InícioBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEXTA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEXTA-FEIRA (11)

Zé Bonifácio se encontra com Ceciliano e participa de fórum com Castro; Saiba quem Zé escolheu para assumir a Educação de Cabo Frio; Aquiles almoça com Lula na casa de Paes; Vantoil Martins edita novo decreto em Iguaba; Alexandre Martins anuncia festival gastronômico; PF em Arraial do Cabo; Os carros de ouro de Galo; Fábio do Pastel nas ruas; Vacinação com Pfizer começa segunda (14) em Araruama; Fabiano Horta repercute encontro com Lula.. E muito mais!

ZÉ & ANDRÉ

O prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio (PDT), visitou o presidente da Alerj, André Ceciliano (PT), durante passagem pela cidade do Rio de Janeiro, nessa quinta-feira (10). O vereador Davi Souza (PDT) e o ex-deputado estadual Janio Mendes (PDT) também estavam no encontro. Na pauta, estava o Fundo Municipal de Liquidação de Restos a Pagar, lei de iniciativa do Zé aprovada na Câmara. A idealização dessa lei é de Ceciliano, que foi o autor do PL direcionado ao Estado do Rio. Por isso, a comitiva cabo-friense foi atrás de discutir a implementação e gestão desse fundo, que afastou a ameaça de bloqueios, arrestos e sequestros de verbas sobre as contas do município. Na ocasião, o grupo também conversou sobre a política regional. Após o encontro com o deputado petista, Zé, Jânio e Davi aproveitaram para almoçar com Carlos Lupi, presidente nacional do PDT.

LANÇAMENTO DE PROJETO NO RIO

Além da reunião com o presidente da Alerj, André Ceciliano (PT), o prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio (PDT), aproveitou a passagem na capital para participar do Fórum Estadual de Secretários Municipais de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento do Estado do Rio de Janeiro. Zé estava acompanhado da secretária de Agricultura e Pesca cabo-friense, Katyuscia Brito. O evento, no Palácio Guanabara, teve a presença do governador, Cláudio Castro (PL), do secretário de Agricultura do Estado, Marcelo Queiroz, e de autoridades estaduais e de outros municípios. A ocasião marcou o lançamento do Projeto Mercado do Produtor AgroRJ, do Governo do Estado, que entregou um ofício a Cabo Frio, solicitando informações para que seja feito um estudo de viabilidade para implantação do projeto no município. O programa prevê uma parceria entre o Governo do Estado e os municípios para construção e gestão de mercados, com o objetivo de estimular o consumo da produção local pelos moradores das comunidades vizinhas. Durante o encontro, o prefeito também firmou uma parceria com a Emater para cessão de barracas a serem utilizadas da Feira do Produtor Rural, realizada quinzenalmente no Parque de Exposição de Tamoios, na Fazenda Campos Novos. A expectativa é que as estruturas sejam entregues ao município nesta sexta-feira (11), para que sejam usadas já na edição da Feira deste domingo (13). Na ocasião da feira, inclusive, o secretário de estado de Agricultura deve estar presente para acompanhar a instalação das barracas dos produtores. Assim como no encontro com Ceciliano, também estiveram no Fórum Estadual o diretor financeiro da Alerj, Jânio Mendes (PDT), e o vereador de Cabo Frio Davi Souza (PDT).

ALMOÇANDO EM PAES

O secretário de Governo de Cabo Frio, Aquiles Barreto (PT), foi novamente a capital do Rio nesta sexta-feira (11). Ele esteve lá na quinta (10), mas retornou para um almoço na Gávea Pequena, residência oficial do prefeito da cidade do Rio, Eduardo Paes (PSD), com o ex-presidente Lula (PT), pré-candidato ao Palácio do Planalto no ano que vem. Além de muitas lideranças do PSD, partido de Paes, Aquiles foi convidado junto com líderes do PT, como Joãozinho Maurício, presidente estadual do partido, Washington Quaquá, vice-presidente nacional do PT, e o prefeito de Maricá, Fabiano Horta (PT). O cardápio, a gente não sabe qual foi, mas que o encontro foi dos mais recheados, não dá para discutir. Fato é que Aquilles já mostra ter cadeira reservada na articulação desse ‘blocão progressista’, que procurar aderir o PSD, partido de Centro.

NOVA MEXIDA

Mais uma mudança no secretariado do prefeito de Cabo Frio, Zé Bonifácio (PDT). A quinta desde que assumiu comando do município há seis meses. Quase uma média de uma por mês. Primeiro mexida foi na Assistência Social, com Janaina Vidal, depois o irmão Jefferson Vidal, na COMSERCAF; em seguida Flavio Tziu no Esportes e Turismo; mais recentemente passou pela Agricultura com Luciene Lima; e agora vai mudar o comando da Educação nos próximos dias. Flávio Guimarães, atual secretário, não vai permanecer no cargo. A informação foi revelada pelo próprio Zé, em primeira mão, em um bate papo rápido pelo telefone nesta manhã de sexta-feira (11). Bonifácio disse que já vinha dialogando com ele durante a semana. No começo da noite ainda não havia falado com Flavio pessoalmente sobre a exoneração por causa da correria do dia, mas disse que teria essa conversa ainda hoje. Isso porque a agenda de Zé foi bem agitada nesta sexta, quando passou boa parte do expediente em Tamoios, acompanhando a secretária de Obras, Tita Calvet durante serviço de saneamento e desobstrução de ruas alagadas pelas chuvas dos últimos dias. Mas o que todos querem saber é quem vai assumir? Nomes como Márcia Tardelli e Elicéa da Silveira são especulados com força. Verônica Cardozo também corre por fora, já que é adjunta. Mas o prefeito garantiu que ainda não decidiu, mas que no fim de semana, vai escolher quem vai comandar a educação municipal em substituição ao Flavio. É esperar para ver. Até lá, façam suas apostas. Uma coisa é cristalina: escreveu, não leu, Zé créu!

IGUABA TEM NOVO DECRETO

O prefeito de Iguaba Grande, Vantoil Martins (CID) lançou novo decreto de medidas de segurança contra a Covid. As medidas já valem a partir desta sexta (11), data da assinatura documento. Entre as mudanças, houve flexibilizações como a liberação de música ao vivo nos estabelecimentos que podem funcionar, reabertura de casas de festas e eventos (aniversários, casamentos) e autorização da prática de esportes em piscinas e quadras dos condomínios, desde que sejam respeitados os protocolos de segurança. Iguaba seguiu o que muitas das cidades vizinhas já tinham adotado.

DE OLHO NOS PROJETOS

Ainda de Iguaba Grande, o secretário de Agricultura, Abastecimento e Pesca, Vagnei Lessa, também participou do Fórum de Secretários Municipais de Agricultura do Estado do Rio de Janeiro, nesta quinta (10), do qual contou com a presença do governador Cláudio Castro. Vagnei ficou animado com o encontro, que teve como objetivo incentivar a agricultura e proporcionar um debate entre os órgãos do setor. De volta do encontro, trouxe na bagagem projetos futuros que podem ser implementados na cidade.

FESTIVAL GASTRÔNOMICO A VISTA

O prefeito de Armação dos Búzios, Alexandre Martins (REP), se reuniu com a sociedade civil para falar sobre a realização de um Festival Gastronômico na cidade. A iniciativa é da secretaria de Turismo, Cultura e Patrimônio Histórico e tem como objetivo criar o conceito de “gastronomia para todos”, estendido em vários pontos da cidade com apresentações artísticas e musicais. Na ocasião, ficou decidido a criação de uma comissão com representantes de todos os segmentos para conceituação do evento. Já está definido que o festival será em setembro e uma nova reunião foi agendada para a próxima segunda-feira (14), para alinhar os critérios sobre os grupos de trabalho.

QUASE ATRAÇÃO TURÍSTICA

Quando a Polícia Federal visita o Arraial do Cabo, vocês sabem como é, né? Fica aquele siricutico, aquele clima… Numa dessas passagens dos agentes pela cidade, olha como Ronnie Plácido, assessor especial do gabinete do prefeito, Marcelo Magno (PL), ficou. A foto fazendo joinha ao lado da viatura só mostra essa figuraça cabista. A turma não fica para trás e é aquele quiproquó sadio.

É DE OURO?

O ex-secretário de Segurança e Ordem Pública de Arraial do Cabo, Márcio Gallo, que já teve mandatos de busca e apreensão expedidos contra ele duas vezes – uma com base na Lei Maria da Penha, por ameaçar a esposa, e a outra por cobrar propina para realizar shows na cidade – teve documentos vazados que caíram como uma bomba na cidade. O arquivo da Prefeitura, na época que ele era secretário, mostra o aluguel de cinco carros por R$ 42 mil. A turma está querendo saber se os veículos eram banhados a ouro, né? Não à toa, o ex-prefeito, Renatinho Vianna (REP), diz que aceitou a demissão dele por ele ser uma pessoa que tinha problemas no setor dele. Que coisa misteriosa, não?

PASTEL NAS RUAS

A equipe da Prefeitura de São Pedro da Aldeia realizou uma visita técnica no Museu do Sal nesta quinta-feira (10). A vistoria teve o objetivo de encaminhar as tratativas finais para a entrega do local à população. Foram avaliadas as adaptações necessárias, além de melhorias no entorno como guarda-corpo, entre outras. Em seguida, o prefeito, Fábio do Pastel (PL), foi até os bairros Balneário I e II, e Balneário das Conchas, onde analisou os pontos mais afetados pelo período de chuvas e fez a verificação de novas ações para a localidade. No fim do dia, inclusive, fez uma live e disse que ver a situação das pessoas após as chuvas o motiva a fazer a gestão da cidade.

JÁ TEM PFIZER

Após uma longa espera e 81 e-mails não respondidos pelo Governo Federal desde o segundo semestre de 2020, a Pfizer enfim já é uma realidade no espólio das prefeituras no combate à COVID-19. Em Araruama, foram recebidas 2.340 doses do imunizante da farmacêutica americana nesta sexta-feira (11). O município também recebeu 690 doses da vacina da AstraZeneca na mesma remessa. As doses da vacina americana serão aplicadas no município já nesta segunda (14) aos cidadãos com 51 anos nascidos entre janeiro e junho. A vacina da Pfizer começou a ser distribuída no Brasil no mês passado, mas, por conta do primeiro lote ter sido muito pequeno, apenas 19 municípios com mais de 150 mil habitantes do Rio de Janeiro receberam o imunizante. Na área de cobertura do Portal RC24h, apenas Cabo Frio e Macaé constaram na lista.

REPERCUTIU NA CLASSE

O encontro do ex-presidente Lula (PT) com lideranças progressistas em um hotel na capital do Rio nesta quinta-feira (10), continuou repercutindo ao longo desta sexta (11), no cenário político da nossa região. O prefeito de Maricá, Fabiano Horta (PT), esteve presente no encontro e publicou em uma rede social: “É uma imensa alegria reencontrar pessoalmente nosso querido e eterno presidente Lula que nos traz uma energia inspiradora, nos fazendo voltar a sonhar com um Brasil melhor para todos. O sentimento de esperança conduziu a reunião com lideranças da esquerda carioca”. A postagem teve 1,9 mil reações e passou dos 400 comentários e 125 compartilhamentos.

PRESTÍGIO

Ainda sobre o encontro do PT nesta quinta-feira (10), na capital, um detalhe que chamou a atenção foi a organização da recepção a Lula, no Hotel Atlântico, em Copacabana, que ficou sob responsabilidade de João Maurício, presidente estadual do partido e secretário de Governo de Maricá. Quem esteve presente ficou impressionado com tantos elogios e deferências que Lula fez a Joãozinho. Chamou-o de “filho” e elogiou sua competência. O discreto João Maurício vem se tornando uma grata surpresa para as lideranças petistas do Estado. Um cara que consegue ter prestígio com a maior liderança, que é Lula e ao mesmo tempo é parceiro e companheiro de lideranças menores no interior do RJ. Sem dúvida, João Maurício é hoje um dos principais nomes do Partido dos Trabalhadores em nível nacional.

1.400 EMPREGOS

O Programa do Amparo ao Emprego, da Prefeitura de Maricá, atingiu a marca de 1,4 mil empregos garantidos durante a Pandemia de COVID-19. Com a reabertura recente das inscrições para o projeto, já chega a 289 o número de empresas contempladas pela iniciativa, que paga um salário mínimo por funcionário para que empreendimentos de pequeno e médio porte não demitam. Nesta quinta-feira (10), com a presença do prefeito, Fabiano Horta (PT), representantes de 41 das 65 novas empresas inscritas no PAE assinaram o termo de adesão ao programa.

MARCELINO MULTADO

Por unanimidade, o colegiado do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) multou em R$ 5 mil, na sessão desta quinta-feira (10), o prefeito reeleito de Rio das Ostras, Marcelino da Farmácia (PV), por conduta vedada nas Eleições 2020. Para a relatora dos processos, desembargadora eleitoral Alessandra Bilac, ficou evidente “a utilização de recursos públicos, voltados para a área de publicidade institucional”, em benefício dos candidatos, o que viola o princípio da isonomia na disputa eleitoral. Cabe recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A condenação de Marcelino veio através de uma publicação em um jornal com a prestação de contas da gestão dele. Contratada e paga com dinheiro público, a reportagem relacionava os feitos da administração pública ao então candidato, além de tecer críticas a gestões anteriores. O prefeito de Vassouras, Severino Ananias Dias Filho (DEM), também foi multado na mesma decisão e terá de pagar R$ 10 mil por divulgar obra pública em outdoor, de forma a também favorecer a candidatura dele à reeleição.

VACINA NO BRAÇO E CASA NOVA

O deputado federal Marcelo Freixo, que foi vacinado contra a COVID-19 nesta sexta-feira (11), começou o dia anunciando a saída dele do PSOL. O destino é o PSB. Era um movimento político que já acontecia há algum tempo e se confirmou nas últimas horas. Na quinta (10), ficou explicito que algo estava acontecendo, devido a presença de Freixo no ‘encontro do blocão progressista’ em um hotel no Rio com o ex-presidente Lula (PT), Gleisi Hoffmann (PT), Fabiano Horta (PT), André Ceciliano (PT), Jandira Feghali (PCdoB) e Alessandro Molon (PSB).

EMPREENDEDOR

De ex-juiz federal a governador impichado, Wilson Witzel (PSC) tem mais um tópico para incluir na lista de profissões que já exerceu. Depois de sofrer o impeachment em abril deste ano, Witzel vai abrir um curso de mentoria para candidatos a concursos públicos, segundo ele mesmo afirmou pelas redes sociais. Questionado pelos jornais O Globo/Extra, o ex-juiz federal ainda disse que quer lançar uma ONG de formação política. Em uma publicação na página dele, Witzel perguntou aos seguidores quem iria realizar o concurso público para a Polícia Civil. Um internauta questionou ao ex-governador se daria tempo para se preparar. Witzel, então, respondeu: “Tudo é possível, depende de sua vontade tempo e dedicação. Eu posso te ajudar no meu curso de mentoria que será lançado nos próximos dias”, respondeu o ex-governador do Rio. Será que, dessa vez, a carreira vai ser bem-sucedida?

VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais Lidas

Skip to content