querem saber é: quem será o vice na chapa? Uma coisa é certa, o vice vai ser do Partido Liberal. Da mesma forma, sabe-se que o presidente da Câmara, Marciley Lessa (PL), é o nome favorito de Vantoil e do próprio Fabinho. Porém, tem uma figura que vem ganhando espaço e fazendo caminho fundo (muito fundo) pra conquistar essa vaga de vice, que é o Washington Tahim. Bolsonaro doente, veio candidato a prefeito pelo PL em 2020 e continua na legenda. Inclusive tem pedido pra Deus e o mundo para que o nome dele seja indicado. E ‘Deus e o mundo’ envolve o governador Cláudio Castro, o deputado federal e líder do PL, Altineu Côrtes; os deputados e irmãos Carlos e Renan Jordy; o deputado estadual, Dr Serginho, e até o divino Espírito Santo. Eu ouvi um amém?! Aliás, quando Bolsonaro veio à Região dos Lagos, Tahim agitou um movimento pra ele no meio da estrada, perto da rodovia, pra mostrar fidelidade ao ex-presidente. E isso, parece ter contado muito na cabeça da cúpula do PL. Dizem que quem tem padrinho não morre pagão. Será que vai dar certo essa romaria de Tahim? É aguardar para ver as cenas dos próximos capítulos…
LUGAR DE MULHER É NA POLÍTICA
Continuando em Iguaba, pré-candidata a vereadora Silvana Grimauth (CID), está animadíssima com a pré-campanha, ainda mais com um apoio de peso do prefeito Vantoil Martins (CID) – que também tem dado a maior força para os outros pré-candidatos da cidade, como vimos mostrando aqui na coluna. Dia desses, ela recebeu o chefe do executivo em sua casa para um bate-papo regado a lasanha de tapioca – Vantoil ajudou a fazer a receita, inclusive. “Agora sei o que é ser feliz sem peso na consciência”, brincou ele. Mas, brincadeiras à parte, o foco não foi a cozinha e sim a mulher na política. A luta é para aumentar essa participação e Silvana é uma das aguerridas nesse objetivo. A propósito, olhem que dado interessante: 67% dos servidores do município iguabense são mulheres. Certamente um dos poucos a ter esse número aqui no Estado.
“TÁ TRANQUILO, TÁ FAVORÁVEL”
Parece que a semana está encerrando no modo “tá tranquilo, tá favorável” para o deputado estadual e pré-candidato a prefeito de Cabo Frio, Dr. Serginho (PL). Isso porque o governador Cláudio Castro (PL) teve uma decisão que garantiu sua manutenção no comando do estado do Rio de Janeiro e ajudou, indiretamente, muito Serginho no seu desejo de se tornar o próximo prefeito do município cabo-friense. A oposição, representada principalmente pelo grupo da prefeita Magdala Furtado (PV) e do ex-prefeito Marquinho Mendes (MDB), torcia muito pela derrota de Castro, que poderia, no entendimento deles, atrapalhar a vida de Serginho. Como não aconteceu, ele saiu fortalecido e o grupo, motivado. Logo depois da decisão, ainda nesta quinta-feira (23), aconteceu uma reunião política com 500 pré-candidatos a vereadores e presidentes de partidos. Só havia lideranças fortes, gente com grande capacidade de articulação e mobilização de voto. Além disso, nesta terça-feira (21), houve uma reunião importantíssima com o presidente da Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio de Janeiro (Agenersa), Rafael Menezes, para tratar de investimentos em saneamento na Região dos Lagos. Na conversa, que aconteceu em seu gabinete na Alerj, Serginho conseguiu arrancar o compromisso de uma votação que vai obrigar a Prolagos a investir R$ 1 bilhão em tratamento na Lagoa de Araruama. Semana positiva para o parlamentar.
‘FARRA’ CHEGA AO TCE
A prefeita de Cabo Frio, Magdala Furtado (PV), ao que parece, continua praticando a chamada ‘farra das gratificações’, por meio da gratificação por regime de Tempo Integral e Dedicação Exclusiva, a famosa TIDE. A coluna ficou sabendo de que o caso – que já havia acendido o alerta da Câmara, que pediu explicações (confira aqui) – chegou ao TCE, que deu prazo para que a chefe do executivo devolva o dinheiro aos cofres públicos. Para se ter ideia, a TIDE proporciona, ao fim do mês, uma remuneração maior até que o salário da própria prefeita. Essa ‘burla’ que é o X da questão e é isso que Magdala terá que explicar. A ver.
GUARDA INSATISFEITA
E as polêmicas não cessam no governo Magdala Furtado, que já voltou de Brasília. O comentário geral, na rua e redes sociais, é que a Prefeitura não terá dinheiro para pagar o PCCR da Guarda Municipal, aprovado mês passado – com toda pompa e circunstância – e que valeria a partir da folha de maio. Os agentes já estão ficando ‘P’ da vida. Inclusive, houve informação de que haveria uma reunião da prefeita com o secretário de Segurança, André Magalhães, ainda nesta sexta (24) ou, no mais tardar, na segunda (27). Fato é que a categoria não abre mão de receber o combinado. Como se diz, “palavra dada é palavra cumprida”.
AUDIÊNCIA PÚBLICA
Falando em finanças, a prefeitura de Cabo Frio irá apresentar na próxima segunda-feira (27), às 10h, os Relatórios Resumidos de Execução Orçamentária (RREO) e de Gestão Fiscal, referentes ao 2º Bimestre e 1º Quadrimestre de 2024. A audiência pública será realizada na Câmara Municipal. A apresentação dos dados será feita pela Controladoria-Geral do Município e pela Secretaria de Fazenda. A reunião será transmitida pelas redes sociais da Casa Legislativa e aberta ao público. O RREO é um balanço da execução do orçamento municipal, enquanto o RGF traz informações sobre as receitas, as despesas, os investimentos e a dívida consolidada do município.
REUNIÃO SOBRE O PCCR
Em Armação dos Búzios, o prefeito Alexandre Martins (REP) conduziu, nesta sexta-feira (24), uma reunião com os vereadores Gugu de Nair (MDB), Dida Gabarito (PL), Victor Santos (MDB) e Josué Pereira (PL), além da ServBúzios e da Comissão de Valorização dos Servidores, que inclui entidades como SEPE, AFISCAB e AGMAB. O encontro teve como objetivo principal debater mais uma vez o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração dos servidores municipais, recentemente encaminhado à Câmara. A criação da Comissão de Valorização dos Servidores, liderada pelo prefeito, desempenhou um papel fundamental na elaboração do PCCR. O plano visa à valorização e ao desenvolvimento dos servidores, buscando garantir a prestação de serviços públicos de qualidade. Entre os principais pontos abordados estão as diretrizes claras para a carreira dos servidores, critérios de promoção, estrutura organizacional e remuneração. O PCCR também inclui regras de transição para assegurar justiça e equidade no processo.
APROVAÇÃO DO PL E AUDIÊNCIA PÚBLICA
A Câmara Municipal de Búzios aprovou, nesta quinta-feira (23), dois importantes projetos de lei que visam promover o bem-estar e o desenvolvimento integral dos cidadãos. O Projeto de Lei 78/2023 institui a Política Municipal de Prevenção ao Abandono e à Evasão Escolar, estabelecendo diretrizes para combater um desafio relevante no cenário educacional brasileiro. Outro projeto aprovado, o da Lei 4/2024, trata da criação da Política Municipal de Saúde Mental de Crianças e Adolescentes. Ambos os projetos são de autoria do vereador Gugu de Nair (MDB) e agora aguardam sanção do prefeito Alexandre Martins (REP) para entrar em vigor. Além disso, está agendada para a próxima segunda-feira (27), às 10h, uma audiência pública para prestação de contas do Fundo Municipal de Saúde, referente ao 1º quadrimestre de 2024.
“NÃO FOI PEGADINHA”
Falando em legislativo, o presidente da Câmara de Búzios, Rafael Aguiar (PL), entrou em contato pra dizer que não foi pegadinha a cerimônia de posse dos concursados. Segundo Rafael, a data marcada é 3 de junho mesmo, não houve adiamento e ele mandou o documento para comprovar. Então tá explicado.
DESMENTINDO FAKE
A ex-secretária de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda de Búzios, Joice Costa, fez uma publicação nas suas redes sociais pra desmentir uma fake news que tem rodado na cidade, dizendo que ela teria fraudado o processo seletivo um pouco antes de deixar o cargo por ocasião da eleição suplementar. Joice usou sua própria página pra colocar os pingos nos ‘is’ e revelar a verdade. Fato é que ela se queixou que durante o período em que ficou afastada havia mais esforço pra procurar defeito na gestão dela do que tocar os projetos da atualidade. E isso atrapalhou muito o andamento da secretaria, que hoje tem dificuldade pra avançar com os projetos.
PASTEL NO CULTO
Em São Pedro da Aldeia, o prefeito Fábio do Pastel (PL) esteve presente nesta sexta-feira (24) em um culto de Ação de Graças na Igreja do Nazareno, em homenagem ao Dia da Enfermagem. O evento foi conduzido pelo pastor Moisés e pela pastora Marilda. Durante a cerimônia, o prefeito e a secretária de Saúde, Maria Márcia, prestaram homenagens aos profissionais presentes, destacando a dedicação deles no atendimento à população.
BIA NA FEIRA
A pré-candidata a prefeita de São Pedro da Aldeia, Bia de Guga (PSDB), esteve presente na feira da cidade nesta sexta-feira (24). Durante a visita, ela realizou uma caminhada com o objetivo de ouvir as demandas da população. No decorrer do dia, Bia tomou caldo de cana acompanhada por amigos.
JORNADA FORMATIVA
A Secretária de Saúde de São Pedro da Aldeia, Maria Márcia, por meio da Coordenadora LGBTQIA+ em Saúde, Laysa Jotha, realizou uma jornada formativa para profissionais da área. O encontro ocorreu na quinta-feira (23), na Câmara Municipal, e foi conduzido pela equipe do Centro de Cidadania LGBTI+ da Baixada Litorânea. O evento visou promover o cuidado com a saúde desta população e foi organizado em alusão ao Dia Municipal de Combate à LGBTIfobia, comemorado em 17 de maio. Estiveram presentes no evento a diretora da Vigilância em Saúde, Tatiana Leal, a secretária adjunta de Atenção Primária à Saúde, Jaqueline Tinoco, o diretor da Atenção Domiciliar, Júnior Curcino, o coordenador do Centro de Cidadania LGBT da Baixada Litorânea, Théo Silveira, o superintendente de Políticas LGBTI de Cabo Frio, Pedro Rosa, o coordenador de Diversidade e Direitos LGBTI de Armação dos Búzios, Fernando Bertozzi, a coordenadora LGBTQIA+ da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Paula Azevedo, a representante do Cores da Vida, Fernanda Machado, e o presidente da ONG Aldeia Diversidade, Maicon Almeida.
VITÓRIA PRO MEIO AMBIENTE
Depois de conseguir abrir o caminho pra Praia das Conchas, que estava bloqueado por uma empresa do ramo imobiliário, o mandato do deputado estadual Flávio Serafini (PSOL), conseguiu também, desfazer uma rua feita por um empreendimento no Baixo Grande, em São Pedro da Aldeia. Desta vez, após uma intervenção do MPF, até a prefeitura concordou com o pedido. O ativista ambiental e assessor do deputado, Lucas Muller, esteve no local na última terça-feira (21) para uma vistoria e, conforme decisão, os responsáveis terão que botar areia novamente na área, que vai voltar a ser uma praia de acesso público para os moradores locais. Há quem não concorde, mas que esse pessoal atrapalha a vida dos empreendedores imobiliários, isso eles fazem.
1ª DO BRASIL
Maricá está fazendo história. Além de estar mil anos luz na frente em diversos setores, lançou a primeira plataforma de streaming pública do Brasil, como uma das entregas em comemoração aos 210 anos da cidade. A plataforma permite acesso gratuito a uma vasta seleção de filmes, séries, documentários e conteúdos educativos. Muita gente foi conferir de perto essa novidade, inclusive o ator José de Abreu. “A iniciativa é um grande passo para democratizar o acesso à cultura e ao conhecimento, reforçando nosso compromisso com a inclusão digital e o desenvolvimento cultural da cidade”, disse Horta.
CADERNO DO PROFESSOR
O secretário de Educação de Arraial do Cabo, Bernardo Alcântara, conheceu nesta sexta-feira (24) o projeto do Caderno do Professor / Educação Integral. Acompanhado pela secretária-adjunta de Educação, Romilda Suinka, e pelo subsecretário de Educação, Fernando Porto, a equipe esteve envolvida na supervisão dos trabalhos dos profissionais responsáveis pela produção do material. A iniciativa visa criar novos materiais educativos para a rede municipal de ensino e está alinhada ao novo Plano Municipal de Educação (2024-2034).
LUCIMAR NA PRÉ-CAMPANHA
A pré-candidata a prefeita de Saquarema, Lucimar Vidal (PL), esteve envolvida em uma série de atividades durante esta sexta-feira (24), como parte de sua pré-campanha. Um dos destaques foi a caminhada pelos bairros da cidade, na companhia do pré-candidato a vereador, Dilsinho Saquarema. O foco da iniciativa foi promover um contato direto com os residentes locais, visando escutar suas necessidades e apresentar propostas para o avanço do município.
CADÊ OS VEREADORES?
A Câmara Municipal de Saquarema não realizou suas sessões plenárias programadas para a terça (21) e quinta-feira (23) desta semana devido à falta de quórum. Composta por 13 vereadores, a legislatura local não conseguiu reunir o número mínimo de membros, um terço do total, necessário para deliberar sobre os assuntos em pauta. Anteriormente realizadas à noite, as sessões agora ocorrem pela manhã. Que coisa, hein?
AGENDA DA PRÉ-CANDIDATA
A pré-candidata a prefeita de Araruama, Daniela de Lívia (MDB), está intensificando sua pré-campanha com uma série de encontros com os moradores de diferentes bairros da cidade. Neste sábado (25), ela marcará presença no bairro Boa Vista, onde participará de uma roda de conversa às 10h. Logo após, às 14h, Daniela estará em São Vicente para um evento chamado ‘Chá com Elas’. À noite, a pré-candidata estará na Feira Literária, que acontecerá na Praça Menino João Hélio, no Centro.