BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEGUNDA-FEIRA (7)

Fábio do Pastel mais ansioso que as crianças; Evento em Araruama vira reduto de políticos do Estado; Governo cabo-friense comemora geração de emprego; Dr Serginho cicerone por um dia no Jardim; Marcelo Magno com ansiedade a mil; Reunião de Alexandre no comando-geral dos Bombeiros no Rio e protesto de pais em Búzios; Secretária de Iguaba na Caravana do Esporte... E muito mais!

1293

FAXINA ANTES DA VOLTA ÀS AULAS

A coluna Boca Miúda desta segunda-feira (7), começa por São Pedro da Aldeia, onde o prefeito Fábio do Pastel (PL) passou o fim de semana ansioso pela volta às aulas presenciais na rede municipal de ensino, que começaram hoje. A ansiedade era tão grande que Pastel não aguentou e, em pleno domingão (6) se juntou a servidores para ajudar na limpeza de uma das escolas, o Colégio Teixeira Paulo, no Balneário, com a diretora Gilmara Ferreira (imagens abaixo). Em seu perfil disse que matou a saudade de quando, por muitos anos, fazia faxina “madrugada afora” na sua pastelaria. A ideia de Pastel era acompanhar a chegada das crianças nas escolas, o que não foi possível porque o prefeito teve que ir para o Rio pela manhã, resolver assuntos ligados a liberação de obras no município. Mas, segundo assessores, da capital Pastel manteve contato direto com o secretário de Educação, Elifas Ramalho, para saber se estava tudo a contento.

__________________

NEM PASSOU NO GABINETE

Ainda sobre o prefeito de São Pedro da Aldeia, mal voltou do Rio ele partiu com o secretário de Obras, Fernando Frauches, para checar a obra de desassoreamento do Canal Mossoró, que faz parte do programa ‘Limpa Rio’ e começou nesta segunda (7). Ficou por lá um bom tempo e pode presenciar o ‘salvamento’ de um ninho de passarinhos que havia perto do local por onde estava o maquinário. Os trabalhadores pararam tudo e acionaram a secretaria de Meio Ambiente. O próprio secretário Mario Flavio foi até lá e tudo acabou bem.

DOBRADINHA DOS ‘INHO’

Enquanto isso, o ex-prefeito aldeense e pré-candidato a deputado federal Claudio Chumbinho parece ter firmado dobradinha com “todo poderoso de Araruama”, no caso, o primeiro-cavalheiro de Araruama, Chiquinho da Educação. Os dois tiveram um encontro nesta segunda-feira (7), em um restaurante, e Chiquinho confirmou ao Portal RC24h que deve tentar uma vaga na Alerj apoiando Chumbinho que tenta Brasília. No sábado (5), Chumbinho esteve na inauguração da Escola Municipal Bilíngue Sueli Amaral em Araruama. À coluna, o ex-prefeito de São Pedro afirmou que está fechado com o União Brasil, nova sigla vinda da fusão entre DEM e PSL, e já havia dito que estava em tratativas com Chiquinho para formar a dobradinha. Os dois, inclusive, sempre mostraram apoio entre si. Na última live de Chumbinho no Portal, por exemplo, Chiquinho fez diversos comentários elogiosos ao amigo.

QUEM NÃO DEVE ESTAR GOSTANDO MUITO DESSA HISTÓRIA…

Do outro lado, a dobradinha acaba frustrando duplamente as expectativas de outro pré-candidato a deputado federal: Aquiles Barreto (PSD). O secretário de Integração Metropolitana da cidade do Rio pretendia, não só fazer dobradinha com Chiquinho, como também já havia se articulado para convencer Chumbinho a abandonar a candidatura própria para apoiá-lo. No evento em Araruama no fim de semana, Aquiles disse que o partido dele está muito próximo de Chiquinho. Barreto chegou a afirmar que “a parceria política junto com Chiquinho era para agora e para o futuro”. Sobre a pré-campanha dele, Aquiles disse que não vai concentrar esforços apenas na Região dos Lagos e mencionou que conta com amigos e parceiros no Estado todo.

PARTIDO É QUASE CERTO

Sem mudar muito de assunto, a coluna já tinha adiantado e, na inauguração da escola em Araruama, Aquiles Barreto, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), e o próprio Chiquinho confirmaram em entrevista à coluna: o ex-prefeito araruamense deve concorrer a Alerj pelo PSD. Aquiles acrescentou que a vice-prefeita da cidade, Raiana Alcebíades (PSC), deve ir junto. Eduardo, que é presidente estadual da sigla, afirmou que Chiquinho já conquistou o coração dele há muito tempo e que é ele que está atrás do coração do marido de Lívia Bello desde 2006. Paes ainda disse que o representante do PSD na cidade, o vereador licenciado Elói Ramalho, ia ficar muito feliz de ter uma liderança como Chiquinho no partido. Será? Ao que parece, Paes está por fora do conflito local. Enfim, quanto a Chiquinho, o primeiro-cavalheiro de Araruama afirmou que o nome dele está à disposição do PSD.

O BURACO É MAIS EMBAIXO

Acontece que nem tudo são flores no que se refere à pré-candidatura de Chiquinho à Alerj. O ex-prefeito de Araruama não tem lá ficha das mais limpas. Pelos menos, três processos contra ele podem complicar – e, até mesmo, inviabilizar – uma eventual candidatura de Chiquinho. Além disso, na sexta-feira (4), começou a circular com força nas redes sociais de Araruama que o primeiro-cavalheiro é dono de uma das maiores dívidas ativa em lista da Procuradoria-Geral do Estado. O saldo negativo é na casa de R$ 3 milhões, segundo a publicação. Tem muita água para rolar debaixo dessa ponte, hein?! Uma coisa é certa, Chiquinho vai ter que conversar muito, contar com a sorte e articulação nos tribunais de seus advogados para poder ser dono de uma das 70 cadeiras do parlamento fluminense.

DESELEGÂNCIA NA SESSÃO?

Na sequência da badalada inauguração da Escola Bilíngue em Araruama no sábado (5), foi a realizada a sessão solene da Câmara de aniversário da cidade, que completou 163 anos no domingo (6). A prefeita, Lívia Bello (PP), manteve a tradição de não ir ao evento. Foi representada pelo marido, Chiquinho da Educação, e a vice, Raiana Alcebíades (PSC). Nos momentos iniciais, Penha Bernardes (PL), que não foi na inauguração da escola, puxou um discurso eleitoreiro para Daniela do Waguinho (MDB), deputada federal em pré-campanha para renovar o mandato que estava presente na sessão. Ela ainda alfinetou Lívia dizendo que inaugurar escola era obrigação, mas que saúde “é vida” e deveria ser prioridade. A vereadora foi criticada por espectadores da sessão, que consideraram que ali não era hora, nem lugar para um posicionamento dessa forma. Mas teve também quem curtiu ver a alfinetada em Lívia, afinal, toda intriga política diverte. Ainda mais em ano de eleição.

HOMENAGENS À RODO

Ainda na sessão solene araruamense, o prefeito carioca, Eduardo Paes, recebeu a Medalha Tupinambá das mãos do vereador Thiago Pinheiro e do primeiro-cavalheiro, Chiquinho da Educação. À coluna, Eduardo disse que ficou muito animado com a homenagem. Quem também recebeu a honraria, das mãos do vereador Amigo Walmir (PP), foi o secretário de Obras e Infraestrutura do Estado, Max Lemos. Ao Portal, Max disse que receber a medalha apenas aumentava a responsabilidade e o compromisso dele com Araruama. A deputada federal Daniela do Waguinho, o deputado federal Gutemberg Reis (MDB) e o ex-prefeito de Macaé Riverton Mussi também estiveram entre os agraciados com a medalha.

MAX E PAES

Voltando ao assunto da inauguração em Araruama, chamou muito a atenção, a interação entre Max Lemos (MDB) e Eduardo Paes (PSD). Os dois se abraçaram firme, como dá para ver em um vídeo postado pelo próprio Max nas redes sociais. Nem parecem estar em lados antagônicos da política fluminense. Ao Portal RC24h, Max, que está em discussões para ser pré-candidato a deputado federal, garantiu que é Cláudio Castro (PL) Futebol Clube e que está fechado com o governador. “Eu tenho com Cláudio uma aproximação muito grande, o Rio está sendo recuperado e ele precisa da oportunidade de continuar. Isso não muda a minha amizade, o meu carinho, o meu respeito e a minha admiração pelo prefeito Eduardo Paes”, disse Max. Então tá, né?

MARQUINHO, O PRÉ-CANDIDATO

Outra grande figura da política regional que marcou presença na inauguração da Escola Municipal Bilíngue Sueli Amaral, em Araruama, no sábado (5) foi o ex-prefeito de Cabo Frio Marquinho Mendes (MDB). À coluna, MM falou sobre 2022 e disse que nunca fica parado e já mandou avisar que está no páreo para próxima disputa municipal: “Nós, agora, estamos no período pré-eleitoral. Mas, com certeza, brevemente, vamos apresentar as nossas candidaturas à presidência, governador, deputado estadual, deputado federal e senador”, contou Marquinho. Sobre candidatura da pessoa dele, Marquinho foi direto: “eu sou pré-candidato a prefeito, daqui dois anos e meio, em Cabo Frio”. Ou seja, outubro é logo ali, mas 2024 já dobra a esquina, hein? E detalhe é que os concorrentes de Marquinho devem redobrar a atenção porque, até lá, os problemas que brecaram a candidatura dele há dois anos já podem ter sido sanados. É aguardar para ver o que vem por aí.

COMEMORANDO RESULTADOS

Falando em Cabo Frio, o secretário municipal de Governo, Davi Souza comemorou nesta segunda-feira (7), os resultados do Caged no município. No ano passado, Cabo Frio gerou 2.444 vagas de emprego. O número é o melhor resultado em 6 anos. Em 2020, por exemplo, o saldo foi negativo, com 1.024 vagas fechadas. De 2015 para cá, o único outro ano com saldo positivo no Caged foi 2018, quando foram geradas apenas 127 vagas. Segundo Davi, os números “são resultados do empenho” da Prefeitura priorizar “a geração de empregos e a recuperação econômica da cidade”. Vale ressaltar que o prefeito José Bonifácio, que é economista, logo que o “Faraó dos Bitcoins” foi preso, disse que isso não iria prejudicar a geração de empregos na cidade, conforme os ‘viúvos’ do ex-garçom pregavam.

CICERONEANDO O COLEGA

Ainda em Cabo Frio, o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Dr Serginho, passou boa parte desta segunda-feira (7), na cidade, acompanhando o colega de trabalho e titular da pasta de Esporte no Estado, Gutemberg Fonseca. Um dos locais por que passaram foi o bairro Jardim Esperança, onde almoçaram num restaurante tradicional do bairro e de lá, Serginho fez um tour com o colega secretário. Até porque o bairro do Jardim é onde se concentra a maior parte dos times de futebol do município e a ideia, também, é ampliar a participação desses times em campeonatos amadores e o acesso de crianças e jovens nessa prática esportiva. Serginho jogando de ponta de lança, correndo pela lateral. Olho no lance!

ANSIEDADE TÁ ON

De Arraial do Cabo, conversando com o prefeito Marcelo Magno (PL), na tarde desta segunda-feira (7), ele confessou que está altamente ansioso para entregar a obra do Mirante da Prainha. Segundo ele disse, falta muito pouco, até o final da semana deve estar finalizado o projeto. Na última sexta (4), ele tentou falar com o pessoal do DER e secretaria de Obras do Estado, mas ainda não passaram nenhuma data oficial. Marcelo está no aguardo agenda para que o governador Cláudio Castro (PL) possa participar da inauguração, e está apostando que isso aconteça por volta do próximo dia 19, um sábado. O intuito é fazer essa cerimônia com a presença do chefe do executivo estadual, o que é muito justo, afinal de contas os recursos vieram dessa gestão. “Vamos entregar logo essa obra, né? É um projeto muito aguardado não só pela população de Arraial como de toda região”, disse ele, por telefone. Além disso, o prefeito cabista disse que essa semana está focado na finalização de algumas licitações para obras como o Pronto Socorro de Figueira – esse no topo da lista. Marcelo adiantou que a unidade será um mini-hospital, “com tudo que tem direito”. Ainda em Figueira está prevista a construção de praça, assim como no Morro da Coca-Cola, na região central da cidade, e uma outra reformada, que é a Praça do Sindicato. Essa última, um verdadeiro imbróglio que vem se arrastando desde o governo de Andinho Brito, ficando completamente paralisada na gestão seguinte, de Renatinho Vianna, e agora sendo retomada por Marcelo.

MUDANÇA DOS BOMBEIROS

De Armação dos Búzios, o prefeito Alexandre Martins (REP) foi outro que começou a semana na capital. Se reuniu no quartel do Comando Geral do Corpo dos Bombeiros, com o comandante coronel Leandro Monteiro – que é secretário de Estado de Defesa Civil, com o comandante do 18º GBM (responsável por toda Região dos Lagos), tenente-coronel José Carlos Fernandes Torres, e o comandante do grupamento de Búzios, capitão Alessandro França. Na pauta, uma possível transferência da instituição “para um local que atenda melhor às normas de acessibilidade e segurança, garantindo melhores condições para o atendimento da nossa população”, disse Alexandre.

PROTESTO EM BÚZIOS

Conforme a coluna Boca Miúda havia adiantado, na semana passada, houve um protesto de pais de alunos da rede municipal de Búzios na frente da Prefeitura nesta segunda-feira (7). O motivo é a decisão do município de só iniciar as aulas presenciais da rede no dia 7 de março. A secretaria de Educação recebeu cinco representantes de que estavam presentes na pequena manifestação. Participaram da reunião o secretário de Saúde, Leonidas Heringer, o subsecretário de Educação Maycon Siqueira, Xênia dos Reis, departamento educacional Rodrigo Ramalho e o subsecretário de Comunicação, Marcelo Rocha. No encontro, os pais trouxeram assuntos pertinentes à volta às aulas e outras demandas para a secretaria de Educação. Leonidas explicou o cenário epidemiológico do município e justificou porque a pasta recomendou cautela ao retorno das aulas. Entre os pontos citados pelo secretário, está a vacinação, ainda em estágio inicial, de crianças acima de cinco anos. A decisão pode ser reavaliada nos próximos dias, dependendo da situação da Pandemia de COVID-19. Agora, o comentário que está rolando nos arredores da Orla Brigitte Bardot é que essa manifestação dos pais pode ser instrumentalizada e promovida pela oposição… Será? Fica a dúvida.

AUDIÊNCIA PÚBLICA

A Prefeitura de Búzios realizou, nesta segunda-feira (7), na Câmara de Vereadores, a Audiência Pública para deliberar sobre os assuntos pertinentes ao estacionamento da Praia da Ferradura. O encontro teve a presença do secretário do Ambiente, Pesca e Urbanismo, Evanildo Nascimento, e representantes do Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) e Instituto Estadual do Ambiente (INEA).

CARAVANA DO ESPORTE

De Iguaba Grande, a secretária de Turismo, Esporte e Lazer, Carla Valle e o subsecretário de Esportes, José Ricardo Coutinho participaram nesta segunda-feira (7), da Caravana do Esporte, em Búzios. O encontro de secretários dos municípios da Região dos Lagos foi organizado pela secretaria estadual de Esporte, Lazer e Juventude. Durante o evento foi possível passar as demandas da cidade para o fortalecimento esportivo contando com apoio do governo estadual. Além disso, todos os secretários saíram com kits esportivos doados pela secretaria estadual para contribuição com os projetos esportivos já em atuação no município. “Nesses encontros acontece a possibilidade de encontrarmos os demais secretários da região e conversarmos sobre as nossas realidades e as demandas esportivas, além das ideias para elaboração de trabalhos em conjunto, fortalecendo ainda mais todas as nossas cidades”, disse Carla Valle.

ÔNIBUS LILÁS

Ainda sobre Iguaba, a cidade vai receber o Ônibus Lilás, nesta terça (8), na Praça Edyla Pinheiro, a partir das 14h. Nele, serão oferecidos os serviços de assistência social, jurídica e psicológica, através do atendimento de prevenção à violência contra a mulher, além da inscrição para o curso virtual “Qualifica Mulher”. O Ônibus Lilás é um equipamento itinerante que, por meio da subsecretaria de Políticas para Mulheres do Estado do Rio de Janeiro, presta serviço às mulheres que vivenciam ou vivenciaram situações de violência. Clique aqui para ler na íntegra.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui