FESTIVAL DA LULA
A coluna Boca Miúda desta quinta-feira (6) começa, como se diz em Arraial do Cabo, porrando na lula ou, pelo menos, no festival dela. Com o perdão pelo trocadilho com o dialeto cabista. O município recebe mais uma edição do evento tradicionalíssimo na cidade e que, neste ano, carrega as mais altas das expectativas. O prefeito, Marcelo Magno (PL), esteve junto dos secretários de Turismo, Junior Chuchu, do Ambiente, Jorge Oliveira, e de Postura, Diego Veríssimo, além do diretor de Eventos de Arraial, Max Magalhães, nesta manhã, para vistoriar a estrutura que é a maior já feita para o evento, segundo a própria Prefeitura. Chuchu contou à coluna que a expectativa é das maiores, não só por conta da estrutura inédita, mas por causa das atrações contratadas para festa que se apresentam ao longo do fim de semana, na Praia Grande. Aliás, nesse feriado de Semana Santa, a ocupação hoteleira de Arraial do Cabo está em 93%.
BOPE EXONERADO
E por falar no Cabo, Leandro do BOPE deixou a secretaria de Segurança Pública do município. Fontes da coluna afirmam que o policial está determinado a voltar para Búzios para fazer política. Isso porque, segundo colocado nas eleições de 2020, Leandro está de olho em 2024, mas ainda aposta que haverá pleito suplementar na península buziana. Será? Na dúvida, ele não quer perder tempo. Por isso, já quer retomar seu posto na cidade para evitar a perda de espaço para nomes do mesmo grupo político. Nesse sentido, Leandro não estaria conseguindo conciliar Arraial com Búzios, e é por isso, que pediu para deixar o governo de Marcelo Magno. No lugar de Leandro, entra o ex-assessor de Inspetoria de Fiscalização do Comércio Ambulante, Adriano dos Dias Santos. Essa é a versão oficial. Mas tem a “oficiosa”. Nessa, Leandro não vinha agradando muito enquanto gestor, por isso, teve gente dando graças a Deus para essa saída estratégica.
TOCANDO A VIDA
Por outro lado, o prefeito de Búzios, Alexandre Martins (REP) se mantém alheio às mudanças nas cidades vizinhas. Segue trabalhando focado e confiante na capacidade de seus advogados para reverter a decisão no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Pelo telefone, Alexandre destacou os episódios envolvendo ataques nas escolas, por isso, o prefeito disse que está cuidando, pessoalmente, de uma grande campanha contra o bullying: “Estamos dando início a uma campanha pesada e permanente nas escolas. Estivemos na Nicomedes Theotonio Vieira acompanhando tudo de perto”, explicou. A situação de ameaça há dias atrás na escola de Manguinhos acendeu sinal de alerta no governo, e os técnicos da Educação acreditam que o bullying é a principal causa desses ataques que tem acontecido pelo Brasil.
INAUGURAÇÕES À VISTA
Além disso, Alexandre falou que agora vai entrar numa fase de inaugurações. Eles compraram uma casa que em Geribá para instalação de uma creche, que já deve ser inaugurada na próxima semana, e tem a sede da secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalha e Renda, liderada pela Joice Costa, que já está na Rasa. Isso era uma promessa de campanha que Alexandre fez questão de destacar que está cumprindo. A inauguração formal deve acontecer nos próximos dias. Além disso, o prefeito salientou que vai ser inaugurada em maio a Policlinica da Rasa. Assim sendo, o prefeito pareceu bastante otimista com relação o futuro.
LIDER DO SEBRAE
O SEBRAE Rio, através da Regional Lagos e da Gerência de Políticas Públicas, vai realizar o evento de lançamento do Projeto LIDER – Território Empreendedor na Região dos Lagos. A iniciativa está no Brasil todo, com o objetivo de promover o desenvolvimento de um território. O SEBRAE irá conduzir lideranças públicas, privadas e do terceiro setor para atuarem de forma integrada, capacitada e representativa para construção de um planejamento de ações prioritárias a serem realizadas no território por seus agentes e atores, a partir de uma projeção futura pactuada em um processo de construção coletiva que represente as prioridades do território para a promoção do desenvolvimento regional. O evento será na próxima quinta-feira (13), das 10h ás 13h, no Hotel Atlântico Búzios.
SEGURANÇA NAS ESCOLAS
Em Iguaba Grande, o prefeito Vantoil Martins (CID) se reuniu, nesta quinta-feira (6), com os secretários de Educação, Jales Lins, de Segurança e Gabinete, Fabio Costa, e com o comandante da GM, Oliveira, quando ficou definido que as escolas da rede municipal terão agentes de segurança. A medida vem após um alerta que se acendeu em todo o país, nesta semana, quando um criminoso matou quatro crianças dentro de uma creche em SC. Segundo o prefeito, todas as escolas terão um agente, diariamente. Na Região dos Lagos, além de Iguaba, São Pedro também reforçou a segurança com aumento do patrulhamento e rondas periódicas em todas as unidades escolares do município.
PEGOU NO TRANCO
Mas, antes de ir para a reunião, o prefeito iguabense havia ido até a sede da Guarda quando, antes de entrar no prédio, se deparou com um motorista em apuros, o carro havia morrido. O munícipe pediu ajuda a quem passava por ali e logo Vantoil se prontificou a ajudar; o homem, que estava com a filhinha dentro do carro ficou surpreso quando viu quem era o bom samaritano. Mais que depressa, o prefeito entrou no veículo e com a ajuda da turma da prefeitura fez o carro pegar no tranco e tirou o homem do perrengue.
COELHINHO FEZ ENTREGA NO ‘ANJOS DA GUARDA’
Após dar aquela força pro motorista – isso antes de ir pra reunião sobre segurança – Vantoil foi fazer uma doação de dezenas de caixas de bombons ao projeto “Anjos da Guarda”, na Guarda Civil Municipal, que ajuda crianças carentes. Ano passado eles conseguiram quase 200 caixas e fizeram a alegria de muitas delas. Esse ano não é diferente e os Anjos esperam poder contribuir ainda mais, mas dependem da disposição e boa vontade daqueles que puderem ajudar. As doações podem ser feitas na sede da secretaria de Ordem Pública e Segurança, que fica na Rodovia Amaral Peixoto, 2017 (próximo ao Banco do Brasil).
MEDIDAS DE SEGURANÇA
Assim como Vantoil Martins e Fábio do Pastel, a prefeita de Araruama, Lívia de Chiquinho (PP), anunciou medidas visando ampliar a segurança nas escolas. Nesta quarta-feira (5), em um vídeo, a chefe do Executivo anunciou uma licitação para instalar sistema de reconhecimento facial nas escolas e creches. Com a tecnologia, na entrada de todas as unidades públicas de Araruama, será permitida apenas a entrada de pessoas que já tenham um cadastro na escola com uma foto do próprio rosto. O objetivo é impedir a entrada de desconhecidos. Além disso, agentes de segurança de uma empresa prestadora de serviços vão reforçar a proteção dos estudantes e profissionais da Educação em todas as escolas e creches públicas do município.
SÓ REPERCUTE O QUE VEM DE FORA
Apesar da justificava apresentada pela prefeita Lívia de Chiquinho, o vídeo foi considerado, de certa forma, demagógico e uma cortina de fumaça para o que acontece em Araruama. Não que a situação da segurança nas escolas não seja uma necessidade. No entanto, a prefeita tem, por praxe, ignorar todo e qualquer evento que aconteça dentro de Araruama. A mesma prefeita que mostrou sensibilidade ímpar com relação à tragédia natural de Petrópolis, há mais de um ano, é incapaz de botar o pé na rua quando a chuva atinge pontos de Araruama. A prefeita não se posicionou em nenhum momento sobre a morte do jornalista Léo Pinheiro, em 2020, e muito menos com relação ao caso de truculência contra um repórter nesta semana na UPA do município. Os Chiquinhos parecem viver em uma redoma, um palácio de cristal a parte de qualquer situação adversa nos limites de Araruama e procuram sempre surfar em casos de repercussão nacional para tentar mostrar trabalho. Prova disso é um plano de renomear um estádio que leva o nome de uma figura importante no município para homenagear o Pelé. Não que as figuras não mereçam uma homenagem ou que os casos de repercussão nacional não possam ser abordados também nos municípios. Mas o que acontece em Araruama parece mais uma tentativa de fugir da própria realidade, em uma campanha eterna de marketing que já não convence. De repente, melhor seria passar a viver a vida cotidiana araruamense do que se trancar no fantástico mundo do Chiquinhos.
MOÇÃO DE REPÚDIO
Enquanto Lívia se cala, a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, por unanimidade, nesta quarta-feira (5), moção de repúdio à truculência cometida por um sargento da PM a um repórter que fazia matéria sobre o caos na UPA da cidade. O deputado estadual Dr Serginho (PL), que é líder do governo na Alerj, falou sobre o assunto, nesta quarta, durante entrevista ao RC Cast. Ele disse que o parlamento está atento não só à questão do cerceamento ao profissional que estava trabalhando, como também na Saúde da cidade. Especula-se até uma CPI da Saúde de Araurama na Alerj, mas não houve confirmação dessa possibilidade.
CONVOCAÇÃO
O Sindicato dos Servidores Municipais de Araruama (SSMA) colocou um carro de som para rodar no município nesta quinta-feira (6) convocando uma paralisação na semana que vem. A entidade requer o reajuste salarial de todas as categorias; reajuste do piso do magistério (que tem defasagem de, pelo menos, R$ 825,00; cartão alimentação para todos os servidores; insalubridade para todos que trabalham em condições insalubres; e abertura de diálogo por parte da chefe do Poder Executivo, Lívia de Chiquinho (PP). A paralisação com o ato em frente a Prefeitura será na terça (11), às 9h.
FERIADÃO NA CIDADE
O prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio (PDT), vai passar o feriadão da Páscoa na cidade mesmo. À coluna, nesta quinta-feira (6), o chefe do Executivo disse, risonho, que, “nessa semana, a vida é a programação religiosa”. O prefeito vai ficar em casa e deve acompanhar alguns dos eventos programados para o fim de semana, mas vai aproveitar os próximos dias para “botar a leitura em dia”. Aliás, Zé aproveitou o contato para comentar da satisfação que está com relação a linha de ônibus que circula no distrito de Tamoios. Inclusive, ela tem batido recordes de passageiros pagantes nesta semana, atingindo até 900 em um só dia. Nesse sentido, Zé disse que, antes mesmo do que a Prefeitura acreditava, pode ser que haja uma expansão do itinerário da linha, demanda que tem sido reivindicada pela população do segundo distrito. No entanto, o prefeito não deu datas de quando isso poderia acontecer, para não gerar expectativa e eventual frustração na população.
BALANÇO DA SEGURANÇA
A secretaria de Direitos Humanos e Segurança Pública de Cabo Frio divulgou o balanço das ações das forças de segurança do município no primeiro trimestre deste ano. Segundo dados oficiais, graças às ações integradas e outras iniciativas desenvolvidas na cidade, houve uma redução de 45% nos roubos de veículos; 19% nos denominados crimes de rua (roubos a transeuntes, de celular e em transporte urbano); e, impressionantes 82% nos roubos de carga. Além disso, as letalidades violentas, como homicídios dolosos, caíram 23%. Considerando, inclusive, o distrito de Tamoios. O secretário da pasta, Ruy França, destacou, em particular, as abordagens relacionadas ao ordenamento, de fiscalização e orientação de trânsito; o Grupamento de Operações de Praia, além do convênio firmado com a Polícia Militar, através do PROEIS – Programa Estadual de Integração na Segurança.
‘MAIS UM ZÉ A POPULAÇÃO NÃO VAI AGUENTAR’
A frase acima é de um participante de um grupo de whatsapp do qual faz parte o ex-prefeito Alair Corrêa. A reação do internauta veio logo após Alair avisar que iria dar entrevista, na manhã desta quinta (6), a um programa de rádio, para dizer por que pretende disputar as eleições ano que vem. Em seguida, o internauta disparou: “Vai curtir sua aposentadoria tranquilo, mas um Zé a população não vai aguentar”. Aí pronto, já veio outra internauta dizendo que Alair foi bom até a página dois e a coisa virou um fórum. Alair respondeu aos internautas, disse que o que eles estavam falando era bobagem e continuou o debate, aproveitando pra fazer um balanço dos governos dele na prefeitura cabo-friense. Em seguida o mesmo internauta disparou essa: “pela sua idade, haja viagra pra tanto tesão”, ao que Alair não deixou barato: “Que inveja da minha saúde e do meu tesão, infelizmente são qualidades que não dá pra te emprestar ou dividir”. O vô tá on!
AGENDA DE PASTEL
O prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel (PL), aproveitou a véspera de feriado nesta quinta-feira (6) e percorreu a cidade para acompanhar de perto as obras que estão em andamento no município. Um dos locais visitados foi a Escola Municipalizada do Retiro, que está com as intervenções acontecendo a todo vapor visando o conforto e segurança de alunos e funcionários. Fábio também esteve no bairro Praia Linda, mais precisamente na Avenida Líbano, para acompanhar os serviços de pavimentação e construção de calçada no local. A pavimentação é feita com bloco intertravado de concreto, que auxilia na absorvição das águas pluviais e oferece um visual mais harmônico. Vale destacar que a rua também recebeu ações de drenagem. Além disso, em uma live, o prefeito fez questão de convidar a população para o show de encerramento do Fest Verão, com o cantor Glauco Zulo.
PRAIAS SEM PROTEÇÃO?
A colunista do Extra da jornalista Berenice Seara publicou, nesta quinta-feira (6), que vereadores e proprietários de imóveis na Região dos Lagos articulam uma ação conjunta — no governo do estado e na Assembleia Legislativa — para retirar dezenas de trechos e praias da lei que criou, em 2011, o Parque Estadual da Costa do Sol. Segundo a publicação, são cerca de dez mil hectares de área protegida — formada por remanescentes de Mata Atlântica e ecossistemas associados, como restingas, mangues, lagoas, brejos e lagunas — nos municípios de Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Saquarema, Araruama e São Pedro d’Aldeia. Duas das praias que a turma quer tirar do parque são as de Azeda e Azedinha, em Búzios. A colunista afirmou que a Frente Ambientalista, ecologistas e o deputado Carlos Minc (PSB) estão preparando uma mobilização contra a ideia de desconfigurar o parque. Mais essa agora, hein? É mole?
MULHER SEGURA
Em Macaé, deu entrada na Câmara um PL de autoria do executivo que visa um auxílio no valor de R$ 650,00 para as mulheres vítimas de violência. A informação foi compartilhada pela vereadora Iza Vicente (Rede) nas redes sociais e ela disse que seu voto já é favorável. O projeto foi elaborado pela secretária municipal de Políticas para Mulheres, Sheila Juvêncio. “A gente quer reconhecer o esforço do executivo em colocar essa pauta no centro da discussão e do orçamento da cidade”, disse.