InícioPolíticaBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEXTA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEXTA-FEIRA (24)

MDB anuncia apoio a Miguel Alencar para 2024, mas Marquinho Mendes duvida; Magdala Furtado faz entrega na Praia do Siqueira em meio a onda de críticas; André Mônica e Penha Bernardes 'fechadíssimos'; Alexandre Martins reúne vereadores da base; Fábio do Pastel em jantar com ex-presidente Bolsonaro; Vantoil Martins e a abertura de Natal; Marcelo Magno comemora posição em ranking ambiental; Antônio Peres dispara contra concessionária... E muito mais!

MDB FECHA COM MIGUEL

A coluna Boca Miúda desta sexta-feira (24) começa por Cabo Frio, onde o presidente estadual do MDB, Leonardo Picciani, anunciou, durante evento na Câmara, que o partido vai caminhar com o presidente da Câmara, Miguel Alencar (UNIÃO), pré-candidato a prefeito, ano que vem. Em entrevista exclusiva, Picciani disse que a sigla tem buscado apresentar candidaturas que tragam a bandeira da democracia e sobretudo investimentos a quem mais precisa. Ainda segundo Picciani, Cabo Frio não poderia deixar de ter um projeto sólido “e Miguel apresenta esses requisitos. O MDB está honrado em ele aceitar o desafio”. Confira, abaixo, o vídeo da entrevista e alguns discursos.

TEM ESPAÇO PARA OS DOIS?

Já com relação ao ex-prefeito Marquinho Mendes, que vem dizendo que o partido estará com ele, Leonardo disse que a sigla tem espaço para os dois. Confira os comentários do secretário nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades e também do presidente da Câmara, Miguel Alencar (UNIÃO), que garante que vai colocar todas as contas de todos os prefeitos para votar e que isso não significa que ele esteja tramando contra a vida de Marquinho, como o mesmo tem dito por aí. Aliás, o tom que Marquinho deu foi quase que desafiando um projeto político do Miguel e a liderança de Leonardo Picciani frente ao partido. Ainda nessa seara, numa rápida sondagem dentro do legislativo municipal, tem quem aposte oito votos para que o legislativo aprove as contas (2018) do ex-prefeito. No entanto, ele precisa de 12. É aguardar pra ver.

REINAUGURAÇÃO NA PRAIA DO SIQUEIRA

A prefeita Magdala Furtado (PL) reinaugurou o novo CRAS da Praia do Siqueira, nomeado Arlene Cardozo de Oliveira, mulher nascida e criada no bairro e que se destacou pela caridade, filantropia e atuação em trabalhos sociais com jovens e adolescentes. A cerimônia teve presença do secretariado, dos vereadores Ruy França (CID), Átila Motta (Avante) e Léo Mendes (DC), Conselho Municipal de Assistência Social, agentes da Guarda e da Patrulha Maria da Penha, além dos assistidos e seus familiares. Claro, foi uma entrega importante para quem depende da unidade para ter uma qualidade de vida melhor.

ABRINDO ESPAÇO PARA CRÍTICAS

Embora a prefeita Magdala Furtado (PL) esteja numa pegada um tanto marqueteira nesses quatro meses de mandato, os erros que sua gestão, já deu espaço para críticas do seu principal algoz. Nos referimos a Janio Mendes (PDT). O ex-secretário de Saúde fez duas críticas a ela, principalmente no que diz respeito à farra das portarias e “cargos fantasmas”, cujo limite legal já foi ultrapassado – e muito – nesses 120 dias de governo. Era tudo que o os caciques do PDT queriam. Durante muito tempo, a mantiveram afastada da governança para ela não ter intimidade com a máquina pública e fazer exatamente o que ela tem feito, meter os pés pelas mãos. O descontentamento segue e não adianta ela tirar foto na rua mostrando que a rua está arrumada, que está fazendo limpeza em bairro, se por um lado tem vereador denunciando criação de R$ 8 milhões em cargos fora do que é permitido por lei. Importante destacar que mesmo Zé, já superava em cerca de 100 cargos comissionados acima do permitido. Mas eis que Super Mag sextuplicou isso daí (dizem na Câmara). Que situação, hein?! Quanto mais Cabo Frio reza, mais assombração aparece. Quem irá nos salvar? Chapolin Colorado? A verdade é que a cidade está igual o cavalo chucro, solto, desvairado, na beira de uma pista. Qualquer um pode atropelar.

Imagem de arquivo

JANTAR COM BOLSONARO

O prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel (PL), foi para o Rio de Janeiro nesta sexta-feira (24), acompanhado dos secretários de Obras, Fernando Frauches, de Saúde, Maria Márcia, e o assessor Felipe. Na agenda principal, um jantar com o ex-presidente Jair Bolsonaro e prefeitos do PL. Segundo Pastel, o objetivo é justamente conversar sobre as pré-candidaturas ano que vem.

REUNIÃO COM A BASE

Em Armação dos Búzios, o prefeito Alexandre Martins (REP) ‘sextou’ reunido com os vereadores da base, um bate-papo de alinhamento . Ainda falando sobre Alexandre, o mês de novembro está prestes a terminar e até agora não saiu nenhuma decisão da justiça em Brasília com relação à vida futura do chefe do executivo buziano. Mas uma coisa é certa, se ele conseguir vencer por lá ninguém tira a eleição dele. Isso porque na matemática das estatísticas ele vai muito bem, obrigado. Além de ter uma aprovação de governo próximo de 70%, ele ainda é o primeiro nas pesquisas e tem a menor taxa de rejeição entre os pré-candidatos. Como a legislação não permite que se fale dos dados porque são pesquisas de sondagem de empresários e de grupos políticos, a única coisa que podemos dizer é que a lista dos mais rejeitados de Búzios está assim: em 1º lugar, André Granado, seguido por Mirinho Braga, Gladys Nunes, Joãozinho Carrilho, Rafael Aguiar, Leandro do Bope e Alexandre em último lugar. Ou seja, o atual prefeito é o menos rejeitado, portanto, vence nesse quesito, e é o que aparece melhor nas intenções de voto. Tem tudo pra levar em 2024: menor rejeição e maior intenção de voto.

LONGA LUTA

Após longo e tenebroso inverno, o Pride Búzios – coletivo de cultura LGBTI, conseguiu uma audiência junto ao legislativo municipal. Nesta quinta-feira (23), a Câmara aprovou, por unanimidade, a realização de uma audiência pública, que vai acontecer dia 4 de dezembro, a partir das 18h. O evento visa direcionar a atenção das autoridades municipais para as necessidades do segmento, com ênfase às vítimas de preconceito e discriminação, principalmente adolescentes e jovens em vulnerabilidade, muitos dos quais enfrentam rejeição familiar. “Durante 10 anos, as políticas públicas LGBTI são de responsabilidade do movimento social. Chegou o momento de ser uma responsabilidade do poder público municipal e do legislativo”. O grupo solicita a implementação de equipamentos municipais voltados para o combate à violência e o acesso ao mercado de trabalho, especialmente para pessoas transexuais e travestis. O fortalecimento do turismo LGBTI também é uma demanda.

NATAL CHEGOU EM IGUABA

Em Iguaba Grande, a chuva quase atrapalhou a tão esperada abertura do Natal que, apesar do atraso, aconteceu em grande estilo e levou brilho aos olhos de crianças e adultos. A praça Edyla Pinheiro ficou toda iluminada, uma beleza e encantos dignos das produções natalinas das grandes cidades. Papai e Mamãe Noel desfilaram em carro aberto pelas ruas da cidade, acompanhados do prefeito Vantoil Martins (CID), do chefe de Gabinete Fabio Costa e do secretário de Turismo, Marcelo Durão.

PRÓ-ESPORTE NA PRINCESINHA

Continuando em Iguaba, neste sábado (25) a cidade será a primeira da Região dos Lagos a ter o núcleo do Projeto Pró-Esporte inaugurado. O projeto oferece, de graça, atividades físicas como natação, hidro, polo aquático, surfe, ginástica, capoeira, futebol, futsal, beach soccer, vôlei, handebol, judô, jiu-jitsu e muay thai para crianças, jovens, adultos, idosos e pessoas portadoras de deficiência. O secretário estadual de Esporte e lazer, Rafael Picciani – na foto com os secretários de Planejamento de Iguaba, Eron Bezerra, e de Governo de Búzios, Marcão -, deve comparecer ao evento.

QUALIDADE NO MEIO AMBIENTE

Arraial do Cabo conquistou a terceira colocação no índice de qualidade do sistema municipal de meio ambiente entre os 92 municípios do Estado do Rio de Janeiro. O indicador faz parte do índice geral do ICMS Ecológico, gerenciado pela Secretaria Estadual do Ambiente e Sustentabilidade e INEA, que avalia a gestão em melhorias no sistema de licenciamento ambiental, ações de fiscalizações e projetos ambientais. Nas redes sociais, o prefeito Marcelo Magno comemorou a premiação e parabenizou o secretário da pasta, Jorge Oliveira, pela conquista. “Eu vejo que Arraial do Cabo está se destacando em várias e várias áreas. Agora recebemos um prêmio pelo meio ambiente, uma coisa que entendo que é de grande importância para o nosso município”, enfatizou.

NOVA SEDE DA RESEX

A Reserva Extrativista Marinha do Arraial do Cabo (Resex) recebeu as chaves da primeira sede própria, quase 30 anos após a criação, nesta quinta-feira (23). O imóvel foi adquirido e doado ao ICMBio, órgão gestor. O prefeito Marcelo Magno esteve no evento e comentou sobre a importância do ICMBio na gestão da reserva e conservação da biodiversidade da cidade, além de parabenizar pelo novo espaço. O gestor também enfatizou que espera que a sede seja utilizada para receber todos que atuam no território, promovendo encontros, fóruns e discussões de interesse da comunidade.

AGORA VAI

A gente já havia divulgado aqui na coluna que o ex-prefeito e vice-presidente do Detran, André Mônica, ia fechar com a líder da oposição em Araruama, vereadora Penha Bernardes (PL). Em recente entrevista ao RC Cast, ele ratificou a questão, mas agora é mais do que oficial esse fechamento do que ele chama de ampla frente da oposição. Confira no vídeo acima.

E AGORA?

Ainda sobre Araruama, e a propósito da vinda do presidente estadual do MDB a Cabo Frio, Leonardo Picciani, nesta sexta (24) – imagem acima -, perguntamos a ele quem a legenda vai apoiar ano que vem. Porque, por um lado, a candidata da prefeita Lívia de Chiquinho (PP), Daniela de Lívia, está filiada ao partido; mas tem outra parcela do MDB que está caminhando com Penha Bernardes (PL), como o também vereador de oposição Oliveira da Guarda, que certamente mudará de partido caso o fechamento seja com Daniela. Picciani disse que na cidade araruamense a “condução mais direta tem sido feita pelo secretário estadual de Transportes, Washington Reis, que tem conduzido o diálogo com as lideranças de lá. Então vamos seguir a decisão que o partido tomar lá no município”.

‘PIOR EMPRESA DO BRASIL’

O secretário de Educação, Cultura, Inclusão, Ciência e Tecnologia de Saquarema, Antônio Peres, foi pra rede social, nesta sexta-feira (24), compartilhar a decisão da justiça que condenou a concessionária de energia elétrica, Enel, a restabelecer a energia em todas as localidades da cidade em prazo máximo de quatro horas. A liminar favorável ao município saiu nesta quinta (23). O não cumprimento significaria multa de R$ 100 mil por dia. Ainda no vídeo, Peres cita que, inclusive, que a entrega de quatro creches teve que ser adiada por falta de energia. “É a pior empresa do Brasil”. Para além disso, o secretário anunciou uma bela novidade: em janeiro Saquarema inaugura uma escola nacional de programadores, no distrito de Bacaxá, com abertura imediata de 300 vagas. Confira.

- Advertisement -
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Mais Lidas

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo