InícioPolíticaBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEXTA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEXTA-FEIRA (1º)

Marquinho Mendes em ato de filiação ao MDB, que confirma apoio para 2024; MP teve que entrar na jogada para a desmontagem do parque que Magdala Furtado autorizou ficar em praça pública; Alexandre Martins anfitrião do 1º Fórum Líder Lagos; Vantoil Martins recebe apoio de peso; Marcelo Magno e o novo projeto de Educação; Fábio do Pastel anuncia nova licitação para Saúde; Continua repercussão sobre vídeo de assédio em Araruama; Fabiano Horta no legislativo carioca; Manoela Peres tem contas aprovadas e CPI na Câmara... E muito mais!

DE VOLTA AO MDB

A coluna Boca Miúda desta sexta-feira (1º) começa por Cabo Frio, onde o ex-prefeito Marquinho Mendes retornou ao MDB. Ele volta ao partido com o qual havia rompido por causa do vereador licenciado Roberto Jesus nas eleições passadas, cuja candidatura a deputado estadual não conseguiu viabilizar. Marquinho retorna dizendo que é pré-candidato a prefeito pela sigla. O ato de filiação aconteceu na Associação Atlética Cabofriense, no início desta noite, com um público grande. Com Marquinho estavam Washington Reis e o irmão, deputado Rosenverg Reis. Aliás, Marquinho está convicto de que nada o impedirá de chegar ao gabinete da Praça Tiradentes.

APOIO É PRA MARQUINHO

No evento, Washington Reis confirmou que o apoio do partido é para Marquinho Mendes. E quem também discursou, e muito bem, foi a esposa de Marquinho, Camila Mendes, demonstrando que se o marido precisar dela, ela está a postos e preparada. No entanto, MM garante que é candidato, que vence em 2024 e, ainda, que “não tem essa de Magdala querer levar a Camila”, porque ele vai até o fim na candidatura dele. Aliás, em dado momento, quando o locutor disse que “atrás de todo grande homem existe uma grande mulher”, Camila disparou: “Atrás não, ao lado!”. Vai vendo aí. Confira a entrevista que ele deu pra coluna agora à noite.

MP TEVE QUE ENTRAR NA JOGADA

Continuando em Cabo Frio, segue a polêmica do parque particular montado em praça pública no Peró. Apesar do Ministério Público ter recomendado a retirada do mesmo na quarta (29), somente nessa quinta (30) começou a desmontagem. Nesta sexta (1º) fomos até o local e os comerciantes disseram que o MP esteve lá e determinou a retirada. Foi preciso que a instituição entrasse na jogada para que acontecesse. Havia um boato de que o dono do parque teria pago “uma propina” e estaria exigindo a devolução dessa propina para desmontar os brinquedos. Não sabemos se isso é verdade, mas fica o registro do tipo de comentário que corre nas ruas do Peró por conta desse parque. A que ponto chegamos hein, prefeita Magdala?

ALERTA IMPORTANTE

O pré-candidato a prefeito de Cabo Frio, Rafael Peçanha (PT), fez um alerta importante, nesta sexta-feira (1º), nas redes sociais sobre duas estratégias que podem ser adotadas por Magdala Furtado (PL). Ele lembrou que ela tem 30 dias para responder os requerimentos (sobre o parque e a distribuição de portarias), e que ela não pode responder de qualquer maneira. Além disso, ela teria uma estratégia que é mandar para a Câmara uma nova reforma administrativa para poder incorporar os cargos que foram criados e dessa forma não incorrer em improbidade. Rafael chamou atenção para isso e segundo especialistas do direito eleitoral, ela já está incorrendo em improbidade administrativa e criou problemas que podem se tornar impeditivos a uma futura pré-candidatura. O crime de improbidade já foi cometido, inclusive ela realizou uma reunião na quinta-feira (30), bem cedo, com os vereadores da base para determinar que a reforma administrativa seja aprovada o quanto antes para ela escapar dessa situação. Portanto, o alerta de Rafael Peçanha é importante. A população quer respostas para os requerimentos, mas não qualquer uma, mas sim uma resposta real sobre o que de fato está acontecendo. E tem mais um detalhe, nós estamos de olho.

PRA QUE ESSA TRUCULÊNCIA TODA?

Na manhã desta sexta-feira aconteceu o encerramento do Programa Líder, promovido pelo Sebrae, em Búzios (leia mais na nota sobre o evento, nesta edição). Com relação a isso, recebemos denúncia de uma colega da imprensa, que narrou essa experiência: “A prefeita de Cabo Frio chegou com uma grande equipe de comunicação pronta para fotografar, filmar e transmitir sua presença no local. Um de seus funcionários, identificado como Vinícius (na foto), insistentemente passava na frente dos demais profissionais que estavam lá também para fazer a cobertura e executar um trabalho. Quando advertido por uma jornalista mulher de que ele também deveria respeitar os demais, agiu com falta de educação. Aumentou o tom de voz e falou bradando que passaria na frente de todo mundo. Vejam só, um governo chefiado por uma mulher, que acha correto desrespeitar as pessoas, principalmente se for mulher”. E disse mais: “Ainda bem que você não veio, Renata. Senão você ia se aborrecer de novo”.

NENHUM REPRESENTANTE

Por outro lado, nem Magdala ou qualquer representante do governo cabo-friense compareceu à reunião de prefeitos fluminenses realizada no início da semana, em Niterói, quando foi assinada ação conjunta contra a Enel, em virtude dos apagões ocorridos em 18 de novembro, fora os inúmeros picos de energia que aconteceram depois disso. Não foi ninguém de Cabo Frio, por que será?

FARRA EM CONTRATAÇÃO DE PUBLICIDADE

A prefeitura de Cabo Frio vai fazer contratação de publicidade nas rádios da cidade. O valor total envolvendo cinco rádios é de R$ 1.108.000,00. Mas observem que interessante: uma delas é comunitária e só pega num quarteirão; tem outra em cuja programação os apresentadores esculhambam a prefeita de tal forma que é inacreditável. E tem um detalhe importantíssimo: essa rádio onde a prefeita é esculhambada está fora do ar, segundo alguns técnicos, há mais de um mês, e ainda assim o município vai pagar mais de R$ 18.000,00 no contrato mensal. Tem mais um detalhe, quem assina essa farra toda é o secretário de Governo, Roberto Jesus.

POR ONDE ANDA?

Comerciantes e moradores do bairro Vila Nova estão indignados com o retorno da completa balbúrdia no bairro. Isso porque embora tenha uma lei que proíbe entrada de ônibus de turismo na cidade, essa regra vem sendo desrespeitada e com isso vêm os transtornos, como parada em fila dupla, criam congestionamento, atravanca o fluxo de veículos, gerando muita reclamação. Além disso, inúmeras denúncias sobre o Terminal de Ônibus de Turismo, dando conta de que os ônibus que vêm pra Cabo Frio estão sendo desviados para um outro terminal, em São Pedro da Aldeia, com o objetivo de desviar os recursos que deveriam entrar nos cofres do município cabo-friense para os do empresário aldeense. Tem ainda a questão da Praça do Moinho, no Peró, um bairro altamente turístico e que detém a única praia com Bandeira Azul, e mesmo assim a prefeita leiloou a praça sem discutir absolutamente nada com a população. Diante de todas essas questões que esbarram, descaradamente, no setor de Turismo, a pergunta que não quer calar é: cadê Paula Pinheiro? A secretária municipal de Turismo parece que não tem voz mesmo. Embora tenha feito uma apresentação na Câmara, ao que parece, nada ou quase nada do que ela disse que aconteceria, tem acontecido. A gente só não sabe se Paula está sendo boicotada ou bypassada.

LÍDER LAGOS

Em Armação dos Búzios, o prefeito Alexandre Martins (REP) foi o anfitrião do 1º Fórum Líder Lagos, do Sebrae, encontro que aconteceu nesta sexta (1º) e reuniu representantes, além do município buziano, de Araruama, Saquarema, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande, Rio das Ostras, São Pedro da Aldeia, Casimiro de Abreu e Silva Jardim. O objetivo foi apresentar o planejamento elaborado por mais de 60 lideranças representando os setores público, privado e terceiro setor, com foco nos objetivos sustentáveis da Agenda 2030, visando impulsionar o desenvolvimento socioeconômico da região. Segundo Alexandre, esse tipo de evento contribui para capacitar empresários bem como fomenta o turismo de negócios.

PRAIA ACESSÍVEL

A Praia da Azeda está ganhando acesso para às pessoas usuárias de cadeira de rodas e com baixa mobilidade. O prefeito de Armação dos Búzios, Alexandre Martins (REP) e o secretário da Pessoa com Deficiência, Aurélio Barros, acompanharam esse momento, na Praia da Azeda. “Este projeto será um marco neste verão, mas não pararemos por aí, será um projeto permanente dando oportunidade para as pessoas de mobilidade reduzida poderem ter acesso ao mar durante todo o ano. O que fizemos agora foi um teste dos equipamentos e da equipe, foi para ver na prática o que aprendemos na teoria. Temos um longo e satisfatório trabalho pela frente”, destacou Aurélio.

O RETRATO DA OPOSIÇÃO

Essa foto foi publicada nas redes sociais do presidente do Cecierj, Joãozinho Carrilho, durante um almoço reunindo a oposição, o grupo que vai enfrentar Alexandre Martins nas urnas. Na mesa, dois pré-candidatos, o Joãozinho Carrilho e o Mirinho Braga, que já foi prefeito da cidade e tenta retornar ao cargo. Além disso também, Robinho Mota, o ex-prefeito Henrique Gomes, ex-vereador Valmir da Rasa e o atual vereador Raphael Braga. Há ainda outros nomes da oposição ao atual prefeito buziano que estão fora da foto, como a ex-vereadora Gladys Nunes e o ex-prefeito André Granado, além do Leandro do Bope, que tem aparecido em segundo lugar nas pesquisas. Aliás, Mirinho fez de tudo para a Leandro fechar com ele. Só que o que queimou o filme mesmo foi que Mirinho disse que, para fechar, o Leandro teria que se afastar do braço direito dele, que é o Renato Matos, da SEB. Bom, Leandro não pensou duas vezes. Disse um bom e sonoro não, muito obrigada. Para bom entendedor, poucas palavras bastam.

APOIO DE PESO

O prefeito de Iguaba Grande, Vantoil Martins (CID), depois de participar do 1º Fórum Líder Lagos, em Búzios, teve um encontro com o deputado federal Altineu Côrtes (PL), num restaurante às margens da BR-101, em Itaboraí, para falar sobre as emendas parlamentares, com foco na área da saúde. “Conversamos sobre a eleição do ano que vem, onde ficou acertado que o Partido Liberal estará na base de apoio da nossa candidatura em Iguaba Grande que irá suceder o nosso governo. O deputado se mostrou bastante feliz na votação que obteve em Iguaba e confirmou que o PL estará caminhando com o Cidadania”, disse Vantoil.

RAMPA DE ACESSIBILIDADE

O secretário de Turismo e Lazer de Iguaba, Marcelo Durão, foi verificar as adequações da rampa de acessibilidade na Praia dos Ubás. Ele verificou os últimos detalhes e exigências da Bandeira Azul. “O caminho é longo, mas com um passinho de cada vez chegamos lá, é o nosso governo trabalhando por um turismo ecológico. Estamos juntos, a todo vapor. O trabalho não pode e não vai parar”, disse Marcelo.

HOMENAGEM AO SAMBA

Ainda em Iguaba, o vereador Luciano Silva (CID) promoveu uma solenidade em comemoração ao Dia Nacional do Samba. Foram entregues troféus para os presidentes dos blocos da cidade e um simbólico certificado para personalidades importantes para o carnaval da Princesinha dos Lagos.

CULTURA E EDUCAÇÃO

Em Arraial do Cabo, mal o prefeito Marcelo Magno (PL) curou a ressaca (boa) da inauguração do Centro Cultural e Educacional Manoel Camargo – que aliás foi um marco nesta quinta (30), o local ficou lotado, confira aqui – ele correu, juntamente com seu secretário de Educação, Bernardo Alcântara, para conferir um local onde, segundo o chefe do executivo, vai sediar o projeto do “maior projeto educacional que Arraial do Cabo já teve”, onde haverá escola em tempo integral. Em tempo, Marcelo avisou que o salário do servidor cabista já está na conta.

NAS RUAS

O prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel (PL), sextou fazendo o que mais gosta que é vistoriar obras na cidade. Pela manhã, esteve no bairro Colinas e aproveitou para tomar um suco de manga com a moradora Dona Márcia, que foi quem ofereceu o refresco. À tarde, Pastel iria inaugurar duas ruas no Porto da Aldeia. Falando em obras, na noite desta quinta (30) ele fez uma live anunciando que dia 12 de dezembro vai acontecer a licitação para as obras do Hospital Municipal, que terá 4 mil m² e ficará atrás do Pronto Socorro. Aproveitou, ainda, para reafirmar sua pré-candidatura à reeleição em 2024.

REPERCUSSÃO SOBRE ASSÉDIO

O vídeo do ex-prefeito de Araruama, Chiquinho da Educação (União), onde ele obriga os servidores a compartilharem os conteúdos da esposa, a prefeita Lívia do Chiquinho (REP), continua repercutindo muito nas redes sociais. Em relação ao vídeo, o que está sendo entendido é que os funcionários da prefeitura têm horários determinados por Chiquinho para fazerem as postagens. O caso recente foi do vereador Aridinho Martins (União). Inclusive Chiquinho ofereceu mundo e fundos para ele declarando o seguinte: “Eu quero paz na minha vida”. Aridinho rompeu com Chiquinho e declarou apoio total a Penha Bernardes (PL). Aliás, Aridinho pegou a presidência municipal do União Brasil.

TARIFA ZERO EM DEBATE NO RIO

O prefeito de Maricá, Fabiano Horta (PT), foi até a Câmara de Vereadores do Rio nesta sexta-feira (1) para falar sobre a implementação da tarifa zero no transporte público carioca. O destaque sobre o assunto foi para as vans e para as bicicletas compartilhadas. “É o primeiro processo de transição e leva tempo. A cidade teve um ciclo de 10 anos para que todo o sistema se universalizasse. Nós ganhamos uma empresa pública e ela atendeu diversos eixos de Maricá, conseguindo uma estruturação para que pudesse interlocutar também com as vans e com o sistema de bicicletas”, explicou Fabiano. Na ocasião, aproveitou para cumprimentar a deputada Elika Takimoto (PT) pelo recebimento da medalha Pedro Ernesto, a maior honraria da cidade, entregue pela vereadora Luciana Novaes (PT). “Duas grandes mulheres que se mobilizam e lutam pelo Rio de Janeiro e suas demandas”, disse Horta.

APROVADA

A prefeita de Saquarema, Manoela Peres (PL) teve parecer favorável do TCE em relação às contas da gestão 2022. O Tribunal analisou os gastos da Prefeitura, além de investimentos em saúde, educação, verbas dos royalties, dentre outros. De acordo com o relatório, todos os investimentos ultrapassaram os mínimos exigidos pela legislação. “Pelo sexto ano seguido, tivemos nossas contas aprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro. Isso mostra o comprometimento da nossa gestão com a transparência, honestidade e o bom uso do dinheiro público, fazendo todos os investimentos que nossa cidade precisa e merece”, afirmou Manoela. Por outro lado, a Câmara de Saquarema abriu uma CPI para investigar a contratação da O.S. Prima Qualitá, a pedido dos vereadores Bruno Pinheiro, Abraão da MelGil, Waguinho, Bebeto e Roger Gomes. No último dia 22, o TCE-RJ determinou aos secretários de Saúde de Saquarema o não reconhecimento de despesas e a interrupção imediata de pagamentos à Organização Social destinados a contratações com suspeitas de irregularidades. É aguardar pra ver.

- Advertisement -
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Mais Lidas

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo