BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEGUNDA-FEIRA (3)

Zé Bonifácio trabalhou até o último minuto de 2021 e entrou 2022 circulando pela orla; Vantoil e Lívia vão para a orla conferir queima de fogos, enquanto Marcelo Magno se reúne com amigos na virada de ano; Prefeitura divulga balanço das ações de Réveillon em Búzios; Cláudio Castro testa positivo para a Covid-19; Bolsonaro "mete atestado" no primeiro dia útil de 2022… E muito mais!

905

TRABALHOU ATÉ O ÚLTIMO MINUTO DE 2021

A primeira coluna Boca Miúda de 2022 começa por Cabo Frio, onde o prefeito José Bonifácio (PDT), por assim dizer, trabalhou até o último minuto do último dia de 2021, na sexta-feira (31), quando Zé foi cedo para as ruas vistoriar a movimentação e os últimos preparativos para a chegada de 2022. E assim ficou até as 18h, acompanhado do ex-deputado Janio Mendes e do secretário de Segurança Pública e Direitos Humanos, coronel Ruy França. Depois foi para casa, se arrumou, ceiou e foi assistir à queima de fogos na Praia do Forte. Acabado os fogos, continuou circulando pela orla – calçadão e areia – até, pasmem, as 3 da manhã. Alguns internautas que presenciaram Zé por lá, ficaram impressionados. Apesar da curiosidade, prefeito disse que todo mundo foi respeitoso “Fui muito respeitado pelos turistas e visitantes”, disse, por telefone. Ainda na conversa, Zé contou que chegou em casa por volta das 3h30. Deu aquela descansada no sábado (1º) e no domingo (2), com estrada cheia e tudo, pegou o carro e seguiu para o Rio, ele mesmo dirigindo, para comemorar o aniversário do neto João.

VERÃO E CARNAVAL

Apesar da virada do ano com cidade lotada, Cabo Frio não teve registro de violência durante o Réveillon, o que era a maior preocupação, haja vista os últimos episódios de confronto entre turistas e agentes de segurança, na ocasião da apreensão de caixinhas de som na praia, que estão proibidas. A propósito disso, Zé achou por bem liberar as “caixinhas da discórdia”, desde então, e arrefecer os ânimos. Aliás, apesar da tensão do verão e da cidade lotada, Zé disse que está super tranquilo. Ao contrário de alguns de seus secretários. Juarez Lopes, titular do Meio Ambiente, por exemplo mandou essa na rede social: “Basta Cabo Frio. Assim não dá. Bora iniciar uma campanha cidadã?” Carlos Cunha, do Turismo, também demonstrou preocupação. Mas, com relação ao Carnaval, Zé disse: “Um dia de cada vez”. Ou seja, não confirmou, mas também não disse que vai proibir, será uma questão analisada mais pra frente, até porque, a Folia do Momo será no fim de fevereiro.

NOVOS ARES

Assim como o prefeito Zé Bonifácio, Janio Mendes também demonstrou maior tranquilidade no quesito segurança. Depois de caminhar com Zé e Ruy França (Secretário de Segurança Pública) no último dia do ano e verificar in loco que apreender caixinha de som é enxugar gelo, disse que pelo menos uma coisa o deixou bem animado nisso tudo. Ele acha que o novo hit de verão tem tudo para ser a paródia que fizeram da música “Tá Escrito”, de Xandy de Pilares: “Erga essa cabeça, mete o pé e vai na fé, manda Bolsonaro embora. Basta acreditar que um novo dia vai raiar, sua hora vai chegar”. Ficou animado com a música, principalmente porque foi surpreendido pelo hit – que está bombando em várias cidades do Brasil – já ter chegado a Cabo Frio. “Fui testemunha disso nas areias da praia de Cabo Frio nesse Réveillon”, comentou. Para Janio Mendes, que é uma das lideranças do PDT, obviamente que isso significa novos ares e que o “povo está acordando” para esse presidente, que tem desagradado, segundo pesquisa, mais de 53% de seus eleitores.

VIROU ANO NA ORLA E COMEÇOU 2022 COM REUNIÃO DA SAÚDE

O prefeito de Iguaba Grande, Vantoil Martins (CID), conferiu a queima de fogos na orla do município neste Réveillon. O show pirotécnico teve transmissão na página da Prefeitura no Facebook e foi um breve discurso do prefeito que introduziu a live. Vantoil disse que 2021 foi um ano difícil, mas afirmou ter fé que “2022 será muito melhor”. A queima de fogos no município durou cerca de 15 minutos. Já nesta segunda-feira (3), primeiro dia útil do ano, começaram as apresentações de relatórios e metas a serem alcançadas neste ano, como pedido pelo prefeito no fim do ano passado. O primeiro relatório foi da secretaria de Saúde.

REUNIÃO COM SICOOB

Ainda de Iguaba Grande, Vantoil Martins recebeu nesta segunda (3), o gerente que ficará à frente da nova agência do Banco Sicoob, Sebastião dos Santos Fonseca. Da reunião também participaram os secretários de Planejamento e Gestão, Eron Bezerra e Fazenda, Jorgino Fabiano e o consultor da Agência de Desenvolvimento, Marcello Costa, que trataram do início das atividades do banco no município. Enquanto as obras da sede da agência seguem no centro da cidade, com previsão de inauguração para o primeiro trimestre de 2022, uma sala será disponibilizada, na sede da Agência de Desenvolvimento, para início das ações sem dependências físicas na cidade. Entre as ações iniciais, formalização de documentos para início de convênios para contas de arrecadação da prefeitura, créditos consignados, elaboração de portfólio de produtos, serviços que serão oferecidos pela instituição na cidade, entre outras ações.

VIRADA DE ANO ENTRE AMIGOS

Em Arraial do Cabo, que teve queima de fogos na Praia Grande, em Figueira e em Monte Alto, o Réveillon do prefeito, Marcelo Magno (PL), foi entre amigos, como Diego Silveira, que aparece na foto acima. O chefe do Executivo passou a virada na casa do secretário de Ação Social, Wagner Lima. A queima de fogos de Arraial durou entre 12 e 13 minutos, teve transmissão ao vivo nas redes sociais e foi bastante elogiada por quem assistiu.

RÉVEILLON COM MEIO MILHÃO EM BÚZIOS

A Prefeitura de Armação dos Búzios divulgou, nesta segunda-feira (3), um balanço das ações desempenhadas pelo município e pela Polícia Militar entre os dias 30 de dezembro e 2 de janeiro. Segundo a Comunicação, cerca de meio milhão de pessoas estiveram na cidade no fim de ano, com a ocupação da rede hoteleira próxima a 99%. Foram recolhidas aproximadamente 600 toneladas de lixo. O Planejamento Operacional para garantia da segurança no Réveillon teve 143 policiais empregados nos quatro dias do evento e 10 viaturas, sendo sete da 5 CIA e três viaturas do PROEIS, disponibilizadas pela Prefeitura de Búzios. Nesse período, duas pessoas foram presas, uma por cometimento de crime de furto de uma motocicleta e outro preso por crime previsto na Lei Maria da Penha. Além disso, um criminoso foi neutralizado por policiais militares na posse de duas armas de fogo que foram apreendidas no bairro de Tucuns. Nenhuma ocorrência foi registrada de homicídio ou roubo de rua, de veículo ou de carga no município no período analisado.

FOGOS EM ARARUAMA

Em Araruama, outra cidade na qual a queima de fogos no Réveillon teve transmissão ao vivo pelas redes sociais da Prefeitura, a prefeita Lívia Bello (PP) discursou antes de cerca de 12 minutos de show pirotécnico. A prefeita desejou aos espectadores um 2022 de paz, saúde, harmonia e grandes conquistas, relembrando que 2021 foi um ano atípico por conta da pandemia, mas ressaltando que tem certeza de que 2022 será de muitas vitórias.

CASTRO COM COVID (IRONIA DO DESTINO)

O governador do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL) anunciou neste domingo (2), que testou positivo para a COVID-19. De acordo com Castro, ele está sem sintomas graves e passa bem. O governador aproveitou o ensejo para incentivar a vacinação. Essa é a segunda vez que Castro é diagnosticado com a doença. A primeira foi em dezembro de 2020. Além de Cláudio, Nelson Rocha, secretário de Fazenda, e Rodrigo Bacellar, secretário de Estado de Governo, também foram infectados com coronavírus. O curioso disso é a ironia do destino. Isso porque Castro não gostou quando o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD) anunciou o cancelamento da festa. O governador achou um exagero. Talvez não fosse. Mas enfim… desejamos melhoras aos três.

METEU ATESTADO

Após passar alguns dias de férias no Guarujá (SP) e em Santa Catarina enquanto parte da Bahia agoniza por socorro por causa de chuvas, o presidente Jair Bolsonaro (PL) meteu um atestado logo no primeiro dia útil de 2022, nesta segunda-feira (3). Por conta de dores abdominais, Jair foi levado para São Paulo, onde foi diagnosticada uma obstrução intestinal. O presidente não tem agenda pública para os próximos dias. Que coisa, né, Bolsonaro não dá sorte mesmo. Passa alguns dias de diversão sem o menor problema e bem no dia de trabalho acaba passando mal. Pronta recuperação ao presidente, que ele possa voltar logo ao cargo que, aparentemente, ele ocupa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui