BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEGUNDA-FEIRA (20)

Mais uma troca para a extensa conta do secretariado de José Bonifácio; Fábio do Pastel visita obras com vereadores; creche em São Pedro da Aldeia volta a ser furtada; Marcelo Magno vistoria trabalhos em posto de saúde, chegada de equipamentos em hospital e intervenção que leva água para distritos; Búzios na expectativa por festival de cinema e de inverno; Iguaba Grande prepara 'Festival Iguapira'; as trapalhadas de Lívia de Chiquinho; e muito mais...

1440

SECRETARIADO MOVIMENTADO

A coluna Boca Miúda desta segunda-feira (20) começa por um número: aquele dos dois patinhos na lagoa, o 22. Segundo levantamento próprio, é essa a quantidade vezes que houve mudanças no primeiro escalão do secretariado do prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio (PDT). O então titular da pasta de Administração, Paulo Baía, divulgou uma longa carta aberta se despedindo do cargo e fazendo acenos ao prefeito, de quem permanece amigo. Paulo assumiu o cargo em janeiro e o motivo de sua saída, de acordo com ele próprio, é o descumprimento da legislação por setores da Prefeitura e uma pressão que vem sendo exercida sobre Bonifácio. Das 22 trocas até aqui, três foram na Administração. O novo secretário, quarto a assumir a pasta no governo atual, é Gustavo Bastos, que já estava como adjunto na secretaria. É, minha gente, haja rodízio, hein? E tem mais, há quem diga na cidade que tem secretário (ou secretária) de pasta importante que também já usa tom de despedida e parece não conseguir segurar o rojão. Também, pudera, com uma administração controversa dessas… Vai vendo.

SORRISO DE PONTA A PONTA

A coluna continua falando de Cabo Frio, porque o prefeito José Bonifácio demonstrou bastante satisfação com a Expo Estadual do Mangalarga Marchador, realizada na Fazenda Campos Novos no fim de semana. “Chegamos à parte final do evento carregando a sensação de dever cumprido, após dias de muitas competições e atrações para as famílias”, escreveu o prefeito nas redes sociais. Bonifácio afimrou que o evento colabora para movimentar a economia do distrito de Tamoios e do município como um todo. Dá para ver pelas fotos que Zé sorriu de uma ponta do rosto a outra.

AINDA SOBRE O GALPÃO DO SAL

Ainda em Cabo Frio, o deputado estadual Dr. Serginho (PL) comentou nesta segunda-feira (20) à coluna sobre uma liminar obtida após uma ação popular movida por ele com relação a demolição, construção e modificação do ‘Galpão do Sal’. A decisão determina que os réus se abstenham de “mexer no local até decisão final da lide ou nova manifestação do juízo”. Com isso, apesar de autorização da Prefeitura para retirada dos escombros no ano passado, a ação está proibida. Serginho ressaltou que o local é um patrimônio histórico e que diversos cabo-frienses guardam recordações do galpão, como o próprio avô do deputado, que já passa dos 90 anos. Resta saber os rumos dos próximos capítulos desse entrevero.

LUTO EM CABO FRIO

A Prefeitura de Cabo Frio emitiu uma nota de pesar pela jornalista Suely Pedrosa. A colunista social morreu neste sábado (18), no Rio de Janeiro. Suely tinha mais de 40 anos de carreira e passagem por diversos veículos de comunicação. A jornalista escrevia para um site próprio enquanto fazia tratamento de saúde. Ela estava internada em um hospital na capital. A Prefeitura lamentou a morte e lembrou que Pedrosa atuou nos principais veículos de imprensa da região, “fazendo sucesso em jornais, no rádio e na internet”. A equipe da secretaria Adjunta de Comunicação cabo-friense se solidarizou com os familiares e amigos. A coluna Boca Miúda estende os cumprimentos e manifesta pesar em nome do Portal RC24h.

HELOÍSA NO RC CAST

A ex-senadora de Alagoas Heloísa Helena (REDE), que é pré-candidata a deputada federal pelo Rio de Janeiro, será a entrevistada do próximo RC Cast, o podcast do Portal RC24h, nesta terça-feira (21), a partir das 16h. Heloísa, quando candidata a presidência pelo PSOL em 2006, teve 2 milhões de votos no Estado, seu melhor resultado no país. É por isso que as expectativas são grandes dentro do partido atual, a Rede Sustentabilidade, para sua eleição em outubro. Helena está percorrendo os municípios do Rio para refrescar a memória do eleitor e dado entrevista aos mais diversos veículos. A enfermeira e professora, 3ª mulher que recebeu mais votos em uma campanha rumo à presidência do Brasil, deve falar de sua trajetória política e cenário atual, em especial, com as tragédias recentes envolvendo o indigenista Bruno Pereira, o jornalista britânico Dom Phillips e os povos originários – que sempre tiveram o apoio do Heloísa. Não dá para perder. Fiquem atentos nas páginas do RC24h.

REFLEXÃO SOBRE OS ROYALTIES

Em sua coluna desta semana no Portal RC24h, o vereador de Cabo Frio e pré-candidato a deputado federal Thiago Vasconcelos (Avante) propôs uma reflexão sobre os royalties de petróleo. O parlamentar destacou que Cabo Frio passou a receber tais recursos há mais de 20 anos e pontuou que, apesar do grande avanço que deu a questões relacionadas ao saneamento da cidade, por exemplo, os atores políticos cegaram quanto ao desenvolvimento sustentável da cidade. Você pode conferir o texto na íntegra aqui.

DE OLHO NAS OBRAS

O prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel (PL), esteve, nesta segunda-feira (20), com o presidente da Câmara, Denilson Guimarães (SDD), no bairro Campo Redondo, para conferir obras de drenagem realizadas nas ruas Albertino de Araujo e Silva Jardim e na Rua Adir Soares no bairro São João. “Passei também pela Rua Amadeu Franciscone, que será pavimentada, com os técnicos da Prolagos para estudarmos a implementação da rede de esgoto”, escreveu Pastel em uma rede social. O prefeito também visitou o bairro Alecrim com o vereador Jean Pierre (Pode), onde serão iniciadas as obras, em parceria com o Governo do Estado, ainda esta semana.

NOVO FURTO NA ALDEIA

A Creche Municipal Tia Márcia, que fica na Estrada do Boqueirão, bairro Poço Fundo, em São Pedro da Aldeia, foi alvo de furto na madrugada desta segunda-feira (20). O 25° Batalhão de Polícia Militar afirmou que eles não foram acionados ao local, mas enviaram viaturas nesta manhã para prestar os devidos auxílios. Os ladrões conseguiram levar uma geladeira e freezer novos, impressora, duas televisões, panelas e diversos alimentos da unidade escolar. Além disso, no mesmo bairro e na mesma madrugada, bandidos ‘fizeram a limpa’ no Posto de Saúde, de onde levaram botijão de gás, televisão, caixa de som e impressora. O vereador Isaías Pinheiro (PROS) esteve no local e fez algumas imagens. Segundo ele, já foi pedido várias vezes e o prefeito ainda não colocou vigilantes nas escolas. “Todas as providências foram tomadas juntamente aos órgãos de segurança e a perícia já foi realizada na unidade. Ainda neste dia 20, será realizada uma reunião com a secretarias interessadas, que tem por objetivo buscar soluções quanto as medidas de vigilância das escolas”, disse a Prefeitura em nota.

OBRAS INTENSIFICADAS

Chegou a hora de falar sobre Arraial do Cabo, porque o prefeito da cidade, Marcelo Magno (PL), publicou um vídeo, na sexta-feira (17), conferindo detalhes das obras do novo posto de saúde Hermes Barcellos, que está sendo totalmente reformado. A unidade no bairro Sítio atende também a localidades vizinhas. O objetivo é que a nova UBS ajude na diminuição da pressão da Policlínica Municipal e aumente o bem-estar dos moradores e o número de atendimentos médicos às necessidades essenciais. Além disso, o vídeo mostra uma visita de Marcelo ao Hospital Geral de Arraial do Cabo para acompanhar os novos equipamentos que chegaram. O prefeito ainda fiscalizou o trabalho da concessionária Prolagos, que já deu início ao processo de saneamento onde levará água de qualidade para milhares de famílias que moram nos distritos.

RENDENDO ASSUNTO

Continua repercutindo lá na turma do Beco da Fofoca, em Arraial do Cabo, a suposta animosidade entre o prefeito Marcelo Magno (PL) e o padre Helcimar Sardinha. Só a nível de esclarecimento, a coluna entrou em contato com o pároco na sexta-feira (17) e publicou exatamente o que ele nos passou. Sem tirar, nem pôr. Em momento algum, fomos procurados por interlocutores da Prefeitura para interceder em nome de Marcelo. Aliás, inclusive, existe uma movimentação para que Marcelo e Helcimar gravem um vídeo juntos a título de finalizar esse burburinhos nas redes sociais.

RENATINHO À ESPREITA

Ainda no Cabo, o assunto agora é o ex-prefeito Renatinho Vianna. A decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de, por unanimidade, retirar uma condenação contra Vianna coloca o nome dele, mais uma vez, em evidência. Em seu desfavor, tem reprovação das contas de 2020 pela Câmara. Contudo, houve uma mudança na lei da ficha limpa no ano passado. Então, pode ser que não seja uma questão para Renatinho. Além disso, o Tê, que já concorreu duas vezes à Prefeitura cabista, está noivo de Juliana Vianna. É aquilo, né? Será que vem cruzamento de famílias políticas por aí? Não é por nada, não, mas o seguro morreu de velho e é melhor a turma de Marcelo Magno ficar de olho.

PARCERIA COM O SESC

Conforma a coluna Boca Miúda antecipou na quarta-feira (15), Armação dos Búzios vai aquecer a estação mais fria do ano com muita música e um evento daqueles: um Festival de inverno com direito a Paulinho Moska e Diogo Nogueira. O evento será nos dias 22 e 23 de julho, sexta e sábado, e deve seguir o mesmo formato do Festival de Jazz, na Praça Santos Dumont. A novidade apurada nesta segunda (20) pela coluna é que o evento será uma parceria com o Sesc, que já desenvolve o projeto em outras dez cidades do Estado, como Casimiro de Abreu, Macaé e Nova Friburgo. Na Região dos Lagos, entretanto, Búzios é a única cidade relacionada.

BÚZIOS CINE FESTIVAL

Continuando a falar da península mais charmosa da Região dos Lagos, o próximo fim de semana em Búzios será com programação reforçada. É que o município realiza, entre sexta-feira (24) e domingo (26) o 26º Búzios Cine Festival. O evento terá exibição de longas e curtas-metragens no Gran Cine Bardot e nas praças Santos Dumont e Cem Braças. Na programação, estão filmes elogiados como a animação “Encanto” e a distopia “Medida Provisória”, que marcou a estreia de Lázaro Ramos como diretor. Haja pipoca para ver tanto filme bacana, né não?

FESTIVAL IGUAPIRA

Após um aniversário muito bem sucedido, a Prefeitura de Iguaba Grande organiza o ‘Festival Iguapira 2022’. A secretaria de Turismo começou, nesta segunda-feira (20), a cadastrar associações e entidades não governamentais que desejam expor, sem custo, no evento, que será realizado de 29 a 31 de julho. Os interessados devem procurar a secretaria de Turismo, localizada no bairro Ubás, até o dia 30 de junho para realizar o cadastro com a documentação que comprove a existência da associação. O prefeito, Vantoil Martins (CID), está bem entusiasmado com o projeto.

PONTO FACULTATIVO SEM AVISO

A trapalhada da vez do governo municipal de Araruama foi na sexta-feira (17). Vários cidadãos tiveram seus exames marcados para o Laboratório Municipal no dia em questão. Acontece que a prefeita, Lívia de Chiquinho (PP), decretou ponto facultativo na sexta, por conta do feriado de Corpus Christi na quinta (16). Os moradores reclamaram a falta de comunicados por parte das secretarias. “As pessoas saíram de casa cedo, faltaram serviço para realizarem seus exames e chegando ao laboratório sequer existia algum comunicado”, escreveu o vereador Oliveira da Guarda (MDB) em uma rede social, afirmando ser evidência do “total desrespeito com o povo araruamense” por parte do governo. A Prefeitura de Araruama foi procurada pela coluna, mas não se posicionou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui