InícioPolíticaBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEGUNDA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEGUNDA-FEIRA (12)

A ausência de Zé Bonifácio e a resenha dos vereadores de Cabo Frio; O amor está no ar em Arraial do Cabo; Vantoil Martins e o sucesso do aniversário de Iguaba; Alexandre Martins comemora feriadão com festival gospel; Maricá vai inaugurar a maior escola de tempo integral do Brasil; A ponte 'de ouro' em Araruama; Prefeitura aldeense em reunião na UFRJ... E muito mais!

AUSÊNCIA DE ZÉ

A coluna Boca Miúda desta segunda-feira (12) começa por Cabo Frio. É que a semana passou e a população não viu o prefeito José Bonifácio (PDT) participar de nenhuma atividade que aconteceu no feriado de Corpus Christi, onde é tradicional a presença do prefeito, inclusive na missa que precede a procissão. Aliás, não se tem notícia na história da cidade sobre a ausência de outro prefeito neste evento. Zé também não foi visto no Festival de Frutos do Mar, em Tamoios, região na qual ele sempre defendeu a promoção de eventos. Tampouco apareceu no show de música gospel na praça Porto Rocha. A gente teve informação de bastidores que o estado de saúde do prefeito é muito delicado e inspira cuidados redobrados, contudo ele não admite de forma nenhuma pedir afastamento da função para dar uma atenção maior ao seu tratamento. Tanto é assim, que na tarde desta segunda-feira (12) ele foi despachar na Prefeitura. A informação é do líder do governo no legislativo, vereador Davi Souza (PDT), que também esteve com o prefeito no fim de semana e disse que ele está bem.

FAZENDO A FESTA

E por conta dessa ausência de Zé Bonifácio boa parte do tempo, recebemos informações que alguns assessores e secretários do prefeito cabo-friense estão com uma nota dobrada de empoderamento e têm conduzido as questões com muito mais mandonismo. Tem servidor que está preocupado com essa situação. É aquela velha história, na ausência do comandante, os comandados estão fazendo a festa. E não é de hoje que vimos percebendo essa situação, como, por exemplo, números superfaturados na realização de eventos, articulações políticas com empresários nas costas do prefeito enquanto ele está fazendo tratamento. Tomara que Zé melhore logo, estamos na torcida. Mas o que está muito cristalino, para a classe política e uma parcela da população: Zé não abre mão de ser prefeito. Uns acreditam que seja por apego ao poder, outros, por não querer dar o gostinho a sua vice, Magdala Furtado. Tem ainda aqueles que consideram que o que dá força a Bonifácio em continuar perseverando na luta contra o câncer é a política, ou seja, é ser prefeito da cidade. De qualquer forma, é visível que, fisicamente, ele está com muita dificuldade. Mentalmente pode até estar bem, mas o corpo tem acusado cansaço.

RESENHA DE SEGUNDA

Continuando pela Câmara de Cabo Frio, vereadores se reuniram na tarde desta segunda-feira (12) para fazerem aquela resenha. A reunião aconteceu no gabinete do vereador Luís Geraldo (REP). Além dele, estavam Josias da Swell (PL), Thiago Vasconcellos (Avante), Davi Souza (PDT) e Jean da Autoescola (PL). A tônica do debate foi a preocupação com os rumos da cidade. Os parlamentares disseram que estão preocupados porque a condição de saúde ddo prefeito é muito delicada e eles estão acompanhando essa questão. Por outro lado, eles também estão percebendo que Zé tem andado sem forças para planejar, conduzir a cidade como merece. Um dos assuntos, que inclusive tem sido bastante falado aqui, é a quantidade crescente de pessoas em situação de rua e que não há um planejamento para tentar mitigar essa realidade. Eles também estão preocupados com o aspecto político, porque estão vendo que a cidade demanda energia e participação mais efetiva do prefeito, o qual não tem podido cumprir. E isso tem trazido preocupação e muita cobrança para cima dos vereadores. Davi Souza, que é líder do governo, ouviu tudo atentamente, mas preferiu ficar em silêncio.

À ESPERA DA CHAMADA

Esta terça-feira (13) completa uma semana que o TRE confirmou Átila da Ótica (Avante) e Ruy França (CID) como os novos vereadores de Cabo Frio, após uma retotalização dos votos da eleição 2020. A medida foi devido à cassação dos mandatos de Vinícius Corrêa (PP) e Vanderson Bento (PTB), implicados em esquema de candidaturas femininas fictícias. E, até o momento, não chegou nenhuma notificação do Tribunal com relação a isso. A previsão era que ambos pudessem ser diplomados nesta terça (13) e poderem tomar posse na sequência. Mas até agora ninguém foi oficiado na Câmara.

DESAPONTADO

Em Iguaba Grande, o prefeito Vantoil Martins (CID) ficou bastante chateado com a postura da banda Melim, que não autorizou que a Prefeitura colocasse um tradutor de Libras no palco. Todos muito simpáticos, fizeram brincadeiras, deram brinde para a filha do chefe do executivo. Mas até a página 2. Vantoil estava visivelmente chateado porque era uma promessa dele para com os deficientes auditivos. Teve munícipe, emocionado, que o parou na rua para agradecer a iniciativa, contando que tinha conseguido acompanhar outros shows. Não conformado, ainda fez mais uma tentativa e pediu à banda para que o profissional pudesse fazer o trabalho. Mas nada feito. Em seguida, mandou o locutor oficial avisar pelo microfone que o show daquela noite não iria contar com o tradutor por uma exigência da banda. Contrariado, chegou a comentar que se soubesse disso antes não teria fechado contrato para o evento.

POR OUTRO LADO…

Mas o fato desagradável – e isolado – não tirou o brilho da programação de aniversário de Iguaba Grande, que completou 28 anos dia 8 de junho, com direito a vários shows e público recorde: 70 mil pessoas curtiram os quatro dias do evento na Praça da Estação. Segundo o prefeito, a comemoração foi a maior de todos os tempos. A economia da cidade também agradece, já que o comércio ficou muito movimentado durante todos os dias da festa. A segurança também não deixou a desejar. “Quero agradecer a todos os envolvidos na organização, à polícia militar, ao corpo de bombeiros e a toda população, que recebeu com todo carinho uma invasão de público de várias cidades da região e até do estado”, comentou Vantoil Martins.

O AMOR ESTÁ NO AR

Quem também fez questão de declarar o amor à companheira foi o prefeito de Arraial do Cabo, Marcelo Magno (PL). No Dia dos Namorados, ele escolheu a fenda de Nossa Senhora, ponto turístico da cidade, para homenagear a esposa Gabriele Netto e renovar os votos de casamento. Reza a lenda que o casal que se beija em frente ao local, nunca se separa. Felicidades ao casal.

PROTESTO EM FIGUEIRA

Falando em Arraial, moradores do distrito de Figueira fizeram um protesto, no último sábado (10), contra o prefeito Marcelo Magno (PL), pedindo a retirada de lixo e entulhos dos espaços públicos,saneamento básico, instalação de postes de iluminação pública, construção de abrigos nos pontos de ônibus, pavimentação, fiscalização de práticas esportivas na lagoa, entre outros. Em nota, a Prefeitura informou ao Portal RC24h que “está atenta às demandas dos moradores e já vem realizando ações para melhoria da estrutura pública dos distritos” (confira na matéria). Vale ressaltar que o ato realizado foi pacífico e estava até muito bem organizado, com faixas escritas em letras padronizadas, o que levou a questionarem se isso não teria sido orquestrado. Será?

SEMANA DAS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO

Como parte da programação do mês do Meio Ambiente, Arraial do Cabo inicia a semana das Unidades de Conservação (UC), com uma roda de conversa sobre o turismo sustentável e as formas de valorizar a cultura e a história cabista. A cidade, que é casa de duas UCs (Parque Estadual da Costa do Sol e APA de Massambaba), além de 17 unidades municipais, debate os desafios para a promoção da educação ambiental e a conservação da biodiversidade aliada ao turismo. Entre os participantes estavam os secretários de Ambiente e Saneamento, Jorge Oliveira, e de Turismo, Júnior Chuchu, além de pesquisadores, guias de turismo, representantes da Fiperj, Prolagos, Inea, Sebrae e organizações não governamentais. Das rodas de conversa vão surgir propostas de políticas públicas, que serão apresentadas durante a III Conferência Municipal de Meio Ambiente, nos dias 27 e 28 de junho.

LOUVOR DE MILHARES

Em Armação dos Búzios, o Festival Gospel atraiu milhares de fiéis até a Praça Tia Uia, na Rasa, no fim de semana. A cidade mais badalada do Brasil prova que é da diversidade e agrada a todos os públicos. Os shows de sexta (9), sábado (10) e domingo (11) atraíram mais de 20 mil pessoas e movimentou a economia para além da praia. O prefeito Alexandre Martins (REP) participou dos três dias do evento e disse que o festival é um sonho realizado. “Acredito que alcançamos o objetivo que foi a participação do público que, no segundo dia, superou todas as expectativas e o público evangélico conseguiu sentir um ambiente muito bacana. Esse evento foi um sucesso”, disse.

O AMOR ESTÁ NO AR II

Ainda em Búzios, a primeira-dama do município e secretária da Mulher, Daniele Martins, fez post apaixonado para o marido e chefe do executivo. “Casados e namorados, todos os dias! Seremos sempre assim”, declarou ela.

MAIOR DO BRASIL

A prefeitura de Maricá inaugura nesta terça-feira (13), a partir das 9h, o novo Centro de Educação Pública Transformadora (CEPT), no Jardim Atlântico. A instituição está sendo considerada a maior escola em tempo integral do Brasil, com capacidade para até cinco mil alunos. Estimada em R$ 41,9 milhões, são 128 salas, incluindo 81 salas de aula, 22 salas multimídia, laboratórios, quadras poliesportivas, cineteatro, dois refeitórios, um planetário e um restaurante industrial. O CEPT integrará o ‘Programa Interfronteiras’, que a Secretaria de Educação implementará em parceria com o consulado da China. O programa oferecerá aos estudantes do ensino fundamental aprendizado em cultura, história e no idioma do gigante asiático.

A PONTE DE MAIS DE R$ 1,6 MILHÃO

A construção da ponte que dá acesso à Praia do Vargas, em Praia Seca, está dando o que falar. Isso porque o valor da obra é escandaloso. O tamanho da ponte é de 10 metros de comprimento por quatro de largura e o valor total da obra – como é possível ver pela placa da própria Prefeitura – ultrapassa R$ 1,6 milhão (R$ 1.637.620,04), com recursos próprios. Fazendo uma conta rápida, isso significa mais de R$ 163 mil o metro. É como disse o comentário de um internauta: “Trabalhada no ouro puro, né?” “Esse governo deveria ter vergonha dessas coisas”, comentou outro. A situação é tão gritante que causa constrangimento. Alô Ministério Público, venha dar uma olhade de perto nisso, por favor!

DUPLA NA JOGADA

Não à toa, a única dupla de vereadores de oposição em Araruama já entrou na jogada. Penha Bernardes (PL) e Oliveira da Guarda (MDB) estiveram no local. “Moradores nos pediram que seja feita alguma coisa”, disse Oliveira. No vídeo acima, um dos munícipes comenta que o valor é muito alto e que pelo tamanho da Ponte do Vargas o custo não chegaria a R$ 700 mil. Assista.

CAMPUS NUM FUTURO PRÓXIMO

A prefeitura de São Pedro da Aldeia participou de um encontro no Parque Tecnológico da UFRJ. Representaram o município o secretário de Desenvolvimento Econômico, Claudio Viviani, e o diretor da pasta, Sandro Bouth. Viviani falou sobre a iniciativa. “A reunião foi muito frutífera, pois conversamos sobre a possibilidade de realizar uma parceria com a UFRJ. Alguns dos pontos abordados foram a instalação do Parque Tecnológico na nossa cidade e a possibilidade de ter um campus da Universidade em um futuro próximo”, destacou.

- Advertisement -
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Mais Lidas

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo