InícioPolíticaBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEXTA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEXTA-FEIRA (2)

Afastamento de Alexandre Martins cai como bomba em Búzios: defesa vai a Brasília na segunda-feira (5); Médicos de Cabo Frio protestam na Prefeitura por pagamentos errados; Fábio do Pastel tem reunião no DER; Marcelo Magno segue na temporada das inaugurações; Começa entrega de uniformes em Iguaba; Vereador de Araruama afirma que prefeita é intolerante com religiões; Fabiano Horta faz reunião sobre curso de Medicina; Manoela Peres anuncia novas creches; Ex-prefeito de Macaé anuncia pré-candidatura... E muito mais!

COMO UMA BOMBA

A coluna Boca Miúda desta sexta-feira (2) começa por Armação dos Búzios, que está estremecida desde a noite desta quinta (1º), quando chegou a decisão do TSE, que determinou o imediato afastamento do prefeito Alexandre Martins (REP) e de seu vice, Miguel Pereira (PL). A notícia caiu que nem bomba no balenário. Alexandre se pronunciou na manhã desta sexta-feira (2), acalmando a população, e informou que e irá recorrer da decisão (vídeo abaixo). A gente conversou com o advogado de Alexandre, Pedro Canellas. Ele disse que vai para Brasília na segunda-feira (5) entrar com recurso pelo efeito suspensivo da decisão. O objetivo é que Alexandre permaneça no cargo enquanto recorre. “Em relação à informação divulgada pela imprensa neste dia, sobre a decisão monocrática de afastamento do prefeito Alexandre Martins, reitera-se o compromisso com a legalidade, a transparência e o respeito às instâncias judiciais. Deve ser ressaltado que estamos confiantes de que os recursos serão apresentados, devidamente analisados e providos pela Corte Eleitoral. Confia-se plenamente no sistema jurídico vigente e na busca por uma decisão justa”, disse. Enquanto a notificação não chega, vida que segue. Alexandre Martins trabalhou normalmente nesta sexta, participou de uma reunião com a secretária estadual da Mulher, Heloísa Aguiar, onde discutiu o reforço da patrulha Maria da Penha e sobre a inauguração da sede em Manguinhos (abaixo).

_______________

NINGUÉM AGUENTA MAIS

Os grupos políticos de Búzios já começaram a se movimentar, Joãozinho Carrilho, que faz parte do blocão da oposição, fez um pronunciamento na sua rede social dizendo que apesar de ser adversário político do prefeito, a cidade perde muito com o seu afastamento, porém “ele está respondendo pelo crime que cometeu, pela compra de votos”. Leandro do Bope, o candidato derrotado que ingressou com a ação, está silencioso, tem se mantido discreto. Vemos que, diferente de Arraial do Cabo que nesta situação já estaria soltando fogos, em Búzios, os adversários, se têm comemorado, o fazem de maneira discreta. Até porque pessoas maduras e saudáveis de suas emoções não vão comemorar esse momento de instabilidade política, né? Nos últimos cinco anos, Búzios sofreu tanto com as idas e vindas de decisões da Justiça afastando o prefeito do cargo. Lembram do rodízio entra-e-sai de André Granado e Henrique Gomes? Então, a cidade está traumatizada. Até então, comerciantes, empresários, servidores públicos estavam entendendo que a cidade ia bem. Portanto, essa situação toda de retirar Alexandre do cargo, evidentemente, traz preocupação em todas as esferas da cidade.

APOIO DE ALEXANDRE É IMPORTANTE

Um porém nisso tudo é que pesquisas recentes apontavam para a aprovação de governo do Alexandre Martins, na casa dos 65% a 70%, e que se não fosse o revés na Justiça em Brasília, ele conseguiria renovar o mandato dele. Uma coisa é certa, engana-se quem pensa que retirando, sacando ele do cargo, ele é carta fora do baralho. Não. O apoio do Alexandre ainda é muito importante. Tanto se houver qualquer eleição, suplementar, regular, o seu apoio é muito importante, o carisma e o grupo político do Alexandre são determinantes para definir qualquer movimentação política hoje dentro de Armação dos Búzios. Ele dentro ou fora do jogo? Da prefeitura, melhor dizendo. Falando nessa movimentação política, tentamos conversar com o presidente da Câmara, Rafael Aguiar (REP), sobre toda essa situação, mas não foi possível.

MÉDICOS PROTESTAM

Na manhã desta sexta-feira (2), 11 médicos da secretaria de Saúde de Cabo Frio fizeram um protesto na porta da Prefeitura reivindicando pagamentos incorretos. Alguns deles entraram em contato com o Portal para fazer a denúncia e informaram que receberam apenas metade do valor. Não quiseram ser filmados no protesto e nem se identificar na denúncia por medo de retaliação, pois informaram que a última vez que uma médica reclamou, foi demitida. Na parte da tarde, a prefeitura de Cabo Frio emitiu uma nota informando que identificou os erros na creditação dos pagamentos e que os servidores devem identificar as diferenças salariais e entrarem em contato com a direção do Sindicaf e Sindsaúde. Entenderam? O município erra e quem tem que ter a reponsabilidade de verificar, alertá-la e refazer a inscrição é o servidor que já foi lesado.

REDE DE ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA

Representantes dos Centros Especializados no Atendimento à Mulher (CEAM) do 1º e 2º distritos de Cabo Frio, Delegacia da Mulher (DEAM) e Guarda Municipal/Maria da Penha se reuniram, na tarde desta quinta (1º), para discutir a atuação no Carnaval, no que diz respeito ao enfrentamento à violência contra a mulher. Após as tratativas sobre as medidas que serão adotadas durante os festejos, os integrantes fizeram uma segunda reunião, na sede do Fórum, juntamente com a secretária estadual da Mulher, Heloísa Aguiar, e a diretora do DGPAM, Tatiana Queiroz. A delegada titular da DEAM, Waleska Garcez, foi representada na reunião pelo chefe de investigação Fabrício Maturana e pela inspetora Zenaide Laurentino.

PASTEL NO DER

Nesta quinta-feira (1º), o prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel (PL) e seu secretário de Obras, Fernando Frauches estiveram no Rio de Janeiro com o presidente do Departamento de Estradas de Rodagem, Pedro Ramos, o diretor de Engenharia, José Milton e o vice-presidente, Gladstone Santana. O objetivo do encontro foi para tratar da construção de três passarelas já licitadas e prontas para iniciar a obra para prevenir alagamentos na travessia de águas no Campo Redondo, Balneário, Fluminense e bairro São João.

TEMPORADA DE INAUGURAÇÕES

Depois da inauguração da Praça Victorino Carriço, na noite desta quinta (1º), em Arraial do Cabo, o prefeito Marcelo Magno (PL) tem mais uma inauguração pela frente. Antes do Carnaval, no dia 8, a prefeitura vai entregar a Praça Maria Peres, no distrito de Monte Alto, com a construção do prédio administrativo do bairro. A mudança do antigo prédio para este, na praça, visa proporcionar uma localização mais acessível aos munícipes para questões relacionadas ao Poder Público. Multifuncional, a nova sede também vai contar com espaço para utilização da guarda municipal e banheiros acessíveis para a população. E não para por aí, na segunda quinzena de fevereiro, vai inaugurar a reforma da creche Vicente Rodrigues e a ampliação da Escola Francisco Luiz Sobrinho, e ainda neste semestre, a pavimentação, a praça e o pronto-socorro de Figueira, entre outras inaugurações. Até o momento, Marcelo Magno (PL) já inaugurou 40 projetos, entre clínicas, postos de saúde, praças públicas e feiras.

VISTORIA NAS OBRAS

Continuando em Arraial, o secretário de Educação, Bernardo Alcântara, esteve no Parque Público nesta sexta-feira (2), acompanhado pelo diretor de Engenharia da secretaria de Educação, André Braga. A visita marca o início da segunda etapa das obras da Escola de Ensino em Tempo Integral, um projeto educacional destacado no município. Durante a vistoria, Bernardo apresentou a importância da obra, anunciando o início da instalação da unidade educacional na próxima semana. O projeto abrange não apenas a construção da escola, mas também a revitalização local e o desassoreamento da lagoa, evidenciando o compromisso com o desenvolvimento educacional e ambiental da região. André Braga detalhou os próximos passos da obra, mencionando o fechamento da terraplanagem e a preparação para a fundação do prédio.

ENTREGA DOS UNIFORMES

O secretário de Educação de Iguaba Grande, Jales Lins, realizou a entrega dos uniformes e kits escolares aos alunos da rede municipal de ensino nesta sexta-feira (2). Com a distribuição, todos os estudantes iniciarão as aulas devidamente uniformizados e equipados, incluindo itens como casaco, calça, meias e até mesmo crocs (aquela sandalinha anatômica) para as crianças. O gestor destacou a importância do fornecimento desses materiais, ressaltando a preocupação com o conforto e a apresentação dos alunos durante o período escolar.

“PREFEITA DEMONSTRA INTOLERÂNCIA PELAS RELIGIÕES”

O vereador de Araruama, Elói Ramalho (PSD), relembrou nas redes sociais a sua autoria na lei de combate à intolerância religiosa, celebrada nesta sexta-feira (2), quando também se homenageia Iemanjá. No entanto, surpreendentemente, Araruama foi a única cidade da Região dos Lagos que não apresentou programação em honra à divindade. O dia 2 de fevereiro marca a consciência das religiões de matriz africana no município. Ramalho destaca a importância da legislação para combater a intolerância religiosa na região: “Eu coloquei a data em 2 de fevereiro para fazer menção ao Dia de Iemanjá. Infelizmente, a prefeita Lívia de Chiquinho (REP) não assinou o projeto a tempo, sendo o vice-presidente da Câmara Municipal, Júlio César, responsável por promulgá-lo. A prefeita, ao perder o prazo, demonstra intolerância e desinteresse pelas religiões”, disparou Elói.

MAIS UM ENCONTRO COM OS MORADORES

Ainda sobre Araruama, a vereadora e pré-candidata a prefeita, Penha Bernardes (PL), conduzirá um encontro político na Vila Capri na noite desta sexta-feira (2). Políticos que apoiam sua pré-candidatura estarão presentes para estabelecer um diálogo direto com a comunidade local. Durante uma caminhada preliminar pelo bairro, Penha demonstrou preocupações com as condições das ruas, destacando alagamentos e problemas de trânsito. Em suas palavras, enfatizou a importância de ouvir as demandas da população para atender efetivamente às necessidades. “Ao percorrer as ruas, notamos o descaso com os moradores, vias intransitáveis e alagamentos. Respondendo às reivindicações, sentimos a necessidade de empatia e compreensão. Diálogo é fundamental para conhecer as necessidades e juntos construirmos um Araruama que verdadeiramente cuide de nossa comunidade”, afirmou Penha.

REUNIÃO COM AS UNIVERSIDADES

O prefeito de Maricá, Fabiano Horta (PT), recebeu nesta sexta-feira (2) em seu gabinete o Presidente da Fundação Severino Sombras, Gustavo Amaral, e o reitor da Universidade Vassouras/Facimar, Marco Antônio Soares. A secretária de Ciência e Tecnologia, Adriana Costa, também participou da reunião, que teve como foco discutir o curso de Medicina e os procedimentos para a implantação dessa iniciativa em Maricá. A proposta visa formar novos médicos não apenas para a cidade, mas também para municípios vizinhos que não oferecem o curso. O prefeito destacou que futuramente os estudantes contribuirão em hospitais, Unidades Básicas de Saúde, comunidades e escolas locais, marcando o início de uma nova etapa na história da educação e desenvolvimento da cidade. A presença de estudantes de outros municípios também terá impacto positivo na economia.

‘BALDINHO DO BEM’

Em Maricá, o prefeito Fabiano Horta (PT) e a secretária de Agricultura, Mariana Príncipe, lançaram nesta sexta-feira (2) o projeto de compostagem “Baldinho do Bem”. Com 350 voluntários cadastrados, cinco mil baldinhos começaram a ser disponibilizados para incentivar a troca de resíduos por alimentos agroecológicos. Em 2023, a iniciativa processou 3,19 toneladas de resíduos, transformando-os em adubo para jardins comestíveis em diversas localidades do município. O projeto, em sua segunda edição, busca atingir a meta de 45 toneladas este ano. Novas inscrições para voluntários estão abertas. Em tempo, Maricá tem se destacado internacionalmente por suas iniciativas em segurança alimentar e sustentabilidade.

ANÚNCIO DE MAIS UMA CRECHE

Em Saquarema, o secretário de Educação, Antônio Peres, anunciou através de suas redes sociais, nesta sexta-feira (2), a inauguração da Creche Municipal Professora Elda Amorim da Silva. O evento está programado para ocorrer na segunda-feira (5), às 19h, no bairro Asfalto Velho. A cerimônia contará com a presença da prefeita Manoela Peres (PL) e da subsecretária de Educação, Lucimar Vidal, que também é pré-candidata a prefeita. E tem mais entrega no radar de Manoela. No próximo dia 20, tem uma para ser inaugurada em Bonsucesso, além de outras duas nos bairros de Jaconé e Jardim Ipitangas, cujas datas ainda serão anunciadas.

DR ALUÍZIO PRÉ-CANDIDATO

O PDT lançou a pré-candidatura do ex-prefeito de Macaé, Dr. Aluízio, à sucessão de 2024, com aval do presidente nacional licenciado, Carlos Lupi, e da presidente regional da legenda, deputada Martha Rocha. “Vai ter disputa”, disse Dr. Aluízio na rede social, nesta sexta (2). Ele vai enfrentar o atual prefeito, Welberth Rezende (CID), candidato à reeleição. O prefeito tem apoio do PT, que ganhou a secretaria de Educação e a gestão da moeda social no governo.

- Advertisement -
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Mais Lidas

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo