InícioBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEXTA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEXTA-FEIRA (23)

Zé Bonifácio e a resistência das mulheres negras; Retorno das aulas em Cabo Frio; Arraial do Cabo é delas; Alexandre Martins libera salário antes do feriadão; Vantoil anuncia AgeRio em Iguaba; Lívia convoca para 'Araruama Verde'; Fábio do Pastel remarca audiência da pedreira... E muito mais!

IMPORTÂNCIA HISTÓRICA DA RESISTÊNCIA

O prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio (PDT) se reuniu em torno de todas essas grandes mulheres aí, do Núcleo Municipal de Mulheres Negras, para abrir oficialmente as atividades da Semana Tereza de Benguela, promovida em alusão ao Dia Internacional da Mulher Negra, Latino Americana e Caribenha, comemorado dia 25 de julho. A programação, da coordenadoria-geral de Promoção da Igualdade Racial segue até o próximo dia 28 com atividades virtuais e presenciais. Tereza de Benguela foi mulher negra que no século XVIII liderou o Quilombo Quariterê, na fronteira entre Mato Grosso e Bolívia. Zé prestigiou a solenidade, realizada na manhã desta sexta (23), no pátio da Prefeitura. “Lembrar de Tereza de Benguela é reforçar a importância histórica da resistência do povo negro contra a opressão. Essa luta pela sobrevivência continua nos dias atuais, diante da desigualdade social, acentuada pelo preconceito de raça”, refletiu Zé Bonifácio.

RETORNO DAS AULAS EM CABO FRIO

A secretária de Educação de Cabo Frio, Elicéa da Silveira, reuniu a equipe gestora da pasta, na manhã desta sexta (23), para discutir o retorno gradual das atividades presenciais nas unidades escolares. As datas para a retomada foram estabelecidas pelo Juízo da 1º Vara Cível de Cabo Frio, em audiência de conciliação entre a Secretaria e o Ministério Público. O cronograma define o início do retorno presencial no dia 15 de agosto, em 50% das escolas da rede municipal. Em 15 de setembro, 70% das unidades deverão estar aptas para receber os alunos e a retomada em 100% das unidades está marcada para o dia 18 de outubro. “Estamos correndo contra o tempo para que nenhum prazo estipulado pela Justiça seja perdido e que os estudantes possam retomar às atividades em segurança. Nossa meta é encerrar o ano letivo dentro do ano corrente, sem prejuízos à rede. Minha equipe é competente e está empenhada para resolver todas as demandas mais urgentes relacionadas a serviços de reparo e manutenção, apoio pedagógico e contratação de servidores. A comunidade escolar pode confiar que estamos dando nosso melhor para vencer os desafios”, comentou a secretária de Educação.

CASA CHEIA

O encontro de lideranças políticas do PDT de Cabo Frio na noite desta quinta-feira (22) em São Cristóvão esteve abarrotado com personalidades de diversos cantos do Estado. A atividade fechou a agenda do ex-prefeito de Niterói e pré-candidato ao Governo do Estado, Rodrigo Neves (PDT), pela cidade da Região dos Lagos. Além da presença natural do prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio (PDT), estiveram os vereadores Alexandre da Colônia (DEM), líder do Governo na Câmara cabo-friense, Raphael Braga (DEM), de Búzios, e Binho Guimarães (PDT), de Niterói. Os ex-prefeitos de São Pedro da Aldeia, Cláudio Chumbinho (PDT), e de Búzios, Mirinho Braga (PDT), foram outras lideranças que prestigiaram o evento. A liderança aldeense Otávio Rascão (PDT) também esteve no local. Dos diretórios estaduais e nacionais do PDT, vieram nomes como Ismael Lisboa, secretário-geral do PDT-RJ, e Léo Lupi (PDT), que representou o pai, o presidente nacional do partido, Carlos Lupi, que está em agenda no Nordeste. De Cabo Frio, estiveram presentes quase todos os secretários da gestão municipal, como Davi Souza, de Governo, Felipe Fernandes, de Saúde, Aglaia Olegário, de Direitos Humanos e Segurança, Jeferson Buitrago, de Mobilidade Urbana, Elicéa da Silveira, de Educação, e Daniela Mendes, de Fazenda. O pai dela e fiel conselheiro de Bonifácio, Janio Mendes (PDT), também esteve presente.

O CABO É DELAS

A Prefeitura de Arraial do Cabo iniciou uma exposição fotográfica homenageando 15 mulheres cabistas como forma de comemorar o Dia da Mulher Negra Latinoamericana e Caribenha. É a primeira edição dessa exposição na cidade, que vai até domingo (25). A iniciativa de promover a a I Expo Arraial mulher negra, Latino-Americana e Caribenha veio da superintendência de Sustentabilidade, Promoção da Igualdade Racial, e Direitos da Mulher. Além dos retratos de mulheres cabistas, haverá a biografia de cada uma das homenageadas. A Prefeitura afirma que essa exposição tem como objetivo dar visibilidade às mulheres que, com suas raizes familiares e sua história de vida, construíram e contribuiram para cidade de Arraial do Cabo. “Queremos protagonizar essas famílias e sua história”, disse o prefeito Marcelo Magno (PL), que no começo da noite desta sexta (23) foi até a Casa do Educador para conferir pessoalmente a exposição. Na imagem, Magno com a superintendente de Sustentabilidade, Promoção da Igualdade Racial e Direito da Mulher, Carla Kakau.

CONTINUAÇÃO DA OBRA

A Prefeitura de Arraial do Cabo continua empenhada nas obras para minimizar os transtornos causados durante fortes chuvas no Parque das Garças. Após fazer o nivelamento nas ruas do local, a ação, parceria de serviços públicos com a secretaria de Obras, começou a aplicação de saibro para posterior aplicação de bica corrida. A dimensão dada pelo município ao trabalho, porém, gerou críticas nas redes sociais nesta sexta-feira (23). “Para jogar um aterro no chão precisa dessa palhaçada toda? Governo igual ao de Renatinho [Vianna (REP)], só querem Facebook”, questionou um internauta. Contudo, não restam dúvidas que a solução desse problema vai melhorar e muito a vida da população local.

FERIADÃO COM DINDIM NO BOLSO

Em Armação dos Búzios, a turma de servidores da Prefeitura ganhou presente de feriadão, o prefeito Alexandre Martins (REP) já mandou pagar todo mundo nesta sexta-feira (23). A antecipação do salário de julho é para que o pessoal possa curtir a folga com dindim no bolso, já que segunda-feira (26) é feriado de Sant’Anna, padroeira do balneário. “Como os gastos do município estão controlados e as finanças alinhadas de acordo com o planejamento, foi possível antecipar o pagamento para antes do feriado da padroeira”, disse o prefeito. Falando em Alexandre, nesta sexta (23) também é dia da tradicional live da semana, após as 19h30, com transmissão pelo Facebook da Prefeitura.

CRIANÇADA UNIFORMIZADA

Ainda de Búzios, Alexandre Martins (REP) e Gugu Braga, secretário de Lazer e Esportes, estiveram, nesta quinta-feira (22), na quadra do INEFI, para entregar os novos uniformes para os alunos da Escolinha de Funcional. Os novos uniformes foram doados por uma empresa de calçados e artigos esportivos da cidade. “É contagiante ver a alegria estampada no rosto das pessoas. Nosso governo é parceiro, estamos de portas abertas para realizar várias parcerias em prol do esporte para nossa cidade”, disse Alexandre. Nesta sexta (23), os alunos dos núcleos das praias de Geribá e Ossos foram contemplados.

MICROCRÉDITO LIBERADO EM IGUABA

Em Iguaba Grande, conforme havíamos antecipado, o prefeito Vantoil Martins (CID) oficializou o lançamento do programa AgeRio na cidade. O convênio, do governo do Estado, permite que microempreendedores individuais e trabalhadores informais tenham acesso a créditos que variam de R$ 5 mil a R$ 21 mil a partir da próxima segunda-feira (26). O lançamento ocorreu no fim da manhã desta sexta (23), de maneira online, e foi transmitido pelo Facebook, com participação de Vantoil, do presidente da AgeRio, André Vila Verde, do secretário da Agência de Desenvolvimento municipal, Marcello Costa, e da professora e tradutora de Libras, Márcia Vieira. Vila Verde destacou que o programa é continuado, ou seja, não tem prazo para terminar. “Criamos esse convênio para treinar os agentes locais e oferecer o microcrédito produtivo orientado. O impacto local é enorme para a cidade onde o dinheiro circula, e tem dado muito certo”, destacou o presidente da AgeRio. “Esteja certo que essa injeção será de uma grande valia. Na oportunidade em que assinei o convênio, no Palácio Guanabara, a população ficou entusiasmada e aguardava esse momento do pontapé inicial”, contou Vantoil. Os interessados devem ir à sede da Agência de Desenvolvimento, na rodovia Amaral Peixoto, ao lado da secretaria de Turismo, de segunda a sexta, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h. Quem pegar o empréstimo terá até 24 meses para pagar. “É um marco muito importante para o nosso município e aqui na agência de desenvolvimento prestaremos todos os esclarecimentos aos interessados”, completou Marcello Costa.

ARARUAMA VERDE

A prefeita de Araruama, Lívia Bello (PP), convocou a população para participar do projeto “Araruama Verde” neste sábado (24), a partir das 9h, na Praça Menino João Hélio. A chefe do Executivo municipal explicou que consiste na doação de mudas de árvores nativas e frutíferas aos moradores da cidade para deixar Araruama “cada dia mais arborizada”. Mais um exemplo de sustentabilidade vindo do município.

ARARUAMA MARCOU PRESENÇA

O PDT Araruama também se fez presente no encontro de lideranças do partido em Cabo Frio na noite desta quinta-feira (22). O presidente do diretório araruamense pedetista, Luís da Saúde, foi um dos líderes que tiveram espaço para falar e elogiou o ex-prefeito de Niterói, Rodrigo Neves (PDT), a quem chamou de futuro governador. Na foto, da esquerda para direita, estão o vereador niteroiense Binho Guimarães (PDT), Luís da Saúde, Rodrigo Neves, o secretário do PDT Araruama, Vinicius Luiz Tavares, Verônica Borges, afiliada do partido, o ex-deputado estadual Janio Mendes (PDT) e Barroco, pedetista membro do Sindicato dos Jornalistas.

AUDIÊNCIA DA PEDREIRA REMARCADA

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia remarcou para 17 de agosto a audiência pública com os moradores do bairro Campo Redondo para falar sobre o uso e ocupação do solo na região. O encontro, com a participação do prefeito, Fábio do Pastel (PL), está marcado para ser realizado entre 16h e 19h na praça principal do bairro, que fica na Rua Silva Jardim. Na oportunidade os moradores vão poder opinar sobre a pedreira que ocupa uma parte importante do bairro e faz com que alguns aldeenses cheguem a almoçar com o incômodo barulho e areia na mesa. Inicialmente, a audiência foi marcada para maio, mas foi adiada por conta do avanço da Covid-19 em São Pedro da Aldeia. Será que agora vai?

CONVERSAS SOBRE MARICÁ

O presidente de Câmara de Maricá, Aldair de Linda (PT), foi recebido para uma conversa com o presidente estadual do PT-RJ, Joãozinho Maurício, nesta sexta-feira (23). Segundo João, a conversa teve bastante sobre os desafios que estão colocados na cidade de Maricá. Entre outras coisas, os políticos comemoram a decisão da Justiça Federal da liberação do Porto de Jaconé, que, de acordo com a liderança petista, será uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento de Maricá e da região. “Só temos a agradecer a condução do presidente Aldair e de todos os vereadores da cidade, pela parceria, na construção de uma cidade mais humana e inclusiva para toda à população. Maricá segue sendo um exemplo positivo no desenvolvimento econômico e social para o Brasil e para o mundo”, pontuou Maurício.

VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais Lidas

Skip to content