InícioBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEGUNDA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEGUNDA-FEIRA (13)

A pipa do vovô não sobe mais? Sobe sim! O feijão do Zé é amigo ou inimigo? Mais uma das pirâmides: nem tudo está perdido; O primeiro dia de Miguel no comando de Búzios e a 'despedida' de Alexandre; Vantoil recebe reforço para a vacinação; Marcelo na PM e as contas de Renatinho; Servidores de São Pedro reclamam de possível retaliação de Pastel, que nega; Lívia sonhando com a Guanabara; Boca Miúda agora também em O DIA... E muito mais!

A PIPA DO VOVÔ NÃO SOBE MAIS?

Se você pensa que a pipa do vovô não sobe mais, pode repensar seus conceitos. Porque, com todo respeito ao prefeito José Bonifácio (PDT) e à primeira-dama, dra Anna Valadão, a pipa do Zé tá lá em cima. E ele mostrou que é bom nesse negócio. No último domingo (12), o prefeito inaugurou o primeiro Pipódromo da cidade, que fica em Tamoios, no segundo distrito, e, claro, aproveitou para brincar um pouco, mostrou que entende do riscado. E para você que ficou questionando a relevância disso, saiba que muita gente fez questão de prestigiar o evento, como, por exemplo, o deputado federal Paulo Ramos (PDT). Quem também esteve por lá foi o empresário do ramo vestuário, Zé Augusto Nalin, além do presidente da Associação de Pipa Esportiva do Rio, Carlos Magno. Teve até representante do ramo das pipas de Magé, o Maicon (para quem não sabe, muitas famílias da cidade vivem de fabricar pipas). Enfim, apesar das prioridades de Zé serem um tanto controversas, é preciso aguardar para ver se esse projeto vai para a frente e, quem sabe se torne um novo atrativo turístico da cidade.

FEIJÃO DAS DÚVIDAS

José Bonifácio (PDT) prometeu nos programas de televisão da campanha para a Prefeitura cabo-friense, que assim que vencesse a eleição faria um feijão para a galera. Ele cumpriu a promessa dele, só que não foi exatamente para a galera, mas para a elite. Afinal de contas, foi no shopping, no Festival de Sabores, aquele que o povo “gastou” na internet que é pra faraó, né? Já que Cabo Frio agarrou mesmo a fama de “Novo Egito” e o prato de comida sai a R$ 55. O Portal RC24h chegou a trazer a público uma queixa da população, visto que, se comparar aos festivais de cidades como Saquarema e Búzios, o preço chega a quase o dobro. A dúvida é: será que o feijãozinho do Zé foi amigo ou inimigo? Porque o preço do feijão está pela hora da morte. O do festival também. Se bem que o feijão anda mais prestigiado em Cabo Frio do que o prefeito.

NO MAR

Esporte é saúde, e só com muita saúde para aguentar os trancos diários do executivo cabo-friense. De olho nisso, os secretários Davi Souza (Governo) e Jefferson Buitrago (Mobilidade Urbana) procuram fazer sempre uma atividade física para manter corpo e mente em dia. E no fim de semana puseram os fôlegos à prova, ao participarem da competição Rei e Rainha do Mar, na praia do Peró. Participaram da competição neste domingo (12), nadando em mar aberto. Davi confessou, publicamente inclusive, que teve que “imprimir um ritmo forte” para que Buitrago não o ultrapassasse. E olha que Davi é crossfiteiro hein, vai vendo. Fato é que o evento foi um sucesso e os secretários mostraram que estão com tudo em dia.

NOVOS REQUERIMENTOS

Integrantes da CPI da Covid da Câmara de Cabo Frio realizaram novo encontro na manhã desta segunda-feira (13), ocasião em que foram aprovados sete requerimentos, os quais serão enviados ao Executivo. Esta foi a sétima reunião formal do grupo, que contou com a presença dos vereadores Roberto Jesus (MDB), presidente da CPI; Rodolfo de Rui (SD), o relator; Alexandre da Colônia (DEM) e Oséias de Tamoios (PDT). Alguns dos requerimentos surgiram de dúvidas de informações prestadas pela prefeitura, como por exemplo o valor total da receita destinada ao combate à covid. Foram encontradas também divergências na resposta do requerimento sobre os respiradores que estavam instalados no Hospital Municipal de Tamoios. A CPI tem como finalidade apurar responsabilidades acerca dos gastos com saúde durante o período pandêmico da Covid-19. Uma nova reunião foi agendada para o dia 20 de setembro.

DEBATE SOBRE A PEC 32

Já à tarde, a Câmara sediou uma reunião de discussão sobre a PEC 32, Proposta de Emenda Constitucional, documento que traz uma série de alterações às normas que regem o trabalho do funcionalismo público. Essa agenda foi proposta pelo vereador Douglas Felizardo (Avante) e teve transmissão ao vivo pelo Facebook. Foram convidados representantes de vários sindicatos, como o Sindicaf, Federação dos Servidores Municipais no Estado do Rio de Janeiro, Sindjustiça e Sindicato dos Servidores Civis nas Forças Armadas.

MAS E O DINHEIRO?

Nem tudo está perdido para a galera que tinha investimentos nas empresas suspeitas de pirâmide que fecharam na semana passada em Cabo Frio, a Alphabets e a Investing Lagos, e para a galera que está com receio de parar de receber os repasses da G.A.S. Consultoria Bitcoin após a prisão do CEO, Glaidson Acácio dos Santos. O advogado Fábio Rigueira conversou com o Portal RC24h sobre o assunto e trouxe o exemplo de uma decisão judicial de Volta Redonda que congelou as contas do dono da Alphabets, Rogério Cruz, para devolver o dinheiro a uma cliente. Tem como resolver e garantir a grana de volta via Justiça, sem ter que apelar para medidas drásticas. Só atenção ao tempo. Quanto mais rápido a ação for protocolada na Justiça, maiores as chances de sucesso.

1º DIA DE MIGUEL

Enquanto o chefe do Executivo buziano, Alexandre Martins (REP), partiu para o exterior para aproveitar 15 dias de férias, o prefeito interino, Miguel Pereira (PL), teve seu primeiro dia na função nesta segunda-feira (13). Ao Portal RC24h, Miguel contou que passou a manhã realizando atendimentos na Prefeitura. Após o almoço, vistoriou a Escola Municipal Manoel Juvenal Vieira, no bairro São José, que deve ser entregue a população no mês que vem, mas já está com a diretoria operando a partir dessa semana. Pereira ainda vistoriou obras em Vila Verde e voltou à Prefeitura para continuar os atendimentos. Boa sorte na missão!

ANTES DE PARTIR

Antes do prefeito de Búzios, Alexandre Martins (REP), sair de férias, ele participou, no fim de semana, de uma confraternização entre figuras conhecidas da península: a final do Campeonato de Veteranos no Campo de Manguinhos. Entre as outras presenças do evento, esteve o ex-prefeito do município Toninho Branco, que entregou o troféu ao campeão, Manguinhos, que venceu a SEB por 3×1. O presidente da Câmara de Búzios, Rafael Aguiar (REP), também prestigiou a final. A propósito, o presidente da Casa também viajou para Portugal, acompanhando o prefeito.

SE DESPEDIU DO COMANDANTE

O prefeito de Arraial, Marcelo Magno (PL), fez questão de vir a Cabo Frio para acompanhar a troca de comando do 25º BPM, realizado na última sexta, quando o coronel Alex Benevenuto passou o bastão para o coronel Gustavo Bastos. Aproveitou e fez um clique de despedida com Benevenuto, acompanhado do secretário de Segurança Pública cabista, Leandro do Bope, e da presidente do Conselho Comunitário de Segurança cabo-friense, Patrícia Cardinot.

CONTAS NA PAUTA

Ainda de Arraial do Cabo, os vereadores resolveram colocar a votação das contas do ex-prefeito Renatinho Vianna (REP) de volta à pauta para a sessão desta terça (14). Até semana passada, o combinado era esperar a poeira baixar um pouco, sabe como é, Renatinho foragido depois da operação do MP, clima pesado. Mas o fato é que nesta segunda-feira (13) mudaram de ideia. “O mar agora já está mais calmo”, disse um vereador à coluna. O TRE já deu parecer favorável. Será que o legislativo cabista vai pelo mesmo caminho? É aguardar pra ver.

ARRAIAL NA LISTA DO MTur

Uma publicação no perfil do Ministério do Turismo neste fim de semana elencou Arraial do Cabo como um dos destinos mais pesquisados no Brasil para os próximos seis meses nessa retomada das atividades turísticas pós-pandemia. A cidade foi a única da Região Sudeste a aparecer na lista, feita com base no site de reservas Booking.com. Gramado (RS), Fortaleza (CE), Balneário Camboriú (SC) e Florianópolis (SC) completam o Top 5. Cabo tá com moral, hein? Vamos torcer para que a turma que vem aí tenha responsabilidade.

UNIDOS PELA VACINA

Em Iguaba Grande, o prefeito Vantoil Martins (CID) recebeu, nesta segunda-feira (13), uma doação de cinco mil máscaras descartáveis e luvas de procedimento, além de álcool gel e álcool 70%, da turma da Prolagos. A ação faz parte do movimento Unidos pela Vacina, que tem como objetivo viabilizar a campanha de imunização em todo o país. Vantoil disse que unir esforços é indispensável nesse momento. “A luta contra a Covid-19 não é somente do poder público, mas de todos. É muito importante para Iguaba Grande receber esta colaboração. Eu ficaria muito feliz em ver outras empresas fazendo um trabalho como este”, ressaltou o prefeito. Também participaram do encontro os secretários de Governo, Jales Lins; de Saúde, Valdeci Júnior; de Planejamento, Eron Bezerra, da coordenadora de Imunização, Patrícia Costa; e os vereadores Luciano Silva (CID) e Marcelo Durão (PL). A Prolagos fez a mesma doação a outros municípios e segundo o presidente da concessionária, Pedro Freitas, a intenção é “apoiar as prefeituras para que todas as pessoas possam estar totalmente imunizadas o quanto antes”.

MANIFESTANTES REMANEJADOS NO TRABALHO

Em São Pedro da Aldeia, o Sepe Costa do Sol – sindicato que representa os profissionais da Educação na cidade – denunciou que os servidores efetivos que participaram de manifestações contra a adoção do cartão de ônibus da Salineira estariam sendo remanejados de seus setores de trabalho. Os manifestantes foram contra decisão do prefeito Fábio do Pastel (PL) “de criar benefícios para Auto Viação Salineira continuar operando no município usando o dinheiro do vale-transporte dos funcionários”, disse o Sepe. Já a prefeitura, jurou que a medida nada tem a ver com o protesto e mandou a seguinte resposta: “A informação não procede. A atual gestão da Prefeitura de São Pedro da Aldeia não adota qualquer política de perseguição a servidores. Os cargos de supervisão são cargos de confiança e os servidores podem ser deslocados a qualquer momento para outras funções”. Mas que foi muita coincidência isso acontecer exatamente após o protesto de sexta-feira (10) – na imagem, ah isso foi.

CHUMBINHO GRADUADO

O ex-prefeito de São Pedro da Aldeia, Cláudio Chumbinho (PDT), está oficialmente formado no curso de Tecnologia em Gestão Pública. A novidade foi anunciada por ele em uma rede social nesta segunda-feira (13). Na publicação, Chumbinho relembrou a carreira política que passou pela vereança, presidência da Câmara e oito anos de Prefeitura. Por fim, concluiu: “você pode até não gostar de mim como político, pode não gostar do meu corte de cabelo, pode discordar de alguma obra executada por mim ou decisão tomada, porém, você não pode negar que eu estou CAPACITADO para qualquer setor da ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA”. Mandou o papo, hein? Apesar da turma da praça do Canhão não gostar que a gente elogie o Chumbinho, vai o nosso salve aqui. Parabéns por não desistir e, mesmo já fora do Executivo, continuar trabalhando para melhorar o intelecto e buscar conhecimento.

LÍVIA NA GUANABARA?

A prefeita de Araruama, Lívia Bello (PP), planeja uma live nesta terça-feira (14), para tratar de diversos assuntos, como passagem de ônibus a R$2,50, anúncio de grandes obras e eleições 2022. Todas as atenções da turma da Praça João Hélio estão de olho no que vem por aí. Além do possível formal apoio a alguma pré-candidatura à Alerj, há a expectativa de novidade sobre aquela ideia um tanto quanto “otimista” (usando de eufemismo) dela e do marido, Chiquinho da Educação, de lançar a prefeita em campanha para o Governo do Estado. Tem página na cidade que até lançou enquete para saber se Lívia tem chances. Mas, cá entre nós, não é lá muito confiável usar como parâmetro o público de um perfil local, que ainda é da base governista… Fato é que, data hoje, Lívia não parece ter capilaridade o bastante para ser candidata à governadora em frente a outros nomes com visibilidade muito maior que a dela. Será que Lívia vai mesmo largar a Prefeitura, cargo certo até 2024, por uma aventura? Tem cacife pra isso? Vamos ver o que vem por aí.

PARABÉNS, JOÃOZINHO

O presidente da Alerj, André Ceciliano (PT), parabenizou o presidente estadual do PT, João Maurício, pelo aniversário de 35 anos dele neste sábado (11). Na legenda de foto publicada nas redes sociais, Ceciliano disse que o colega de sigla é “jovem, talentoso, focado” e classificou que João é “um cara que tem feito a diferença no nosso partido”. O parlamentar emendou desejando um forte abraço a Joãozinho e mandou-lhe “saudações rubro-negras”. João é um garoto na idade, mas tem uma intuição e maturidade política invejável. Tanto que é um dos políticos mais influentes junto ao Lula atualmente. Da nossa parte, fica o desejo de muita saúde e felicidade.

RESENHA EM MACAÉ

O prefeito de Macaé, Welberth Rezende (CID), passou parte do sábado (11) lá no bar do Sika, em Morro de Santana. Foi uma resenha com os amigos. Na foto, que já soma mais de 1,5 mil curtidas e 479 comentários, Rezende bebe uma água mineral enquanto os amigos brindam com a geladinha. Será que o prefeito só fez pose para foto mesmo ou com ele é só na aguinha? Sei não, viu?! Quem acredita?

CONVIDADO A SAIR

Em Saquarema, deu o que falar a visita do Queiroz (ex-assessor dos Bolsonaro) por lá dias atrás, quando foi ciceroneado por Márcio Motta, principal liderança bolsonarista na cidade. Acontece que o PSD, partido de Márcio, não ficou muito satisfeito com isso e a informação que recebemos foi que ele será convidado a sair da sigla. Essa resolução do partido sairia agora à noite. Vamos ver se a informação se confirma ou fica só na especulação/ bravata.

SJ VAI SEGUIR COM ELA

Vamos ver se agora vai… A população de Silva Jardim escolheu “seguir com ela” e elegeu Maíra de Jaime (PROS) prefeita nas eleições suplementares deste domingo (12). A ex-primeira dama teve 37,99% dos votos e derrotou o prefeito interino, Fabrício de Napinho (PSD), que teve 31,63% dos votos, e o vereador Juninho Peruca (PODE), que ficou com a preferência de 30,38% dos votantes. O marido de Maíra, Jaime Figueiredo (PROS), era prefeito interino de Silva Jardim quando foi eleito para assumir a Prefeitura em definitivo nas eleições do ano passado. Contudo, por decisão da Justiça, todas as candidaturas do PROS foram indeferidas e ele não pôde assumir. O vereador eleito presidente da Câmara na sessão de 1º de janeiro, Fabrício de Napinho, assumiu a Prefeitura desde então. Enfim, Silva Jardim parece que vai ter um pouco de paz e estabilidade política. Já não era sem tempo, sejamos sinceros.

CPI DOS ROYALTIES

A CPI dos Royalties e Participações Especiais, da Alerj, pedirá apoio à Procuradoria Geral do Estado para garantir a correção do pagamento das participações especiais sobre a produção de petróleo e gás natural ao Estado. Na próxima segunda-feira (20), às 10h, deputados que compõem a comissão vão se reunir na PGE para tratar do prazo decadencial (de extinção do direito) para o repasse dessas compensações financeiras. A CPI destinada a investigar a queda na arrecadação estadual dessas receitas, que deveria concluir seus trabalhos no dia 24/9, pode ganhar mais 30 dias.

POLÍTICA COSTA DO SOL O DIA

Para quem é leitor assíduo da coluna Boca Miúda, temos a honra e satisfação de trazer uma importante novidade: O Dia abriu espaço para essa redatora que vos escreve narrar os bastidores da política da Baixada Litorânea. Com o título #PolíticaCostadoSol, diariamente teremos mais esse espaço para revelar todos os movimentos do tabuleiro político da Região dos Lagos e seus respectivos protagonistas. Na edição de estreia desta segunda-feira (13), o destaque ficou com Búzios, com planejamento para fim de ano que promete arrasar. Além disso também falamos da viagem do prefeito Alexandre para Portugal. Confira no link.

VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais Lidas

Skip to content