16/10/2026 — 13:57
  (Horário de Brasília)

Flávio tem 50,5% e Lula 49,5% dos votos válidos; rejeição também é alta entre os dois

Pesquisa CNT/MDA divulgada nesta sexta-feira (16) aponta empate técnico na disputa pelo segundo turno. Lula registra 48,8% de rejeição, enquanto Flávio Bolsonaro tem 46,6%

Compartilhe

Flávio Bolsonaro (PL) aparece com 50,5% das intenções de votos válidos, enquanto Luiz Inácio Lula da Silva (PT) soma 49,5%, segundo pesquisa CNT/MDA divulgada nesta sexta-feira (16). A diferença de apenas um ponto percentual coloca os dois candidatos em empate técnico na disputa pelo segundo turno da eleição presidencial de 2026. Além da corrida apertada, o levantamento mostra rejeição elevada para ambos: 48,8% dos entrevistados afirmam que não votariam em Lula, enquanto 46,6% dizem o mesmo sobre Flávio.

Contratada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), a pesquisa ouviu presencialmente 2.014 eleitores entre os dias 13 e 15 de outubro. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-00652/2026.

Votos totais

Na intenção de voto total, que inclui brancos, nulos e indecisos, Flávio Bolsonaro tem 46,8%, contra 45,9% de Lula. Outros 4,9% afirmam que votariam em branco ou anulariam o voto, enquanto 2,4% não sabem ou não responderam.

Na pesquisa espontânea, em que os nomes dos candidatos não são apresentados aos entrevistados, Flávio aparece com 45,6%, e Lula, com 44,1%. Nesse cenário, 5,2% indicam voto branco ou nulo, e 5% estão indecisos.

Rejeição e potencial de voto

Além dos 46,6% que afirmam não votar em Flávio Bolsonaro, 43,9% dizem que votariam nele com certeza, enquanto 7,3% consideram essa possibilidade. Outros 1% afirmam não conhecer o candidato, e 1,2% não sabem ou não responderam.

No caso de Lula, 43,3% declaram voto certo, e 6,6% dizem que poderiam votar no petista. A rejeição é de 48,8%. Outros 0,2% afirmam não conhecer o presidente, enquanto 1,1% não sabem ou não responderam.

letys
MTb 0022570/MG | Coordenadora de Reportagem – Site do(a) autor(a)

Jornalista pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi e graduada em Comunicação Social pela Universidade Veiga de Almeida.

Repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023. Também é repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora e criadora de conteúdo para Web 3.0.

Atuou como produtora e repórter na Lagos TV, coordenadora de programação na InterTV - afiliada Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback.

Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, categoria web.

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias