InícioPolíticaBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEGUNDA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEGUNDA-FEIRA (22)

Magdala Furtado recebe título Doutor Honoris Causa em Brasília; Alexandre Martins recomeça com os trabalhos; Penha Bernardes no Rio e André Mônica chama Chiquinho da Educação de "O Rei das Cagadas"; Manoela Peres em Praia Seca; Fabinho Costa em modo turbo; Fábio do Pastel no Fest Verão; Secretários de Arraial no aniversário da feira do Xaréu; Fabiano Horta na tradicional correria do fim de semana... E muito mais!

HONORIS CAUSA

A coluna Boca Miúda desta segunda-feira (22) começa por Cabo Frio. A prefeita Magdala Furtado (PV) esteve em Brasília no fim de semana, mas desta vez não de pires na mão. O motivo foi que ela recebeu o título de Doutor Honoris Causa em gestão pública, entregue pelo reitor da Universidade Saberes, Corporativa e de Educação da Capital (Uniscecap), professor Hamilton José Werneck Mouta, em cerimônia realizada no sábado (20). O título de Doutor Honoris Causa é um dos maiores reconhecimentos acadêmicos, entregues para as pessoas que serviram de exemplo para a comunidade universitária e para a sociedade. Ou seja, um evento de grande peso para a prefeita, ainda mais neste ano, último do mandato. Por que será, então, que ninguém da Comunicação da Prefeitura divulgou essa pauta? Duvidamos muito que Magdala vetaria essa divulgação, até porque ficamos sabendo, justamente, pelo Instagram dela. “Fico muito feliz em ver nosso trabalho em Cabo Frio sendo reconhecido. Sinal de que estamos no caminho certo”, escreveu a prefeita. Agora sim, o destaque merecido.

________________

‘ATAQUE POLÍTICO’

Continuando em Cabo Frio, o secretário de Cultura, Márcio Sampaio, soltou fogo pelas ventas depois que o artista plástico Reinaldo Caó disse que a Prefeitura devolveu as 14 obras que o falecido prefeito, José Bonifácio (PDT) havia combinado de incluir no acervo do município, mas o combinado não foi pra frente depois da mudança de gestão (leia a matéria). O artista plástico acusou a Prefeitura de desrespeito, mas Márcio disse que o processo está cheio de equívocos e que vai mostrar a documentação na quarta-feira (24). “Aqui o trabalho é sério e firme. Estamos resolvendo vários processos que se arrastavam há anos. Estão usando o meu trabalho sério para um ataque político e isso não vou deixar. Política é política. Trabalho técnico e sério é outra história”. Já Reinaldo Caó fez um vídeo dizendo que a secretaria de Cultura mente.

ALINHADO AO PRESIDENTE

O vereador de Cabo Frio e líder da oposição na Câmara, Josias da Swell (PL), esteve em Copacabana, neste domingo (21), onde participou do ato convocado pelo ex-presidente Bolsonaro (PL). Entre as lideranças, o presidente nacional do partido bolsonarista, Valdemar da Costa Neto, aliás com o qual Josias estava bem alinhado. O vereador contou que a sensação era de que estava em meio a um Maracanã lotado. E foi bem isso, a estimativa era de que cerca de 40 mil pessoas foram ao evento. No entanto, esse quantitativo, flopou, sob o ponto de vista da turma do campo progressista mais à esquerda e os esquerdistas. Agora, pense bem, como é que flopa um evento que reúne 40 mil pessoas num domingo, todos de camisa do Brasil, 11 da manhã? Estão iludidos mesmo que essa teoria do flopar vai colar. A gente tem que reconhecer que Bolsonaro arrasta uma multidão de extremistas ensandecidos e que, sim, ele tem o poder de manipulação dessa massa, é praticamente uma seita. Então, é importante a esquerda se debruçar sobre essa questão com seriedade, ao invés de ficar jogando narrativa na rua de que flopou. Eles queriam o quê? Que o ex colocasse 1 milhão nas ruas, pra apavorar? Não, né?

COLOCANDO A CASA EM ORDEM

Em Armação dos Búzios, o prefeito Alexandre Martins (REP), que retornou ao cargo na última sexta (19), passou o primeiro dia recebendo abraços e mensagens de bem vindo, mas também já pegou firme na caneta, afinal, tinha que colocar seu secretariado de volta. Muitas exonerações e nomeações para assinar das 19 secretarias, além da procuradoria-geral e a controladoria, bem como as equipes que as compõem. Uma delas é a primeira-dama, Daniele Martins, que retorna ao comando da secretaria da Mulher. A semana começou com ponto facultativo, já que amanhã é feriado de São Jorge. Mas quarta-feira (24) tá aí e tem muito o que fazer.

‘VÃO TER QUE ATURAR A GENTE’

Por outro lado, o ex-prefeito interino e ex-candidato a prefeito na suplementar (que foi cancelada com o retorno de Alexandre), Rafael Aguiar (PL) – que voltou ao comando do legislativo – e Joãozinho Carrilho (PRD), que compôs chapa a vice de Rafael, anunciaram que vão concorrer em outubro. Comunicaram que já têm uma agenda em maio, com o projeto “Eu Amo Búzios”. Ainda na live, agradeceu o secretariado que trabalhou com ele e pediu aos eleitores que o ajudem a fiscalizar a cidade. “Vamos voltar mais forte que nunca, vão ter que aturar a gente”, disse.

PENHA NO RIO

A vereadora e pré-candidata à prefeitura de Araruama, Penha Bernardes (PL), viajou para o Rio de Janeiro no último sábado (20), acompanhada da vice-prefeita da cidade, Raiana Alcebíades (PSD), e por autoridades locais do DER. O encontro contou com a presença do deputado estadual Márcio Canella, também vice-presidente do União Brasil, bem como do presidente do DER, Pedro Ramos, e do diretor técnico, José Hamilton. O objetivo da reunião foi apresentar as demandas relacionadas ao acostamento da estrada de São Vicente (RJ-138) e à abertura da alça de conexão entre esta via e a RJ-124, a ViaLagos. Canella comprometeu-se a encaminhar essas reivindicações ao presidente da Alerj e do União Brasil estadual, Rodrigo Bacellar, e posteriormente levará o assunto ao governador Cláudio Castro (PL). Já no domingo (21), Penha marcou presença no ato de Bolsonaro em Copacabana. Durante o evento, ela se reuniu com importantes figuras do seu partido, como o presidente do PL, Valdemar da Costa Neto, o deputado federal e presidente do PL estadual, Altineu Côrtes, e a deputada federal Chris Tonietto (PL). O encontro de Penha teve como objetivo principal fortalecer sua pré-candidatura e buscar apoio adicional.

“O REI DAS CAGADAS”

O ex-prefeito de Araruama, André Mônica (PDT), utilizou suas redes sociais para rebater acusações feitas pelo ex-prefeito da cidade, Chiquinho da Educação (MDB), relacionadas à desocupação do quiosque Marrocun, no Parque Hotel. Em um vídeo divulgado na última sexta-feira (19), Mônica contestou as alegações de Chiquinho, afirmando que a responsabilidade pelo problema remonta ao governo anterior. Segundo Mônica, a situação teve início em 2005, durante o mandato de Chiquinho, quando o Ministério Público cobrou do município a destinação adequada de áreas para uso privado, exigindo licitações. Mônica alega ter cumprido suas obrigações, incluindo a assinatura dos TACs e a realização de licitações para os quiosques da Praça Getúlio Vargas. Além disso, ele criticou a gestão anterior por questões financeiras, alegando que Chiquinho não pagou contribuições previdenciárias dos servidores temporários durante seus oito anos de governo. “Quando assumi a cidade em 2009, Araruama teve a suspensão dos recursos federais. O município não tinha dinheiro naquela época. O FBM era dinheiro fundamental e foi bloqueado por Chiquinho. O rei das cagadas nunca pagou pelos seus 8 anos de governo, uma competência sequer do INSS dos nossos servidores temporários, que representavam grande parte da folha de pagamento. Quem está inelegível por tantos anos? O rei das cagadas”, disse André. Eita.

MANOELA EM PRAIA SECA

A prefeita de Saquarema, Manoela Peres (PL), e a vereadora e pré-candidata a prefeita de Araruama, Penha Bernardes (PL), se encontraram na última sexta-feira (19) em um encontro político em Praia Seca. O objetivo foi discutir questões de saúde, educação e segurança, ouvindo os moradores sobre ideias e problemas enfrentados pelo município. Também estiveram presentes a vice-prefeita de Araruama, Raiana Alcebíades (PSC), e a vereadora Sylvinha Corrêa (CID). Durante o debate, Penha falou da preocupação com o futuro do hospital de São Silvestre e que agora a prefeita Lívia de Chiquinho (REP) anunciou que vai abrir um posto de saúde em Praia Seca. “Eu falo para vocês, se em 8 anos não teve responsabilidade com o povo, em cinco meses, vai querer fazer para enganar a população? Não vamos aceitar isso. É covardia com o nosso povo”, disse Penha. Manoela se comprometeu a apoiar Penha em suas iniciativas políticas, visando melhorar a vida dos cidadãos.

A TODO VAPOR

Em Iguaba Grande, o pré-candidato a prefeito Fabinho Costa, ex-chefe de Gabinete do prefeito Vantoil Martins (CID) e seu herdeiro político, tá gastando sola de sapato com gosto. Nada muito diferente do que ele fazia, só que agora em modo turbo, já que se desincompatibilizou para poder concorrer em outubro. Nesse fim de semana, não perdeu tempo e circulou com força pela cidade, conversou com população e recebeu apoio de vereadores e alguns secretários.

FEST VERÃO E ALMOÇO ESPECIAL

O prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel (PL), marcou presença na última sexta-feira (19) na abertura da 40ª edição do Fest Verão, realizado na praia do Centro. Acompanhado pelo deputado federal Gutemberg Reis (MDB), pelo vice-prefeito Júlio Queiroz (PSDB), pelos vereadores Márcio Soares (PDT), Mislene de André (PL), Fernando Mistura (REP), e pelo vice-presidente da Câmara, Franklin da Escolinha (CID), o prefeito aproveitou para interagir com os participantes do evento e discutir ideias para o desenvolvimento da cidade. No sábado (20), em seu dia de descanso, Pastel desfrutou de um almoço em companhia da família de seu amigo Iago. Ele também esteve junto com a Dona Adelir, matriarca da família. Já nesta segunda-feira (22), apesar de ser ponto facultativo, o prefeito foi para as ruas, trabalhou e depois foi para o Condomínio Viverde I comer aquela feijoada, porque ele não é bobo nem nada.

SECRETÁRIOS NA FEIRA DO XARÉU

Em Arraial do Cabo, o Secretário de Turismo, Júnior Chuchu, marcou presença no último sábado (20), na Feira do Xaréu, que comemorou seu primeiro aniversário. Na foto, junto com o titular da Educação, Bernardo Alcântara. O evento ocorreu na Praça da Bíblia, localizada na Praia dos Anjos. Durante sua visita, Chuchu teve a oportunidade de conhecer e adquirir peças de artesanato produzidas por talentosos artistas da região. A iniciativa teve como objetivo impulsionar a geração de renda e fortalecer os pequenos empreendedores locais.

SERÁ QUE VAI JOGAR A TOALHA?

Ainda em Arraial, Arildo Mendes – que já foi secretário de Meio Ambiente na gestão de Renatinho Vianna -, abriu mão da pré-candidatura a prefeito. Disse que vai caminhar com o ex-prefeito Andinho Brito (MDB) e com Ton Porto (PDT), além de Renatinho. Andinho, até onde se sabe, não vai poder concorrer por causa das contas rejeitadas, assim como Renatinho. E Andinho? Será que vai jogar a toalha e apoiar Ton, tal como fez em 2020? Só que agora a realidade é outra. A ver.

SABADOU NA CORRERIA

O prefeito de Maricá, Fabiano Horta (PT), realizou uma série de atividades no último sábado (20) na cidade. Ele iniciou sua agenda participando de um mutirão de limpeza nas ruas entre a Jardel Filho e suas transversais, em Itaipuaçu. Em seguida, Horta visitou a Feira Agroecológica, localizada no Barroco. Para encerrar o dia, o prefeito compareceu à 3ª edição do Maricá Games. Ufa! Haja fôlego.

*Por causa do feriado de São Jorge, nesta terça-feira (23) não haverá coluna Boca Miúda. A próxima edição será na quarta-feira (24).

- Advertisement -
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Mais Lidas

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo