19/03/2025 — 10:17
  (Horário de Brasília)

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEGUNDA-FEIRA (27)

Daniela Soares exonera Lívia de Chiquinho; Serginhovai quitar salários atrasados na quinta (30); Fabinho Costa discute projeto de limite entre municípios; Casório na Aldeia; Alexandre Martins se reúne com moradores e ambulantes da Tartaruga; Arraial regulamenta uso de celular nas escolas; Quaquá assina carta de intenções na Espanha; Lucimar Vidal e os kits escolares; Câmara de Saquarema veta comentários na rede social; Carlos Augusto alerta sobre descarte de lixo irregular... E muito mais!

Compartilhe

DANIELA SOARES EXONERA LÍVIA DE CHIQUINHO

A coluna Boca Miúda desta segunda-feira (27) começa por Araruama, onde a prefeita Daniela Soares (MDB) demitiu a agora ex-secretária de Governo, Lívia de Chiquinho, ex-prefeita da cidade. A exoneração, publicada hoje, foi a pedido, mas, na verdade, eram favas contadas diante da enorme pressão que Daniela vinha sofrendo do clã Chiquinho da Educação (PODE). Principalmente dele, que, segundo soubemos, praticaria assédio moral contra ela, além de tratá-la mal. Lívia destacou ser insustentável sua permanência na administração atual e, em carta-ofício datada e hoje ela aponta supostas irregularidades e alianças que, segundo Lívia, comprometeriam a gestão pública. A gota d’água foi mesmo foi a aliança de Daniela com 15 dos 17 vereadores, ocorrida na última sexta (24), e a nomeação de sua vice-prefeita, Verônica Januário (NOVO), como a nova secretária de Agricultura. Tais fatos teriam revoltado Lívia e Chiquinho, que queriam Cláudio Barreto, o dito “testa de ferro” de Chiquinho, a frente da pasta. Toda essa “reviravolta” aconteceu enquanto o casal de ex-prefeitos passava dias de “descanso” a bordo de um transatlântico, semana passada, em pleno expediente de trabalho (no caso de Lívia). Aliás, antes de embarcarem, Chiquinho tornou Daniela vítima de uma conspiração, em conluio com sites de notícia da região, que receberam vários documentos e denúncias de falcatruas armadas pelo próprio Chiquinho, dando conta de que ela havia mandado fazer uma reforma de R$ 500 mil em seu gabinete. Chiquinho envolveu até mesmo um empresário, que era muito amigo dele e que ficou extremamente decepcionado quando descobriu toda a armação.

NÃO PRESTAM MAIS

Ao retornarem da viagem, neste fim de semana, se depararam com essa movimentação estratégica da política. Lívia, na carta, acusa empresários e vereadores de “más influências” para a prefeita. Mas essas mesmas “más influências” andaram junto com Lívia nos dois mandatos dela. Agora mudou? Ou seja, os empresários prestavam, agora não prestam mais. Os vereadores prestavam, agora não prestam mais. Tudo porque decidiram que vão seguir com quem está com a caneta na mão e deixar de obedecer o Chiquinho que. Este sim, até onde se sabe, teria sido o detonador dessa crise política em Araruama, pois mesmo não sendo mais nada dentro da Prefeitura, tinha uma postura com Daniela de forma que ela entendesse, de forma inequívoca, que o prefeito era ele, e ela, mero fantoche. E Lívia, agora fora da Prefeitura, está mirando cada vez mais em 2026. No início da noite, ela postou um vídeo para falar de seu legado e que ela quer levar os ‘cases de sucesso’ de Araruama para todo Estado. Será?

Em Cabo Frio, soubemos por fontes fidedignas que Serginho (PL) enviou, nesta segunda-feira (27), a folha de pagamento dos servidores públicos ao banco. Os salários estarão disponíveis a partir desta terça-feira (28), contemplando todos os servidores, incluindo os aposentados. Além disso, ficamos sabendo que na quinta-feira (30), será efetuado o pagamento dos salários atrasados de dezembro de 2024, dívida herdada da gestão anterior da ex-prefeita Magdala Furtado. Inicialmente, a quitação desses débitos estava prevista para ocorrer em 10 parcelas mensais. No entanto, o prefeito informou que conseguirá antecipar o pagamento integral dos valores devidos, encerrando a pendência que vinha prejudicando os servidores. Desde o início de sua gestão, Serginho tem enfrentado um cenário financeiro crítico, com uma dívida de R$ 64 milhões referente à folha de pagamento de dezembro e um caixa praticamente vazio. Para enfrentar a crise, o prefeito decretou estado de calamidade financeira no município, adotando medidas de austeridade, como a redução de gastos com cargos comissionados e correções na folha de pagamento.

POSSE NA SAÚDE E AUDIÊNCIA PÚBLICA

Já nesta segunda-feira (27), além das demandas de rua, Serginho participou da posse da secretária de Saúde, Beatriz Trindade, como nova presidente do Conselho Municipal do setor, no auditório da Prefeitura. A cerimônia contou com a presença dos conselheiros e destacou o trabalho desenvolvido pela gestão municipal na área da saúde. Mais tarde, pela rede social, ele fez um chamamento à população para uma audiência pública que tem como objetivo debater a situação das pessoas em vulnerabilidade social e dependência química, com foco no uso de crack. A lembrar, o aumento desses casos – como os ocorridos no Braga e em São Cristóvão – tem causado grande preocupação aos cabo-frienses. O evento será nesta terça (28), às 18h30, no Hotel Paradiso. O encontro contará com a presença da comandante do 25º Batalhão da Polícia Militar, coronel Andréa, além dos secretários de Assistência Social, Flávio Moreira, e de Ordem Pública, coronel Leandro.

CULTURA EM FOCO

O secretário de Cultura de Cabo Frio, Carlos Ernesto Lopes, o Carlão, participou, nesta segunda-feira (27), de uma importante reunião no Rio de Janeiro, ao lado de outros secretários de Cultura de diversos municípios do estado. O encontro contou com a presença da secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Danielle Barros. Foram abordados temas centrais, como o incentivo à economia criativa, o desenvolvimento de projetos culturais integrados e a descentralização de investimentos para alcançar municípios de todas as regiões do estado. Carlão apresentou as iniciativas culturais realizadas no município e destacou o potencial turístico e histórico da cidade. O evento também foi uma oportunidade para discutir o planejamento de ações para 2025, incluindo editais de incentivo à cultura, a realização da Semana Teixeira e Sousa e a participação dos fazedores de cultura de Cabo Frio em eventos como a Bienal Internacional do Livro e a Festa Literária Internacional de Paraty (Flip). Falando em cultura, nesta terça-feira (28) tem reunião com artistas e sociedade civil, a partir das 19h, no Charitas.

VISIBILIDADE TRANS

Ainda em Cabo Frio, vai ter roda de conversa importante na quarta-feira (29), que é o Dia da Visibilidade Trans. A nova superintendente LGBTI+, Bárbara Barrozo, convidou a população para participar. Ao lado da diretora do Departamento de Cultura LGBTI+, Michele Fernandes, da equipe da superintendência, Bárbara contou haverá presenças inéditas nesse encontro, o qual também terá a participação do secretário de Cultura, Carlão. “Precisamos de você para trazer projetos novos para a população trans de Cabo Frio. “Vamos juntas nessa conquista e ter uma Cabo Frio como cidade modelo para pessoas trans?” destacou Bárbara.

PROJETO DE LIMITE ENTRE MUNICÍPIOS

Em Iguaba Grande, o prefeito Fabinho Costa (CID) e seu vice, Marciley Lessa (PL), se reuniram com o chefe de Gabinete de São Pedro da Aldeia, Fernando Frauches, para discutir o Projeto de Lei de corrige a demarcação dos limites entre os dois municípios. Em 2023, um projeto desta pauta foi aprovado pela Alerj, no entanto teve que ser revogado por conta de modificações necessárias em alguns pontos da proposta. Segundo Fabinho, um novo projeto será montado e novamente enviado à Assembleia Legislativa Estadual para votação. “Desta forma a gente vai poder resolver esse problema de anos”. A saber, Iguaba pertencia a São Pedro da Aldeia e foi emancipada em 1997.

ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL

A secretária de Assistência Social e Direitos Humanos de Iguaba, Cláudia Souza, começou a semana reunida com sua equipe e a secretaria de Educação. Nesta segunda-feira (27), uma pauta extremamente importante: o projeto de escola em tempo integral. Não menos importante, a turma discutiu, ainda, sobre Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, ligado à Proteção Social Básica do SUAS que é ofertado de forma complementar ao trabalho social com famílias. O SCFV oferta encontros periódicos com atividades em grupo, tais como atividades artísticas, culturais, de lazer, esportivas, entre outras, para crianças jovens e adultos que estejam vivenciando situações de vulnerabilidade e/ou violação de direitos.

CASÓRIO NA ALDEIA

Em São Pedro da Aldeia, o mais novo homem casado da cidade é o presidente da Câmara, vereador Jean Pierre (PP). Casou-se com Myrela Carvalho, no civil, e no fim de semana teve festejo e presença de várias autoridades. Além do prefeito da cidade, Fábio do Pastel (PL) – que estava “na beca”, de smoking, o deputado federal Júlio Lopes (PP) prestigiou o evento, assim como o presidente do PP de Cabo Frio, Alcimar Caldas. Felicidades aos noivos!

ASSESSORIA LEGAL

Ainda na Aldeia, a Prefeitura, em parceria com o Governo do Estado, promoverá uma ação de assessoria legal para mulheres no polo da cidade do Programa Empoderadas, no CRAS Anibal Martins Ferreira, no Parque Estoril, nesta terça-feira (28), às 9h. A atividade incluirá uma roda de conversa para fornecer orientação jurídica. O programa, que visa combater a violência contra meninas e mulheres, também oferece treinamentos de artes marciais e capacitação sobre sinais de violência.

REUNIÃO SOBRE OBRAS NA TARTARUGA

Em Armação dos Búzios, o prefeito Alexandre Martins (REP) deu o pontapé inicial para a realização das obras de pavimentação, drenagem e infraestrutura da Praia da Tartaruga. A obra é aguardada há tempos por todos os turistas que visitam, moradores e os ambulantes que trabalham naquela região. Para o anúncio, reuniu o pessoal da localidade. “Quero agradecer a todos pela confiança que depositaram em mim e no nosso trabalho”!”, reiterou.

SUPERLOTAÇÃO NO HOSPITAL

Em resposta a algumas reclamações, a diretora do Rodolpho Perrisé, hospital municipal de Búzios, Dra. Monique Campbell, falou em vídeo sobre os desafios enfrentados pela unidade diante da alta demanda no balneário, intensificada pela superlotação e pela procura de pacientes de outros municípios. De acordo com o relatório anual de 2024, a unidade realizou cerca de 160 mil atendimentos. Neste ano, a alta demanda persiste. Somente na última terça-feira (21), foram registrados 623 atendimentos no hospital, superando a média de quase 500 diários de 2024. Mesmo com tanta procura, Monique garantiu que todos receberão assistência e reforçou a importância de buscar as UBS para casos não urgentes, para aliviar a pressão sobre o hospital. Ela garantiu também, que as equipes seguem empenhadas para prestar a melhor assistência possível, apesar da sobrecarga.

REGULAMENTAÇÃO NO CABO

A secretária adjunta de Educação de Arraial do Cabo, Ingrid Silveira, se reuniu com sua equipe nesta segunda-feira (27) para discutir a recente lei sancionada pelo presidente Lula (PT), que limita o uso de celulares nas escolas. A medida abrange todos os níveis da educação básica e foi regulamentada pelo prefeito Marcelo Magno (PL) por meio do Decreto Municipal nº 4.279. O documento proíbe o uso de celulares dentro da sala de aula e fora dela durante atividades conduzidas pelos professores. Exceções são permitidas para fins pedagógicos, com a autorização do professor, e para alunos com deficiência ou problemas de saúde que dependam do aparelho, mediante laudo médico. Também pode ser autorizada pela direção da escola em situações excepcionais. O normativo proíbe a gravação de vídeos e imagens sem autorização, conforme a LGPD e o ECA. Os celulares devem permanecer desligados ou no modo silencioso, guardados em mochilas ou bolsas, salvo quando autorizados. O descumprimento das regras pode resultar em sanções, como advertência, restrição do uso do dispositivo, convocação dos responsáveis ou suspensão temporária das atividades escolares.

CARTA DE INTENÇÕES

O prefeito de Maricá, Washington Quaquá (PT), não perde tempo. Quando o assunto é turismo, nem se fala. Na última sexta-feira (24), assinou a carta de intenções com o ‘Puy du Fou’ para instalar a primeira unidade do parque temático no país. Quaquá participou da Fitur, em Madri, na Espanha por vários dias. O plano é transformar Maricá em um destino turístico internacional. O parque, com unidades na França e na Espanha, será construído em uma área de 250 hectares, com capacidade para receber milhões de visitantes e gerar milhares de empregos, tanto na construção quanto na operação. Na assinatura, estavam também o ministro do Turismo, Celso Sabino; o presidente da Embratur, Marcelo Freixo; os secretários de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca; de Gestão de Governo de Maricá, Arlen Pereira; de Relações Internacionais, Jorge Castor; de Comunicação Social, Danielle Ferreira de Oliveira; e de Turismo, Comércio, Indústria e Mercado Interno, José Alexandre.

CAFÉ DO TRABALHADOR E CNHs GRATUITAS

Falando em Washington Quaquá (PT), o homem voltou da Espanha cheio de energia. Mal chegou, já convocou os secretários para uma reunião nesta, segunda-feira (27). Mas, acreditem, dessa vez saíram ideias que Quaquá, em um raro momento de aprovação instantânea, carimbou sem pestanejar. Uma delas é o “Café do Trabalhador”. Juntamente com a secretária de Trabalho e Emprego, Rosana Horta, planejaram lojinhas espalhadas pela cidade, para que ninguém mais precise tomar café correndo em casa. Itaipuaçu, Ponta Negra, São José e Inoã estão no radar. O café será local, fresquinho, movendo a agricultura familiar. Quem também trouxe várias ideias foi o secretário de Transporte, André Casquinha. O assunto foi a “Carteira de Motorista para Todos”. Esse programa oferecerá, de forma gratuita, a emissão da CNH para 1.000 moradores do município. E não para por aí. A expectativa é que as inscrições contemplem pessoas de baixa renda e participantes de projetos sociais.

ENTREGA DE KIT ESCOLAR

Já em Saquarema, Lucimar Vidal (PL) segue sempre ligada em “modo turbo” na administração. Preparando material escolar enquanto o ano letivo “dá aquela batidinha na porta”, a prefeita fez um tour no Colégio Municipal Gustavo Campos da Silveira e na creche Maria Eduarda. Acompanhada de sua fiel escudeira, a secretária de Educação, Patrícia Oliveira, distribuiu na última sexta-feira (24), diversos kits escolares e uniformes com direito a uma lista completa: meias, tênis, short saia, shortinho e “a questão do material”, como ela bem pontuou. Já nesta segunda (27), Lucimar marcou presença no encontro do Sebrae para gestores públicos e ainda fez uma parada estratégica no gabinete, onde recebeu os novos alunos universitários de medicina. Acompanhada da secretária de Governança e Sustentabilidade, Manoela Peres, e de Antonio Peres, titular de Relações Institucionais, o clima de correria estava no ar.

CURTIR SIM, COMENTAR NÃO

Do outro lado da cidade, a licitação para contratação de segurança armada para os vereadores continua como pauta quente. Os moradores não gostaram muito, mas agora veio a cereja do bolo: a Câmara Municipal decidiu desativar os comentários em uma postagem no Instagram. O assunto da publicação era outro, mas o gesto foi entendido como uma forma de evitar críticas sobre a segurança e “silenciar” o público. Ah, e tem mais! E para piorar de vez, ninguém gostou de saber que, além da função de segurança, estes profissionais contratados também vão dirigir para os vereadores. Tudo isso por um custo estimado de R$ 2 milhões ao ano para os 13 vereadores. E agora? Será que esse projeto deles vão adiante? Só o tempo dirá.

DESCARTE DE LIXO

Em Rio das Ostras, o prefeito Carlos Augusto (PL) demonstrou sua luta ao trabalho ao estar no gabinete até mesmo em um sábado (25). Final de semana? Só no calendário. Entre reuniões e compromissos, recebeu a denúncia de um morador da Floresta das Gaivotas sobre o descarte irregular de lixo. Assim que assistiu ao vídeo, prontamente solicitou a limpeza. Em questão de horas, o local estava limpo novamente. O prefeito ainda aproveitou o momento para parabenizar os profissionais que enfrentam o calor para manter a cidade mais organizada. E claro, não faltou o apelo à consciência cidadã: “Oriente quem descartar lixo de forma errada. Converse, explique os impactos ambientais e de saúde. Se não adiantar, denuncie! Vamos cobrar da empresa.” Carlos não só repassou o aviso, mas também deu um recado direto.

Redação
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias