BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEXTA-FEIRA (20)

Zé bota casal no 1º escalão e deixa aliados chupando dedo; vereador cabo-friense na bronca com Enel; Dr. Serginho extasiado com posse de prédio da Uerj em Cabo Frio; Alexandre Martins atende moradores na Rasa e Búzios terá capacitação para servidores sobre questões LGBTQI+; Prefeitura de Arraial providencia abrigo para moradores em situação de rua por conta do frio; equipe de Pastel procura Maricá para trocar figurinhas sobre transporte; em Iguaba, Aquiles Barreto anuncia mãe como cabo eleitoral de deputado; Prefeitura começa a anunciar atrações do aniversário de Maricá; ex-prefeito de Saquarema condenado; falta de respostas sobre hospital em Araruama; e muito mais...

2472

CASAL NO 1º ESCALÃO

A coluna Boca Miúda desta sexta-feira (20) começa com a secretária de Turismo, Esporte e Lazer de Cabo Frio, Katyuscia Brito, que publicou várias fotos do lançamento do projeto Meu Destino em um hotel na cidade nesta quinta-feira (19). A ocasião, inclusive, contou com a presença do prefeito, José Bonifácio (PDT). No entanto, vale a pena a gente dar uma olhada no cenário, que é o seguinte: a administração pública em Cabo Frio é composta por cerca de 20 secretarias e/ou cargos de primeiro escalão. Katyuscia, que chegou acumular duas pastas, mostrou um trabalho muito decente e qualificado na Agricultura e deve ter se destacado realmente bastante para ser escalada para a secretaria de Turismo, que é uma das mais importantes em um município como Cabo Frio. Não é de se estranhar que ela seja competente para estar onde está. A secretária, no entanto, é casada com Alan Nascimento, o Alan do Chaparral, que recém-assumiu a secretaria de Obras. Alan tem se mostrado, até aqui, muito solícito e muito solucionista em relação aos problemas que são apontados na cidade. Mais uma vez, sem demérito deles estarem onde estão. Contudo, o fato de duas pessoas do mesmo núcleo familiar ocuparem secretarias em uma única gestão tem deixado aliados do prefeito insatisfeitos, ainda mais com o tamanho de subordinadas e do poderio das pastas em questão. Chamam por aí de “o curioso o caso do casal que ganha dobrado enquanto tem outros chupando o dedo”. É, minha gente, não tá mais aqui quem falou, mas fica a reflexão.

VEREADOR NA BRONCA

O vereador de Cabo Frio Thiago Vasconcelos (Avante) oficiou a concessionária de energia da cidade, a Enel, por conta da interrupção de fornecimento de eletricidade a moradores e comerciantes da região central do município, incluindo bairros como Novo Portinho. O edil foi pessoalmente até o escritório da companhia para pedir esclarecimentos na tarde desta sexta-feira (20). Thiago classificou a situação como absurda e pediu respeito da concessionária para com os contribuintes, uma vez que o fornecimento foi interrompido na quinta (19).

SERGINHO PURO ÊXTASE

O deputado estadual e ex-secretário do Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Dr. Serginho (PL), revelou à coluna nesta sexta-feira (20) que está em êxtase após o Tribunal de Justiça publicar a imissão na posse do antigo prédio da Ferlagos, em Cabo Frio, que vai abrigar o campus da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) na cidade. Serginho, que batalhou pela conquista, em especial, no tempo em que esteve secretário, considera que será o maior legado de seu mandato: “trazer uma universidade pública à população. Vai garantir melhoria na economia e na saúde, porque vão ter muitas especialidades”. Agora, com a imissão na posse, a universidade já pode publicar edital do vestibular para os cursos de Medicina, Ciências Ambientais e Geografia que serão abertos no campus Cabo Frio. Dá a César o que é de César, momento oportuno para uma conquista dessa magnitude.

ATENDIMENTOS NA RASA

Em Armação dos Búzios, como já é de praxe, o prefeito, Alexandre Martins (REP), despachou, nesta quinta-feira (19), em seu gabinete da subprefeitura da Rasa. Todas as quintas-feiras são destinadas aos moradores da localidade. Na ocasião, o gestor ouviu as demandas de dezenas de pessoas e interagiu com a população do bairro. Segundo Alexandre Martins, este é o momento perfeito para trocar ideias, ouvir o que precisa ser feito e prestar contas dos trabalhos.

BÚZIOS CONTRA A LGBTfobia

Ainda em Búzios, a Prefeitura realiza capacitação para servidores da assistência social sobre questões LGBTQI+ em comemoração ao “Dia Internacional contra a LGBTfobia” na Câmara Municipal na segunda-feira (23). A iniciativa da secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda será das 9h às 12h e das 13h às 16h. A capacitação será ministrada pela equipe técnica do Centro de Cidadania LGBT / Baixada Litorânea I e II, órgão do Governo do Estado do Rio de Janeiro, e tem como objetivo capacitar técnicos, administrativos e equipes de apoio para o atendimento e acompanhamento socioassistencial dos sujeitos pertencentes ao grupo LGBTI+, bem como disseminar conhecimentos sobre as especificidades destas identidades e os caminhos para a defesa e garantia dos direitos destas pessoas através dos diversos programas, serviços, benefícios e projetos socioassistenciais ofertados no âmbito desta pasta.

ABRIGO TEMPORÁRIO

Com a chegada de uma severa frente fria à Região dos Lagos, a Prefeitura de Arraial do Cabo intensificou as ações da equipe de abordagem social do CREAS e implantou um abrigo temporário para a população em situação de rua do município de Arraial do Cabo. A população em situação de rua já é atendida pela equipe do CREAS, que estará ampliando o trabalho para a realização desse acolhimento. O objetivo é oferecer acolhimento emergencial e temporário e, posteriormente, apresentar e ampliar a oferta dos serviços dos equipamentos socioassistenciais para esta população. Serão ofertados itens de higiene pessoal, alimentação, agasalhos e atendimento técnico aos acolhidos. A desmobilização do acolhimento temporário será realizada de forma gradual, de acordo com as condições climáticas e o afastamento do frio extremo. Espera-se que, todo o esforço somatizado possa desenvolver reintegração familiar, no que for possível, tendo em vista que a política de proteção conta com as esferas da sociedade e da família para materialização dos direitos sociais de proteção. Como também contribuir com projeto de novas perspectivas de saída das ruas.

SESSÃO SOLENE EM AGOSTO

Gerou estranheza na Região dos Lagos a não-realização da sessão solene da Câmara de Arraial do Cabo, já que o município completou 37 anos de emancipação político-administrativa no último dia 13. Em contato com a Câmara, a coluna apurou que a festa será realizada no dia 26 de agosto no hotel Mediterranee, na Prainha. A demora se deve a uma dificuldade que eles tiveram para agendar a data. A sessão solene em Arraial do Cabo é um evento à parte. É o local onde as mulheres vão com seus melhores vestidos, a festa para a qual os homens separam seus melhores ternos. Um frenesi. O evento costumava ser realizado em um clube, antes da pandemia chegou a ser feito na parte da frente da Câmara, o que gerou uma quantidade absurda de críticas, dizendo que tinham acabado com a festa de gala. Desta vez, no entanto, no hotel em que será realizado e a julgar pela festa de aniversário do município, parece que a Era de Ouro está voltando com tudo no Cabo, hein? A conferir. Na cerimônia, devem ser entregues os títulos de cidadania cabista e medalhas.

BUSCANDO MARICÁ

É, minha gente, em São Pedro da Aldeia, a história do transporte continua dando pano para a manga. O que a coluna ficou sabendo nesta sexta-feira (20) é que a equipe do prefeito Fábio do Pastel (PL) procurou a Prefeitura de Maricá para trocar figurinhas com relação a implantação dos vermelhinhos. Para quem não sabe, a frota de coletivos na cidade é gerida pelo próprio município, através da Empresa Pública de Transporte (EPT). A busca de alternativas se deve, em partes, ao fato de que apesar de Fábio ter enviado um Projeto de Lei a Câmara dos Vereadores para garantir o subsídio que foi a condição que o Grupo Salineira estabeleceu para permanecer operando em São Pedro, são baixíssimas as chances dos vereadores aprovarem. A própria parlamentar da Casa, Mislene de André (SDD), foi a responsável por relembrar uma dívida que a empresa de transporte tem com a Prefeitura. Interlocutores dizem que a chance é zero do projeto passar na Câmara. Aí fica complicado, né? A Prefeitura tem que rebolar bastante para dar um jeito nessa situação. Vamos ver como é que esse jogo de cintura vai se desenrolar daqui para frente.

DONA LAURA TÁ ON

Agora a gente volta a falar sobre o lançamento das pré-candidaturas a deputado federal de Aquiles Barreto (PSD) e deputado estadual de Comte Bittencourt (CID) em Iguaba Grande nesta quinta-feira (19). O ex-vereador cabo-friense causou frisson no público ao anunciar que a mãe dele apoiaria a candidatura de Comte. Dona Laura Barreto, assim como Bittencourt, é professora e já foi secretária municipal de Educação, da mesma forma que Comte assumiu a secretaria a nível estadual. Além disso, Laura tem muito prestígio na região e foi anunciada pelo filho como um cabo eleitoral de Bittencourt como um somatório na pré-campanha de reeleição do deputado. Por falar no evento, teve discurso do prefeito de Iguaba Grande, Vantoil Martins (CID), que encerrou a cerimônia, organizada pelo vereador Paulo Rito (CID). Confira acima.

LANÇAMENTO DO PT DE IGUABA

O PT de Iguaba Grande vai lançar, neste sábado (21), suas pré-candidaturas a deputado nas eleições de outubro. Pela primeira vez, o partido apresentará postulante a Federal (Drª Margoth Cardoso) e Estadual (Fernando Santoro). O evento será realizado às 18h30 em um salão de festas no bairro Estação e deve contar com a presença do deputado federal e pré-candidato ao Governo do Rio, Marcelo Freixo (PSB).

ANIVERSÁRIO DE MARICÁ

A Prefeitura de Maricá começou a anunciar as atrações dos cinco dias de festa de aniversário do município, que completa 208 anos na quinta-feira (26). A abertura será na quarta (25), Dia Municipal do Evangélico, com show da cantora gospel Marine Friesen, a partir das 20h, em Araçatiba. Na semana passada, a Prefeitura anunciou que a programação cultural contará com mais de 30 atrações musicais, que subirão em quatro palcos montados na orla de Araçatiba, Itaipuaçu, Ponta Negra e São José do Imbassaí. Para atiçar os moradores, o município criou uma playlist, disponível no Spotify, com quatro possíveis atrações da festa, incluindo Ana Carolina, Vanessa da Mata, Adriana Calcanhotto e Nando Reis. Os internautas podem palpitar nas redes sociais. Quem será que vem aí?

EX-PREFEITO CONDENADO

O ex-prefeito de Saquarema Dalton Borges de Mendonça foi condenado em uma ação cívil pública movida pelo MPF por participação na “Máfia das Sanguessugas”. A fraude ocorreu em celebração de convênio nos anos 2000 para aquisição de Unidade Móvel de Saúde para o município. A ação da 2ª Vara Federal de São Pedro da Aldeia conseguiu a condenação de outros cinco réus (Almir Pereira da Silva, Darci José Vedoin, Cléia Maria Trevissan Vedoin, Unisaúde Veículos Especiais LTDA e Vancouver Comércio e Prestação de Serviço LTDA) por ato de improbidade administrativa. Os envolvidos fraudaram o processo licitatório para aquisição de ônibus para ser montada uma Unidade Móvel de Saúde (UMS), no valor de R$ 100 mil à época, celebrado entre o Ministério da Saúde e o Município de Saquarema. Os condenados deverão ressarcir os prejuízos causados aos cofres públicos federais e municipais em razão das fraudes perpetradas, correspondente ao valor integral, acrescido de juros moratórios e compensatórios e atualizado monetariamente na data do efetivo pagamento. “A existência desse esquema de fraudes a licitações na área da saúde ocorreu em diversos municípios brasileiros, causando graves danos à saúde pública, um dos serviços públicos essenciais prestados pelas três esferas de governo e destinado as camadas mais vulneráveis da sociedade que dependem da boa administração das verbas destinadas ao SUS para efetivação do direito fundamental a saúde, e consequentemente a própria vida”, analisou o procurador da República Leandro Mitidieri, que atuou no caso.

NADA DE RESPOSTAS

A semana vai terminando e, em Araruama, a população do distrito de São Vicente segue no aguardo da Prefeitura prestar esclarecimentos e conversar com os moradores sobre a mudança no hospital que atende os vicentinos. A reunião na terça-feira (17) encheu com a galera insatisfeita e, como já comentamos aqui, nem a prefeita, Lívia de Chiquinho (PP), nem representante foram. Disse ela que vai ter live com o projeto para o hospital. Disse vereador da base que vai ter obra na unidade. Mas datas, prazos e posicionamentos à população, que é bom, ficam na base do Irineu: “você não sabe, nem eu”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui