BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUARTA-FEIRA (6)

Vantoil Martins comemora final do prêmio Prefeito Empreendedor e vai ao DER; Além de Iguaba, Cabo Frio, Arraial e Saquarema foram finalistas estaduais; Gladys Nunes teve que se retratar a presidente da Câmara; Fábio do Pastel renova convênio com DER; São Pedro confirma evento badalado de aniversário; Secretárias representam Zé Bonifácio no evento do Sebrae; Marcelo Magno dá incerta nas escolas e se reúne com pescadores; Manoela Peres inaugura novo Centro de Operações e Controle; A 'surubaiada' do União Brasil; Vereadores de Macaé aprovam reajuste de servidores... E muito mais!

1051

FINALISTA ESTADUAL

A coluna Boca Miúda desta quarta-feira (6) começa por Iguaba Grande, cidade que colocou Vantoil Martins (CID) entre os 30 finalistas do XI Prêmio “Prefeito Empreendedor”, do Sebrae, etapa estadual. A cerimônia aconteceu na manhã desta quarta, no auditório da Fecomércio, no Rio. Na Região dos Lagos e Baixada Litorânea, além de Vantoil, a prefeita de Saquarema, Manoela Peres (DEM) também participou como finalista, juntamente com Arraial do Cabo, Cabo Frio e Casimiro de Abreu, que mandaram representantes. O prefeito aldeense Fábio do Pastel (PL) foi outro gestor que participante da cerimônia, apesar da cidade não ter sido finalista. Iguaba entrou na categoria Marketing Territorial e Setores Econômicos com a ‘Feirinha Criatividades da Terra’. Em junho serão divulgados os premiados de todo o país. “Não fomos vencedores, mas foi uma grande conquista. Disputamos com cidades como Rio, Niterói, Macaé e Teresópolis”, disse o prefeito. Vale considerar que cidades vencedoras são de grande e médio porte e com população e orçamento superiores a Iguaba. “Esse reconhecimento, vindo de um órgão tão respeitado, só nos mostra cada vez mais que estamos na direção certa”, disse o prefeito, que fez questão de agradecer ao empenho dos secretários Jales Lins (Governo), Carla Valle (Turismo/Esporte) e Marcello Costa (Agência de Desenvolvimento).

PREMIADOS SEBRAE

A final da etapa estadual do Prêmio Prefeito Empreendedor, realizada no auditório da Casa do Comércio, no Rio de Janeiro, reuniu vários gestores nesta manhã de quarta (6). Sete deles receberam o título em nível estadual e vão concorrer ao prêmio em nível nacional, no mês de junho, em oito categorias: Sala do Empreendedor; Marketing Territorial e Setores Econômicos; Inovação e Sustentabilidade; Desburocratização; Empreendedorismo na Escola; Cidade Empreendedora – Região Sudeste; Governança Regional e Cooperação Intermunicipal; e Compras Governamentais. Saquarema levou a placa de finalista na categoria Inovação e Sustentabilidade; Iguaba, como divulgado, Marketing Territorial e Setores Econômicos; Arraial do Cabo com Sala do Empreendedor e Cabo Frio, Marketing Territorial e Setores Econômicos, mesma categoria que concorreu São Pedro da Aldeia (que não levou). Outras imagens do evento:

_________________________

TEVE QUE SE RETRATAR

Continuando em Búzios, a ex-vereadora Gladys Nunes teve que calçar as sandálias da humildade e fazer uma retratação, em vídeo, nas redes sociais. A decisão é do juiz Danilo Marques. Gladys fez um vídeo onde chama o presidente da Câmara, vereador Rafael Aguiar (REP) de “assassino”, logo depois que ele havia divulgado ter conseguido uma parceria para levar um circo ao balneário. Só que, além da má vontade flagrante de Gladys, cabe ressaltar que a justiça solicitou que o pedido de retratação fosse feito nos mesmos moldes da acusação, ou seja, através da sua página, não perfil pessoal. “Mesmo assim, a senhora desrespeitou a ordem do judiciário. Aliás, como a senhora afirma que ninguém presta, nenhum vereador, nenhum prefeito, nenhum secretário, até mesmo quem você apoiou na última eleição não prestava. Então, quem realmente presta para você? Na boca de quem não vale nada, ninguém presta”, metralhou Rafael.

AÇÃO DE FORMIGUINHA

Ainda em Búzios, a secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda realizou uma ação de abordagem social no sábado (2) que resultou em duas pessoas a menos nas ruas da cidade. Na ocasião, as assistentes sociais do CREAS percorreram a Avenida José Bento Ribeiro Dantas e imediações. Ao todo, quatro pessoas foram abordadas, dentre elas três em situação de rua. Duas pessoas se evadiram do local, negando o auxílio sócio-assistencial. Uma pessoa foi identificada com transtorno mental e, após uma busca, sua família foi encontrada e ela foi reconduzida até a sua residência. Outra pessoa deixou o local após conseguir abrigo na casa de residentes locais do qual possuía vínculo. O trabalho é de formiguinha mesmo, mas não deixa de ser louvável, né, gente? Para denúncias, a secretaria disponibiliza o número do CREAS: (22) 2623-7639.

FORAM AO DER APÓS PREMIAÇÃO

De São Pedro da Aldeia, o prefeito Fábio do Pastel (PL) aproveitou que estava no Rio, nesta quarta (6), quando acompanhou a premiação dos finalistas do ‘Prefeito Empreendedor’ do Sebrae, e chispou para o DER onde renovou convênio para melhorias nas ruas do município. Pastel foi recebido pelo novo vice-presidente Mauro Valverde, para assinar o aditivo do convênio com o estado. O chefe de gabinete, Moisés Batista, acompanhou a assinatura. A parceria possibilita que o órgão estadual forneça insumos e materiais para as obras, que serão executadas pelo município. Quem também esteve no DER, na mesma ocasião e pelo mesmo motivo, foi Vantoil Martins (CID). “Estou esperançoso que o Estado libere o material para as obras de pavimentação de algumas ruas de nossa cidade conforme havia sido prometido”, destacou o prefeito de Iguaba.

EVENTO BADALADO

Você leu neste espaço nesta terça-feira (5) que Jota Quest e Ferrugem estavam cotados para tocar na festa de aniversário de São Pedro da Aldeia no mês que vem. Pois é, só que não tem indefinição entre eles. As duas atrações vão tocar. É que o aniversário da cidade é comemorado em 16 de maio e o fim da 38ª edição do Fest Verão, evento tradicional de São Pedro, será no dia 14. Portanto, vai ser uma festa robusta que terá tanto a banda mineira, quanto o pagodeiro fluminense. As datas ainda serão confirmadas. Vale lembrar que nessa mesma semana, começando no dia 11 de maio, a Prefeitura de Arraial do Cabo dá o start nas comemorações de 37 anos, comemorado no dia 13. Na cidade, vão se apresentar Seu Jorge, Péricles, Zé Ramalho, Thiago Martins e Tony Allison. É, minha gente, Região dos Lagos mês que vem vai ser “o que há”.

SECRETÁRIAS REPRESENTAM ZÉ

O prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio (PDT) também recebeu a placa de finalista do XI Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, na etapa estadual. Zé – que não compareceu porque está às vésperas de uma cirurgia, que acontece na sexta (8) – foi representado pelas secretárias de Assistência Social, Nilza Miqueloti, e de Agricultura e Pesca, Katyuscia Brito. Cabo Frio concorreu na categoria Marketing Territorial e Setores Econômicos com os projetos Selo e a Feira do Produtor Rural, a compra da merenda escolar na agricultura familiar e a Moeda Social Itajuru. “É grande a minha felicidade de ver esses projetos sendo reconhecidos. Agradeço a todas as pessoas que se envolveram nesses projetos tão importantes para a população de Cabo Frio que mais precisa”, disse o prefeito.

DIREITO PARA OS JOVENS

A Câmara de Cabo Frio promoveu, nesta quarta-feira (6), a 2ª Edição do Programa “Direito e Cidadania nas Escolas”. Alunos do Colégio Municipal Rui Barbosa participaram do evento, que também foi transmitido para diversas escolas da Rede Municipal de Ensino. O objetivo é propagar noções básicas de direito e cidadania, auxiliando na construção de cidadãos com pensamento crítico. O Procurador de Justiça e presidente da Associação do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, Dr. Claudio Henrique da Cruz Vianna explicou as funções, áreas de atuação do Ministério Público, diferenças de atuação dos promotores, procuradores, advogados e defensores públicos, dentre outros temas.

PALESTRA PRESTIGIADA

Estiveram presentes na palestra o presidente da Câmara, Miguel Alencar (UNIÃO), o desembargador do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), José Muiños Piñeiro Filho, os secretários municipais de Educação, Elicéa da Silveira, de Administração, Paulo Baía, de Governo, Gilberto Figueira de Araujo Junior, de Fazenda, Daniella Mendes, e da Criança e do Adolescente, Betânia Batista. A Procuradora da Câmara, Drª Vivian Lobo, o presidente da 20ª Subseção da OAB/RJ, Dr. Kelven Ambrogi Lima, o comandante do 25º Batalhão de Polícia Militar, Coronel Bastos, o policial militar Tenente Sandro, o delegado da 126ª Delegacia de Polícia, Dr. Carlos Eduardo Almeida, a presidente da Comissão OAB Vai à Escola, Eliandra Ferreira, a procuradoras Mariana Fernandes e Renata Granha e os vereadores Alexandre da Colônia (SDD), Jean da Autoescola (PL), Josias da Swell (PL), Léo Mendes (DC), Luís Geraldo (REP), Roberto Jesus (MDB), Rodolfo Machado (SDD) e Thiago Vasconcelos (Avante) também participaram.

QUE HORAS É A MERENDA?

Em Arraial do Cabo, o prefeito Marcelo Magno (PL) deu uma incerta nas escolas, nesta quarta-feira (6), na hora da merenda. Marcelo quis ir exatamente nesse horário para vistoriar como está a alimentação dos estudantes. E deve ter gostado do que viu. Porque a gente aqui da coluna chegou a ficar com água na boca na hora em que recebemos as imagens. Teve aqueles do contra que disseram que a comida estava bonita e variada desse jeito porque o prefeito foi visitar, mas pelo que apuramos, Marcelo deu uma incerta mesmo, queria ver de perto questões como qualidade, higiene e saber se as crianças estão gostando. E mais, o prefeito disse que vai continuar visitando e vistoriando, sempre de surpresa. Não dá pra negar que as fotos abaixo dizem por si só, quanto capricho! As merendeiras cabistas estão de parabéns.

__________________________

MARCELO E PESCADORES

Em reunião nesta manhã de quarta-feira (6), o prefeito cabista ainda recebeu os representantes dos pescadores da Reserva Extrativista Marinha de Arraial do Cabo, diversas demandas do seguimento pesqueiro foram colocadas na mesa, dentre eles foi anunciado pelo Prefeito a aquisição de embarcação de apoio para fiscalização da pesca predatória em conjunto com o ICMBIO, além de projetos de destinação de recursos a serem estudados.

ESTÁGIO REMUNERADO À VISTA

Continuando em Arraial, uma parceria entre o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) e a Prefeitura (através da secretaria de Desenvolvimento Social), vai ofertar, ainda esse ano, 155 vagas de estágio remunerado, para alunos de ensino superior e técnico. As vagas do programa “Geração Cabista” serão distribuídas entre as diversas áreas de atuação. Para concorrer a uma das vagas, tem que comprovar frequência escolar, através de declaração fornecida pela instituição de ensino. Também é preciso ser maior de 16 anos. Outras informações sobre a inscrição no programa serão divulgadas no final do 1º semestre, no site do CIEE.

CENTRAL DE MONITORAMENTO

De Saquarema, município com cerca de 90 mil habitantes e orçamento anual de R$ 1,8 bilhão, a Prefeitura inaugurou, nesta terça-feira (5), o novo Centro de Operações e Controle no bairro Porto da Roça. A unidade possui uma estrutura moderna, ampla, integrada aos principais sistemas de segurança do Estado do Rio de Janeiro. Com salas e espaços administrativos, sala de reuniões, espaço para gabinete de crise e sala de monitoramento para até seis operadores, o centro possui estrutura para observar todo o município. “Um total de 260 câmeras estão instaladas nas principais vias da cidade. Por elas, podemos acompanhar o trânsito, atuar em incidentes e em ocorrências policiais, além de muitos outros tipos de serviços. Isso representará um ganho na segurança pública da nossa cidade”, informou a prefeita, Manoela Peres (UNIÃO). Além das câmeras das ruas, mais de 800 equipamentos instalados em escolas e demais prédios públicos também poderão ser acessados do novo Centro de Controle e Operações, acompanhando o dia a dia e auxiliando na segurança de alunos, professores e população em geral. Tecnologia a serviço da cidade. Fica o exemplo.

SAQUAREMA COUNTRY FEST

Não é só São Pedro da Aldeia, Arraial do Cabo e Armação dos Búzios que preparam show de grandes atrações musicais do cenário nacional para as próximas semanas na Região dos Lagos. Saquarema realiza, entre 29 de abril e 1º de maio, a 2ª Edição do Country Fest. O evento, a ser realizado no distrito de Sampaio Corrêa será na área onde está sendo construído o Parque de Exposições de Saquarema. O local fica localizado às margens da Rodovia Amaral Peixoto, ao lado da Escola Clotilde de Oliveira Rodrigues. Durante os três dias, vão passar pelo palco os sertanejos Gustavo Mioto, Felipe Araújo e o grupo Barões da Pisadinha, que encerram a festa em pleno Dia do Trabalhador. A entrada é gratuita.

A SURUBAIADA DO UB

Precisamos falar sobre o que virou essa verdadeira surubaiada do União Brasil. Quem diria que haveria uma união, no mesmo partido, de Paulo Melo, e a esposa Franciane Motta, Chiquinho “sem Educação”, Manoela Peres e, de quebra, o filho político de Chiquinho que vive às turras com o pai, Thiago Ribeiro. É, minha gente, o tabuleiro aqui na Região dos Lagos ficou bem interessante. Chegou aqui para a coluna que Chiquinho foi para a UB com a promessa de que não seria candidato a nada nessas eleições. O propósito dele teria sido no sentido de se aproximar de políticos que compõem a base do governador Cláudio Castro (PL) e neutralizar a oposição feita por Oliveira da Guarda (MDB) e Penha Bernardes (PL) na Câmara de Araruama, o que parece não ter dado certo vide a sessão de terça-feira (5). Para quem não se lembra, o presidente estadual do União Brasil é o prefeito de Belford Roxo, Waguinho, padrinho político de Oliveira e Penha. Será que, depois de bater de frente por tantos anos, vai ter Chiquinho e Paulo Melo no mesmo palanque pedindo voto para Franciane Motta e para o filho? Ah, as voltas que a terra plana dá.

REAJUSTE APROVADO

Os vereadores de Macaé aprovaram, na manhã desta quarta-feira (6), o Projeto de Lei de autoria do Executivo que estabelece 5% de reajuste para os servidores da Prefeitura. A votação foi marcada por protestos do Sindicato dos Servidores Públicos (Sindiserv) que, em um primeiro momento, levaram a suspensão da sessão ordinária e, em seguida, ao encerramento do debate no plenário da Câmara de Macaé. O PL teve 15 votos favoráveis e nenhum contrário. O presidente Cesinha (PROS) e o seu vice Edson Chiquini (PSD) não votaram. Além dos 5% de reajuste salarial, o PL prevê 25% de aumento no auxílio alimentação, que passará de R$ 400 para R$ 500. Para quem recebe vencimentos de até R$ 2.262 ainda está previsto um incremento de 50% no auxílio refeição, que será alterado de R$ 200 para R$ 300. A Lei entra em vigor a partir da data da sua publicação pelo prefeito Welberth Rezende (Cidadania), mas o reajuste será com data retroativa a 1º de março.

DEU POLÊMICA

Na justificativa de votos, o parlamentar Paulo Paes (União Brasil) reconheceu que 5% é pouco, mas avaliou que é melhor do que ficar sem nenhuma compensação. Ele ainda criticou a postura do Sindiserv em organizar protestos e propor greve aos trabalhadores. A vereadora Iza Vicente (Rede) informou que, assim como outros parlamentares, lutou muito para aumentar o percentual de reajuste dos servidores. Contudo, segundo ela, não foi possível devido à arrecadação própria da cidade não ser capaz de cobrir sozinha esses gastos, conforme determina a legislação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui