BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEXTA-FEIRA (1º)

Vantoil Martins amplia segurança na Princesinha dos Lagos e oficializa 100 jovens do 'Cidadão Participativo'; Fábio do Pastel às voltas com município no CAUC; Chuvarada deixa Arraial com série de transtornos; Zé Bonifácio é o 'highlander da restinga'; MPF requisita estudos ambientais da dragagem do Itajuru; Alexandre Martins é Esperança Futebol Clube; As desincompatibilizações na região; Em Araruama, André Mônica vai calçar as chuteiras do PDT; Rodrigo Neves em ascensão na pré-campanha... E muito mais!

1352

MAIS SEGURANÇA PRA PRINCESINHA

A coluna Boca Miúda desta sexta-feira (1º) começa por Iguaba Grande, que a partir de hoje conta conta maior efetivo na segurança e um Posto Integrado de Segurança. O espaço vai integrar a Guarda Ambiental e o grupamento de motos do 25º BPM, e vai funcionar 24h por dia. A central fica no Parque dos Desejos, próximo à Apierj. O bairro é onde fica a Zona Especial de Negócios e também onde estão localizadas muitas casas de veraneio, que normalmente ficam fechadas durante a semana e se tornam alvos fáceis para bandidos. Mas o prefeito Vantoil Martins (CID) disse que a ideia é levar a parceria a outras áreas da cidade. O prefeito fez uma live pela manhã, durante a cerimônia de inauguração, acompanhado de vereadores, secretários e agentes da segurança pública. Na ocasião, também foi lançado o Proeis no município, que agora passa de seis para dez policiais militares. “É mais um compromisso da minha gestão e é um passo gigantesco para nossa cidade”, disse ele.

CIDADÃO PARTICIPATIVO

Mas a agenda de Vantoil Martins não parou por aí nesta sexta (1º). O prefeito iguabense acompanhou a cerimônia do Projeto Cidadão Participativo 2022, quando 100 jovens assinaram o contrato de trabalho. A partir de segunda-feira (4), eles vão atuar dentro dos departamentos da prefeitura, Fórum, Previguaba e Câmara Municipal. O projeto é da secretaria municipal de Assistência Social, Trabalho e Renda, comandada por Cláudia Souza, e dá oportunidade aos jovens de 16 a 24 anos de conseguirem o primeiro emprego. “Antes do nosso governo eram 80 jovens e fizemos questão de ampliar o projeto para 100. Quanto mais pessoas participarem, maior é a certeza de que estamos no caminho certo. Sou concursado na prefeitura desde o ano 2000 e durante todo o meu período no setor público, pude ver jovens que se destacaram e que hoje são imprescindíveis na prefeitura. As nossas secretarias estão de braços abertos para receber cada um para contribuir na formação de vocês”, declarou Vantoil.

ALTERAÇÕES NOS LIMITES ENTRE IGUABA E SÃO PEDRO

Os limites dos municípios de Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia podem ser corrigidos. O objetivo é incluir comunidades locais mais próximas do centro de cada município, além de estabelecer que propriedades estejam totalmente delimitadas dentro de cada cidade. É o que determina o PL do deputado Bruno Dauaire (PSC), que a Alerj aprovou nesta quinta (31), em primeira discussão. Dauaire explicou que o projeto corrije a lei que criou o município iguabense, desmembrado do município aldeense, que não atendeu às normas estaduais e federais relativas à matéria, nem às características locais. Principalmente, as distâncias da localidades até os respectivos centros administrativos. Dauaire deu exemplos das alterações da proposta. De acordo com o parlamentar, as linhas imaginárias dividiram diversas propriedades, como a Ponta da Farinha, com mais de 1 milhão de metros quadrados. Assim como os parcelamentos de solo oriundos da antiga Fazenda Santa Lúcia e Morro dos Macedo, que têm a maior parte dentro dos limites de Iguaba Grande.

ALDEIA NO CAUC

O município de São Pedro da Aldeia entrou para lista de inadimplente no CAUC, que é quase que um SPC/Serasa da gestão pública. A questão é que a penalidade para isso é a perda de convênios que, para a atual administração aldeense, é considerada vital para realizar, por exemplo, a criação da Cidade da Saúde. A Procuradoria do município emitiu nota nesta sexta-feira (1º) dizendo que já entrou com uma ação na Justiça e já foi deferida tutela de urgência determinando a suspensão do status de inadimplente. A informação é de que o que fez essa negativação do município foi a falta de investimento em recursos próprios na educação. Pela lei, cada cidade deve investir 25% do total na área, mas apenas 22,4% foi gasto pela Prefeitura de São Pedro em 2021. O que se especula é que foi esse o motivo do prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel (PL), ter colocado a cabeça do secretário de Educação, Elias Valadão na guilhotina. A Prefeitura não confirma a veracidade do boato, mas quem conhece Fábio do Pastel acha bem coerente com a situação.

CHUVA NA ALDEIA

A forte chuva na Região dos Lagos nesta sexta-feira (1º) provocou danos em São Pedro da Aldeia. O muro da instituição Aldeia da Infância Feliz, no Balneário das Conchas, foi danificado e a equipe de Serviços Públicos correu para iniciar a revitalização. As equipes da Defesa Civil e de Ordem Pública também foram acionadas para ocorrências em diversos bairros. Ao todo, foram 37mm de chuva registrados.

CHUVA NO CABO

Em Arraial do Cabo, as chuvas geraram transtornos diversos. As aulas na rede municipal de ensino, por exemplo, foram suspensas nesta sexta-feira (1º). Além disso, por conta do despejo de águas nos mares, que podem conter esgoto, banhos na Prainha e na Praia dos Anjos foram proibidos por 48 horas. As equipes de Defesa Civil do município ainda trabalham para minimizar danos em locais, como, por exemplo, o Morro da Cabocla, que chegou a registrar deslizamentos, com deslocamento de pedras. Um muro também foi derrubado na Rua Kioto, na Praia dos Anjos. Não houve, porém, feridos ou registro de desalojados e desabrigados.

ARRAIAL EM SOBRAL

A secretária de Educação de Arraial do Cabo, Isalira Gomes, compôs a equipe da Prefeitura que foi até Sobral, no Ceará, para o 38º Seminário de Educação da cidade, que tem o melhor Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do país. O objetivo do evento, ocorrido nesta semana, era promover uma troca de experiências entre gestores da educação e pesquisadores da área. A comitiva cabista foi composta ainda por membros do Departamento Pedagógico do município.

HIGHLANDER DA RESTINGA

Em Cabo Frio, ainda repercute, em clima de preocupação, o afastamento temporário do prefeito José Bonifácio (PDT), que na próxima segunda-feira (4) vai passar por uma cirugia para a retirada de um nódulo no fígado. Zé vai ficar afastado da Prefeitura por 15 dias. Ele disse que está tranquilo, até porque não é a primeira vez que ele encara uma situação dessas. A ver pelos últimos 3 anos: em 2019, fez tratamento contra um câncer de pâncreas; no fim de janeiro de 2021, contraiu Covid, mas teve sintomas leves e trabalhou de casa; no mesmo ano, em junho, precisou passar por uma pequena cirurgia no nariz depois de ser atingido por uma placa de madeirite durante uma fiscalização à obra do Monumento do Pescador. No mês seguinte, em julho, teve que se afastar da Prefeitura para passar por uma cirurgia para retirar o primeiro nódulo do fígado e, alguns dias depois, já estava de volta ao batente. Ainda assim, a notícia deixou parte da população preocupada. Mas Zé, como sempre, mantém o otimismo e a calma, e até consegue transmitir isso, de certa forma, à população, mas muita gente está comentando a torcida por ele. E nós, do Portal RC24h também, para que ele retorne o quanto antes ao prédio da Praça Tiradentes.

HOMOLOGAÇÃO DO CONCURSO

A Câmara de Cabo Frio terá uma reunião para discutir a homologação do concurso público de 2020 e alteração da legislação. O encontro vai ter participação do Sindicato dos Servidores do município (Sindicaf) e dos Trabalhadores da Saúde (SindSaúde). A reunião será no plenário da Câmara nesta segunda-feira (4), a partir das 10h, com transmissão ao vivo pelas redes sociais.

MPF REQUISITA DOCUMENTAÇÃO

O MPF deu 15 dias para a secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade apresentar todos os estudos ambientais e projetos relativos às obras de dragagem do Canal do Itajuru, na Lagoa de Araruama, em Cabo Frio. O evento para lançamento do início das obras foi nesta quinta (31). “Tendo em vista o funcionamento deficiente das ETEs (Estações de Tratamento de Esgoto) na região, a existência de diversos “valões” com despejo de esgoto in natura na Lagoa de Araruama e o risco de que o esgoto não tratado seja direcionado ao mar a partir das obras ora discutidas”, o procurador da República Leandro Mitidieri pede esclarecimentos do poder público estadual sobre potenciais efeitos negativos das obras de dragagem.

ESPERANÇA ESPORTE CLUBE

Em Armação dos Búzios, o prefeito Alexandre Martins (REP), acompanhado do secretário de Esportes, Gugu Braga, recebeu a turma da diretoria do Esperança Esporte Clube, do bairro da Rasa, para conversar sobre a possibilidade de um termo de cooperação. Durante o encontro foram apresentadas propostas e debatidos alguns pontos para atender as solicitações. Alexandre, que é um amante dos esportes, já sinalizou positivamente. Afinal, fundado em 1945, o clube é, atualmente, uma referência na região. O campo, inclusive, é sede de importantes partidas de futebol, atraindo torcidas nas arquibancadas e apaixonados por futebol.

CONCESSÃO E PERMISSÃO DE SERVIÇOS PÚBLICOS

Ainda em Búzios, a Câmara aprovou, em primeiro turno, na sessão desta quinta (31), Projeto de Lei Complementar que dispõe sobre o regime de concessão e permissão de serviços públicos de competência do município. O objetivo é “regulamentar a delegação dos serviços públicos, mediante concessão ou permissão.” A proposta do Poder Executivo estabelece o direito e obrigações dos usuários, os encargos do município, das concessionárias e das permissionárias e a política tarifária. Também prevê a extinção da permissão ou concessão por advento do termo contratual, encampação (retomada do serviço pelo município), rescisão, anulação e falência ou extinção da empresa concessionária. Conforme o texto, toda concessão ou permissão será objeto de prévia licitação e pressupõe serviço adequado ao pleno atendimento dos usuários.

TABULEIRO EM MOVIMENTO

Oh, minha gente, lá em Araruama tem mudança prevista no cenário para a campanha eleitoral de 2022, viu? A coluna apurou que o ex-prefeito André Mônica calçou as chuteiras que andava pendurada. Se desfiliou ao PL e está de malas prontas para o PDT, partido do qual já fez parte há cerca de 20 anos. O objetivo de André com essa mudança, segundo nossas fontes, é engrossar a campanha do pré-candidato dos Democráticos Trabalhistas ao governo do Rio, Rodrigo Neves, mirando uma vaga entre as 513 da Câmara dos Deputados, em Brasília.

2ª VIA

Há de se convir que a quase certa pré-candidatura de André a deputado federal dá ânimo na corrida em Araruama, já que ele se colocaria como a primeira alternativa forte para concorrer com o vereador Carlos Alberto Siqueira, o Russo (Avante), que é o pré-candidato do todo-poderoso de Araruama, o ex-prefeito Chiquinho “sem Educação”. André, quando concorreu à Prefeitura em 2020, recebeu 15.800 votos. Na mesma eleição, o PDT teve uma margem ali de 1.700. Portanto, juntos somam mais de 17.000 votos da preferência do araruamense. Será que vem prosperidade por aí?

NEVES EM ASCENSÃO

O momento em que André Mônica chega ao PDT é favorável ao partido. Rodrigo Neves, na última pesquisa do Instituto Gerp, teve 14% das intenções de voto. Os líderes Cláudio Castro (PL) e Marcelo Freixo (PSB), respectivamente, pontuam 21 e 24% e já veem Rodrigo pelo retrovisor, se aproximando. Ainda mais que Castro deu uma burrada nessa semana, que foi sua festa de aniversário com camarão e bebidas caras, no momento não muito apropriado que é o de recessão econômica que as famílias fluminenses vivem. Por outro lado, Freixo tem votos consolidados, mas tem uma dificuldade de entrar em terrenos conservadores, o que não é o caso do PDT, como dá para ver que aconteceu nas eleições de 2020 em Cabo Frio. Além do mais, nessa semana, o partido oficializou Rodrigo Neves como pré-candidato ao Governo do Estado com apoio de Eduardo Paes (PSD), que é o político mais conhecido do estado do Rio de Janeiro. Enquanto, na mesma pesquisa Gerp, Castro e Freixo já tinham mais de 70% de índice de conhecimento entre os eleitores, apenas 48% deles disseram conhecer Rodrigo. Acredita-se que o engajamento de Paes consiga transferir, facilmente, para Rodrigo, pelo menos, uns 5% logo de cara. Com isso, Rodrigo chega a 20% fácil na próxima pesquisa e, aí, sabe-se lá o que pode acontecer nessa matemática.

SERGINHO TÁ ON

A sexta-feira (1º) foi o último dia para os secretários municipais e estaduais se desincompatibilizarem de seus cargos para concorrer às eleições deste ano. É o caso, por exemplo, do secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Dr. Serginho (PL). Sérgio deixa o para voltar a Alerj e poder se engajar em sua campanha para reeleição. O ex-secretário teve um trabalho notável no tempo em que passou no 1º escalão de Cláudio Castro (PL) e conquistou, por exemplo, a UERJ para Cabo Frio, apesar da faculdade ainda não ter se instalado no município, mas há expectativa que no primeiro semestre deste ano isso aconteça. Fato é que a rede Faetec cresceu na Região dos Lagos e outras conquistas, como o Centro de Pesquisa que será instalado em Tamoios e outro em Iguaba Grande. Inegável que Serginho fez um trabalho acima da expectativa e deixa legado. Por mais de se tenha críticas ao seu Bolsonarismo excessivo, o advogado sobressaiu na missão que Castro lhe conferiu.

AQUILES DA CONFIANÇA

Agora, de olho na Câmara Federal, quem também se desincompatibilizou do cargo que ocupava foi o secretário especial de Integração Metropolitana do Rio de Janeiro, Aquiles Barreto (PSD). O ex-vereador de Cabo Frio parte para campanha deixando no cargo Alberto Jacob Szafran. Aquiles está confiante com a nominata feita pelo PSD, que inclui nomes a federal e estadual do calibre de Marcelo Calero e Renan Ferreirinha, e se diz muito tranquilo da vitória nas urnas. “Com a mesma certeza que eu dizia que Zé Bonifácio iria ganhar a eleição de prefeito de Cabo Frio a gente também vai ter sucesso no nosso objetivo de conseguir uma cadeira de deputado Federal. Hoje também se encerram as filiações partidárias e a gente conseguiu fazer uma nominata muito boa com sete são secretários (do governo de Paes). Se a gente fizer oito, 15 entram”, disse ele confiante. Cada vez mais, outubro é logo ali.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui