BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUINTA-FEIRA (7)

Bomba prestes a explodir em São Pedro da Aldeia; Fábio do Pastel aliviado com cidade fora do CAUC; Alerj aprova proibição de pedágio mais caro; Dr Serginho assume bancada do PL; Rone Rossy está apto a concorrer nas eleições 2024 e Elói Ramalho ficou chupando dedo; Zé Bonifácio já está em Niterói para a cirurgia desta sexta (8); Mandado de busca e apreensão contra Gabriel Monteiro e as farras dele por Cabo Frio; Vantoil Martins renova convênio estadual; Alexandre Martins faz entrega de armas não letais; Arraial do Cabo é a que gera mais emprego em fevereiro; Sessão da câmara de Macaé termina na delegacia... E muito mais!

1680

BOMBA PRESTES A EXPLODIR

A coluna Boca Miúda desta quinta-feira (7) começa por São Pedro da Aldeia, onde uma bomba está prestes a explodir e vai trazer muita insatisfação, a muita gente. O alvo são os donos dos quiosques em toda faixa de areia da orla das praias que margeiam a lagoa de Araruama. É que o Ministério Público Federal ingressou com ação civil pública (ACP) em face do município, pedindo que sejam demolidos todos os estabelecimentos comerciais construídos nas faixas de areia das praias Sudoeste, do Sol, Balenário, Praia Linda, Baleia, Mossoró, Poço Fundo e praia da Tereza. “Pedido liminar para desocupar/lacrar/interditar as construções irregulares sobre área de marinha/faixa de areia”, diz trecho da ação. Entramos em contato com a Prefeitura e, segundo o procurador-geral, Peter Samerson disse que o município ainda não foi notificado, mas lamentou a ação. “Esses quiosques são fonte de renda para muitas famílias e o município fará o que estiver ao alcance para recorrer da decisão, mas ainda não fomos notificados”, disse Samerson.

SALVO PELO GONGO

Continuando em São Pedro, também teve notícia boa para o município, que saiu da lista de inadimplente no CAUC (Sistema de Informações sobre Requisitos Fiscais), um tipo de SPC/Serasa da gestão pública. O município aldeense estava negativado porque investiu abaixo do mínimo de 25% na Educação ano passado. Mas nesta quinta-feira (7) foi aprovada em Brasília a PEC 13, que flexibiliza gastos na educação em 2020 e 2021. A justificativa para aprovação da PEC é que a pandemia, que obrigou a suspensão de aulas e, ao mesmo tempo, o redirecionamento de verbas para a área da saúde, impediu prefeitos de investirem em educação uma porcentagem mínima prevista em lei. Foi uma tábua de salvação para o prefeito Fábio do Pastel (PL). Inclusive os convênios assinados com o governo federal estão de pé, como o que vai possibilitar a tão esperada Cidade da Saúde.

QUASE 100% CONFIRMADO

Para finalizar as informações sobre São Pedro da Aldeia, como havíamos informado na coluna anterior, falta pouco para a prefeitura fechar em definitivo o contrato para os shows que vão acontecer por ocasião do aniversário de 405 anos da cidade (comemorado em 16 de maio). Mas a data já está fechada 100%: Ferrugem e Jota Quest sobem ao palco dias 14 e 15 de maio.

SEM PEDÁGIO MAIS CARO NO FIM DE SEMANA E FERIADO

A Alerj aprovou, por unanimidade e em discussão única, na sessão desta quinta-feira (7), a proibição da cobrança de tarifa mais cara dos pedágios aos fins de semana e feriados. A proposta é do deputado Brazão, mas quem deu a notícia em primeira mão foi o deputado Dr Serginho. Por telefone, disse à coluna que estava muito feliz, não só por essa aprovação, mas também porque assumiu a bancada do PL no legislativo estadual. “Uma bancada de 14 deputados muito experientes, fiquei muito feliz”, disse Serginho.

APTO NA CORRIDA À PREFEITURA

Continuando em Araruama, divulgamos no fim do ano passado que a justiça eleitoral havia cassado o mandato do vereador Sérgio Murilo da Costa e demais suplentes, bem como tornou inelegível por oito anos o ex-vereador Rone Rossy, na época presidente do Republicanos, anulando os votos recebidos pelo partido, por ocorrência de fraude à cota de gênero. Houve recurso da sentença e nesta quinta-feira (7) o TRE julgou improcedente o pedido do ex-vereador Buda e da candidata à época Silvinha, sob o argumento de que os atos praticados pelos investigados não são suficientes para configurar abuso de poder político por fraude à cota de gênero. Segundo a advogada do político, ficou comprovado que a candidata, professora conhecida em Araruama, quis concorrer, fez campanha pelo WhatsApp, “mas em razão de forte assédio sofrido por seu empregador (cabo eleitoral de Lívia de Chiquinho, que inclusive deu uma bolsa de estudos para a primeira criança nascida no hospital Jaqueline Prates), desistiu da corrida eleitoral com medo de perder o emprego – o que acabou por acontecer. Dizem nos bastidores que todo esse processo foi uma jogada para retirar o Rone Rossy do cenário político da cidade, já que é um nome forte à prefeitura nas eleições de 2024.

FICOU CHUPANDO DEDO

E o Elói Ramalho, hein, gente? O vereador de Araruama começou 2022 saindo da vereança, todo pomposo, dizendo iria para a chefia de Gabinete da secretaria Estadual de Defesa do Consumidor. Na época, apuramos que ele foi seduzido pela ideia de que poderia assumir a secretaria quando o então titular da pasta, Léo Vieira, que é amigo de Elói, deixasse o governo para focar em sua campanha de reeleição como deputado estadual. Acontece que Léo se desincompatibilizou do cargo do Governo do Estado e foi substituído, na verdade, por um vereador, mas do Rio de Janeiro. Foi o Dr. Rogério Amorim, irmão do deputado estadual Rodrigo Amorim, aquele que ganhou notoriedade ao quebrar a placa em homenagem a Marielle Franco. Fato é que Elói saiu da Câmara a chamado de Cláudio Castro (PL), ficou um mês e pouco, e voltou para o parlamento com vontade de quero mais, engajamento na página em baixa e com discursos que não repercutem como antes. Sua participação nas últimas sessões da Câmara, aliás, tem se resumido ao silêncio. Nesta quinta-feira (7), em raro posicionamento, Ramalho disse que ele que recusou compor o secretariado de Castro para ficar mais próximo dos anseios da população de Araruama. Contudo, estimativas apontam que de Praia Seca a Iguabinha, passando por São Vicente e Morro Grande, um total de zero pessoas acreditaram na história do vereador. Lembrou a fábula da raposa e as uvas.

DE VOLTA PRO PASSADO

Os vereadores de Araruama deram um passo largo rumo ao começo dos anos 2000 na sessão da Câmara desta quinta-feira (7). É que, em pleno 2022, em que o celular se tornou um poderoso equipamento de trabalho, os vereadores ressuscitaram uma lei lá de 2007 que os proíbem de usar celular na tribuna da Câmara. É mais uma prova da blindagem que tem sido feita pelos vereadores ao redor do ex-prefeito de Araruama Chiquinho “sem Educação”, que, cada vez mais, deixa evidente sua influência junto aos parlamentares. Não faz o menor sentido no momento em que nós vivemos de expansão tecnológica e da importância dos aparelhos para comunicação e agilidade dos processos, uma lei dessa ser aprovada. Será que o próximo passo vai ser a substituição dos e-mails por fax?

THIAGO NO RC

Na Boca Miúda desta quarta (6), você leu que o partido União Brasil tinha virado a casa de antagonistas crônicos do cenário político da Região dos Lagos, como o deputado estadual Paulo Melo e o ex-prefeito de Araruama Chiquinho “sem Educação”. Acontece que a gente disse que o Thiago Ribeiro, filho de Chiquinho que não é lá o maior cabo eleitoral e fã da trajetória política do pai, estava filiado ao União. Na verdade, a gente esclarece que Thiago continua filiado ao MDB, porém segue com apoio e a chancela do grupo político de Paulo Melo, que está no União Brasil. Para falar sobre a corrida eleitoral deste ano e muito mais, Thiago estará participando de um #15MinutosNoRC na próxima terça-feira (12), às 15h, com transmissão ao vivo pelas redes sociais do Portal RC24h. Não dá para perder.

ZÉ EM NITERÓI

O prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio (PDT), foi para Niterói nesta quinta-feira (7). Ele será submetido, na cidade, a uma cirurgia para retirar um nódulo do fígado na sexta (8). Zé, que já teve um câncer no pâncreas em 2019, descobriu um nódulo há quase um mês e logo foi decidido pela operação. Os médicos do prefeito vão aproveitar o ensejo para realizar também uma cirurgia de hérnia. A recuperação de José Bonifácio deve durar cerca de 15 dias e o prefeito disse, em entrevista ao Portal RC24h, que não será necessária fazer a transmissão do cargo para a vice, Magdala Furtado (PL). Estamos na torcida para que o prefeito se recupere o quanto antes.

MONTEIRO NOS LAGOS

O jornal O Dia publicou nesta quinta-feira (7) uma série de denúncias que estão sendo feitas contra o vereador do Rio de Janeiro Gabriel Monteiro (sem partido). O ex-policial militar caiu em desgraça desde uma matéria veiculada no “Fantástico”, da TV Globo, há quase duas semanas. Diversas denúncias têm sido feitas de que Gabriel fazia orgias com menores de idade, acusações de estupros e congêneres. Inclusive, ele foi alvo de mandado de busca e apreensão. Gabriel tem o hábito de vir na Região dos Lagos. Por aqui, está sempre ao lado de figuras como o deputado Filipe Poubel e o ex-policial militar Capitão Diogo. Em várias ocasiões moradores da Ogiva denunciaram as festinhas que aconteciam até o dia raiar, com bebida, música ensurdecedora e muita agitação (se é que nos entende)…Diversas fotos mostram a união dos pares por essas terras.

ROBERTO DE MONTEIRO

Quem deve ser doido para participar desses encontros, mas não parece ser tão incluído nesses círculos é Roberto Jesus (MDB). O vereador de Cabo Frio, inclusive, chegou a declarar na tribuna da Câmara na semana passada que Gabriel era uma referência e que achava muito interessante que o seu trabalho estava sendo comparado ao do vereador do Rio de Janeiro. Será que com Gabriel cada dia mais sujo feito pau de galinheiro, o afilhado político de Marquinhos Mendes (MDB), defensor da moral e dos bons costumes continua tendo no jovem ex-policial militar da capital uma referência de trabalho? Fica a dúvida.

RENOVAÇÃO DE CONVÊNIO

De Iguaba Grande, a gente falou ontem, rapidamente, que o prefeito Vantoil Martins (CID) esteve no Departamento de Estradas de Rodagem (DER), logo após a cerimônia dos finalistas do prêmio Prefeito Empreendor, do Sebrae, no Rio. Explicando melhor, o chefe do executivo iguabense foi recebido pelo novo vice-presidente do DER, Mauro Valverde, para assinar a renovação do convênio para obras de pavimentação. O estado entra com 30% dos custos e a prefeitura com os 70%. “Essa parceria vai nos possibilitar pavimentar um grande número de ruas, com preço bem mais em conta”, destacou.

VEM COISA BOA POR AÍ

Continuando em Iguaba, esta quinta-feira (7) começou a ser discutido o aniversário da ‘Princesinha dos Lagos’, em 8 de junho, quando a cidade vai completar 27 anos de emancipação administrativa. Os secretários de Governo, Jales Lins, e de Turismo, Esporte e Lazer, Carla Valle, reuniram suas equipes para falar de estrutura, fluxo de veículos, desfile cívico, entre outras coisas. Após dois anos sem festas, o prefeito Vantoil Martins (CID) está bem ansioso por esse momento.

ARMAS NÃO LETAIS

O prefeito de Búzios, Alexandre Martins (REP) e o secretário de Segurança e Ordem Pública, Sérgio Ferreira, entregaram nesta quinta-feira (7), novos equipamentos à Ronda Ostensiva Municipal Urbana (ROMU). O investimento, da ordem de R$ 100 mil, equipará o grupamento especial da Guarda Civil Municipal com armas de choque, munição de elastômero (bolas de borracha), granadas de luz e de efeito moral, spray de pimenta e gás lacrimogêneo. O secretário da Pasta diz que a segurança é prioridade do governo e lembra não apenas da criação da Romu mas, também, da implantação da Patrulha Maria da Penha, da ampliação do Centro de Monitoramento e da construção da nova sede da Guarda Municipal. Que as ações para garantir a tranquilidade e a paz no município não param com a entrega dos novos equipamentos. A Secretaria de Segurança e Ordem Pública está ativando o Conselho Municipal de Segurança para elaborar o Plano Municipal de Segurança de Búzios. Uma comissão está sendo criada para iniciar as audiências públicas que vão garantir a ampla participação popular, por determinação do prefeito Alexandre Martins. Ações importantes para garantir a sensação de segurança na península.

CINE TEATRO DA RASA

O secretário de Cultura e Patrimônio Histórico de Búzios, Luiz Romano Lorenzi, realizou visita técnica no Cine Teatro da Rasa. O local passará por uma ampla reforma numa parceria entre a Prefeitura de Búzios e o governo do Estado. Segundo Romano, na reforma serão incluídas adaptações para portadores de necessidades especiais como: espaço para cadeirantes e equipamentos de som direcionados nas laterais para deficientes auditivos. Também será realizado um projeto de paisagismo no entorno do espaço. A obra é o início de um pacote de reformas, intervenções e valorização dos equipamentos culturais no município. Em breve, será apresentado o projeto de reforma, ampliação e informatização da Biblioteca Municipal, além da reforma e adaptação do Espaço Cultural Zanine para implantação da Escola de Artes e Oficinas da cidade.

CÂMARA DE BÚZIOS

Ainda em Búzios, os vereadores aprovaram, nesta quinta-feira (7), o Projeto de Lei que revoga o dispositivo da Lei de Reestruturação do CACS/FUNDEB. O PL retira a representação do Legislativo no Conselho Municipal de Fundos. A justificativa do Poder Executivo é que a “Lei Federal que regulamenta o FUNDEB não prevê a participação de membros do Poder Legislativo no referido Conselho”.

DESTAQUE CAGED

De Arraial do Cabo, a cidade ficou em primeiro lugar no ranking de cidades da Baixada Litorânea com maior número de vagas formais de emprego abertas em fevereiro. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia. O município cabista teve saldo positivo de 650 admissões durante o período.

PACTO DE CIDADES ANTIRRACISTAS

Ainda sobre Arraial, representantes das secretarias de Educação e Desenvolvimento Social participaram da Reunião de Alinhamento-Pacto de Cidades Antirracistas, em Niterói. A iniciativa é da Prefeitura do Rio, por meio da Coordenadoria Executiva de Promoção da Igualdade Racial (CEPIR), em parceria com municípios fluminenses interessados em construir instrumentos de governança territorial para potencializar o desenvolvimento regional a partir do combate ao racismo e da promoção da igualdade racial. Durante o encontro foi apresentada a minuta final do pacto, além do plano de ação 2022-2026 da Rede de Cidades Antirracistas e o planejamento do evento de lançamento da Rede, que será no dia 16 de maio, no Palácio da Cidade do Rio de Janeiro. A comitiva cabista foi composta pela coordenadora de Gestão de Programas e Projetos da secretaria de Educação, Luciana Avelino; chefe de Promoção da Igualdade Racial e Religiosidade, Marta Fonseca; chefe de Projetos Afros, Amanda Carolina, e o superintendente de Juventude, Lucas Ramon. Também esteve presente o assessor da Câmara cabista, Pedro Henrique Moraes.

TERMINOU EM R.O.

A sessão da Câmara de Macaé desta quarta-feira (6) terminou com um registro de ocorrência na 123ª Delegacia da presidente do Sindicato dos Servidores do município (SindServi), Míriam Seso, contra o chefe do Legislativo macaense, Cesinha (PROS). Miriam afirmou ter se sentido ameaçada pela abordagem adotada por Cesinha com relação a ela já no fim da sessão. Antes de encerrar os trabalhos, Cesinha disse para Miriam: “eu não tenho medo da senhora. Essa briga minha vai ser direto com a senhora”. A sindicalista respondeu que a briga não era com ela, mas sim com os 18 mil servidores representados pelo sindicato. Miriam pediu para que o debate não fosse raso, levado para o lado pessoal, mas para o institucional. O vereador Cesinha disse, em nota, que ainda não foi notificado oficialmente pelas autoridades e se manifestará quando isso acontecer.

FREIXO NA FRENTE

Uma pesquisa Datafolha publicada nesta quinta-feira 7 aponta que o deputado federal Marcelo Freixo (PSB) e o governador Cláudio Castro (PL) lideram a corrida pelo governo do Rio de Janeiro. No cenário mais provável, Freixo soma 22% das intenções de voto, ante 18% de Castro. Como a margem de erro do levantamento é de três pontos percentuais para mais ou para menos, considera-se que há um empate técnico. Aparecem na sequência Rodrigo Neves (PDT), com 7%, Eduardo Serra (PCB), com 5%, Cyro Garcia (PSTU), com 4%, Felipe Santa Cruz (PSD), com 3%, e Paulo Ganime (Novo), com 2%. Um terço dos eleitores (33%) declarou pretender anular o voto, enquanto 7% afirmaram não saber em quem votar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui