back to top
15/11/2024 — 01:21
  (Horário de Brasília)

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEXTA-FEIRA (11)

EXCLUSIVA: Fabinho Costa fala dos projetos para o primeiro mandato no executivo; Polêmica da ata de adesão de Magdala continua; Análise das urnas: os grandes derrotados; Fábio do Pastel volta à rotina das vistorias; Câmara de Búzios já definiu novo presidente; Vereador de Arraial é tetra; Descaso na educação de Araruama; Lucimar Vidal de volta às redes sociais... E muito mais!

Compartilhe

PERCENTUAL DE VOTAÇÃO RECORDE NO ESTADO E NO PAÍS

A coluna Boca Miúda desta sexta-feira (11) começa por Iguaba Grande, onde o prefeito eleito, Fabinho Costa (CID), deu uma entrevista exclusiva ao Portal RC24h para falar sobre seus projetos para seu primeiro mandato no executivo. Antes disso, vale pontuar que Fabinho foi o prefeito eleito mais votado no estado (95,09% dos votos) e o segundo no país. Na conversa, Fabinho sinalizou que não vai fazer muita mudança no secretariado. Porém, ele disse que convidou o prefeito Vantoil Martins (CID) para ser secretário dele. E mais, que a camisa que o Vantoil quiser vestir para jogar onde ele acha fundamental. Fabinho também aproveitou para lançar Vantoil como o candidato a deputado estadual do grupo. Ele fez um cálculo e acredita que o prefeito consegue sair de Iguaba com cerca de 15 mil votos. Ele falou também que já tem reunião marcada em novembro, para iniciar a construção do tão sonhado hospital de Iguaba; ele aposta que no início do ano que vem a obra já será licitada, porque é um projeto pré-aprovado. Falou também sobre educação em tempo integral, que é uma meta, e que vai ampliar o sistema de monitoramento de câmeras, criando um grande cinturão, onde toda a cidade de Iguaba estará sendo monitorada. Comentou, ainda, sobre a presidência da Câmara Municipal, de como será o processo para eleger o presidente. Para além disso, podemos destacar a fidelidade de Fabinho a Vantoil, essa sintonia fina dos dois mostra que quando as vaidades são deixadas de lado e o projeto do município prevalece, o resultado é esse, o recorde de votos. Confira a entrevista na íntegra:

_________________

FABINHO NA CÂMARA

Falando em Fabinho Costa, a Câmara Municipal recebeu a visita dele nesta quinta-feira (10), na qual ele usou a tribuna para expressar sua gratidão à população pela expressiva e inédita votação que obteve no último domingo (7). Juntamente com seu vice, Marciley Lessa (PL), presidente da Câmara Municipal, Fabinho agradeceu aos eleitores pelo apoio massivo, que ultrapassou a marca de 95% dos votos. Em seu discurso, Fabinho destacou a importância da participação cidadã e o compromisso que ele e sua equipe têm em atender às demandas da população. “Essa vitória é um reflexo da confiança que vocês depositaram em nós. Estamos aqui para servir e trabalhar juntos por uma cidade melhor”. E por falar em Marciley, ele está se preparando para deixar a cadeira da Câmara, e todos já estão se perguntando quem será que vai presidir a Casa a partir de fevereiro. A disputa promete ser bem acirrada.

RESCISÃO JÁ COMEÇOU

Em Cabo Frio, a polêmica da vez está sendo a ata de adesão da Comsercaf, no valor de R$ 4,6 milhões, e a suspensão de ordem de serviço dos prestadores de serviços credenciados. A gente já havia falado desse caso nesta semana, inclusive a Câmara deve editar um Decreto Legislativo semana que vem para sustar os efeitos dessa ata. No entanto, segundo informações que recebemos, o processo não teve qualquer alteração até o momento, visto que a Comsercaf emitiu um comunicado nesta quinta-feira (10) avisando da rescisão dos contratos. Segundo a Prefeitura disse, em nota, “a suspensão dos contratos foi determinada em cumprimento a uma decisão do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que considerou irregular o credenciamento realizado em 2021. A autarquia garantiu que está cumprindo a lei, assegurando transparência e legalidade, e que o contrato de adesão à nova ata tem validade até 31 de dezembro de 2024, e não por 12 meses, como divulgado inicialmente”. A ver.

CLIMA NÃO TÁ BOM

Ainda sobre Cabo Frio, a coluna tomou conhecimento, através de fontes fidedignas, que houve corte de combustível em várias secretarias, medida de contenção radical. Parece que tem gasolina para ambulâncias e algumas outras viaturas da Saúde, assim mesmo de forma racionada. Outras reclamações são relativas à passagem de ônibus – que os servidores estariam pagando do próprio bolso sem saber se serão reembolsados – e ao 13º salário. Neste caso, a secretária de Administração, Adriana Almeida, disse que será pago em duas parcelas: nas folhas de outubro e novembro. Mas fato é que o clima é o pior possível dentro da prefeitura, inclusive para quem quer trabalhar e deixar uma entrega, porque ainda há dois meses até o final do mandato da prefeita Magdala Furtado (PV). É aguardar pra ver.

ANÁLISE DAS URNAS

Passada quase uma semana das eleições municipais, realizadas no último 6 de outubro, e terminadas as comemorações dos vencedores, começa a se desenhar que o comportamento do eleitor mudou sensivelmente de uns anos pra cá e acabou refletindo diretamente no resultado deste ano. Na Região dos Lagos, “os grandes derrotados”, em sua maioria, foram os chamados “caciques”, os políticos tradicionais, que raramente estão fora da vida pública. Confira aqui as derrotas em Cabo Frio, Arraial do Cabo, Búzios, São Pedro da Aldeia, Saquarema e Maricá.

OBRAS DO CENTRO ESPORTIVO REI PELÉ

Falando em Fábio do Pastel, ele voltou com força total aos trabalhos depois das eleições. O foco agora são as próximas obras que serão inauguradas. Pastel já foi numa nesta sexta-feira (11) acompanhar a do Centro Esportivo Rei Pelé, na antiga Praça da Juventude. Quem também esteve presente foi o secretário de Obras e Desenvolvimento Urbano, Fernando Frauches. O espaço será equipado com diversos equipamentos voltados para atividades físicas e recreativas. Esse projeto inclui vestiários, academia popular, salas de administração, dança e lutas, pista de atletismo, quadra poliesportiva, campo beach soccer e duas quadras de vôlei de praia, além de um depósito. Visando o conforto e a inclusão de pessoas com deficiência, o local contará com piso tátil e estacionamento adaptado para garantir a acessibilidade.

VOTAÇÃO SURPREENDENTE

Ainda em São Pedro, a gente conversou com o vereador eleito Moisés Batista (SDD), o 5º mais votado, com 1.708 votos. Num rápido bate-papo com a coluna, Moisés, até então chefe de Gabinete de Fábio do Pastel e seu braço direito, ele contou como está a vida após a expressiva votação em 6 de outubro. Disse que ficou muito feliz ao receber cumprimento das pessoas nas ruas e que isso significa um reconhecimento do trabalho dele. “Eu sempre busquei ser essa pessoa acessível e as pessoas responderam a isso. Se eu tive 1.700 votos, andando na rua parece que eu tive 4 mil, de tantas pessoas que chegam pra falar que votaram em mim. Faz parte da política né, é gratificante”, finalizou.

PRESIDENTE DA CÂMARA DEFINIDO

A Câmara Municipal de Armação dos Búzios já definiu seu presidente para o próximo biênio (2025-2026). Será Anderson Chaves (REP), vereador eleito com 820 votos. A decisão, confirmada pelo secretário de Governo, Marcus Vallerius, o Marcão, aconteceu na manhã desta sexta-feira (11), durante reunião entre o prefeito Alexandre Martins (REP) e seu vice, Leandro da Rasa (SDD), e os vereadores da base, Victor Santos (MDB), Josué (PL), Anderson Chaves (REP), Aurélio Barros (SDD), Jô da Saúde (REP) e Toni Russo (MDB). Anderson Chaves, inclusive, já foi secretário de Alexandre em duas pastas diferentes: Administração e Serviços Públicos.

É TETRA!

Em Arraial do Cabo, o vereador reeleito, Ayron Freixo (PL), está radiante com a reeleição e segue para o quarto mandato a partir de 2025. Foi o terceiro mais votado. Nas redes sociais, ele agradeceu aos moradores da região central e dos distritos e disse que fará o melhor mandato da vida dele. E nesse caminho do legislativo, Ayron surpreende pelo crescimento no número de votos: teve 589 votos na primeira eleição que participou; na seguinte, 712, em 2020 recebeu 1.075 votos e nesta última, 1.081.

DESCASO NA EDUCAÇÃO

Em Araruama, passaram as eleições e já recomeça a bagunça no governo da prefeita Lívia de Chiquinho (REP). Durante as eleições, tudo são flores, e a prefeita não deu um passo à frente. Agora que sabe que a sua sucessora foi eleita, Daniela de Lívia de Chiquinho (MDB), ela já quer voltar a abrir as asas. Foi anunciado nesta sexta-feira (11) que diversos funcionários contratados da Secretaria Municipal de Educação foram demitidos. Entre os atingidos estão professores e auxiliares de educação, profissionais essenciais para o funcionamento das escolas. Essa decisão afeta diretamente o ensino e a qualidade da educação no município. Difícil aceitar que, em vez de valorizar os educadores e investir na formação das crianças, a gestão escolha enxugar os quadros, deixando muitos sem emprego e comprometendo o futuro dos alunos. E não são apenas reclamações na área da educação; há também em outros setores, principalmente na saúde. Os descasos vêm acontecendo com frequência, e quem paga é o povo.

LICITAÇÃO DA EXPO IMPUGNADA

Ainda sobre Araruama, o ex-candidato a prefeito Sérgio Ribeiro (DC) usou suas redes sociais, nesta sexta-feira (11), para falar mais uma vez da licitação da Expo. Sérgio havia entrado, no início da semana, com um processo de impugnação da licitação. E olha no que deu: foi impugnada. Ele comentou sobre os erros que o governo da prefeita Lívia de Chiquinho tem cometido: “Diversos vícios dessa licitação foram feitos para favorecer um ou outro que viesse a entrar ali, tirando a condição de qualquer empresário que quisesse fazer e obter lucro na festa”. Outro ponto abordado por Sérgio foi que a prefeita mudou o esquema de camarote. Antes, havia um para a prefeita e convidados; o outro era por compra de ingressos: “A verdade é que eles tiraram o camarote e colocaram o dos vereadores que vocês colocaram aí, e agora a licitação não deu certo, e eles vão tentar de outra forma”. Mas o mais estranho, segundo ele, é que “até agora não divulgaram as atrações da Expo”. É, a situação está complicada para Lívia, hein?! Um joga para o outro e fica nessa. Isso era uma economia que a prefeitura tinha, porque quem pagava isso era o empresário que ganhava a licitação. Agora estão empurrando a conta para o governo. Para finalizar, Sérgio falou sobre seus amigos, alguns dos quais são empresários: “Aquele cara que vocês botaram no carro ontem pedindo R$ 50 mil é meu amigo, como a grande parte das pessoas que trabalham em eventos”. E aí, será que essa licitação vai ser impugnada de novo?! No final do mês já tem a Expo. É aguardar pra ver.

DE VOLTA ÀS REDES SOCIAIS

Falando em Lucimar Vidal, ela estava meio sumida nas redes sociais, descansando do período eleitoral, e voltou nesta sexta-feira (11) para agradecer aos eleitores pelos votos conquistados. Ela afirmou que pretende continuar firme e forte para prosseguir com os projetos que Manoela já está desenvolvendo pela cidade: “Agradeço à minha prefeita Manoela pelo apoio e estarei aqui ajudando sempre a população. Agradeço a vocês que me acolheram, que conversaram comigo, que me deixaram falar um pouquinho. Quero agradecer a toda a equipe que caminhou comigo, às bandeiras que foram maravilhosas, muito alegres para essa campanha que realizamos. Quero agradecer também aos candidatos a vereador que me levaram a vários bairros e caminharam junto comigo”. Vale ressaltar que Lucimar conseguiu eleger todos os 13 vereadores da base do governo. Ninguém foi eleito pela oposição. Isso foi um feito histórico na cidade. Até para exercer a função de prefeita, ela terá mais capacidade de aprovar diversos projetos pela Câmara Municipal já no início de seu mandato, em janeiro. A oposição, nessa altura, deve estar roendo todas as unhas possíveis, porque foi uma enorme decepção. Ninguém imaginava que isso iria acontecer. Mas surpresas acontecem. Agora não adianta chorar pelo leite derramado.

Redação
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias

Pular para o conteúdo