BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEGUNDA-FEIRA (25)

O dia agitado de Vantoil Martins; Fim de semana badalado em Búzios; Os questionamentos sobre Zé; Pastel em Curitiba e passagem mais em conta na Aldeia; O embate do cartão alimentação em Araruama; Expectativa pelo festival da lagoa de Arraial; O racha interno do PDT na Região dos Lagos; Os candidatos à presidência oficializados no fim de semana... E muito mais!

1308

VANTOIL E LANÇAMENTO DE COMTE EM IGUABA

A coluna Boca Miúda desta segunda-feira (25) começa por Iguaba Grande, onde o prefeito, Vantoil Martins (CID), organizou uma reunião política para o lançamento da candidatura deputado Comte Bitencourt (CID) para recondução à Alerj. Comte é praticamente filho da cidade, sempre que pode se reúne por lá, além de consideração em alta conta pelo chefe do executivo iguabense. É o #timeComte da Princesinha dos Lagos. Na mesa, além de Vantoil e do parlamentar, estiveram também o chefe de Gabinete, Fábio Costa, o secretário de Educação, Jales Lins, o advogado Pedro Canellas, e o vereador e líder do governo na Câmara, Luciano Silva (CID). O encontro aconteceu num espaço de eventos da Rua Alfeu Ferreira e foi acompanhado por cerca de 250 pessoas.

REUNIÃO COM DEPUTADO

Falando em encontro político, Vantoil e Fábio Costa, no sábado (24), teve reunião dos dois com o deputado federal Gutemberg Reis (MDB). Foram cerca de 300 pessoas presentes em um salão de festas de Iguaba. O objetivo era que os cidadãos conversassem um pouco com o parlamentar, que tenta a reeleição no fim do ano. Mais um compromisso com presença de prefeito e chefe de Gabinete, juntos igual feijão com arroz. O cheiro de candidato da máquina para as eleições municipais de 2024 está forte por ali, hein?

‘L’ DE LIBERDADE DURANTE SHOW

Segundo para Armação dos Búzios, o município bombou no fim de semana com o festival de inverno do Sesc, com showzão de artistas renomados e muitos turistas que foram aproveitar esse clima no balneário. No sábado (23), quem chamou a atenção mesmo foi o cantor Paulinho Moska, que mesmo querendo disfarçar suas intenções de voto para outubro, fez um L com as mãos, dizendo que era de “liberdade” – mas que na verdade era de Lula, levando o povo logo a entoar o tradicional “olê, olá, Lula, Lula”. Aliás, essa tática usada pelo músico tende a ser copiada, haja vista o que aconteceu com a cantora Ludmilla, que fez o mesmo gesto durante um show e foi contestada na justiça pelo vereador Fernando Holiday (Novo). Verdade é que os artistas estão sendo patrulhados pelos bolsonaristas para que não se manifestem publicamente durante os eventos e têm receio de serem acusados de fazerem propaganda para o petista. Veja o vídeo:

________________

PARECE ATÉ ALTA TEMPORADA

Falando em Búzios, a parceria com o Sesc nesse fim de semana, que trouxe uma edição com shows de Diogo Nogueira, na sexta (22), e Paulinho Moska no dia seguinte, lotou a cidade. Na visão de alguns empresários, parecia verão, alta temporada. Donos de bares e restaurantes sorriam de orelha a orelha, sem falar na rede hoteleira, que bateu 90% de ocupação; dois dos maiores hotéis chegaram aos 100%. A Rua das Pedras, que também é termômetro, e arredores, tudo cheio (vídeo). A propósito dessa intensa movimentação, a cidade deu show de receptivo e organização. Começando pelo pórtico, com o letreiro ‘Búzios a cidade mais badalada do Brasil’, passando por ruas limpas e bem sinalizadas (sem os transtornos causados por buracos), ciclovia top e estacionamento rotativo, administrado pela Prefeitura e sem flanelinha, o que é melhor. Os canteiros centrais são um detalhe à parte, com flores e outros detalhes; as praças da cidade também chamam a atenção, novinhas ou reformadas, e com iluminação bem bacana durante a noite. Búzios é um verdadeiro um charme em cada esquina.

INTERVENÇÃO ARBITRÁRIA?

Continuando em Búzios, outro local que tem sido muito frequentado e elogiado por moradores e turistas é a Feira Periurbana, que acontece às quintas-feiras. Na última quinta (21), no entanto, um episódio causou desconforto e indignação de militantes da Unidade Popular (UP), que estavam panfletando no local. A pré-candidata a deputada estadual pelo partido, Chantal Campello, de Cabo Frio, estava lá e postou um vídeo fazendo a reclamação, dizendo que foram impedidos de continuar a ação “a mando da secretaria de Segurança Pública”. “Sabemos do nossos direitos e não estávamos interferindo nenhuma legislação local. Mas parecia que a prefeitura estava incomodada pois estávamos denunciando a fome, o desemprego, a corrupção e o golpe que tá sendo gestacionado no Brasil. Foi uma situação bem escrota de perseguição real, o guarda disse pra nós que o secretário mandou tirar a gente lá pq não gostava ‘desse povo Fora Bolsonaro'”, disse ela. Entramos em contato com a Prefeitura, a qual afirmou que o grupo que foi abordado não tinha autorização para tal, visto que “o trâmite correto é abrir uma solicitação no setor de protocolo da Prefeitura”, e que essas pessoas “foram orientadas a fazer a solicitação. Não foi solicitado a retirada de ninguém do local. Existe uma legislação municipal para regulamentar a panfletagem na cidade”.

EM MINAS

De Cabo Frio, o prefeito José Bonifácio (PDT) passou o fim de semana em Belo Horizonte, juntamente com a secretária de Turismo, Katyuscia Brito, e o titular de Obras, Alan Chaparral, não só para a Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador como também marcaram presença no famoso mercado municipal, referência no estado e no país. Zé quer implementar essa ideia no Sebastião Lan, local onde funciona a feira cabo-friense. Falando em viagem, um internauta, bem astuto por sinal, nos questionou se toda vez que a secretária de Turismo viajar para representar o município a cidade também vai ficar sem o secretário de Obras, Alan Chaparral. Não sabemos se essa viagem foi bancada com dinheiro público, mas mesmo que cada um tenha pagado sua parte, importante ressaltar que o município não tá nenhuma maravilha, é buraco pra tudo quanto é lado, então seria muito importante que o secretário estivesse aqui também no fim de semana.

QUESTIONAMENTOS DE CARDOZO

Ainda falando sobre Zé Bonifácio, o ex-presidente do Ibascaf, Bebeto Cardozo, foi no sábado (23) até a Rua Tamoios, pertinho da Praia do Forte, onde a Prefeitura vai desapropriar alguns imóveis para concluir a ligação viária desta via com a Rua Antônio Feliciano de Almeida, que fica bem atrás. Cardozo fez um vídeo questionando as prioridades do prefeito, visto que há tanto por fazer na cidade. Ele pergunta, por exemplo, sobre como vai ficar a situação dos ambulantes que guardam parte do material de trabalho naquele local. Também indaga se seriam prioridades as desapropriações envolvendo milhões de reais, enquanto a orla da praia do forte, o mirante do forte e os quiosques agonizam por reformas”, fora as 92 praças do município “completamente destruídas”. “Precisamos de respostas para as prioridades do governo da cidade de Cabo Frio!”, postou ele.

OBRA SUSPENSA

Continuando no município cabo-friense, o shopping Park Lagos suspendeu as obras de ampliação da área do estacionamento. Mas só após recomendação do MPF, porque se fosse pela vontade da Prefeitura os trabalhos continuariam. A paralisação da construção se estende até 12 de agosto, quando acontece Audiência Pública sobre o impacto ambiental causado naquele local, de rica vegetação nativa.

COMEMORAÇÃO EM DOSE DUPLA

A vice-prefeita de Cabo Frio, Magdala Furtado (PL) fez a festa com o ‘Arraiá da Magdala’, no sábado (23), quando também aproveitou para comemorar seu aniversário de 54 anos ao lado de moradores de Unamar, do deputado federal Julio Lopes (PP), que já adotou Cabo Frio como segunda cidade, do vereador Vinícius Corrêa (PP), lideranças, servidores que atuam no Segundo Distrito, amigos e família. O evento aconteceu com ajuda da iniciativa privada e foi um sucesso. O local da festa, a Praça de Unamar, passou por reparos, recentemente, também pelas mãos de Magdala, moradores e empresários do bairro que se juntaram para fazer acontecer. “Aqui eu sinto a verdadeira dialética deste município, me sinto viva como moradora do 2.º Distrito de Cabo Frio, onde vivemos com os pés no chão, pois é aqui que a realidade grita. Nossa amada Tamoios, que mesmo sendo um Distrito com necessidades e urgências de uma Cidade é um berço de possibilidades e amor ao próximo também”, postou ela em seu perfil.

JULIETE PANTOJA NO RC CAST

Nesta terça-feira (26), a pré-candidata a governadora do RJ, Juliete Pantoja (UP), participa do 17º RC Cast, podcast do RC24h. Juliete, de 32 anos, é nascida e criada no bairro de Saracuruna, 2º distrito de Duque de Caxias, iniciou sua militância política no Movimento Estudantil aos 15 anos, através da Associação dos Estudantes Secundaristas do Rio de Janeiro. Mãe, educadora popular e uma das fundadoras da UP, ela vai falar um pouco de sua história de vida e o desafio de se lançar na corrida ao executivo fluminense. Nesta mesma terça, logo após o RC Cast ela vai se juntar ao pré-candidato a senador Raul Pedreira (UP), à pré-candidata a deputada estadual Chantal Campello (UP) e ao deputado federal Glauber Braga (PSOL), onde vão debater sobre “como combater o golpe de Bolsonaro”, segundo a organização do evento. Voltando ao podcast do Portal, já sabem, estão todos convidados para participar, podendo enviar perguntas durante o podcast. O programa será transmitido, ao vivo, pelas páginas do Portal, a partir das 17h30. Fiquem ligados!

REDUÇÃO DE PREÇO

Em São Pedro da Aldeia, o prefeito Fábio do Pastel (PL) certamente subiu uns pontos no conceito nos moradores, que não estavam nada satisfeitos com ele por conta do imbróglio do transporte público na cidade, fato que arranhou a imagem do chefe do executivo com seus eleitores nos últimos meses. Ele disse que enviará um Projeto de Lei à Câmara dos Vereadores na quarta-feira (27), propondo que o preço das passagens passe a custar R$ 2,50. A tarifa terá redução de 41%, ou seja, R$ 1,80, já que o valor atual é de R$ 4,30.

PASTEL EM CURITIBA

Falando nele, Fábio do Pastel (PL), publicou um vídeo em uma de suas atividades na viagem a Curitiba no último fim de semana. No registro de sábado (23), o chefe do Executivo aparece ao lado do palestrante Daniel Godri. Na legenda, o prefeito escreveu: “dia especial com uma pessoa muito especial”. Considerado como um dos melhores palestrantes brasileiros, Daniel é um dos principais nomes do país nos temas Motivação e Vendas. Antes de viajar, Fábio escreveu que o intuito da viagem era “capacitação e busca de práticas que vêm dando certo para uma das melhores cidades para se viver no Brasil”. Os aldeenses aguardam ansiosos por novidades.

CARTÃO DA DISCÓRDIA

Professores da rede pública de Araruama não estão conseguindo utilizar o vale alimentação concedido pela Prefeitura, o “Convênios Card”, há cerca de dois meses, nos mercados da cidade. Isso é o que relatam os servidores municipais, que, além disso, alegam ter o feriado descontado do valor de R$ 300 depositado. “Seria cômico se não fosse trágico”, disseram os denunciantes. Conforme as denúncias, quase todos os mercados da cidade aceitavam o cartão, mas começaram a recusar. Um dos estabelecimentos informou que a atitude se dá por conta de “problemas com o repasse da empresa (Prefeitura)”. Mesmo não aceitando o pagamento das compras com o cartão, os locais seguem cadastrados no aplicativo da prefeitura, como se a situação estivesse normalizada. A Prefeitura de Araruama declarou, em nota, que nenhuma denúncia sobre o caso chegou ao conhecimento do município no que diz respeito aos locais que aceitam o cartão. “Em relação ao pagamento e descontos, todos são de acordo com as determinações da lei municipal”.

OS EMBALOS DE SEXTA-FEIRA À NOITE

Quem acha que evento político não combina com sexta-feira à noite está enganado. Pelo menos, tomando como base uma prestação de contas organizada pelos vereadores de Araruama Oliveira da Guarda (MDB) e Penha Bernardes (PL) na cidade na última sexta (22). O evento, para divulgar os mandatos dos deputados federal Daniela do Waguinho (UNIÃO) e estadual Márcio Canella (UNIÃO), reuniu cerca de 1,5 mil pessoas em um salão de festas do município. O prefeito de Belford Roxo e padrinho político de Penha e Oliveira, Waguinho (UNIÃO), também marcou presença. Os vereadores e cabos eleitorais dos parlamentares nessa pré-campanha à reeleição agradeceram aos presentes em um vídeo, e escreveram: “juntos somos mais fortes, na certeza que dias melhores virão para a nossa querida Araruama”.

FESTIVAL ESPERADO

Em Arraial do Cabo, a expectativa é enorma para a 1ª edição do Festival da Lagoa, que será realizada desta quinta-feira (28) até domingo (31), no distrito de Figueira. O evento vai reunir cantores de vários ritmos, como samba, sertanejo, pop rock, além de música gospel, no Campo do Beira Mar. Segundo a Prefeitura, é a primeira vez que os distritos recebem um evento desse porte. Anunciado em primeira mão pelo prefeito Marcelo Magno (PL) em entrevista ao RC Cast, podcast do Portal RC24h, a atrações do evento serão Davi Sacer (quinta, 28); Tiee (sexta, 29); Ramona Rox e Léo Parazi (sábado, 30) e Israel Novaes (domingo, 31).

CONVENÇÃO PEDETISTA

O diretório estadual do PDT realizou convenção neste sábado (23), na capital. Participaram do ato os candidatos do partido ao governo do Estado, Rodrigo Neves, e à presidência, Ciro Gomes. Na ocasião, os integrantes da alta cúpula do governo cabo-friense Davi Souza (PDT) e Janio Mendes (PDT) foram oficializados como candidatos, respectivamente, a deputado federal e estadual. “Chegou a hora de Cabo Frio e a Região dos Lagos terem representatividade em Brasília na busca por recursos que melhorem a vida de todos e todas. É a vez do jovem ter voz”, escreveu Davi.

RACHA INTERNO

Para o mesmo evento, blogs ligados a Janio Mendes afirmaram que o ex-deputado estadual foi o responsável por mandar um ônibus levar militantes do PDT de São Pedro da Aldeia. Quem não gostou muito dessa história foi o presidente municipal da sigla, Fillipe Oliveira, que conduziu a turma aldeense no evento, no Clube Municipal na Tijuca. “O grande número de aldeenses presentes deu o que falar, já que a mídia parceira de Janio tentou dar crédito a mobilização ao velho cacique, espalhando fake news”, disparou Filipe. “Na verdade, foi um movimento organizado pela direção do partido na Aldeia, que, atualmente, caminha com Vitor Junior para deputado estadual”, esclareceu Oliveira, pontuando que o grupo de Ton Porto, em Arraial do Cabo, também fechou com Vitor. É racha interno que chama, né? Em tempo, o PDT de Araruama, que apoia Janio, também marcou presença no evento, ao lado do candidato a deputado federal e ex-prefeito André Monica.

REUNIÃO EM CABO FRIO

Na próxima quarta-feira (27), a turma do PDT de Cabo Frio vai fazer um movimento voltado à pré-candidatura do presidente da Alerj André Ceciliano (PT) ao senado. A atividade está sendo organizada pelo pré-candidato a deputado Janio Mendes (PDT) – que já foi diretor financeiro do parlamento fluminense – e vai acontecer no clube Progresso, em São Cristóvão, a partir das 18h.

EVENTO NO MARACANÃZINHO

O PL oficializou, neste domingo (24), a candidatura do presidente Jair Bolsonaro à reeleição em outubro. O general Braga Netto foi formalizado como candidato a vice-presidente na chapa. Durante convenção partidária no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro, Bolsonaro lembrou dificuldades registradas em três anos e meio de governo e fez um discurso, visivelmente, no intuito de quebrar a rejeição dele entre as mulheres e se aproximar dessa fatia do eleitorado. Contudo, apesar da fala da primeira-dama de que o presidente governou para o público feminino também, não é isso que a opinião pública tem avaliado recentemente. Vamos ver os próximos capítulos.

JANONES CANDIDATO

Ainda falando do cenário nacional, o Avante oficializou neste sábado (23) a candidatura do deputado federal André Janones para a Presidência da República. O anúncio foi feito durante convenção nacional do partido, realizada no Grande Teatro do Minascentro, em Belo Horizonte. Essa é a primeira vez que Janones tentará assumir o posto de presidente. Em seu discurso na convenção do partido, Janones destacou que o eixo central do seu programa de governo é a redução da desigualdade social no país. Oscilando entre 1 e 2% nas pesquisas, o parlamentar já sinalizou que apoiaria Lula (PT) em um eventual segundo turno entre o petista e Bolsonaro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui