InícioPolíticaBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEGUNDA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEGUNDA-FEIRA (4)

Proposta polêmica da prefeita de Araruama gera audiência pública que terminou em confusão; Magdala Furtado e o cheirinho de golpe em Cabo Frio; Alexandre Martins alerta para as fake news de pré-campanha; Vantoil Martins tem encontro importante em Macaé; Fábio do Pastel comemora Festa do Peixe; Marcelo Magno recarrega bateria para a semana que começa; Fabiano Horta festeja Medalha Tiradentes recebida por Quaquá... E muito mais!

CONFUSÃO EM ARARUAMA

A coluna Boca Miúda desta segunda-feira (4) começa com a confusão que aconteceu em audiência pública da Câmara e que debateu uma proposta “duvidosa” da prefeita Lívia de Chiquinho (REP) para ser incorporada à LOA 2024. O projeto prevê que Lívia fica autorizada a tomar empréstimos e dar como garantia receitas futuras que vão entrar nos cofres do município. Só que ela não pode contrair empréstimo em último ano de mandato, como impõe a LRF e que foi lembrado pela vereadora e líder de oposição, Penha Bernardes (PL): é ilegal. O debate virou polêmica e rolou até bate-boca de pessoas da assistência gritando em desfavor de Penha. O presidente da Câmara, o vereador Nelsinho do Som (PODE) teve que encerrar a sessão por causa da confusão. Um dos envolvidos na confusão se chama Sharles Class, que é do grupo político do ex-prefeito Chiquinho da Educação (União), como mostra a imagem em destaque. A confusão chegou ao ponto que parte desse grupo quis ir para cima da vereadora Penha Bernardes (PL), que está entrando no nono mês de gravidez. Quem interveio foi o vereador Oliveira da Guarda (MDB), marido de Penha. Que situação, hein? E nesta terça-feira (5) a sessão da Câmara vai pegar fogo, é aguardar pra ver.

CAVALGANDO E ANDANDO

Em Cabo Frio, tem cheirinho de “golpe” no ar em torno da Prefeitura por conta de mais um capítulo da gestão de Magdala Furtado (PL). Desta vez, denúncias dão conta de que uma reforma administrativa que está a caminho seria para livrar a prefeita de ser cassada por improbidade administrativa. Inclusive o PL já está no sistema da Prefeitura, mas o texto não está disponível (estranho, hein?) A ilegalidade tem a ver com a farra das portarias, com contratações bem acima do que permite a lei orgânica municipal. Na denúncia, citam o secretário de Governo, Roberto Jesus, que teria dado uma “enquadrada” nos vereadores para que votem a favor e aprovem logo a reforma, que permitirá a contratação de funcionários acima do permitido. Atualmente, de acordo com o vereador e líder da oposição Josias da Swell (PL), Magdala já estaria ultrapassando a faixa de 2 mil funcionários. É eita atrás de vixe nesses quase cinco meses de mandato. Mas, ao que parece, a chefe do executivo continua cavalgando e andando, como nessa imagem, feita no fim de semana, quando ela participou do evento “Domingo de Cavalgada Comitiva Rédea Curta”.

JOSIAS DA SWELL NO RC CAST

Falando em denúncia, o 117º episódio do RC Cast, nesta terça-feira (5), vai trazer o vereador Josias da Swell (PL), líder de oposição na Câmara de Cabo Frio. No bate-papo, o parlamentar vai falar de seus requerimentos feitos à prefeita Magdala Furtado (PL) sobre a “farra das portarias”, a “privatização” da Praça do Moinho, no Peró, onde a chefe do executivo permitiu a instalação de um parque particular e também sobre a reforma administrativa. O vereador também promete “outras bombas” capazes de estremecer Cabo Frio. A transmissão, ao vivo, é a partir das 17h e pode ser acompanhada pelas páginas do Portal: Facebook (Portal RC24h I e II), Instagram (@rc24hnoticias) ou no Youtube (Portal RC24h Cabo Frio).

ACABOU O AMOR

Ainda sobre a descontrole no governo Magdala, o Sepe Lagos, sindicato da Educação, rompeu relações, ao que parece, com a secretária de Educação de Cabo Frio, professora Rejane Jorge, que enviou um ofício ao sindicato em 1º de dezembro, cancelando sem justificativas plausíveis a audiência de negociação marcada para a terça-feira (5). Essa reunião era aguardada pela categoria há um mês, inicialmente programada para 7 de novembro. “A secretária a adiou em 28 dias, alegando estar ocupada com os preparativos para o desfile cívico explicitamente eleitoreiro da prefeitura”, disse o Sepe. Ainda conforme a categoria, “a secretária está rompendo as negociações, que já ocorriam com sucessivos adiamentos. Agora ela cancela a reunião sem propor uma nova data. Mostra mais uma vez que qualquer coisa, desde a organização de um desfile eleitoreiro até a simples rotina administrativa da secretaria, vira desculpa para não debater as urgências dos trabalhadores”. E agora, Magdala? A Educação não era prioridade em seu governo?

“É GOLPE”, DISSERAM SERVIDORES

Deu ruim na eleição para nova direção do sindicato dos servidores de Cabo Frio, na tarde desta segunda-feira (4), no Progresso Futebol Clube. Segundo informações preliminares, havia apenas uma chapa concorrendo e que seria eleita por aclamação; a chapa de oposição ficou indignada por ter a inscrição vetada por estar fora do prazo. No entanto, segundo os reclamantes, o edital não previa prazo nem local para registro de chapa. “Não vai ter golpe”, gritavam os servidores, veja o vídeo.

ESSE ANO INVERTEU

Lembram da polêmica que deu a ‘decoração’ natalina de Cabo Frio, ano passado? Os moradores de Tamoios ficaram indignados com a árvore de Natal “pobre” que colocaram lá enquanto a da Praça Porto Rocha era alta e reluzente. Mas neste ano parece que a coisa se inverteu. A árvore rica tá no segundo distrito enquanto no centro da cidade, uma árvorezinha de nada, tadinha. E mais nada. Nem uma estrelinha, nem guirlanda, nada, nadinha. Entramos em contato com a Prefeitura para saber se vai ter mais algum enfeite, né? Até porque não só os moradores como também os turistas gostam de ver e sentir aquele clima de Natal. Por nota, a Comunicação disse que “além da decoração do Natal Sesc-RJ 2023, o município terá outros pontos com ornamentação natalina, frutos de parcerias com a iniciativa privada. A gestão municipal está na fase das tratativas para a colocação de árvores de Natal na Praia do Forte e em outros bairros da cidade, que serão instaladas nas próximas semanas, antes das datas festivas”. Ou seja, nas próximas semanas já é quase Natal, então a pergunta é: desperdício de dinheiro público, falta de planejamento ou os dois juntos?

SECRETÁRIA SE POSICIONA

Na coluna da última sexta-feira (1º), soltamos uma nota dizendo do “sumiço” da secretária de Turismo de Cabo Frio, Paula Pinheiro, diante de tantas denúncias que esbarram na pasta que ela comanda, tais como ônibus de excursão circulando na cidade (o que é proibido); desvio desses veículos para terminal em São Pedro da Aldeia e a Praça do Moinho, no Peró, por conta da polêmica do parque que tinha sido montado lá. Pois bem, Paula entrou em contato com a coluna para dizer que “a pasta responsável pela organização do fluxo de veículos na cidade é a secretaria de Mobilidade Urbana (…) Em tempo, informo que, levando em consideração atribuições e competências, a secretaria de Turismo vem atuando de forma colaborativa com todas as pastas que de alguma forma impactam na experiência dos turistas em nossa cidade, e que as situações relacionadas a circulação dos ônibus de turismo vem sendo amplamente discutidas com a Mobilidade Urbana dentro do que nos cabe”.

ENCONTRO DO PT

No sábado (2) teve encontro do PT lá na capital do Rio de Janeiro. E aí os pré-candidatos a prefeito pelo PT de Búzios, Bernardo Ariston, e Rafael Peçanha, por Cabo Frio, estiveram juntos nesse evento. Outras figuras importantes que também figuraram por lá foi o ex-deputado e secretário Especial do governo federal, André Ceciliano, o presidente do Partido dos Trabalhadores de Cabo Frio, Ricardo Cardoso e a presidenta do PT de Búzios, Maria Augusta Santana. Até que Ariston e Peçanha tem trocado bastantes figurinhas juntos nesse projeto político. Imaginem se fossem caminhar juntos aqui em Cabo Frio, hein?

ALERTA DE FAKE NEWS

Em Armação dos Búzios, o prefeito Alexandre Martins (REP) começou o expediente cedo nesta segunda-feira (4), direto do centro da cidade, de onde fez um vídeo, para um alerta à população sobre fake news. O chefe do executivo buziano lembrou que o momento é de pré-campanha e há que se ter cautela com as informações compartilhadas. Ele lembrou três situações (entre tantas outras) que não são verdadeiras, como a derrubada de árvores para reforma nas ruas do centro – outras já foram plantadas como medida compensatória; desmentiu a farra no gasto com ônibus escolares e também sobre o gasto com enfeites de Natal (veja o que ele diz no vídeo). A propósito da data natalina, Alexandre lembrou que dias 8 e 9 tem festa no Inefi, com apresentação da Cantata de Natal.

MANIFESTAÇÃO DO JUDICIÁRIO

Ainda em Búzios, teve manifestação pacífica de advogados na manhã dessa segunda-feira (4), em frente ao Fórum, pela reivindicação de juízes titulares nas Varas. O balneário só conta com juízes substitutos. Logo após o ato, os manifestantes foram recebidos no gabinete do juiz substituto da 2ª Vara, Danilo Marques, o presidente da OAB Búzios, Osmar Barbosa, a vice, Érika Vale, a presidente da Comissão, Ana Basílio e a presidente da Comissão da Criança e do Adolescente, Ingrid Gonçalves.

ENCONTRO DO PARTIDO E RÉVEILLON À VISTA

O prefeito Vantoil Martins (CID) vai participar do encontro regional do Cidadania, nesta terça-feira (5), em Macaé. Lá, Vantoil, qie é vice-presidente estadual do partido, se encontra com o presidente estadual da sigla e prefeito da cidade, Welberth Rezende, e com o presidente nacional da legenda, Comte Bittencourt. Além das tratativas do partido e das obras na cidade, Vantoil, também está de olho na programação do Réveillon na Princesinha dos Lagos, que além de ter shows nacionais com músicos como Tiee e Buchecha, vai contar com fogos na Ilha de Santa Rita.

SOLIDARIEDADE DE IGUABA NO RIO

Continuando sobre Iguaba, também no fim de semana representantes da política na cidade – leia-se secretário de Cultura, Miqueias Gomes, os vereadores Elifas Ramalho, Silvana Grimauth, entre outros, estiveram na capital. No último sábado (2), a comitiva foi recebida pelo presidente estadual do partido Solidariedade, deputado federal Áureo Ribeiro, na sede da legenda.

DO POVO PARA O POVO

Em São Pedro da Aldeia, o prefeito Fábio do Pastel (PL), era só alegria com o sucesso da tradicional Festa do Peixe, na praça da Baleia. No sábado (2) ele esteve lá e fez questão de registrar o momento ao lado da “responsável” em resgatar o evento, a secretária de Turismo, Cláudia Tinoco. “Esse evento faz parte de uma bonita iniciativa da prefeitura em resguardar e valorizar as tradições do povo aldeense. É uma felicidade enorme poder ver tantas pessoas celebrando numa festa do povo para o povo”, disse Fábio.

DESCANSO MERECIDO

Em Arraial do Cabo, o prefeito Marcelo Magno (PL) teve um descanso mais que merecido, neste fim de semana, junto com a esposa, Gabriele e o filho, João. Bom carregar as energias, porque as entregas continuam. Nesta semana está programada a entrega da sede do Corpo de Bombeiros e na semana que vem, Praça de Monte Alto, fora os preparativos dos festejos de fim de ano e início da alta temporada. Haja fôlego.

FAMÍLIA ACOLHEDORA

Ainda em Arraial, foi realizado um evento de sensibilização do programa “Família Acolhedora”, da Prefeitura, que visa incentivar lar temporários para crianças de situação de vulnerabilidade. O evento foi organizado pela secretaria de Desenvolvimento Social. As inscrições para o Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora já estão abertas. As famílias cadastradas e habilitadas têm direito a uma bolsa auxílio no valor de um salário mínimo para auxiliar nas despesas.

HOMENAGEM A QUAQUÁ

O prefeito de Maricá, Fabiano Horta (PT), foi pras redes sociais nesta segunda-feira (4) a fim de celebrar o companheiro e deputado federal Washington Quaquá (PT), que foi homenageado pela Alerj com a Medalha Tiradentes. “Líder, visionário, combativo, articulador, desbravador e com um coração movido pela causa dos oprimidos. Quaquá sempre inspirou e liderou as lutas populares contra injustiças e opressões. Um ser revolucionário!”, disse Fabiano.

- Advertisement -
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Mais Lidas

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo