InícioPolíticaBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUINTA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUINTA-FEIRA (7)

Marcelo Magno entrega base do Corpo de Bombeiros; Reforma de Magdala Furtado em conversação na Câmara, Miguel Alencar devolve pastas e Saúde de Cabo Frio na mira da oposição; Alexandre Martins se reúne com forças de segurança após assassinato na cidade; Fábio do Pastel encara um sol pra cada um e vai conferir obra; Vantoil Martins anuncia novo projeto; Câmara de Araruama tem sessão relâmpago; Manoela Peres participa de evento da Anciti... E muito mais!

“É A FORMA DE EU DIZER MEU MUITO OBRIGADO”

A coluna Boca Miúda desta quinta-feira (7) começa por Arraial do Cabo, onde o prefeito Marcelo Magno (PL) fez mais uma entrega, que foi a base do Corpos de Bombeiros totalmente reformada e ampliada. O local do evento, ao lado do pórtico de entrada, ficou lotado. Várias autoridades participaram, como o presidente da Câmara, Pedro Caju (PL), vereador Galego, deputado Dr Serginho, a primeira-dama, Gabriele, coronel Márcio Dutra, comandante Bruno Cipriani, entre outros. Em entrevista à coluna (veja vídeo abaixo), Marcelo disse que é uma obra fundamental para o município, que está às vésperas da alta temporada. “Temos expectativa de 7,5 milhões a 8 milhões de visitantes somente nos meses de janeiro e fevereiro. O turismo está evoluindo e as pessoas vão entendendo que a cidade tem segurança. É claro, a gente sabe que com quase 80km de praia claro que vai haver problemas, o que é natural dentro do processo, mas ficamos resguardados com a ajuda do Corpo de Bombeiros. É uma forma de eu dizer muito obrigado à corporação por tudo que eles têm feito no município”, destacou Marcelo. Em tempo, semana que vem tem mais entrega, dessa vez no distrito de Monte Alto, onde será inaugurada a pracinha Fábio de Souza, na próxima terça (12), às 18h.

MANDOU ABRAÇO DO GOVERNADOR

Quem esteve na inauguração foi o deputado estadual Dr Serginho (PL), que disse que fazia questão de prestigiar mais uma entrega do prefeito. Na entrevista, ele contou que também está dialogando bastante com o comandante-geral dos Bombeiros sobre a necessidade de uma base fixa aqui para as aeronaves, “a fim de facilitar os trabalhos de resgate de pessoas que precisem ser levadas para a capital, enfim, buscando mais uma ampliação para o hangar”. Serginho também falou sobre a segurança pública como um todo na Região dos Lagos e da ampliação do efetivo na alta temporada, que deverá contar com o programa estadual Segurança Presente.

PROGRAMAÇÃO DE RÉVEILLON

Ainda sobre Arraial do Cabo, o secretário de Comunicação Ronnie Plácido compartilhou, em primeira mão, durante o evento de inauguração, alguns nomes que farão parte das atrações de virada de ano no município. O cantor Toni Garrido sobe ao palco no dia 29 de dezembro; Xande Pilares, nos dias 30 e 31; e, para fechar, Yasmin Santos, na Praia Grande, sob “a grande queima de fogos”.

DEVOLVEU PASTAS

O presidente da Câmara Municipal de Cabo Frio, vereador Miguel Alencar (União), fez um anúncio surpreendente, na sessão desta quinta-feira (7), que está desembarcando do governo Magdala Furtado (PL). Paula Pinheiro e Gabriel Lima – respectivamente secretária de Turismo e secretário-adjunto de Esporte são do grupo político de Miguel e todos sabem que a secretaria de Turismo, Esporte e Lazer é de indicação do Miguel. Portanto, o prefeito José Bonifácio (PDT) e a prefeita Magdala entendiam que havia uma relação de proximidade com o governo. Perceba, leitor da coluna, diante da pressão para aprovação da reforma administrativa, os bastidores dão conta de que a prefeita chamou Miguel e o pressionou para que ele pautasse e aprovasse. Ele, preocupado em inviabilizar sua candidatura a prefeito ano que vem, abre mão das duas secretarias e de todos de seu grupo que estavam nela para poder não ter a obrigação de aprovar o PL da reforma que vem sendo extremamente criticada por todos os setores da sociedade. Magdala conseguiu o impossível, unir o Brasil em Cabo Frio: temos visto políticos bolsonaristas e lulistas contra a reforma. Do Cidadania ao PTB, ou seja, pegou esquerda, direita, extrema-direita, centrão, sindicato, cidadão comum. Uma coisa é certa: não está descendo na garganta de ninguém a reforma administrativa, a tal ponto que o presidente da Câmara prefere entregar os anéis a perder os dedos. Confira o vídeo.

DE OLHO NA VERBA DA SAÚDE

O vereador e líder da oposição, Josias da Swell (PL), está de olho na Saúde e quer saber onde estão sendo aplicados os recursos, principalmente os oriundos do governo federal. Inclusive ele esteve com o senador Carlos Portinho (PL), nesta quarta (6), que o pediu para que fiscalizasse a emenda de R$ 2 milhões que ele destinou para o setor na cidade. Paralelo a isso, o parlamentar fez um requerimento pedindo o atual valor da folha salarial da secretaria da Saúde, incluindo a bruta e líquida, os encargos discriminados e a separação detalhada dos valores referentes aos contratados, comissionados e efetivos. Há denúncias de fantasmas ganhando supersalários. Outra preocupação é sobre onde serão investidos os R$ 55,4 milhões que entraram nos cofres da Prefeitura, esta semana, disponibilizados pelo governo federal, via ministério da Saúde, pasta comandada por Nísia Trindade. Aliás, sobre isso, bastidores dão conta de quem fez a intermediação para esses recursos foi o secretário adjunto de Comunicação, que tem muita proximidade com a ministra. É só fazer as contas para saber que foi justamente a chegada dele e dessa soma vultosa que pode explicar a demissão de Cris Frazão, que estava no comando da secretaria, de maneira traumática, especialmente para a jornalista.

UM A FAVOR

A maioria, quase todo mundo, incluindo o parlamento cabo-friense, é contra a ‘mensagem da maldade’ contida na reforma de Magdala. Quase porque o vereador e ‘vice-líder’ de governo, Átila da Ótica (Avante) defende o projeto de lei do executivo. Átila foi pra rede social fazer a defesa da prefeita, disse que estudou a proposta, junto com sua equipe jurídica, e que “não tem nada de imoralidade ou ilegalidade”. “Estudamos a reforma e tem muitos falando inverdades sobre o projeto, que vai ser de grande importância para nossa cidade”, disse ele, desfiando elogios sobre as secretarias de Pesca – que deve ir pra Alexandre da Colônia (SDD), a de Esporte – para o próprio Átila, e a de Proteção Animal, de Carol Midori (PP). Já a secretaria de Indústria e Comércio, que o vereador também defende no vídeo acima, ainda não sabemos pra quem vai ficar. Mas, seguramente, é pra gerar mais um emprego. Agora, alguém acredita que, nesse um ano, alguns desses que vão ganhar boquinha vão fazer alguma coisa na cidade melhorar que não seja encher as secretarias de apaniguados para garantir a reeleição deles no ano que vem? Ou seja, vai ficar esses representantes pra nada fazerem como não tem feito nada, até agora, os que ocupam os cargos. A não ser o que? Encher a prefeitura de cabo eleitoral.

ENFIM, REMOVIDO

A propósito, finalmente, após uma semana de recomendação do MP, o famigerado parque que havia sido instalado em praça pública, no Peró, teve a estrutura removida, nesta quinta-feira (7), mesmo dia em que a Bandeira Azul foi hasteada na praia do bairro. A montagem do parque privado gerou um grande conflito na cidade, principalmente com os moradores do bairro, que haviam perdido o único espaço de lazer no local (fora a praia). Mas não para por aí. Enquanto a estrutura ainda estava montada, imagens feitas do local flagraram brinquedos antigos, sendo que alguns estavam equilibrados por pequenas ripas de madeira. A prefeitura não se manifestou sobre essa demora

ENFIM, REABERTO

Ainda em Cabo Frio, a prefeitura mandou liberar o acesso à Praia do Sudoeste, bairro Vila do Sol, que fica próximo do aeroporto da cidade no mesmo dia em que o MPF emitiu despacho à Prefeitura e à empresa aeroportuária responsável pedindo explicações sobre a restrição de entrada naquele local. O procurador da República, Leandro Mitidieri, atendeu à representação do empresário Victor Martins, morador da localidade, que no último dia 30 protocolou ofício pedindo interferência na situação. Mesmo tendo sido reaberto, é mais uma explicação que Magdala terá que dar sobre as intercorrências em seu governo.

QUE FASE!

A matéria que o portal RC24h fez e mostrou a ficha corrida do assessor especial do gabinete da prefeita Magdala Furtado, Rodrigo Menezes, braço direito dela, foi um extremo desgosto para as mulheres de Cabo Frio, principalmente aquelas que têm consciência de gênero. Especialmente, porque ele responde pela lei Maria da Penha. Questionado sobre o que ele teria a dizer sobre o assunto, Rodrigo respondeu que o caso era que ele vivia numa relação tóxica, terminou com a mulher e a mulher não aceitava o fim da relação. Só que Maria da Penha é uma lei que normalmente se aplica somente a homens que agrediram mulheres. É triste para quem é mulher imaginar que uma delas chega ao cargo máximo de poder de uma cidade e escolhe como braço direito um homem que tem nas costas um caso de violência, de agressão contra a mulher. Que fase, hein, Cabo Frio, que fase.

PLANO DE CONTINGÊNCIA PARA O VERÃO

A pedido da concessionária Prolagos, a Enel, concessionária de energia, apresentou um Plano de Contingência para o verão, durante uma reunião realizada nesta quinta-feira (7). Os gestores solicitaram da empresa responsável pelo fornecimento de energia elétrica a apresentação das ações que estão sendo tomadas para que as oscilações ocorridas no último mês de novembro não se repitam durante a alta temporada. À época, as constantes falhas no fornecimento de energia elétrica tiveram impacto direto na Estação de Tratamento de Água, prejudicando o abastecimento nos cinco municípios da área de concessão da Prolagos. O encontro teve a participação do gerente de operações Diogo Thomaz Costa; a diretora comercial Patricia Sá de Almeida; e o diretor de Operações Unidade Norte, Felipe Anderson de Souza Paula, e também da equipe da Prolagos, com a presença de José Carlos Almeida, diretor-executivo; Stefhanie Coelho, coordenadora do Jurídico; Ricardo Crescencio, gerente de Serviços; e Gregory Pessanha, da área de Eficiência Energética.

REUNIÃO ESTRATÉGICA

Em Armação dos Búzios, logo após o triste episódio do assassinato da argentina Florencia Aranguren, de 31 anos, ocorrido nesta quarta (6), o prefeito Alexandre Martins (REP) fez uma reunião estratégica, nesta quinta (7), com representantes das forças de segurança do município. Participaram representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal, PROEIS, Secretaria de Segurança e Ordem Pública, Centro Municipal de Monitoramento, a Secretária Municipal da Mulher e a Patrulha Maria da Penha da PMERJ. Durante o encontro, foram discutidas e alinhadas estratégias para o fortalecimento da cooperação entre a Polícia Civil, Militar e Guarda Civil Municipal, a Patrulha Maria da Penha afim de otimizar a atuação dessas entidades, garantindo respostas mais eficazes aos desafios enfrentados no âmbito da segurança pública. Ainda sobre o assunto, secretaria da Mulher emitiu uma nota de pesar e repúdio. Para além disso, o triste episódio acontece às vésperas da alta temporada, período de maior movimentação na cidade. Nosso colega jornalista, Bebeto Karolla, entrou ao vivo em três emissoras estrangeiras, dando informações do fato, que ganhou destaque na imprensa internacional, principalmente na Argentina. Um impacto bastante negativo aos trabalhos que tem feito a secretaria de Turismo, comandada pelo competente Cristiano Marques, o Tutu. É, minha gente, mais uma mulher vítima da crueldade dos homens, alguém tem que parar isso. Ainda bem que pelo menos o suspeito foi preso.

A IMPORTÂNCIA DO BOLSA ATLETA

Ainda em Búzios, o prefeito Alexandre Martins (REP) fez questão de participar da entrega das premiações dos atletas que competiram no Campeonato Pan-Americano de Va’a 2023, realizado em Vitória (ES), no fim de novembro. Entre os campeões, destaque para quatro medalhistas, que são beneficiados pelo programa Bolsa Atleta, auxílio mensal que objetiva valorizar e apoiar atletas de alto rendimento, incentivar jovens valores e desenvolver a prática do esporte como meio de promoção social, por intermédio de projetos específicos. “Quatro atletas medalhistas beneficiam-se do Bolsa Atleta da Secretaria de Lazer e do Esporte. Búzios se orgulha de seus atletas e tem o compromisso de fazer com que eles cresçam nas suas modalidades esportivas”, afirmou Alexandre.

OBRAS NA ALDEIA

Em São Pedro da Aldeia, o prefeito Fábio do Pastel (PL) encarou o clima de “um sol pra cada um”, nesta quinta-feira (7), para vistoriar mais uma obra, dessa vez no bairro Colina, onde estão sendo feitos serviços de macrodrenagem. “E tem mais obras em andamento e começando este mês. O trabalho não para!”, disse Fábio. Que será que vem por aí?

NOVO PROJETO EM IGUABA

Em Iguaba Grande, o prefeito Vantoil Martins (CID) divulgou em suas redes sociais, nesta quinta-feira (7), que está lançando um novo projeto para que a população visite diversas obras no município, chamado “Vamos à obra com o prefeito Vantoil”. Qualquer morador, comerciante ou prestador de serviço pode se cadastrar para visitar as que estão em andamento na nossa cidade. Confira no vídeo acima.

REPERCUSSÃO NA CÂMARA IGUABENSE

Em Iguaba Grande, a fala machista do vereador Júnior Bombeiro da Saúde (MDB), que aconteceu na última terça-feira (5), na Câmara Municipal, ainda está gerando bastante repercussão, não só nas redes sociais. Toda a situação aconteceu quando a vereadora Silvana Grimauth (CID) estava defendendo o empoderamento feminino (confira aqui). Na sessão do legislativo desta quinta-feira (7), o assunto continuou sendo a tônica. O vereador se defendeu pelas suas falas preconceituosas pedindo desculpas para a vereadora Silvana Grimauth (CID). “Estou indignado no que aconteceu nas redes sociais porque isso atingiu a minha própria imagem como homem público na minha cidade. Eu peço desculpas para a vereadora e para todas as mulheres que se sentiram ofendidas, mesmo como uma interpretação errada a minha colocação. Eu nunca fui machista e sempre vou defender as mulheres apoiando em diversos projetos dentro dessa casa legislativa”, disse Júnior. Silvana também se posicionou a respeito sobre o pedido de desculpas. “Nem sempre a brincadeira que a gente fala soa na brincadeira que a gente ouve. Isso não é só em relação ao machismo mais em tudo na nossa vida. Isso sempre para nos dois lados, na pessoa que está falando e o outro que está ouvindo. A gente vê historicamente vários discursos de ódio em tons de brincadeira em diversas situações na sociedade. Uma pessoa pública precisa pensar no que fala porque isso influência na vida das pessoas”, afirmou Silvana.

GESTÃO DAS CONTAS PÚBLICAS

Enquanto em Cabo Frio a administração atual está flopando na gestão das contas públicas e periga ter dificuldades em pagar o 13º salário, em Saquarema, a situação é beeem diferente. Além das diversas entregas à população que a elegeu, a prefeita Manoela Peres (PL) se reuniu nesta quarta-feira (6) com lideranças governamentais e gestores de empresas para falar sobre o uso da tecnologia, aplicada com inteligência, para melhorar a transparência e sustentabilidade na gestão das contas públicas. O evento foi organizado pela Associação Nacional de Cidades Inteligentes, Tecnológicas e Inovadoras, a Anciti. “Também conversamos sobre a inteligência Artificial e transformação digital como meios para combater a evasão de tributos e promover melhorias na receita municipal”, disse Manoela. Quanta diferença.

MAR CALMO NÃO FAZ BOM MARINHEIRO

Em Araruama, depois de dias tensos por conta da proposta polêmica da Lei Orçamentária Anual (LOA) 2024 que não aconteceu na Câmara Municipal, a sessão desta quinta-feira (7) foi relâmpago e durou menos de meia hora. Entre os assuntos, solicitação de obras, patrolamento, enfim, solicitações de melhorias na infraestrutura da cidade. Até o momento, não há data marcada para a retomada da Audiência Pública para discutir a proposta da prefeita Lívia de Chiquinho (REP), que prevê que ela fica autorizada a tomar empréstimos e dar como garantia receitas futuras que vão entrar nos cofres no município. E ainda não se sabe se a chefe do executivo vai ao parlamento, como solicitado pela oposição, dar explicações sobre seu PL.

- Advertisement -
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Mais Lidas

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo