BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEXTA-FEIRA (10)

Governador lança cursos da Uerj na cidade e participa do lançamento da pré-candidatura de Dr. Serginho à Alerj; em dia de agenda cheia Marcelo Magno recebe Romário e Thiago Pampolha no gabinete; Vantoil Martins curte show de Marcos & Belutti no aniversário de Iguaba; Alexandre Martins vistoria praça e recebe representante da cultura; Fábio do Pastel retoma rotina de visita a obras; deputado sobe o tom em críticas a Lívia de Chiquinho... E muito mais!

1168

LANÇAMENTO DA UERJ EM CABO FRIO

A coluna Boca Miúda desta sexta-feira (10) começa por Cabo Frio, que recebeu a visita do governador Cláudio Castro (PL) para o lançamento oficial dos cursos de Medicina, Ciências Ambientais e Geografia da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) no município. O badalado evento no fim da tarde e início da noite – realizado em frente ao Hospital Universitário Reitor Hesio Cordeiro (HURHC), contou com a presença de diversas personalidades da política no estado e da Região dos Lagos. E põe diversa nisso, pois ali estavam reunidos, junto com o PL, PT, PDT, PROS e Progressista. Foi uma verdadeira união em torno da educação. “A palavra aqui é nós, é democracia, é parceria. Pela primeira vez em tantos anos o governo não contingenciou verba da universidade. A vida só vai melhorar pela educação. Não dá pra pensar em futuro sem ciência e tecnologia. Já disse ao João Carrilho e a Dr Serginho que quero Faetec em tudo quanto é canto desse estado. Não quero centenas de cursos, mas sim aqueles vocacionados para cada região”, disse o governador do Rio. Clique aqui para ler a matéria na íntegra.

___________________

ZÉ SUGERIU E CASTRO ACEITOU

Na oportunidade, o prefeito José Bonifácio (PDT) sugeriu a desapropriação de um terreno que fica entre o prédio onde vai funcionar a Uerj e o Hospital Universitário Reitor Hesio Cordeiro (HURHC) para ampliar o espaço acadêmico da universidade. Castro aceitou de pronto. E prometeu reformar as unidades de pronto atendimento de Cabo Frio. “Aceitamos a oferta do terreno, sim, e do hospital também. Quero dizer ainda que vamos reformar as UPAs de Tamoios e do Parque Burle também”, completou Castro, que foi bastante aplaudido.

PRÉ-CANDIDATURA LANÇADA

Boa parte da turma que esteve no evento da Uerj seguiu direto para o megalançamento da pré-candidatura do deputado estadual Dr. Serginho (PL) à reeleição. Com a participação do governador, de vários prefeitos, vereadores e deputados federais, o ex-titular da secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação mostrou seu poder de articulação na Associação Atlética Cabofriense. A expectativa era tamanha e o próprio Serginho havia dito ao RC Cast que seria o maior evento político da história de Cabo Frio. Após o encontro, o deputado foi anfitrião de um jantar para os convidados.

PACTO PELAS ÁGUAS

Outro evento realizado em Cabo Frio, mas na parte da manhã, foi o lançamento do pacto pelas águas da bacia do Rio São João no auditório da Universidade Veiga de Almeida. O ex-secretário de Estado de Meio Ambiente e deputado estadual Thiago Pampolha foi um dos anfitriões na ocasião, que distribuiu licenças ambientais do Inea para algumas obras nas cidades da região. Além disso, o pacto prevê ações de reposição florestal em 200 hectares da Bacia do Rio São João que compreende os municípios de Cachoeiras de Macacu, Rio Bonito, Casimiro de Abreu, Araruama, São Pedro da Aldeia, Cabo Frio, Rio das Ostras e Silva Jardim. Durante o lançamento, o presidente do Inea, Philipe Campello, assinou o Termo de Compromisso Ambiental (TCA) com as concessionárias de água e esgoto da região para a execução do projeto de reposição florestal. O prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio (PDT), representou o município no evento.

TARDE DE VISITAS

O advogado, ex-reitor da Uerj e pré-candidato a deputado federal Ricardo Lodi (PT) marcou presença no evento de lançamento da universidade estadual em Cabo Frio. Mas antes deu uma passada na redação do Portal RC24h para ter dois dedos de prosa com a jornalista e editora-chefe do Portal, Renata Cristiane. O pré-candidato a deputado estadual Janio Mendes (PDT) e o secretário-adjunto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Cabo Frio, Rafael Peçanha, estiveram presentes na ocasião.

EXCLUSIVA COM JÚLIO LOPES

O deputado federal Júlio Lopes (PP) é outra personalidade política que veio a Cabo Frio participar de eventos. O congressista enviou várias emendas parlamentares para a região e é notoriamente um articulador entre prefeitos e o Governo do Estado, especialmente no que diz respeito a massa asfáltica para pavimentação das cidades. Julio esteve no lançamento da Uerj e da pré-candidatura de Dr. Serginho. O deputado vai dormir em Cabo Frio, em uma pousada no bairro da Passagem, recebe o Portal RC24h para uma entrevista exclusiva na manhã deste sábado (11) e se reúne, na sequência, com empresários do Largo São Benedito, que estão pedindo um apoio do parlamentar. Por fim, como ninguém é de ferro, para juntar o útil ao agradável, Lopes ainda pretende ir até um evento de chorinho na Passagem.

ESTACIONAMENTO ROTATIVO

A Câmara Municipal de Cabo Frio realiza, nesta segunda-feira (13), às 10h, um debate sobre o Estacionamento Rotativo Municipal. A iniciativa é do presidente da Casa, Miguel Alencar (UNIÃO). Dois Projetos de Lei de autoria do Executivo tramitam na Casa Legislativa, sendo um sobre a concessão da exploração do serviço público de estacionamento e o outro sobre a alteração da lei vigente, que pode tirar a isenção de moradores de Cabo Frio. Serão convidados representantes do Poder Executivo, incluindo a secretaria de Mobilidade Urbana, comerciantes, associação comercial e de moradores, sociedade civil e imprensa. O assunto tem gerado muita polêmica e controvérsia nas ruas e, certamente, será uma das pautas do 4º episódio do RC Cast, o podcast do Portal RC24h, com Miguel Alencar. O programa será transmitido ao vivo pelas páginas do Portal na terça (14). Fiquem de olho.

ROMÁRIO NO CABO

O prefeito de Arraial do Cabo, Marcelo Magno (PL), teve uma sexta-feira (10) abarrotada de compromissos antes de seguir para o evento do deputado estadual Dr. Serginho em Cabo Frio. No fim da tarde, por exemplo, ele recebeu no gabinete o colega de partido e senador Romário (PL). O prefeito e o parlamentar conversaram sobre os rumos da política na região e projetos que vem sendo implementados na cidade.

BATE-PAPO COM MARCELO

A agenda do deputado estadual e ex-secretário de Meio Ambiente do Estado Thiago Pampolha (UNIÃO) na Região dos Lagos começou antes do evento em Cabo Frio. No começo desta sexta-feira (10), Pampolha esteve com o prefeito de Arraial do Cabo, Marcelo Magno (PL) para tomar um café da manhã reforçando e fazer um bate-papo político no gabinete do chefe do Executivo cabista. Entre as boas novas, Thiago antecipou a informação de que já foi dada a liberação das obras de saneamento em Monte Alto, distrito de Arraial. Novidade boa para a turma do Cabo, que ansiava há tempos sobre a questão.

ANIVERSÁRIO ROLANDO

A festa de aniversário de Iguaba Grande continua rolando. A dupla sertaneja Marcos & Belutti se apresentou na noite desta quinta-feira (9) para um grande público presente na Praça da Estação. O prefeito, Vantoil Martins (CID), levou a esposa, Vanessa, e as filhas para tietar um pouco os artistas, assim como tem feito ao longo de todo o evento. Os grupos Preto no Branco, de música gospel, e Vou Zuar, de pagode, já se apresentaram no palco, que recebe Dilsinho nesta sexta (10) e Vitor Kley no sábado (11).

TESTE EM IGUABA GRANDE

O senhor Clerton de Castro e Silva, pai do governador Cláudio Castro (PL), passava por Iguaba Grande nesta sexta-feira (10) quando, com sintomas, optou por fazer um teste de Covid-19 na unidade de saúde da cidade. O prefeito, Vantoil Martins, acompanhou o visitante, que, felizmente, recebeu diagnóstico negativo para a doença. Seu Clerton estava a caminho de Cabo Frio, onde se encontraria com o filho na ocasião do lançamento da Uerj.

LICENCIAMENTO EM IGUABA

A gente continua falando sobre Iguaba Grande porque o lançamento do Pacto pelas Águas da Bacia do Rio São João trouxe boas novas para a “Princesinha”. Representado pelo secretário de Planejamento, Eron Bezerra, e pelo titular do Meio Ambiente, Vinicius Lavalle, o município recebeu a licença para engorda da laguna de Araruama em seu trecho. Segundo fontes da coluna, com a licença, o prefeito Vantoil Martins vai poder concretizar sua vontade de estender o calçadão atual e fazer ciclovia, espaço para caminhada e corrida em zigue-zague. Logo, essa antiga peleja foi o primeiro passo para o projeto da revitalização completa da orla. Já no caminho!

VISTORIA NA PRAÇA

O prefeito de Armação dos Búzios, Alexandre Martins (REP), fez uma vistoria na Praça Emir Freire de Oliveira, no bairro Manguinhos, na manhã desta sexta-feira (10). O local está passando por reformas. Nas redes sociais, Martins escreveu que se trata de “mais uma área de lazer sendo revitaliza e em breve será entregue à população”. “Estamos destinando nossas ações nos quatro cantos da cidade. Nada me deixa mais orgulho do que ver Búzios progredindo”, escreveu o prefeito.

ENCONTRO COM A CULTURA


Ainda sobre o prefeito buziano, Alexandre Martins recebeu, nesta quinta-feira (9), a representante do 7º Circuito Artes Búzios Luciana Fajardo e o secretário de Cultura e Patrimônio Histórico, Luiz Romano Lorenzi. Na ocasião, o gestor foi presenteado pela organizadora com a camisa comemorativa do evento e confirmou presença na abertura oficial do 7º Circuito Artes Búzios nesta sexta (10), no Píer da Orla Bardot. Serão três dias de atividades culturais nas ruas, restaurantes, pousadas e galerias da cidade, além de oficinas, coral e dança, performances, show de Arte Urbana ao vivo e apresentações musicais. Fica a dica.

DE VOLTA A ROTINA

Mais aliviado com a questão do transporte (pelo menos, por 60 dias), o prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel (PL), retomou, nesta quinta-feira (9), sua rotina de vistoria nas obras. O chefe do Executivo acompanhou pessoalmente a análise do projeto para a pavimentação e drenagem no bairro Alecrim. O secretário de Obras e Desenvolvimento Urbano, Fernando Frauches, estudou o projeto no local para verificar uma dúvida que surgiu pela empresa que irá realizar as intervenções no bairro. Foram debatidos os dados obtidos pelo topógrafo das ruas onde passarão as galerias de águas pluviais. Além dos representantes da empresa, que já encontra-se instalada no município, estiveram presentes o vereador Jean Pierre (Pode), o chefe de gabinete Moisés Batista e o assessor Felipe Macedo. O trabalho atende ao pedido do prefeito junto ao governador, Cláudio Castro (PL), de começar as obras tão aguardadas pela população aldeense e que vão proporcionar mais qualidade de vida para todos. Além disso, Fábio acompanhou o trabalho realizado no bairro Bela Vista na Alameda Geninho e na Rua Vitória, localizada entre os bairros Bela Vista e São José, e ouviu as demandas dos moradores.

SUBIU O TOM

A saúde em Araruama continua rendendo pano para manga na esfera estadual do Poder Legislativo. O deputado Filippe Poubel (PL), que já tinha feito críticas e vistorias no município em 2020, usou a tribuna da Alerj para relatar o que viu em uma visita que fez a UPA araruamense. Poubel disse que Lívia de Chiquinho (PP) e o marido se sentem o “casal real” da cidade e tratam o munícipe com muito descaso. Filippe declarou que a situação na UPA é “estarrecedora”. O deputado apontou a lotação do local, a demora para atendimento e relatou que as pessoas pediam socorro a ele e chamou a secretária de Saúde do município, Ana Paula Bragança, de despreparada, desqualificada, desbocada e desrespeitosa. Deve ter feito o curso Chiquinho de lidar com as pessoas.

REPUDIOU FALAS

Ainda em Araruama, a live da prefeita Lívia de Chiquinho na terça-feira (7) rendeu assunto na sessão da Câmara de quinta (9). A vereadora Penha Bernardes (PL) soltou o verbo e, com indignação, repudiou a forma “grosseira e sem educação” da chefe do Executivo de tratar a população de Araruama. Para Penha, Lívia usou um vocabulário extremamente ofensivo ao se referir a população de São Vicente como “bobos”. A fala da vereadora está disponível abaixo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui