BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEGUNDA-FEIRA (7)

Mais uma troca no secretariado de Zé Bonifácio, confira quem saiu e quem entrou; Alexandre Martins completa mais um ano de vida e a expectativa do evento na próxima quinta (10); Vantoil Martins é o segundo a flexibilizar uso de máscara; Marcelo Magno acompanha retorno escolar enquanto aguarda inauguração do Mirante e vinda de Bolsonaro; Decreto de Fábio do Pastel agrada maioria; Saiba quem está de volta à vereança em Araruama... E muito mais!

1295

FELIZ ANO NOVO

A coluna Boca Miúda desta segunda-feira (7), começa por Armação dos Búzios, onde o prefeito Alexandre Martins (REP) comemora mais um ano de vida, chegando aos 51 anos de idade. Uma boa ideia! Logo cedo, recebeu de uma bela declaração da esposa Daniele Martins, secretária municipal da Mulher e do Idoso, na rede social. No trabalho ganhou festinha da equipe, com direito a um gostoso café da manhã. Alexandre tem o que comemorar mesmo, porque gerir uma cidade turística durante uma pandemia não é fácil para ninguém, mas nesse quesito o município, que é desejo de consumo de dez em cada dez basileiros ou estrangeiros, se saiu bem segundo o chefe do executivo. A máquina voltou a girar, os turistas continuam enchendo a cidade, teve incremento de royalties e, agora, o calendário de eventos vai coroar essa consolidação para o turismo no balneário, que nesta terça (8) verá a chegada do primeiro transatlântico após a retomada da temporada de cruzeiros. A coluna deseja muita saúde e um feliz aniversário ao prefeito.

PRIMEIRO O PAI, DEPOIS O FILHO

Ainda sobre Búzios, a propósito, Alexandre comemora aniversário praticamente junto com o pai, Miguel Guerreiro, que completou ano novo neste domingo (6), como destacou o filho no perfil do Facebook, com esta foto aí. Para quem não conhece, Miguel um dos pioneiros nos empreendimentos imobiliários em Búzios. Inclusive foi dele a ideia desse estilo colonial aos prédios do balneário, característica que vem desde o tempo dos pescadores e se espalhou por toda a cidade. Felicidades ao sr Miguel!

GRANDE DIA

Ainda de Búzios, contagem regressiva para a próxima quinta-feira (10), quando Alexandre Martins, junto com o vice-prefeito, Miguel Pereira (PL) vai dar uma coletiva à imprensa para apresentar todos os projetos de gestão para este ano e o calendário oficial unificado de eventos das secretarias de Turismo, Cultura e Patrimônio Histórico e de Lazer e do Esportes. Como já havíamos antecipado aqui na coluna, a cidade terá, no mínimo, um grande evento por mês, além de vários festivais. Pode-se dizer que essa apresentação do dia 10, por si só, já será um primeiro evento, e vai acontecer no Ferradura Resort, às 18h. Depois das 20h começa o Happy Hour do Turismo, um encontro entre trade e imprensa com objetivo de estreitar relações e repetir a dose mensalmente. Afinal, nem só de pauta vive o jornalista.

SEGUNDA DO TROCA-TROCA

De Cabo Frio, a semana começou com mais uma troca no secretariado do prefeito José Bonifácio (PDT). Nesta segunda-feira (7), a novidade é que Carlos Cunha não responde mais pela secretaria de Turismo. Ainda não sabemos o motivo do desligamento, mas quem assume interinamente a pasta é a secretária de Agricultura, Katyuscia Brito, que vai acumular o comando dos dois setores até que o substituto seja escolhido. Zé acaba de bater seu próprio recorde: essa é a 16ª troca em 14 meses de gestão. Nos grupos de whatsapp, no final da tarde, o assunto não era outro. Estão dizendo que Zé troca mais de secretário que técnico de time pequeno.

VOLTOU COM RESSALVAS

A volta às aulas presenciais em Cabo Frio, que era sinônimo de alívio para alguns pais e responsáveis nesta segunda-feira (7), acabou convertida em frustração para alguns. É que alunos de algumas turmas da Escola Maria Dária Saldanha, no Jardim Esperança, estão impossibilitados de retornar às aulas presenciais por problemas estruturais. O retorno presencial, previsto na rede municipal não ocorreu na unidade, segundo comunicado da escola, porque lá “não tem salas suficientes para todas as turmas devido ao vandalismo sofrido”. Vandalismo? Mas só perceberam isso agora? Sim. “Infelizmente, as obras ainda não começaram. Por esse motivo estamos retornando aos poucos”, disse o texto distribuído aos pais. De acordo com as mães, tem salas que “estão caindo aos pedaços”. Uma mãe disse ainda que o mato estava alto, revelando problemas na manutenção. A Prefeitura informou que a escola está em processo de reforma. Por esse motivo, as aulas na unidade estão em formato híbrido. A licitação da obra da unidade escolar será realizada nesta quarta-feira (9). A situação também foi registrada na Edith Castro dos Santos, em Santo Antônio, Tamoios. Curioso é que depois de um ano inteiro de gestão do Zé, não conseguiram preparar as escolas? Bizarro!

NA CORRIDA DE PRÉ-CAMPANHA

O diretor financeiro da Alerj, Janio Mendes continua correndo em sua pré-campanha para fechar apoios para sua candidatura a deputado estadual. Após algumas tratativas, de certa forma, frustradas com lideranças da Região dos Lagos, Mendes, que é braço direito do prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio (PDT), foi procurar apoio em Carapebus, cidade de 16 mil habitantes (com cerca de 12 mil eleitores). Por lá, Janio fechou com o prefeito, Bernard Tavares (REP), eleito com 53% dos votos em eleição suplementar no ano passado. O ex-deputado estadual ficou todo feliz com a articulação, compartilhando os registros nas redes sociais. É aquilo, né? Se não tem pão, que comam brioches! Outubro é logo ali.

MÁSCARAS LIBERADAS

O prefeito de Iguaba Grande, Vantoil Martins (CID) informou ao Portal RC24h nesta segunda-feira (7), que o município publicou decreto abolindo a obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção. Foi o segundo da região a liberar o uso do equipamento, seguindo a autonomia dada aos municípios pelo decreto publicado pelo Governo do Estado. A liberação vale em ambientes abertos, mas tem algumas restrições. O uso do item continua obrigatório em locais fechados que não disponham de ventilação natural que mantenha o ambiente devidamente arejado, além das unidades de saúde. Na sexta (4), São Pedro da Aldeia foi a primeira da Região dos Lagos a aderir a essa medida.

CABOCLINHO EM VIAS DE IMPLANTAÇÃO

O prefeito de Iguaba Grande ainda comentou com a coluna sobre o andamento da Moeda Social Caboclinho, que já foi aprovada pela Câmara e sancionada por ele. De acordo com Vantoil, o projeto agora está em vias de implantação e deve ser posto em prática ainda no primeiro semestre. Martins explicou que, no momento, o processo está na licitação de uma empresa para operar financeiramente a moeda, contratar o comércio local, botar as maquininhas no comércio, fornecer os cartões magnéticos para as famílias beneficiadas, etc.

CONFERIU OS KITS ESCOLARES

Em Arraial do Cabo, o prefeito Marcelo Magno (PL) ‘segundou’ cedo na rua, ou melhor, nas escolas, que voltaram ao ensino presencial nesta segunda-feira (7). Acompanhado da secretária de Educação, Isalira Gomes, e do secretário de Obras, Pedro Caju, foram conferir, também, os kits escolares que estão sendo entregues para as crianças, as quais já receberam os kits de uniformes (que pela primeira vez foram doados, não vendidos). Entre as visitas, Magno deu uma parada na E.M. Adolfo Beranger, em Roça Velha, e na João Torres, na Prainha.

MIRANTE SERÁ ENTREGUE ESTA SEMANA

Ainda em Arraial, contagem regressiva para a inauguração do Mirante da Prainha – que fica à margens da RJ-140, no acesso principal da cidade – cujas obras estão praticamente finalizadas. Uma equipe do DER estará no município na próxima quarta-feira (9) para fazer a entrega oficial da obra. A expectativa era que o próprio governador Cláudio Castro (PL) fizesse a entrega, mas uma missão financeira nos EUA levou o chefe do estado fluminense para lá nesta segunda-feira, onde deve permanecer por pelo menos dois dias.

BOLSONARO EM ARRAIAL DIA 7 DE ABRIL

Ainda em Arraial do Cabo, prefeito Marcelo Magno (PL) na expectativa da visita do presidente Jair Bolsonaro (PL), que aconteceria no dia 17 de março e foi remarcada para o mês que vem, pode impossibilidade de agenda. Bolsonaro estará na Região dos Lagos para participar da inauguração da escola cívico militar no município cabista, modelo que foi implementado no Ciep 147 Cecílio Barros Pessoa, ainda no ano passado, mas que não havia sido inaugurado oficialmente. A data do evento é 7 de abril.

MAIORIA APROVOU

Em São Pedro da Aldeia, primeiro município da Região dos Lagos a decretar a não obrigatoriedade do uso, desde a última sexta-feira (4), a repercussão foi positiva. Segundo fontes da coluna, houve alguns que acharam cedo para deixar o acessório de lado, preferiam que o prefeito esperasse um pouco mais para a flexibilização; mas a maioria aprovou. “Não é obrigado a não usar a máscara, apenas não é mais obrigatório o uso dela”, declarou Fábio do Pastel. Mas a maioria já aboliu o acessório, pelo menos nos ambientes abertos.

DE VOLTA À VEREANÇA

Foi curtinho o tempo afastado da Câmara do vereador licenciado de Araruama Elói Ramalho (PSD). O aguardado próximo capítulo da novela protagonizada pelo bloco “Casos de Família” (Oliveira da Guarda (MDB), Penha Bernardes (PL) e Luiz do Táxi (PL)) com menções (nada honrosas) ao ex-prefeito Chiquinho da Educação, já deve contar com a participação do nobre edil, que havia se afastado da Casa no começo do ano para ocupar a chefia de Gabinete da secretaria de Estado de Defesa do Consumidor. Elói retorna ao parlamento, mas com possibilidade de se ausentar em breve novamente, caso seja convocado pelo governador. Todavia, a movimentação de agora não favoreceu a suplente dele, Valéria Amaral (PSD). Com pouco mais de um mês na Câmara, a ex-vereadora disse que entende que o mandato é de Elói, mas lamentou não ter tido tempo de mostrar serviço na vereança. Quem sabe ela não tenha a oportunidade mais para frente, né? Por enquanto, fica o fel de não ter nem “molhado o bico”, como se diz no popular. Fato é que a sessão desta terça (8) promete. Vamos ver se o “Parlamento em Chamas” vai ter fogo no parquinho ou se era só fogo de palha.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui