BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEGUNDA-FEIRA (4)

Fábio do Pastel dá início à transição na Educação, e no fim de semana vai para as ruas após as fortes chuvas; José Bonifácio segue trabalhando até a véspera da cirurgia; O desabafo de ex-secretário cabo-friense; Juventude na Câmara de Cabo Frio; Vantoil Martins recebe deputada Zeidan nesta terça (5); Alexandre Martins e as vistorias na península, com live nesta segunda; Turismo de Arraial em São Paulo; Fabiano Horta na correria pós temporal; Deu UB pra Chiquinho da Educação e PDT pra André Mônica... E muito mais!

1181

TROCOU COM CORDIALIDADE

A coluna Boca Miúda desta segunda-feira (4) começa por São Pedro da Aldeia, onde apesar do retorno do município para a lista de inadimplentes do Cauc por falta de investimento de recursos próprios na educação, o prefeito, Fábio do Pastel (PL), foi bastante cordial com o agora ex-secretário de Educação, Elias Valadão. Depois de participar da entrega do novo prédio do EMESPP nesta segunda-feira (4), Fábio se reuniu com Elias, que está deixando a pasta e a futura secretária, Sheila Atalla, que irá assumir a secretaria. Eles definiram um período de transição, que vai ocorrer de forma transparente e com a preocupação em dar andamento ao trabalho já iniciado. Segundo nota do município, Fábio atendeu ao pedido de exoneração de Elias e reforçou que o objetivo é garantir uma Educação de qualidade para as crianças e jovens aldeenses. Transição tranquila por lá.

DE OLHO EM TUDO

Ainda em São Pedro, Fábio não se fez de rogado após a cidade ter sido, mais uma vez, castigada pelas chuvas dos últimos dias. O chefe do Executivo aldeense acompanhou ações da Defesa Civil no sábado (2) e informou que a equipe estava fazendo todo o possível para ajudar as famílias, “mas os danos eram incontáveis”. O prefeito reforçou a necessidade de solidariedade nesse momento e afirmou que o poder público está fazendo tudo o que está ao seu alcance para mitigar os danos causados por estes dias de chuva que castigaram toda a região e o Estado.

AGENDA E CIRURGIA

Em Cabo Frio, o prefeito José Bonifácio (PDT) trabalha normalmente esta semana, pelo menos até a quinta-feira (7), antes de ser operado. Na sexta-feira (8) vai ser submetido a uma cirurgia (no Rio) para retirada de um nódulo no fígado, detectada durante exames de rotina de uma pessoa que já passou por isso. No mesmo procedimento também será tratada uma hérnia proveniente da cirurgia anterior para retirada de tumor no pâncreas. Zé conversou com a coluna por telefone e disse que em no máximo duas semanas está de volta ao gabinete.

HOMOLOGAÇÃO À VISTA?

Falando em Zé Bonifácio, os quase mil concursados de 2020 da Prefeitura de Cabo Frio continuam amargando a espera pela homologação do certame. Nesta segunda-feira (4), teve reunião na Câmara, conduzida por Vanderson Bento (PTB) e com participação de outros vereadores, procuradoria do município, comissão do concurso, Sindicaf, SindSaúde e Sepe, com o objetivo de definir o imbróglio e discutir as mudanças na legislação do PCCR. O que ficou definido foi que um ofício, subscrito pelos 17 edis, pedindo a definição da data da homologação será entregue ao prefeito nesta terça (5). Mas a turma do concurso não saiu de lá muito animada. “O único ponto positivo foi que os vereadores disseram que vão cobrar diretamente do prefeito essa questão. No meu ponto de vista, a prefeitura está enrolando, porque as mudanças na legislação nada têm a ver com o concurso, isso não é condicionante. Tem muita gente desempregada só esperando ser chamado para poder começar a trabalhar”, disse um concursado à coluna. Já Vanderson disse que o encontro já surtiu efeitos, ele se encontrou com Zé após a reunião e que já teve sinalização positiva do prefeito. Vanderson acredita que em breve acontecerá a homologaçao. “Estamos trabalhando com cuidado e muito diálogo para poder avançar nos detalhes. Vamos conseguir apesar de algumas torcidas contrárias”, disse ele.

PROJETOS PARA A JUVENTUDE

A Câmara de Cabo Frio está com dois projetos super bacanas voltado para jovens. Na quarta-feira (6), acontecerá a 2ª Edição do programa “Direito e Cidadania nas Escolas”. O objetivo é levar aos alunos da rede pública e privada do município noções básicas de direito e cidadania. A palestra acontecerá às 9h e será ministrada pelo Procurador de Justiça e presidente da Associação do Ministério Público Estadual, Cláudio Henrique da Cruz Vianna, com transmissão nas redes sociais da Câmara e pela Jovem TV (Canal 8). Além disso, a 3ª edição do Parlamento Juvenil está com inscrições abertas. Serão 17 parlamentares juvenis, que devem estar matriculados regularmente em escolas públicas de Ensino Médio, sendo um deles assistido da Apae. Os alunos inscritos serão escolhidos em processo eleitoral realizado sob a responsabilidade das escolas representadas no Parlamento. A posse ocorrerá no dia 9 de maio. Conversando com a coluna, o presidente da Casa, vereador Miguel Alencar disse que “a ideia é trazer judiciário e legislativo e apresentar aos estudantes noções de como exercer sua cidadania, por quais meios, seja pelo legislativo, pelo judiciário ou Ministério Público”, explicou. Já o parlamento juvenil está sendo retomado e esses estudantes poderão “atuar” como vereadores. “Eles vão poder fazer sessões em horários específicos, apresentar matérias e saber como atua um legislador no Brasil. É um projeto muito interessante, que foi realizado na gestão do então presidente da Câmara, Aquilles Barreto e que está sendo retomado agora”, completou Miguel Alencar.

VANTOIL RECEBE ZEIDAN

Em Iguaba Grande, o prefeito Vantoil Martins (CID) vai receber e seu gabinete, nesta terça-feira (5), a deputada Zeidan (PT). Vai ser uma visita informal, segundo o prefeito, onde a parlamentar vai se colocar à disposição da cidade. Será que a turma do PT de Iguaba, que vive pegando no pé de Vantoil vai implicar com a visita também?

VISTORIAS DO ALEXANDRE

O prefeito de Búzios, Alexandre Martins (REP), dedicou a sexta-feira (1º) a vistorias na península. Com o secretário do Ambiente, Pesca e Urbanismo, Evanildo Nascimento, foi feita uma visita no Mirante da Ponta do Pai Vitório para detectar os locais que necessitam reparos. Segundo Alexandre, o local é um importante ponto turístico do município. Como é uma área de proteção ambiental, necessita de uma avaliação da equipe técnica do Ambiente. Além disso, Martins visitou localidades de Boa Vista e Cruzeiro, na Rasa, que em breve receberão pavimentação e drenagem. Na ocasião, o gestor aproveitou a oportunidade para conversar com os moradores e saber quais as necessidades do local. As obras já estão sendo licitadas, e em breve, serão iniciadas. De acordo com o prefeito, a rua Ceciliana da Conceição será contemplada.

EM TEMPO

Por falar em Alexandre, no começo da noite desta segunda-feira (4), ele participou de uma live no Facebook do vereador Aurélio Barros (PATRI) para falar sobre a importância da conscientização do autismo, inclusão e direitos desses cidadãos. Neste sábado, foi comemorado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo.

ARRAIAL EM SÃO PAULO

A secretaria de Turismo de Arraial do Cabo participa, entre os dias 5 e 7 de abril, da WTM Latin America. A feira de turismo, que será realizada em São Paulo, reúne os mais importantes segmentos da indústria de viagens e turismo do mundo, sendo, mais de 500 empresas e 33 países participantes, que terão a oportunidade de negociar com representantes dos destinos da América Latina. Arraial estará no stand da secretaria Estadual de Turismo do Rio de Janeiro, apresentando todo o potencial turístico e realizando reuniões com os principais operadores. No local, a secretaria de Turismo de Arraial realizará sorteios, distribuição de brindes e pinturas realizadas pelo artista plástico local, Paulo Franco. Para Marco Simas, secretário de Turismo, a participação do município neste evento é uma oportunidade de apresentar Arraial para o mundo e de efetuar negócios e parcerias internacionais vantajosas em prol de um turismo com mais qualidade.

E DEU UB

Com a consistência e firmeza de um pudim de leite condensado, o ex-prefeito de Araruama Chiquinho “sem Educação” acabou se filiando ao União Brasil na sexta-feira (1º). Na foto, inclusive, Chiquinho aparece com uma camisa que já usou em várias ocasiões, parece até “camisa da sorte”. As conversas de bastidor dizem inclusive que ele teria tido um papo com o presidente da sigla no Estado, Waguinho, para que ele tentasse acalmar os ânimos dos afilhados políticos, Penha Bernardes (PL) e Oliveira da Guarda (MDB). A ideia é que Chiquinho, que tem uma ficha mais queimada e suja que escapamento de caminhão, concorra a deputado estadual. Data hoje, dado a quantidade de processos e condenações, muito difícil acreditar que a candidatura vá vingar, mas é no ver para crer.

PRÉ-CANDIDATO DO PDT

Ainda em Araruama, conforme havíamos adiantado na sexta-feira (1º), o ex-prefeito André Mônica se filiou ao PDT e anunciou pré-candidatura a deputado federal. No sábado (2), André publicou uma foto ao lado de Rodrigo Neves, ex-prefeito de Niterói e pré-candidato a governador dizendo ter aceitado o convite para concorrer a uma vaga em Brasília. “Transformar a vida das pessoas pra melhor, esse é o nosso desafio. Vamos à luta”, escreveu Mônica. Para alegria daqueles que detestam Chiquinho Sem Educação, a iniciativa de André é uma opção de voto de liderança na cidade, fora do controle do todo poderoso de Araruama. A ideia é brigar por esse eleitor que não se satisfaz com o que manda o marido da prefeita Lívia de Chiquinho (PP).

CORRENDO ATRÁS DO PREJUÍZO

A chuva que castigou o estado do Rio no fim da última semana e deixou mortos em cidades como Paraty também causou danos em Maricá. A Prefeitura está se desdobrando para atender às vítimas das chuvas, que deixou famílias desabrigadas. Serão cinco polos de atendimento abertos a partir desta terça-feira (5). A determinação foi dada pelo prefeito, Fabiano Horta (PT), que acompanha os trabalhos. Segundo Fabiano, os polos funcionarão pelos próximos dez dias para facilitar o acesso das famílias aos benefícios que a Prefeitura vai disponibilizar. Os polos contarão com equipes mutidisciplinartes da Defesa Civil e das Secretarias de Habitação, Direitos Humanos, Assistência Social e Secretaria de Economia Solidária, que estarão abertos das 9h às 17h, nos seguintes locais: Quadra do CÉU (Mumbuca), Arena Flamengo (Flamengo), Escola Alcione Rangel (Bambuí), Escola Alfredo Nicolau (Marquês de Maricá) e Escola Amanda Pena, Bananal (Ponta Negra). O atendimento no Centro Educacional Joana Rangel passa a ser somente para receber doações, como roupas, colchonetes roupas de cama, água, materiais de higiene e limpeza e alimentos não perecíveis. A subprefeitura de Itaipuaçu também recebe doações.

REFORMA DO SECRETARIADO

O governador Cláudio Castro (PL) nomeou, em edição especial do Diário Oficial na noite de sexta (1º), 15 novos secretários do total de 26 pastas. Sábado (2) foi o último dia, de acordo com a legislação eleitoral, para quem quer se candidatar nas eleições de outubro deixar seu cargo público. O governo não informou quais dos 15 secretários que saem de suas pastas vão, de fato, ser candidatos. Da Região dos Lagos, o cabo-friense Dr. Serginho deixou a pasta de Ciência e Tecnologia para a pré-candidatura a deputado e quem assume é o buziano João Carrilho, presidente da Faetec. A lista completa está disponível no Portal RC24h.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui