06/02/2025 — 21:33
  (Horário de Brasília)

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUINTA-FEIRA (6)

Daniela Soares divulga 'pacotão' de presente no aniversário de Araruama; Dr Serginho anuncia novidades na Saúde; Presidente da Câmara de Arraial na 'curva da morte'; Fabinho Costa com o pessoal dos Correios; Fábio do Pastel adere ao programa 'Quintais Produtivos'; Alexandre Martins fala de ampliação de rota das vans; Lucimar Vidal a todo vapor no gabinete; Quaquá concentrado na segurança pública; Carlos Augusto e o 'Ano Brasil-França'... E muito mais!

Compartilhe

PARABÉNS, ARARUAMA, PARABÉNS, DANIELA

A coluna Boca Miúda desta quinta-feira (6) começa por Araruama, que completou 166 anos hoje. E não é que a prefeita Daniela Soares (MDB), há 35 dias no cargo, cumpriu que ia dar um “presentão” de aniversário? Durante a tarde, anunciou um verdadeiro pacotão de ações a serem cumpridas de imediato. Na Saúde, será ampliado o número de leitos na UPA, horário ampliado de atendimento no PAM, reformas de postos de saúde, Centro de Especialidades Odontológicas, construção de um centro especializado em fisioterapia, reabilitação no distrito de São Vicente. Na Educação e no Esporte, anunciou mais processos seletivos para professores, ampliação no número de vagas em creches, transporte universitário diurno, maior quantidade de bolsas universitárias e construção de três novas quadras poliesportivas. Na Infraestrutura, “muitos avanços na pavimentação”, disse ela, além de revitalização de praças e força-tarefa nos bairros e distritos para ordenamento. Daniela também anunciou a construção de um CRAS no Morro grande e um Café do Trabalhador em São Vicente. Caramba, hein Daniela? Você deve estar dando orgulho ao povo e a sua família. Será que sua prima, a ex-prefeita Lívia de Chiquinho (PODE) está feliz com uma “herdeira política” tão dedicada a seu povo? Veja o vídeo, abaixo, que Daniela postou:

COMEMORAÇÃO COMEÇOU CEDO

E olhem, Daniela e sua vice-prefeita, Verônica do Café Capri (NOVO), iniciaram a comemoração do aniversário bem antes, de manhã cedinho. Andaram de bicicleta, no passeio ciclístico, junto com a população (foto destaque), participou com vereadores do café cultural na Casa de Cultura da cidade – e por lá, ela e sua vice, , ainda dançaram um arrasta-pé ‘bão demais’ (veja aqui). Agora à noite, participa da Missa em Ação de Graças da paróquia São Sebastião e depois deve esticar para o show de Dilsinho, na Praça de Eventos da Pontinha.

MAIS UM CAPÍTULO ELETRIZANTE

Mais um capítulo da novela de Araruama que, nas últimas semanas, tem entretido toda a população da Região dos Lagos com seus episódios incrivelmente eletrizantes. Nesta quarta-feira (5), foi a vez do empresário Sérgio Ribeiro protagonizar o seu capítulo. Ele rebateu as falas do vereador Oliveira da Guarda (União), feitas durante a sessão da Câmara na última terça-feira (4). Sérgio acusou o parlamentar de ameaçá-lo e insinuou possíveis irregularidades envolvendo Oliveira. “Ameaça agora no plenário. Oliveira já abriu o discurso falando o meu nome, dizendo que agora ia ‘dar porrada’ porque eu estou falando isso e aquilo, e que ele estava aguentando demais”, disse Sérgio. E não parou por aí! Ele também negou a fala de Oliveira de que teria se beneficiado de contratos com a gestão do ex-prefeito Chiquinho da Educação (PODE), a quem se refere como “Atacadão”. Que situação, hein? Cada dia, um flash em Araruama. E olha que hoje é aniversário da cidade. Veja o vídeo.

NOVIDADES NA SAÚDE

Em Cabo Frio, o prefeito Dr Serginho (PL) anunciou em seu Instagram o início das obras para a construção de dez salas de cirurgia, um centro de diagnóstico de câncer e um centro de atendimento pediátrico, no Hospital Universitário Reitor Hésio Cordeiro (HURHC), da UERJ. Ele esteve lá nesta quinta-feira (6) fazendo uma visita e aproveitou pra contar a novidade, acompanhado do diretor-geral da unidade, Francisco Barbosa, da diretora médica, Mariana Carazza, e da secretária municipal de Saúde, Bia Trindade. O objetivo principal é acelerar o andamento da fila de cirurgias eletivas. A obra será financiada pelo Estado. Outra novidade é que já vão começar as obras do Centro Pediátrico, no Hospital da Mulher, a cargo do município. Em junho, o hospital do Jardim também vai passar por reforma.

PROJETO APROVADO

Falando de Câmara agora, o vereador Milton Alencar (PODE), que também é cineasta, apresentou um projeto de lei dentro de um universo que é a paixão dele, o cinema. A proposta é que os cinemas de Cabo Frio, antes da exibição de qualquer filme, passem um filmete de 1 a 2 minutos, dando uma informação importante, um serviço público, para que a população tenha acesso a informações relevantes. O PL foi aprovado.

PROJETO APROVADO II

Já o vereador Zé Antônio (PP) apresentou um projeto de lei pedindo que tenha Educação para Jovens e Adultos (EJA) na escola municipal do Evaldo Salles, no Peró. A unidade é bem ampla, conta com mais de 700 alunos e hoje existe uma lista de 100 estudantes que estão pedindo para que a escola ofereça ensino noturno do EJA. Excelente proposta.

PARCERIA ENTRE PROCONS

Uma reunião entre os representantes dos Procons de Cabo Frio e Arraial do Cabo foi realizada nesta quarta-feira (5) para discutir pautas relevantes em defesa dos direitos do consumidor. O encontro contou com a presença da coordenadora-geral do órgão em Cabo Frio, Mônica Bonioli, da secretária do Procon de Arraial do Cabo, Sílvia Bécher, e a presidente da OAB subseção Cabo Frio/Arraial, Thaís de Figueiredo. Durante a reunião, foram debatidas estratégias para a realização de eventos em parceria, visando fortalecer a Semana do Consumidor na região. O objetivo é ampliar a conscientização da população sobre seus direitos, promover ações educativas e garantir maior acessibilidade às orientações e serviços de consumo.

PEDIU QUEBRA-MOLAS E MAIS SINALIZAÇÃO

Ainda no Cabo, o presidente da Câmara, Dieguinho (PL), manifestou sua preocupação com os recentes acidentes na chamada “Curva da Morte”, localizada na RJ-140, perto do acesso à cidade. Esse ponto crítico já registrou dois acidentes graves nas últimas duas semanas, além de muitos outros ao longo do tempo. Num vídeo compartilhado em seu Instagram, nesta quarta (5), o vereador falou das medidas que pretende adotar para evitar novos acidentes no local. Ele visitou a curva para analisar a situação de perto e já protocolou uma indicação solicitando a instalação de quebra-molas e um reforço na sinalização da via. Confira no vídeo.

MOBILIDADE URBANA

Enquanto isso, o vereador Arthur Miranda (MDB), de Arraial do Cabo, recebeu em seu gabinete nesta quarta-feira (5) o secretário de Mobilidade Urbana, Maycon Victorino, e os vereadores professor Tayron (PL) e Rogério Simas (PSDB). O encontro teve como objetivo discutir a segurança no trânsito da cidade. Entre os temas abordados, destacaram-se a fiscalização de buggys irregulares, incluindo os provenientes de outras cidades, com vistas à organização no transporte turístico. Também foi discutido o reforço na fiscalização de trollers para coibir irregularidades e a análise da instalação de quebra-molas ou redutores de velocidade na curva da Vila para reduzir o número de acidentes no local. Os parlamentares enfatizaram que a mobilidade urbana e a segurança viária continuam sendo prioridades para o município, e que a cooperação entre os poderes busca soluções para esses desafios.

CEPEAMENTO EM VIGOR

O prefeito de Iguaba Grande, Fabinho Costa (CID), se reuniu recentemente com representantes dos Correios para pleitear uma melhoria significativa no serviço de entrega de correspondências. Com a recente implementação do cepeamento no município, ele solicitou que as entregas sejam feitas de forma integral, diretamente nas residências de todos os moradores. Anteriormente, quando a cidade operava com o sistema de CEP único, as entregas eram realizadas parcialmente nas casas, enquanto algumas correspondências precisavam ser retiradas na agência dos Correios. Participaram deste encontro com Fabinho o secretário de Cultura, Miqueias Gomes, e a equipe da superintendência do órgão (da esq. p/dir.) Thiago Carvalho, Lu Rocha, Karina Franco e Leroy Albrile.

CONFERÊNCIA DA SAÚDE

O Conselho Municipal de Saúde de Iguaba Grande realizará, na próxima quarta-feira (12), uma pré-conferência com o objetivo de disseminar informações em diferentes pontos da cidade. O evento também abordará os tópicos que serão discutidos na 8ª Conferência Municipal de Saúde. As pré-conferências serão conduzidas pelos conselheiros de saúde e estarão abertas à participação de moradores do município, membros de organizações da sociedade civil e trabalhadores vinculados à área de abrangência das UBSs. A iniciativa integra o calendário de eventos preparatórios, programada para os dias 20 e 21 de março, no auditório da Escola Municipal Oscar Magalhães. O tema central deste ano é “Fortalecer o SUS é defender a vida”.

ASSINOU TERMO DE ADESÃO

O prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel (PL), anda a “mil por hora”. Nesta quarta-feira (5), ele apareceu para marcar presença no programa “Quintais Produtivos”. O município entrou na lista porque tem produtores em assentamentos e na agricultura familiar, o que é conveniente para o projeto. Pastel, caneta em mãos, assinou o termo de adesão, um momento crucial para qualquer agenda de prefeito. O programa é uma parceria entre o Sebrae Regional e a Fundação Banco do Brasil. Elas receberão kits de galinheiro, pomar e horta. Além disso, haverá assistência técnica. Para quem não foi selecionado, a esperança é participar de capacitações coletivas, cursos e palestras. No evento, estavam o secretário de Agricultura, Abastecimento e Trabalho, Thiago Ribeiro; e a coordenadora do Sebrae na Região dos Lagos, Ana Cláudia Melo Vieira. O projeto dura 24 meses e ao todo 150 famílias de três municípios vão participar da primeira etapa. Pastel quer fomentar o empreendedorismo feminino, promover formação técnica, empoderamento pessoal e acesso a mercados. A ideia é incluir agricultores familiares, assentados e quilombolas, porque, em tempos de projetos, é sempre bom lembrar de todos.

REUNIÃO COM A PROMOTORA

O secretário de Segurança e Ordem Pública, Diego Alves, participou nesta quarta-feira (5) de uma reunião com a titular da 2ª Promotoria de Justiça do MPRJ, Paula Marques. Na pauta, a definição de estratégias para uma atuação conjunta entre duas secretarias e o MP. Também participaram da reunião a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Aline Manhães; o secretário adjunto de Segurança e Ordem Pública, José Renato Alves; e o inspetor-geral da GCM, Leandro Oliveira.

AMPLIAÇÃO DE ROTA

Em Búzios, o prefeito Alexandre Martins (REP) disse que a Cooperbúzios vai ampliar a rota e acessar outros bairros que antes não eram atendidos pelas vans. Nesta quarta (5), ele recebeu em seu gabinete o presidente da cooperativa, Samarone Brandão, e o vereador Toni Russo (MDB), que intermediou esse encontro. Alexandre pediu e Samarone já sinalizou positivamente. Agora é aguardar.

LUCIMAR NAS REUNIÕES

A prefeita de Saquarema, Lucimar Vidal (PL), não teve tempo nem para respirar. Em diversas reuniões, ela recebeu um número considerável de pessoas em seu gabinete nesta quarta-feira (5). O dia começou com Paulo Brinati, gerente regional de negócios do Sicoob, e Marisa Cândido, gerente da agência local, acompanhados por Tamiris Marques (imagem acima). O assunto? Parcerias para beneficiar o município. O secretário de Finanças, Águido Costa, também estava presente. Mas isso foi apenas o começo! Sem parar por um segundo, Lucimar se reuniu com representantes da superintendência dos Correios e, claro, com Hailson Alves Ramalho, secretário de Administração, Receita e Tributação, para discutir a expansão dos serviços da instituição. Para finalizar o dia, a prefeita recebeu a coronel Andréia Campos, comandante do 25° Batalhão da PM, e o capitão Amarildo Neves para tratar de questões de segurança. E assim, sem perder o fôlego, Lucimar encerrou sua jornada — um verdadeiro teste de resistência à “maratona” de reuniões.

“CADÊ O DINHEIRO?”

Além disso, quem apareceu para falar sobre a falta de segurança em Saquarema foi o ex-candidato a prefeito, Paulo Melo (MDB). Ele falou nesta quinta-feira (6) sobre o bairro da Raia, que no ano passado teve uma onda de violências: “Vocês se lembram que a Raia foi assolada pela criminalidade que justificou a instalação de um trailer do PROEIS. Esse trailer custa R$ 33 mil. Esse local que deveria ter policiais protegendo esse bairro. Está sem ninguém. Porque o convênio não foi renovado e pago? Cadê o dinheiro? O bairro não pode voltar a ser o que era antes.” Paulo fez as perguntas, é aguardar pra ver a resposta da Prefeitura.

“AQUI NÃO VAI SE CRIAR!”

Em Maricá, o prefeito Washington Quaquá (PT) tem se concentrado na segurança pública. Logo no início de sua gestão, ele decretou que o lugar de bandido é na “vala”. E quem precisa de um plano de segurança quando se pode convocar um ex-capitão da polícia e especialista em segurança, Rodrigo Pimentel, para dar algumas orientações? Claro, como toda ação precisa de um elenco de peso, o José Júnior, fundador do AfroReggae, também esteve presente. Durante a reunião, que aconteceu nesta quarta-feira (5), discutiram ações para levar mais segurança e cultura às comunidades, reforçando a parceria entre arte, música e cidadania. O encontro contou ainda com a participação de sua chefe de Gabinete, Dayrlene Costa; o secretário Júlio Veras; a secretária de Comunicação e Minha Casa, Minha Vida, Brunna Tavares; o secretário de Governo, Arlen Pereira; e o diretor do ICTIM, Ciro Torres. Enquanto isso, Quaquá vai dando aquele recado direto aos criminosos: “Aqui não vai se criar! A vagabundagem aqui não vai se criar”. É o tipo de fala que faz você acreditar que a situação será bem resolvida. E com toda essa equipe de governo, ele não está brincando, não. A coisa é “matar a cobra e mostrar o pau”, tudo ao estilo Quaquá.

ANO BRASIL-FRANÇA

Já em Rio das Ostras, o prefeito Carlos Augusto (PL) segue com a sua “maratona” de anúncios das novidades. Nesta quinta-feira (6), ele revelou os nomes confirmados para o Jazz & Blues Festival 2025, um dos principais eventos da cidade e que atrai turistas de todo país e até de fora. “Preparem-se para José James, a incrível Samantha Fish, o virtuoso Amaro Freitas e a lendária Banda Black Rio! Só talento de peso pra garantir que esse ano seja ainda mais inesquecível!”. Para garantir que o festival seja histórico, Carlos teve uma reunião com o produtor Stenio Mattos. O evento está marcado para os dias 19 a 22 de julho e contará com um intercâmbio cultural com os governos do Canadá e da França. O governo francês, inclusive, convidou Carlos para participar das comemorações do Ano Brasil-França. O prefeito aproveitou para convocar o público: “Então, amantes da boa música, anotem na agenda e se preparem para dias de pura magia sonora aqui em Rio das Ostras! Afinal, onde mais você veria os melhores do mundo, no melhor do Brasil?”. Enquanto o festival não chega, Carlos terá muito trabalho para fazer. Afinal, evento não se organiza sozinho e o turismo não cresce por “mágica”.

ESTRADA DE FERRO EF-118

O prefeito de Macaé, Welberth Rezende (CID), ficou meio que indignado. O projeto inicial sumiu, evaporou. Ele não gostou. Então, recentemente, esteve na Firjan para defender com “unhas, dentes e microfone” uma audiência pública sobre a estrada de ferro EF-118. Welberth tinha um plano, um traçado, um mapa dos sonhos: conectar vários municípios por via férrea, entre o Espírito Santo e o Rio de Janeiro. Só que, de repente, sem aviso, cortaram o trecho que ligava o Porto do Açu, em São João da Barra, até o Rio. O susto foi grande. O desconforto, maior: “Na verdade, hoje, do jeito que está, o projeto só atende o estado do Espírito Santo, atende o Porto do Açu, e os interesses individuais e privados no Porto do Açu; de Campos ao Rio, foi desprezado. Participamos dessa audiência pública, defendendo Macaé, que é o maior produtor de gado confinado e de grãos do Estado. Então, nós temos, sim, carga pra poder contemplar esse projeto”. Se depender dele, o “trem não sai dos trilhos”.

Redação
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias

Pular para o conteúdo