InícioPolíticaBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEXTA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEXTA-FEIRA (21)

Dr Serginho quer barrar aumento de pedágio; Magdala Furtado toma café com vereadores e tem agenda extensa nesta sexta (21); Mais nomes no governo cabo-friense; Fábio do Pastel (PL) comanda reinauguração neste sábado (22); Começa a engorda de praias lagunares em Arraial do Cabo; Alexandre Martins faz convite para celebração da padroeira do balneário; Começam as obras de polo gastronômico em Iguaba; Manoela Peres entra na 'onda rosa'; Maricá e a conscientização contra a violência; Araruama terá expediente reduzido nos jogos da copa feminina de futebol... E muito mais!

À DISPOSIÇÃO

A coluna Boca Miúda desta sexta-feira (21) começa por Cabo Frio, onde a movimentação política tem despertado comentários do tipo “Serginho está estressado”, sobre o deputado estadual Dr Serginho (PL). Ao que parece, ele não está. Falamos com ele por telefone, nesta sexta-feira (21). Serginho está de férias com a família mas disse que está acompanhando tudo que se passa na cidade à distância, preferindo focar na esposa Aline e nas filhas, que vinham cobrando a presença dele, aproveitando para relaxar e descansar a cabeça. Perguntamos ao parlamentar sobre essa história da ViaLagos não querer baixar o preço do pedágio e ainda querer aumentar o preço da tarifa. Mesmo de férias, disse que entrou em contato com a Agetransp para tentar evitar esse aumento. E mais ainda, que está em busca de uma redução. E aí, aproveitei o ensejo para saber dele como ele está vendo a situação em Cabo Frio, ao que ele respondeu estar “vendo com muita tranquilidade”. E deixou claro que vai deixar o mandato dele à disposição da prefeita Magdala Furtado (PL) e do município. Segundo Serginho, assim que ele retornar uma das primeiras providências será marcar audiência com Magdala no gabinete pra deixar tudo bem tranquilo. “A eleição é ano que vem. Ela sendo candidata, seremos adversários na disputa, mas isso não impede de trabalharmos cooperados daqui até o processo eleitoral, porque eu sou um deputado da cidade e ela é a prefeita”.

CAFÉ COM VEREADORES

A prefeita Magdala Furtado (PL) e o secretário de Governo, coronel Ruy França se reuniram na manhã desta sexta-feira (21) com vereadores. Foi uma conversa amistosa durante um café e muitos que ainda não haviam tido oportunidade de conversar com Magdala aproveitaram a ocasião para estreitar o diálogo entre os poderes. Entre os parlamentares presentes (na imagem, da esq.p/ dir.) Alexandre da Colônia (SDD), Carol Midori (PP), Miguel Alencar (UNIÃO), Léo Mendes (DC), Átila Motta (Avante), Adeir Novaes (REP), Rodolfo de Rui (SDD) e Jean da Autoescola (PL). Aliás, conversamos com Átila e ele disse que a reunião foi muito boa, saíram de lá satisfeitos e ele disse que o governo está se alinhando e acredita que “agora as coisas vão deslanchar”. Destacou que ficou satisfeito com a visita de Magdala ao Hospital da Mulher – que foi uma demanda muito pedida a ele -, onde ela “deu uma incerta” na noite desta quinta (20) e declarou que põe fé na nova prefeita. Os vereadores Thiago Vasconcellos (Avante), Davi Souza (PDT), Alexandra Codeço (REP), Oseias de Tamoios (PDT), Douglas Felizardo (Avante) e Roberto Jesus (MDB) não participaram da resenha. “É muito importante esse diálogo e parceria. Como eu disse desde o início, a gente precisa ter essa interação, porque trabalha em prol da cidade, então não tem como haver separação. Quero que isso se torne uma constante. De vez em quando, vamos receber os vereadores para ouvir as opiniões, pois é muito importante para a cidade”, destacou a prefeita.

AGENDA E OUTROS NOMES

A gente conversou com o todo-poderoso secretário de Governo e ele disse que à tarde Magdala teria uma agenda em Tamoios, no Parque Municipal do Mico-Leão, para receber maquinário. Disse ainda que estão faltando cinco nomes para completar o secretariado, os quais serão definidos neste fim de semana. A destacar, Dario Guagliardi, não deve assumir a Comsercaf, como se imaginava, já estão pensando em outro nome. A pasta de Direitos Humanos e Segurança continua com André Magalhães. Perguntamos a Ruy França sobre a pasta da Comunicação, para a qual a jornalista Ana Paula Mendes (ex-Intertv) foi convidada a chefiar. Ele disse que ela ficou muito feliz com o convite e que está esperando o marido voltar esse fim de semana para alinhar com ele a questão, mas eles estão bastante confiantes de que ela vai, sim, aceitar fazer parte do governo Magdala Furtado. Continuando sobre a agenda de Magdala, além da vistoria no HM noite passada e antes de ir para Tamoios, ela fez algumas vistorias como na orla da Praia do Forte, onde está acontecendo reforma do deck – imagem acima. Por lá, reabriu a avenida da orla (sentido Passagem) e liberou o trânsito, que agora só ficará fechada aos domingos e feriados, e determinou a volta do acesso à praia pelo Lido (imagem abaixo), que também estava fechada.

TUDO OK ATÉ O MOMENTO

Continuando sobre o novo governo Magdala, Ruy França disse que o objetivo, nesse momento, “é sinalizar que esse governo está fazendo o máximo para ter entrega e corresponder às expectativas da população”, e que por isso estão muito focados. Inclusive ficamos sabendo que Magdala tem saído da Prefeitura por volta de 23h. Ruy adiantou também que conseguiu os relatórios da maioria das secretarias, não todas, mas as que entregaram foi bastante satisfatório, principalmente a Fazenda: “Tá tudo ok”. E refutou uma fake news que tem rodado por aí de que não teriam como pagar a folha. “É mentira”. Disse mais, que o dinheiro também será suficiente para pagar a metade do 13º salário. Outro setor muito elogiado foi o da Administração, e que a nova titular da pasta, Marcilene Barreto, elogiou muito. A Controladoria-Geral foi outro setor elogiado. É isso, Magdala sextou com força.

NOVO ASSESSOR

Falando em mudanças, mais um nome foi anunciado, nesta sexta-feira (21), para compor o governo de Magdala Furtado (PL). O advogado Luciano Régis será o novo assessor especial da prefeita, assumindo o lugar que era de Gustavo Beranger. Luciano deu entrevista recentemente ao RC Cast, sobre os casos de pirâmides financeiras onde ele atua para várias vítimas.

AGENDA NA CAPITAL

O presidente do Grupo Iguais, Rodolpho Campbell, esteve no Rio, nesta quinta (20), para uma agenda com a secretária estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Rosângela Gomes, e com o superintendente estadual de Políticas Públicas LGBTI+, Ernane Alexandre Pereira. Na pauta, a expansão do Programa Rio Sem LGBTIfobia em Cabo Frio, com criação de um Centro de Referência em Cidadania para a População LGBTI+ na cidade. A secretária já pediu que o superintendente dê sequência aos trâmites técnicos necessários para implantação do Centro. “Hoje temos em Arraial do Cabo um Centro de Cidadania que atende toda a Baixada Litorânea, e presta um serviço de excelência mesmo com o grande fluxo por conta dos 10 municípios que ele atende. Mas Cabo Frio é uma cidade polo, com mais de 220 mil habitantes e pioneira no trabalho em prol da comunidade LGBTI+. Por isso precisamos ter um equipamento próprio para acolhimento e apoio discricionário do estado aqui também, de forma a somar esforços com o outro Centro já existente”.

PEDAL E MISSA

Ainda sobre Cabo Frio, neste domingo (23) haverá uma bela homenagem ao falecido prefeito José Bonifácio (PDT), quando haverá um passeio ciclístico e missa de sétimo dia. A pedalada, que era uma das coisas que Zé mais gostava de fazer, será a partir das 8h, partindo do Largo São Benedito, na Passagem. O destino é a igreja Nossa Senhora da Assunção, onde será realizada a cerimônia católica, a partir das 10h.

BENÉ NO RC CAST

Nesta quinta (20), a deputada federal Benedita da Silva (PT) seria a entrevistada do 94º RC Cast, mas ela operou a coluna recentemente e ontem estava sentindo dores e a entrevista teve que ser adiada. No entanto, remarcamos o bate-papo para a próxima semana, na quarta-feira (26), mas nesta sexta (21) esta colunista teve a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a vida familiar de Bené, como é carinhosamente chamada. Ela está passando os dias de recesso parlamentar na casa do neto, Diego da Silva, que mora no Peró e eles me convidaram para uma resenha política.

INAUGURAÇÃO NESTE SÁBADO (21)

Em São Pedro da Aldeia, o prefeito Fábio do Pastel (PL) está na contagem regressiva para mais uma inauguração. Neste caso, uma reinauguração. Após anos de abandono, a Escola Municipalizada do Retiro, no bairro de mesmo nome, será entregue à população, em cerimônia liderada pelo chefe do executivo a partir das 9h. A unidade escolar passou por reforma geral do prédio, pátio, salas de aula e quadra poliesportiva. O espaço também conta agora com um novo vestiário equipado com chuveiros e sanitários, que poderão ser usados para as aulas de educação física. Novas salas de aula foram construídas e receberam a instalação de ares-condicionados.

INÍCIO DA ENGORDA

Em Arraial do Cabo, um dia após a visita do vice-governador Thiago Pampolha (UNIÃO), onde fez agenda ambiental com o prefeito Marcelo Magno (PL), a Prefeitura deu início à tão esperada engorda da lagoa de Araruama. Pampolha entregou a licença ambiental para os trabalhos durante a visita. Serão ‘engordadas’ quatro praias lagunares. “Esta licença ambiental contribui para uma cidade e um estado mais sustentáveis. O serviço de engorda proporcionará uma série de benefícios à população, ao município e aos patrimônios ambientais fluminenses, nossos principais objetivos”, afirmou Pampolha. Com previsão de duração de quatro meses, as obras de intervenção na laguna tiveram início ainda nesta quinta-feira (20), na praia Monte Alto. A ação tem como objetivo recuperar e revitalizar as praias, com o controle da erosão, além de ampliar os espaços de lazer e turismo.

FESTA DE SANT’ANNA

Em Armação dos Búzios, a cidade está vivendo, desde o início da semana, os 283 anos da tradicional Festa da Padroeira Sant’Anna. A partir deste sábado (22), além das programações religiosas, terão início os shows musicais nos palcos do Morro da Igreja de Sant’Anna e Praça do Pescador. Uma das grandes atrações será a apresentação do cantor e compositor Jorge Vercillo, na terça-feira (25), véspera do feriado. Mesmo de férias, o prefeito Alexandre Martins (REP) fez o convite pra galera curtir o festejo, que segue até dia 26 de julho.

ESPAÇO MARIA FUMAÇA

Em Iguaba Grande, a Prefeitura deu início a obra de mais um ponto turístico na cidade. A praça da Estação vai receber o espaço Gastronômico da Maria Fumaça, atração que vai homenagear a antiga estação de trem que existia no bairro onde hoje é a praça e será mais uma opção de lazer para moradores e turistas. O novo atrativo irá movimentar turismo e economia, fora a geração de emprego e renda. “Transformar Iguaba em destaque no turismo da Região dos Lagos e do Estado do Rio de Janeiro é um grande objetivo nosso, e acredito que estamos no caminho certo. Resgatar uma parte da nossa história e ressignificar através de um ponto turístico é mostrar que nos orgulhamos da nossa trajetória”, declarou o secretário de Turismo e Lazer, Marcelo Durão, na foto com o prefeito Vantoil Martins (CID).

ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA

Maricá lançou nesta semana campanha de enfrentamento à violência contra mulher, com o tema: “Isso tem nome. E o nome disso é violência contra a mulher”, no Cine Henfil. O programa visa ampliar ações preventivas para que as maricaenses consigam identificar situações abusivas e não tenham medo de buscar atendimento. “O que queremos e necessitamos, é reduzir o número de crimes em nossa cidade, por isso, a estratégia conta com a parceria firmada com a secretaria da Polícia Civil, em que vamos custear o aumento do efetivo de policiais civis através do Regime Adicional de Serviço (RAS) viabilizando a criação do Núcleo Integrado de Atendimento à Mulher”, postou o prefeito Fabiano Horta.

ENTRANDO NA ONDA

Sobre Saquarema, até a prefeita Manoela Peres (PL) entrou na ‘onda rosa’ da Barbie, em alusão ao filme sobre a boneca norte-americana, que está sendo uma verdadeira febre. Ela quis entrar na brincadeira para chamar a atenção de um assunto sério. Nas imagens, Manoela aparece a caráter em várias profissões, com o objetivo de mostrar que a mulher pode ser e trabalhar onde quiser. “Nós exercemos tantas “profissões” no dia a dia, que fica até difícil escolher apenas uma delas como oficial”, disse ela.

EXPEDIENTE REDUZIDO

Em Araruama, a Prefeitura lançou novo decreto que estabelece mudanças no horário de expediente do funcionalismo. O documento estabelece que nos dias de jogos da Seleção Brasileira de Futebol Feminino na Copa do Mundo, com início às 7h e 8h, o horário de expediente das repartições públicas terá início às 12h. Ficam excluídos dessa mudança os serviços considerados essenciais.

- Advertisement -
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Mais Lidas

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo