InícioPolíticaBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEGUNDA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEGUNDA-FEIRA (4)

Magdala Furtado na base da oração; Fábio do Pastel começa a semana "no cabo da enxada"; Vantoil de olho em obra de pavimentação; Alexandre Martins reúne secretariado; Fabiano Horta recebe grupo que vai construir shopping em Maricá e anuncia Gilberto Gil em evento cultural; Marcelo Magno tem fim de semana modo turbo; Peres absolvido; Penha Bernardes em desfile cívico; E muito mais...

FOCO E FÉ

A coluna Boca Miúda desta segunda-feira (4) começa por Cabo Frio, onde a prefeita Magdala Furtado (PL) aproveitou o domingo (3) para se fortalecer espiritualmente e aceitou o convite do deputado federal Otoni de Paula (MDB), que veio ao município fazer uma pregação na igreja Assembleia de Deus de Madureira, no bairro Guarani, e a chamou para ir junto. Magdala é católica, mas o Deus é o mesmo, né? Afinal, oração, cautela e caldo de galinha nunca são demais. O templo estava lotado e segundo fontes próximas da prefeita, a receptividade foi muito boa. Na ocasião do culto, o deputado pediu às pessoas que tenham respeito para com a chefe do executivo porque ela vem sofrendo perseguição por alguns setores da cidade, especialmente uma parte da mídia. Em certa ocasião da pregação, ela se ajoelhou, como mostra a imagem, momento em que foi feita uma oração que pedia para quebrar esse clima de perseguição. Otoni é uma figura de liderança, o que é bom também para dar uma acalmada nos ‘pit boys’ da Alerj – leia-se Fillipe Poubel (PL), Alan Lopes (PL) e Rodrigo Amorim (PTB), que pediram o impeachment dela. Já nesta segunda-feira (4), a prefeita começou a semana bem cedo, por volta das 7h já estava na Prefeitura e fez uma reunião com o secretariado. E foi assim o dia inteiro, entrando e saindo grupos do gabinete. Para além disso, Magdala foi convidada para participar da abertura do Festival Internacional de Dança, em Cabo Frio, que acontece na próxima quinta-feira, feriado de 7 de setembro.

O TEMPO URGE

A propósito de Magdala, a prefeita já conta um mês e meio de mandato, metade do prazo que normalmente se dá na política (90 dias) para quem acabou de assumir o mandato mostrar a que veio. Tudo bem que uma parte da mídia que não está recebendo o dinheiro que recebia na época do falecido Zé Bonifácio está descontente e pressionando, mas é importante considerar que a prefeita tem mais 45 dias e se a partir disso ela não começar a mostrar serviço efetivo, não vai dar mais pra ficar achando que palavra de deputado, amigo ou aliado vai ajudar a diminuir a pressão. Pode juntar Dr Serginho (PL), Otoni de Paula, governador Cláudio Castro (PL), pode juntar até o presidente Lula (PT). Se ela não apresentar resultado, a paciência da população e dos demais setores da sociedade vai se esgotar.

PALAVRA DE ORDEM

Continuando em Cabo Frio, uma mudança importante que aconteceu na secretaria de Planejamento já fez emergir ali uma situação que pode gerar recursos para o município sobremaneira. A pasta tinha 300 processos represados no protocolo e outros 2 mil projetos parados na fiscalização (oi???). Tudo isso travava o mercado imobiliário na cidade, com novas construções, como condomínios, casas. O diretor de fiscalização do Planejamento, o arquiteto Sérgio Nogueira, garantiu que esse processo todo, especialmente de casas familiares, serão aprovados em dias. E isso vai fazer girar o mercado da construção civil em Cabo Frio, gerando recursos para o município até o final do ano. É ordem expressa da prefeita Magdala Furtado, que se reuniu com os secretários municipais de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Matheus Mônica, do Meio Ambiente e Saneamento, Rosalice Fernandes, e de Relações Institucionais, André Longobardi. Até porque ela, como é do mercado imobiliário, entende que isso aí atrasa a vida do investidor. E a gente já vinha conversando com empresários que estavam reclamando que levavam até seis meses para aprovar um projeto de condomínio no município. Isso, ao que parece, vai acabar, e a cidade pode novamente se tornar um atrativo para o ramo da construção civil, que inclusive têm procurado outras paragens para investir.

PLANO VERÃO

A Câmara Municipal de Cabo Frio vai realizar uma audiência pública para discutir o Planejamento Estratégico do Verão 2023/2024. A iniciativa é do presidente, o vereador Miguel Alencar (União). O encontro, que acontece dia 13 de setembro, tem por finalidade discutir estratégias para a alta temporada, período em que o número de habitantes na cidade cresce significativamente. E mais uma vez o legislativo é quem está tomando a iniciativa de discutir o verão, que está aí já, batendo na porta.

SEMANINHA DE TRABALHO

Em São Pedro da Aldeia, o prefeito Fábio do Pastel (PL) já começou a semana, nesta segunda-feira (4), literalmente, no cabo da enxada. A equipe da Prefeitura esteve na Ponta do Ambrósio revitalizando um local para crianças, onde também animais faziam suas necessidades. A ação cercou o brinquedo com tela e trocou a areia do local porque as crianças estavam pegando sarna após brincarem por lá. O destaque dessa semana, no entanto, é a tradicional Cavalgada da Independência, no Polo Rural de São Pedro. Fábio declarou à coluna que eles estão muito envolvidos no local, que vai receber cerca de dez bandas locais. “Vai ser um megaevento e o espaço tá bonito, bem preparado, já bem iluminado. Estamos aguardando o pessoal no dia 7 de setembro. Eu vou participar da cavalgada de cavalo”, pontuou o prefeito. Aliás, o registro fotográfico revela como Fábio do Pastel é detalhista em um ponto obsessivo. Ele passa o dia inteiro vistoriando obras, de manhã, de tarde e de noite. Quando ele chega num local que alguém está fazendo determinada coisa, ele mesmo pega a enxada, a vassoura e mostra como quer que seja feito. A prova está aí. É para botar a mão na massa. Tanto é assim que tem pesquisa por aí indicando até 75% de aprovação junto ao aldeense. Que coisa, hein?

A MIL POR HORA

O prefeito de Iguaba Grande, Vantoil Martins (CID), teve uma manhã das mais agitadas nesta segunda-feira (4). Depois de levar a filha na escola e passar na barbearia, o chefe do Executivo se reuniu com profissionais de enfermagem e ainda arranjou tempo para uma visita às obras de pavimentação da Estrada da Capivara. Na intervenção, no bairro Nova Iguaba, o prefeito esteve acompanhado do chefe de Gabinete e secretário de Serviços Públicos e Segurança e Ordem Pública, Fábio Costa, e dos titulares das pastas de Obras, Alexandre Freitag, e de Turismo, Marcelo Durão. Que manhã, hein?

REUNIÃO COM SECRETARIADO

Em Armação dos Búzios, o prefeito Alexandre Martins (REP) recebeu, nesta segunda-feira (4), o secretariado para aquelas tradicionais reuniões de alinhamento. Segundo o chefe do Executivo, o objetivo foi ouvir as demandas dos secretários, as conquistas e os desafios de suas pastas para que, juntos, “possamos continuar no rumo certo das nossas ações”. Alexandre declarou que foi um encontro “muito produtivo” e se disse feliz com o desempenho do pessoal.

FESTIVAL GASTRONÔMICO VEM AÍ

Em tempo, no fim da semana passada, Alexandre Martins participou da degustação que antecede o 7º Festival da Sardinha e Frutos do Mar de Búzios. O evento será de 15 a 17 de setembro, no campo da SEB. A degustação dos 60 pratos do evento contou ainda com outros representantes do Executivo municipal, como o secretário de Turismo, Cristiano Marques, e o titular de Pesca, Agricultura e Esportes Náuticos, Uriel Costa.

PLAZA MARICÁ

O prefeito de Maricá, Fabiano Horta (PT), comemorou, nesta segunda-feira (4), uma agenda que teve em seu gabinete com o grupo que vai construir o Plaza Maricá. Os visitantes apresentaram a estrutura e cronograma do projeto, que tem previsão de início para janeiro de 2024 e 18 meses de duração. Segundo Fabiano, além de muito esperado pela população, esse shopping gerará milhares de empregos desde a sua construção até depois de inaugurado. O empreendimento será na Rodovia Amaral Peixoto, a RJ-106, ao lado de um supermercado atacadista.

GIL EM MARICÁ

Aliás, Fabiano Horta também utilizou as redes sociais nesta segunda para anunciar que o imortal da ABL, compositor e ex-ministro da Cultura Gilberto Gil trará “todo seu brilho e talento” à Festa Literária de Maricá (FLIM). A participação especial da lenda da música brasileira será no dia 22 de setembro. Gil será o grande homenageado da 8ª edição do evento. Em agosto, o secretário de Governo maricaense e presidente estadual do PT, Joãozinho Maurício, foi entregar pessoalmente o convite para Gilberto participar da FLIM.

FIM DE SEMANA NO MODO TURBO

O prefeito de Arraial do Cabo, Marcelo Magno (PL), passou o fim de semana bem ocupado, viu? No sábado (2), a programação foi com amigos e os secretários de Turismo, Junior Chuchu, e Ambiente e Saneamento, Jorge Oliveira, em um bar no bairro Prainha. Marcelo ganhou algumas postas de cavala, um peixe bastante apreciado pelos cabistas. Já no domingo (3), Marcelo visitou a estrutura da Parada LGBTI+, na Prainha, e acompanhou parte da programação, que teve como atração musical a cantora Vanessa da Mata. No mesmo dia, o prefeito prestigiou o time de futebol feminino da Prainha. O chefe do Executivo fez questão de parabenizar o elenco logo após a partida, na confraternização delas.

CELEBRA ARRAIAL

Aliás, nesta segunda-feira (4), Marcelo Magno anunciou as atrações musicais do Celebra Arraial, festival de música gospel cabista. O evento, que será realizado ainda neste mês, contará com as cantoras Sarah Beatriz e Mídian Lima. As apresentações serão nos dias 29 e 30. Segundo Marcelo, a programação completa estará disponível no site da Prefeitura.

RESPIROU ALIVIADO

A 7ª Vara Federal do Rio de Janeiro absolveu o ex-prefeito e atual secretário de Educação de Saquarema, Antonio Peres. O político havia sido condenado à inelegibilidade após a Operação Sanguessuga, da Polícia Federal, e vinha respondendo judicialmente por compra superfaturada de ambulâncias. A operação, de 2006, prendeu mais de 40 pessoas e outras 50 foram submetidas a mandados de busca e apreensão. Em sua rede social, Peres disse que sempre confiou na Justiça e declarou que, apesar da demora trazer “prejuízos irreparáveis, pois o tempo não volta”, tinha a “certeza de que nada fiz de errado, e agora, recebo a notícia da absolvição com grande alegria”. A oposição, raivosa, chegou a colocar em dúvida se a decisão judicial procedia. Já tem gente sem dormir. Até porque estes conhecem de perto a capacidade de articulação de Peres, mesmo quando estava inelegível. Imagina agora, com o nome limpo no SPC da política. Afinal, 2024 é logo ali.

DESFILE CÍVICO

O domingo (3) em Araruama foi marcado pelo desfile cívico em alusão à Independência do Brasil em São Vicente. Apesar do evento ser organizado pelo governo municipal, a vereadora da oposição e pré-candidata a prefeita Penha Bernardes (PL) fez questão de comparecer, afinal trata-se de um momento “de muita alegria e patriotismo”, nas palavras dela mesma. “Fico feliz em ver que a população de Araruama se mobiliza para celebrar esta data tão importante para nossa história. Agradeço a todos que compareceram ao desfile e me receberam com tanto carinho”, pontuou a parlamentar em suas redes sociais.

- Advertisement -
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Mais Lidas

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo