Início Boca Miúda BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEXTA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEXTA-FEIRA (19)

ARTICULAÇÃO PARA ALÉM DO CABO 

O prefeito de Arraial do Cabo, Marcelo Magno (SDD) foi a Búzios nesta sexta-feira (19), para articular parcerias em uma reunião com outros atores políticos da nossa região e do estado. O encontro foi na casa do deputado Federal, Altineu Côrtes (PL), que fez um almoço para os convidados, em que o prato principal foi a política. Estavam presentes além de Marcelo e o anfitrião Altineu, o prefeito interino de Silva Jardim, Fabrício Napinho (SDD); o senador Carlos Portinho (PSD); e o secretário de Assuntos Estratégicos de Saquarema, Peres. Interlocutores informaram que o prefeito cabista aproveitou a oportunidade para tratar do Porto do Forno, pedindo ajuda ao deputado e ao senador, para viabilizar o pleno funcionamento, uma vez que ainda não estão operando com 100% da capacidade. Dependem de liberação para alfandegar, além de entraves com licenciamentos. Outros assuntos também colocados na mesa, entre uma garfada e outra, foram alternativas de investimentos para a área de saneamento na Região dos Lagos, incluindo, é claro, a Lagoa de Araruama. Marcelo, ao que parece, já encontrou quem possa ajudá-lo a avançar em Brasília nas várias questões, em especial, naquilo que pode gerar emprego e renda em Arraial. Vamos aguardar o que vem por aí. 

 

 

 

ROMPIDOS? NÃO É O QUE PARECE…

A turma da oposição de Arraial do Cabo anda comentando no Beco da Fofoca e nos grupos de whatsapp, que o ex-prefeito Andinho (MDB) e o atual Marcelo Magno (SDD) estão rompidos. “Nem se falam mais”, disse um comentarista político das esquinas do Cabo. Para debelar essa fake news, o assessor especial de Gabinete, Ronnie Plácido, fez questão de fazer o registro para informar que, por mais uma sexta-feira, Andinho e o vice-prefeito Deivinho (MDB) vão à prefeitura para conversar com prefeito. “Estavam reunidos e eu pedi pra fotografar para mostrar que não tem briga nenhuma”, disse Ronnie. E tem mais, esse encontro acontece toda semana, só que ninguém faz a foto. Logo, não há briga, tampouco ruptura. Pelo contrário. Estão mais juntos do que nunca e planejando o futuro político do grupo, com vistas para a eleição de 2022 e 2024. Podem apostar, eles têm um plano. Ah, se tem!

 

 

 

LIBEROU ESCOLAS PARTICULARES

O prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio (PDT) liberou o retorno, ou melhor, a flexibilização das aulas presenciais das escolas particulares, incluindo as universidades também. Claro, mediante uma série de cumprimentos de segurança listados no documento. Aos amantes da sétima arte, o cinema também foi liberado (clique aqui para ler a matéria na íntegra). Voltando à educação, esse retorno já era certo, como havíamos antecipado aqui na coluna há uma semana. Quem também está feliz com a decisão é o vereador Vanderson Bento (PTB), o primeiro a levantar a bandeira pela causa, participou de alguns debates sobre o assunto, inclusive um deles foi realizado pelo Portal RC24h. Já os alunos da rede municipal ainda terão que esperar mais um pouco, as aulas vão continuar de maneira remota. É torcer para que tudo corra bem nesse retorno.

 

 

 

HOTEL ACAPULCO 

O famoso Hotel Acapulco, de Cabo Frio, abandonado há muitos anos, pode virar um hotel escola, como havíamos divulgado aqui no Portal. Pelo menos essa é a intenção do prefeito José Bonifácio (PDT), que está na expectativa de uma sinalização positiva do Sesc/Senac. Pois bem, uma comissão designada pelo chefe do executivo e presidida pelo secretário adjunto de Planejamento, Sérgio Nogueira, avaliou a estrutura do local a pedido do prefeito e emitiu um laudo oficial dizendo que não será necessária a demolição total da edificação, que segundo eles é "recuperável", apesar de apresentar risco de dano estrutural por conta das condições pelos anos de abandono. No documento também foram apresentados os custos para recuperação do prédio. Agora é só aguardar para ver o que o sistema S irá decidir. Estamos na torcida.

 

 

 

RECURSOS PARA BÚZIOS 

O prefeito de Armação dos Búzios, Alexandre Martins (REP), se reuniu no gabinete nesta sexta-feira (19), com o senador Carlos Portinho (PSD) e o Deputado Federal Altineu Côrtes (PL) para tratar de demandas interessantes para o balneário. O vice-prefeito, Miguel Pereira (PL), também esteve no encontro. A promessa feita pelo senador é de trazer recursos para o município, assim como a de Côrtes, que chegou a afirmar que “vamos ter a honra de poder ajudar e trazer recursos para Búzios, que está em ótimas mãos agora”. Esse Alexandre tá com moral mesmo, hein? O presidente da Câmara dos Vereadores, Rafael Aguiar (REP), o secretário de Serviços Públicos, Marcão, e os vereadores Dom (PROS), Gugu da Nair (DEM), Josué Pereira (PRTB), Lorram (PRTB), Victor Santos (REP) e Niltinho de Beloca (PROS) estiveram presentes na reunião.

 

 

 

BALCÃO DE EMPREGOS A TODO VAPOR

Ainda sobre Búzios, Alexandre Martins (REP) teve um encontro nesta quinta-feira (18), para fechar mais uma parceria do Balcão de empregos. Desta vez com empresa do ramo de segurança, representada pelo diretor, Marcos Saraiva, e a gerente de RH, Flávia Pereira. Quem também acompanhou – e que aliás está acompanhando tudo que acontece no balneário – foi o presidente da Câmara, vereador Rafael Aguiar (REP), além, claro, dos coordenadores da secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda, Henrique Freitas e André Gouvêa, que são os responsáveis pelo Balcão. E falando Desenvolvimento Social, esta sexta (19) tem a live da semana do prefeito justamente com titular da pasta, Joice Costa, e Rafael Aguiar. Deve vir mais coisa boa por aí. A transmissão será na fanpage de Alexandre.

 

 

 

CONEXÃO LEBLON

Mais uma de Búzios, o secretário de Turismo e Cultura de Búzios, Luiz Romano não para mesmo. Aliás, o prefeito Alexandre Martins escolheu a dedo seus secretários: o povo tem hora pra começar os trabalhos, mas raramente para terminar. Mas, como ninguém é de ferro, numa de suas idas à capital por dever de ofício, Romano parou para trocar um dedo de prosa com o amigo e ator Thierry Figueira (lembram dele da época de galã global, nos anos 90?), num cantinho gostoso do Leblon.

 

 

 

 

PARCERIA EM IGUABA

De Iguaba Grande, quem manda notícias é o líder do governo na Câmara, vereador Luciano Silva (Cidadania). Teve um bate-papo daqueles (bons) com o colega de vereança Elifaz Ramalho (PP). "Meu parceiro em projetos para a nossa cidade", disse o edil, cheio de disposição. Aliás, assim tem feito Luciano na casa legislativa, sempre conversando com os colegas, trocando ideias fora da sessão, super interessado em tudo e, principalmente, sempre atento. Para primeiro mandato, parlamentar vem revelando que tomou gosto pela função.

 

 

 

QUASE LÁ

O primeiro-cavalheiro de Araruama, Chiquinho da Educação, compartilhou em lista de transmissão nesta sexta-feira (19) a imagem de um chinelo com uma propaganda do Patriota. Questionado se ele já estava no partido, ele disse que “ainda não, mas que está quase lá”. Contudo, ele fez questão de destacar que era só ele. A mulher, Lívia Bello, continua firme e forte no PP.

 

 

 

 

 

EDUCAÇÃO EM GREVE

Os profissionais da Educação de São Pedro da Aldeia decidiram iniciar um movimento grevista após assembleia nesta quinta-feira (18). Segundo o sindicato, as principais pautas são a segurança dos profissionais na volta às aulas, o fornecimento de EPI’s e a falta de apresentação do plano municipal de imunização para os servidores da área. Na quarta-feira (24), a categoria deve se reunir às 14h com o prefeito, Fábio do Pastel (PODE). O sindicato afirma que essa reunião só foi confirmada via telefone e que ainda não houve um ofício para que o encontro seja formalizado. De qualquer forma, também na quarta, às 19h, a categoria convocou uma nova assembleia para definir se a greve continua ou será interrompida.

 

 

 

APESAR DA GREVE

No mesmo dia em que a greve dos profissionais da educação foi iniciada em São Pedro da Aldeia, o prefeito, Fábio do Pastel (PODE), se reuniu com representantes da Escola Municipal de Educação Especial, Pedro Paulo Lobo de Andrade (EMESPP). O objetivo da conversa, de acordo com o chefe do Executivo municipal, foi alinhar soluções e estratégias para as necessidades da instituição e das famílias que são atendidas pela unidade. Fábio tem governado de maneira a parecer ser adepto do diálogo. Fica a expectativa, então, de como será o tratamento do prefeito com o sindicato dos profissionais na próxima semana.

 

 

 

REUNIÃO DE CONTRAPARTIDA

A Prefeitura de Maricá promoveu nesta sexta-feira (19), uma “reunião de contrapartida” com estudantes bolsistas do programa Passaporte Universitário nesta sexta-feira (19). Beneficiários dos cursos de Análise de Sistemas, Enfermagem, Pedadogia, Psicologia e Serviço Social que cursam a partir do 4º período vão participar de um projeto social a ser desenvolvido nas escolas do município no período de volta às aulas. O vice-prefeito do município, Diego Zeidan (PT), e a secretária de Educação, Adriana Costa, conduziram o encontro. Para Diego, o foco da atual gestão, comandada por ele e Fabiano Horta (PT), é a educação em todas as esferas. O interessante é que, para os estudantes, o projeto significa experiência. Para o município, mão de obra. Para a população, serviços. Esse é o tipo de iniciativa que não fica pesada para ninguém e todo mundo sai ganhando, né? Parabéns aos envolvidos.

 

 

 

HOSPITAL NOVO E EMPREGO À VISTA

O prefeito de Macaé, Welberth Rezende (Cidadania) anunciou que a Unimed já investiu mais de R$ 80 milhões em um hospital que está sendo construído no município. O presidente da entidade, Dr. Thales Azevedo, o vice-presidente, Dr. Gumercindo Pinheiro, e o coordenador de obras e diretor médico, Dr. Marcio Bittencourt, estiveram com o prefeito em uma visita às instalações do novo hospital da Unimed Costa do Sol. O espaço tem 18 mil m² de área construída e vai contar com os serviços de cirurgia, UTI, pronto atendimento e hemodinâmica. De acordo com Rezende, quando o hospital entrar em funcionamento serão gerados mais de mil empregos diretos, além dos 100 que foram gerados pela obra. O atual hospital da Unimed, no Centro, será mantido e vai funcionar como emergência pediátrica e maternidade.

 

 

 

CORTINA DE FUMAÇA?

Após o quarto aumento consecutivo no preço da gasolina e do diesel, o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), anunciou intervenção no comando da Petrobras pelas redes sociais nesta sexta-feira (19). Bolsonaro nomeou o general Joaquim Silva e Luna como novo presidente da estatal, em substituição a Roberto Castello Branco, que ocupava o cargo desde 2018. Silva e Luna foi ministro da Defesa no governo do ex-presidente Michel Temer (MDB) e, desde 2019, era presidente da usina binacional de Itaipu. É curioso, no entanto, que Bolsonaro tenha esperado a noite de sexta para fazer esse anúncio, no momento exato em que a Câmara julga se o Deputado Federal Daniel Silveira (PSL/RJ) vai ser solto ou continuar preso por conta das investigações do STF que apuram atos antidemocráticos e ameaças aos ministros da corte. Coincidência ou seria cortina de fumaça uma das “habilidades” mais notáveis do capitão da reserva que ocupa o cargo mais importante do Executivo brasileiro?

VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisment -

Mais Lidas

Skip to content