InícioBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEGUNDA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEGUNDA-FEIRA (21)

Zé Bonifácio deve passar por cirurgia; Tristeza e luto em Cabo Frio com morte de diretor da Câmara; Aquiles toma posse no Rio já vacinado; Alexandre Martins tem segunda tranquila e o balneário está na expectativa para setembro; Vantoil Martins faz mais uma inauguração nesta terça (22); Em Arraial, a expectativa é pelo Gira Renda; Lívia de Chiquinho comemora porcentagem da vacina mas tenta vencer a saga das grávidas que hesitam em se imunizar; Fábio do Pastel comemora mutirão de vacinação e leva bronca dos LGBTIs... E muito mais!

QUE SUSTO!

O prefeito José Bonifácio (PDT) dá trabalho para o anjo da guarda dele, que certamente tem tomado doses cavalares de vitamina C com água benta, todo dia, para se manter forte. A situação do acidente ocorrido com Zé – que levou uma pancada no rosto e quebrou o nariz por causa de um pedaço de madeirite que “levantou voo” com a ventania da manhã desta segunda-feira (21) – foi no mínimo inusitada e, por que não, curiosa. O objeto caiu exatamente no rosto dele e na cabeça do vereador Davi Souza (PDT), que o acompanhava numa vistoria de obra no Itajuru. O secretário de Meio Ambiente, Juarez Lopes, que estava junto, não sofreu nenhum arranhão. Zé, que já tem 76 anos de idade, de físico magro, chegou a ficar desacordado e ensopado de sangue por conta do ferimento. Logo correram com ele para o hospital. Por telefone, contou que quando acordou, não entendeu nada porque não se lembrava do que tinha acontecido. Os médicos é que contaram sobre o ocorrido. Mas logo em seguida foi recuperando a memória. O ex-deputado e amigo de Zé, Janio Mendes foi um dos primeiros a chegar na unidade de saúde para saber como estava o prefeito, que disse que estava bem e logo já começou a despachar em cima do leito. Já seu líder de governo, Davi – que é jovem, forte e crossfiteiro – chegou a cair no chão com o impacto do madeirite, e também foi parar no hospital, fez tomografia, mas já está em casa e passa bem. Um pouco antes das 21h, recebemos a informação, através de Janio Mendes, que está no hospital, ao contrário do que Zé esperava, ele ainda não vai receber alta. Está aguardando o laudo de um cirurgião e possivelmente terá que passar por uma operação nesta terça (22).

SEM PERDER O BOM HUMOR

Apesar do susto tremendo, falando com prefeito pelo telefone, Zé conseguiu manter o bom humor e chegou a rir da situação. Uma coisa é certa: disse vai de qualquer forma participar da abertura da 1ª Exposição Mangalarga Marchador, que começa na quinta-feira (24). Por volta das 21h, fez um post na rede social agradecendo as mensagens de amor e carinho. Diante da exaustão do anjo da guarda de Bonifácio, recomendamos que ele evite andar a cavalo na abertura do evento. Melhor prevenir, né minha gente?!

TRANQUILIZOU A SITUAÇÃO E PRESTOU CONDOLÊNCIAS

Ainda sobre o susto da manhã com o prefeito de Cabo Frio, o vereador Davi Souza postou um vídeo no início desta noite para tranquilizar sobre a situação. Disse que ainda está com fortes dores de cabeça, passou por exames mas que os médicos disseram que está tudo bem com ele, fora a dor da pancada. Davi agradeceu a preocupação de todos e também falou da perda do amigo e companheiro de trabalho no legislativo, Raione Rezende. “Foi um dia difícil e o momento é de reflexão. A morte de Raione não foi em vão”. Pediu também que todos orem pela cidade e mandem energia positiva. “É hora de nos unir”, acrescentou.

DIA TRISTE EM CABO FRIO

A semana também começou com muita tristeza em Cabo Frio, por causa da morte do jovem diretor da Câmara Municipal, Raione Rezende, de 33 anos. Internado há cerca de um mês por causa da Covid, Raione perdeu a guerra para a Covid na manhã desta segunda-feira (21). Logo a notícia foi divulgada, a comoção foi geral, com inúmeras mensagens nas redes sociais, revelando o quanto ele era uma pessoa querida, respeitada e admirada pelos colegas. Vai deixar saudade. Mas é um fato que também serve de alerta para a Câmara. Há um debate interno sobre a atividade presencial na Casa, alguns vereadores e a maioria dos servidores pedem que o prédio seja fechado para as atividades e que as sessões passem a ser online. O presidente do legislativo, vereador Miguel Alencar (DEM) destaca que a mudança não é tão simples assim. Depois da morte de Raione, foi decretado luto oficial de três dias e a sessão desta terça (22) foi suspensa. Agora vamos aguardar como vão ficar os trabalhos por lá.

VÉSPERA DE POSSE

O ex-secretário de Governo de Cabo Frio e agora secretário especial de Integração Metropolitana do Rio, Aquiles Barreto (PSD) já está na capital, inclusive tomou vacina nesta segunda-feira (21). O prefeito carioca, Eduardo Paes (PSD) dará posse nesta terça-feira (22). Aquiles disse que Zé está comparou a situação a de um filho que vai estudar fora, adquirindo um conhecimento importante. Zé chegou até a cantar para Aquiles na despedida, entoou uma dessas músicas de “sofrência”, do tipo “ele me trocou por outro”. Eduardo Paes, por sua vez, mandou o secretário municipal de Meio Ambiente, Eduardo Cavaliere, vir a Cabo Frio buscar Aquiles, com medo de Zé fazê-lo mudar de ideia. Em tempo, além do ofício da pasta, soubemos nos bastidores que Aquiles terá uma função estratégica e específica no que diz respeito à organização do PSD para a disputa eleitoral do ano que vem, ou seja, formação de nominata de deputado estadual, deputado federal, como o partido vai se posicionar na candidatura do governo do Estado – que tem como pretenso candidato Felipe Santa Cruz -, bem como quem a sigla vai apoiar para a presidência da República. Tudo isso está no radar.

TELEFONEMAS E VISITAS INUSITADAS

Ainda sobre a ida de Aquiles para o Rio, o fim de semana foi de muitos telefonemas e visitas inusitadas em sua casa, uma delas foi a do tio, Marquinho Mendes. Assim que soube da notícia publicada no jornal O DIA, confirmando que o sobrinho estava realmente assumindo uma secretaria, MM telefonou pra ele e pediu para ter dois minutos de prosa, porque depois do episódio da separação – quando Aquiles saiu do lado de Marquinho e foi para a o de Zé – os dois se falavam pouco ou quase nada. Então MM foi lá para dar os parabéns e pedir desculpa por “qualquer mal que tenha causado”. Aquiles, muito generosamente, respondeu: “você já nasceu perdoado, mas eu não te dou um cheque em branco”.

SEGUNDA TRANQUILA E VACINAÇÃO RETOMADA NESTA TERÇA (22)

De Búzios, a segunda-feira (21) foi tranquila no gabinete do prefeito Alexandre Martins (REP), que ficou atendendo na sede do poder executivo. Para esta terça (22), está prevista reunião com o secretário de Meio Ambiente, Evanildo Nascimento, com a Associação de Moradores da Ferradura e, ainda, reunião com os conselheiros tutelares. Aproveitamos para bater um papo com o subsecretário de Saúde, dr Leônidas que informou que a partir desta terça-feira começam a ser vacinados contra a Covid a população em geral de 50 a 55 anos. Ele comentou que a imunização está acontecendo sem dificuldade e que as pessoas estão voltando para tomar a segunda dose, situação que é diferente em vários municípios. Disse ainda que só não consegue vacinar mais gente por causa dos repasses a conta-gotas do governo federal. “Búzios hoje tem capacidade para vacinar de 500 a 600 pessoas por dia, mas a prefeitura tem menos de mil vacinas no estoque, guardadas para essa semana, com isso não dá para acelerar o processo”, explicou. Búzios está correndo para preparar a cidade e deixar todo mundo imunizado, diante da expectativa do “setembro gastronômico”, festival que espera retomar o turismo no balneário.

PEDRA FUNDAMENTAL

A programação do aniversário de 26 anos de Iguaba Grande continua, como dizem por aí, “on e roteando”. Nesta terça-feira (22), às 11h, está prevista mais uma transmissão ao vivo pelas páginas da Prefeitura, desta vez, com o lançamento da pedra fundamental das obras de pavimentação da Rua Mário Belizário, no Centro. Segundo calendário do município, até a inauguração da Faetec, prevista para 2 de julho, serão entregues outras cinco obras, como a praça da Capela N. S. da Conceição e o Centro de Capacitação Lahylton Cezar.

EXPECTATIVA PRO GIRA RENDA

Em Arraial do Cabo, expectativa tremenda com relação ao programa o Gira Renda cabista – também inspirado na moeda Mumbuca, mais uma cidade que copia esse programa de distribuição de renda desenvolvido pela prefeitura de Maricá. O benefício cabista já começa a ser pago no mês de julho. Quem revelou foi o chefe de Gabinete, Bernardo Alcântara, que destacou o empenho do secretário de Assistência Social, Vagner Lima para que consiga finalizar todos os procedimentos do modo mais rápido possível, aproveitando o sistema do CadÚnico. O Gira visa garantir que 1,5 mil famílias em situação de vulnerabilidade recebam o cartão com crédito de R$ 200 para gastar nos estabelecimentos cadastrados. A expectativa do governo é que sejam injetados, mensalmente, R$ 300 mil no comércio local. Lima está correndo muito para que o cartão já esteja nas mãos dos cabistas em julho, sem atraso. Somando isso à inauguração da Policlínica, no próximo mês, podemos dizer que essas são as duas meninas dos olhos do prefeito Marcelo Magno (PL), que está bastante entusiasmado. Sobre isso, agora fica aquela aposta, quem será que vai conseguir pagar primeiro a moeda social? Porque em Cabo Frio a moeda Itajuru deve entrar no mercado também em julho. Uma competição muito saudável por sinal. Quem dera que todos os prefeitos competissem dessa maneira.

TESTOU NEGATIVO

O líder do Governo na Câmara de Arraial do Cabo, Júnior Chuchu (PV), testou negativo mais uma vez para a COVID-19 nesta segunda-feira (21). O vereador esteve isolado na semana passada após ter tido sintomas da doença. O parlamentar contou ao Portal RC24h que, na segunda (14), teve dores, um desconforto muscular e uma dorzinha de garganta. A partir daí, já se recolheu em casa. Na terça (15), o edil relata ter começado a apresentar uma dor de garganta mais forte e umas dores no corpo. De lá para cá, segundo o parlamentar, quatro testes para detectar a doença foram feitos e todos tiveram o mesmo resultado. Júnior disse por telefone que já está melhor e está de volta à ativa já nesta terça (22).

CHAPA QUENTE NO CABO

Eleição de associação, sindicato, etc, vocês sabem como é né, sempre muito agitada, concorrida e inflamada. E, em se tratando de Arraial do Cabo, não podia ser diferente. O que se comentava na cidade, nesta segunda-feira (21), é que a eleição da Abetepac (Associação dos Barqueiros Tradicionais Extrativistas das Praias de Arraial do Cabo), teria sido realizada em assembleia marcada às pressas por Pedro Pinto e Cristiano DJ, que é o presidente, e foi eleito Dioguinho, o tesoureiro da associação. Acontece que outras duas chapas não gostaram da situação e fizeram outra reunião, num restaurante da cidade para resolver o que vão fazer. Outra que tá pegando fogo é a eleição da Aremac (Associação da Reserva Extrativista Marinha), que também está em andamento. E no Cabo, já sabe, quando o assunto é eleição os nervos ficam à flor da pele, é tiro, porrada e bomba.

TIRO NA ÁGUA

A terceira repescagem para a vacinação de grávidas acima dos 18 anos em Araruama nesta segunda-feira (21) terminou em frustração. De acordo com a Comunicação do município, cerca de 90 gestantes (apenas) compareceram à Praça Menino João Hélio para receber as doses da Coronavac ou da Pfizer disponíveis. Segundo interlocutores, a prefeita, Lívia Bello (PP), está preocupada com a situação e tem recorrido quase que diariamente às redes sociais para convocar o grupo para se vacinar. Na última sexta (18), Chiquinho da Educação, disse que de 970 grávidas em Araruama, nem 200 foram receber a vacina. O que ocorre com as gestantes do município? Para Chiquinho, tudo isso é culpa do presidente Bolsonaro que fica espalhando desinformação o que gera medo nas mães. Nesta terça (22), a vacinação por idade será retomada. Pela manhã, o grupo a ser vacinado são as pessoas com 47 anos nascidas entre janeiro e junho. Aqueles que têm 47 e nasceram entre julho e dezembro devem procurar a Praça Menino João Hélio ou a Subprefeitura de São Vicente na parte da tarde.

VACINAÇÃO AVANÇADA

Por falar da campanha de imunização contra a COVID-19 em Araruama, com os grupos prioritários e os moradores acima de 48 anos já vacinados, a cidade atingiu a marca de 55,4% da população adulta imunizada com a primeira dose. Segundo a Prefeitura, dos 91.800 residentes em Araruama acima dos 18 anos, pelo menos, 50.867 já receberam doses de alguma das vacinas disponíveis – Coronavac, AstraZeneca e Pfizer. Em post no Facebook, Lívia Bello (PP), comemorou os números e destacou que “notícia boa merece ser compartilhada”.

IMUNIZAÇÃO BEM-SUCEDIDA

Em São Pedro da Aldeia, o drive-thru de imunização Arraiá “Xô, Covid!” vacinou cerca de 2.160 moradores neste fim de semana. O evento pioneiro na região foi uma iniciativa da Prefeitura para acelerar a imunização contra a doença no município. Neste sábado (19) e domingo (20), foram vacinados moradores a partir de 50 anos, além dos grupos prioritários já inseridos na campanha. A imunização do público-alvo continua até a próxima quarta-feira (23). O prefeito, Fábio do Pastel (PL), acompanhou o evento e fez algumas lives mostrando a alegria dos profissionais que trabalharam na campanha.

LGBTs NA BRONCA

A ativista dos direitos LGBTI+ de São Pedro da Aldeia Laysa Jotha, da ONG Aldeia Diversidade, usou o Facebook neste sábado (19) para questionar a falta de diálogo e de políticas públicas para a comunidade por parte do governo de Fábio do Pastel (PL). A postagem afirma que a gestão atual, incluindo a superintendência LGBTI+, sequer entrou em contato com a comunidade desde que assumiu o governo e, tampouco, se mobilizou para atividades, remotas ou presenciais, em alusão ao mês do Orgulho. A postagem sobre o Dia Internacional do Combate a LGBTfobia dos perfis da Prefeitura que foi publicada e apagada “por problemas técnicos” logo depois também é contestada pelo manifesto publicado na internet. Procurada por e-mail e WhatsApp, a Prefeitura não respondeu nosso contato. Retrocesso à vista?

CUIDADO COM O LOBO MAU

É importante chamar atenção do prefeito de São Pedro da Aldeia que aquela turma que conhece a política aldeense está o mandando tomar cuidado com o lobo mau, se é que me entendem. Inclusive, tem gente dentro do grupo político de Fábio que está desmotivado, porque embora o empresário esteja recebendo conselhos, orientações e as pessoas mostrando para ele que ele está incorrendo em erros que podem prejudicar no futuro a carreira política dele, Fábio tem procurado dar mais atenção ao lobo mau do que aos amigos de fidelidade canina. Fica o alerta. Já dizia o samba… “camarão que dorme a onda leva”, ainda mais na praia do Sudoeste.

MAIS UM PRA CONTA

A Prefeitura de Saquarema voltou a ser destaque no noticiário, como já virou hábito, por razões nada positivas. Uma denúncia de que o benefício do “Cartão Familia Saquaremense” só estaria podendo ser usado na rede de supermercados do vice-prefeito, Rômulo Gomes (PSL), ganhou repercussão ao longo do fim de semana e foi parar até na BandNews. Em pleno domingo (20), a assessoria correu para desmentir a informação e afirmou que “qualquer estabelecimento comercial da cidade pode receber o valor, já que o pagamento é feito via Pix”. O município também enviou prints de estabelecimentos que estão aptos a receber o benefício. De qualquer forma, mais uma polêmica para conta da gestão Manoela Peres (DEM), que já teve secretário de Assuntos Estratégicos na mira de investigação policial, aumento de salário exorbitante do Executivo no primeiro dia do ano, além de secretário de Comunicação que pedia para turistas não visitarem Saquarema no feriado, enquanto turistava em Campos do Jordão. Isso tudo e ainda não completamos nem seis meses desse novo mandato. É cada uma…

MAIS UMA VÍTIMA DA COVID

Após o Brasil atingir a catastrófica marca de 500 mil vidas perdidas para a COVID-19, Macaé perdeu uma grande liderança política para a doença nesta segunda-feira (21). Vereador por sete mandatos e ex-presidente da Câmara, Dr. Eduardo Cardoso, de 70 anos, era médico e foi escolhido pelo prefeito, Welberth Rezende (CID), para atuar como secretário da Casa Civil. Ele estava internado em um hospital da cidade desde o início do mês passado. Nas redes sociais, Welberth afirmou que Eduardo “era muito mais do que um amigo” e contou que o ex-vereador “foi quem mais acreditou em mim, quem mais me apoiou desde a minha primeira candidatura a vereador e, com certeza, não chegaria até aqui sem a parceria dele”. Rezende considerou ainda que Dr. Eduardo tem um legado eterno em Macaé e “uma presença na minha vida que jamais se apagará”.

FILHO INTERNADO

Além de Eduardo, o filho dele, o vereador Thales Coutinho (PODE), de 37 anos, também foi infectado pela COVID-19. O parlamentar está internado e precisou ser intubado no começo do mês. Segundo informações atualizadas nesta segunda-feira (21), Thales segue estável, porém em estado grave, sem nenhuma novidade relevante desde a semana passada. Em post no Facebook, ao se despedir do pai de Thales, Dr. Eduardo, o prefeito macaense, Welberth Rezende (CID), pediu orações pela recuperação do vereador. O Portal RC24h se solidariza com familiares de Dr. Eduardo e se junta a corrente de boas energias para Thales Coutinho.

LULA ABSOLVIDO

Por falta de provas, o juiz Frederico Botelho de Barros Viana, da 10ª Vara Federal de Brasília, absolveu o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em uma ação que o acusava de corrupção passiva. Na decisão, também foram inocentados o ex-ministro Gilberto Carvalho e mais quatro pessoas. A suposta corrupção teria acontecido para a aprovação da MP-471, que prorrogou os incentivos fiscais de montadoras instaladas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. O juiz considerou que a acusação apresentada no âmbito da Operação Zelotes não demonstrou ‘de maneira convincente’ a forma pela qual o petista teria participado no ‘contexto supostamente criminoso’ – fato exposto inclusive pelo Ministério Público Federal em suas alegações finais.

VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais Lidas

Skip to content