A população de Armação dos Búzios e os turistas da Região dos Lagos poderão acompanhar, entre os dias 9 e 11 de outubro, mais uma edição do festival MPBúzios, promovido pela Subsecretaria de Comunicação e Eventos do município. O evento, dedicado a celebrar a música popular brasileira, acontecerá na Praça Dona Dita, localizada no bairro da Ferradura. Com apresentações gratuitas de grandes nomes do cenário nacional, a iniciativa visa democratizar o acesso à cultura e movimentar o setor turístico do balneário durante os dias de apresentações.
A grade musical foi elaborada pela administração municipal para contemplar diferentes estilos e gerações do público, com performances previstas para começar diariamente a partir das 21h. A agenda oficial de apresentações abre na sexta-feira, dia 9 de outubro, com a presença da cantora e compositora Adriana Calcanhoto no palco principal.
No sábado, dia 10 de outubro, o cantor Zeca Baleiro se apresenta para embalar o público com sua mistura de ritmos e referências musicais diversas. O encerramento da festividade ocorre no domingo, dia 11 de outubro, com a apresentação da banda de rock brasileira Biquini Cavadão, finalizando a edição de 2026 do evento.
Incentivo ao turismo e acesso à cultura
Além de valorizar a produção musical do país, o festival atua diretamente como uma ferramenta de fomento ao turismo e de ampliação do acesso aos bens culturais. Segundo a gestão municipal, o principal objetivo da realização é oferecer opções de entretenimento de excelência em um ambiente seguro, assegurando momentos de lazer para os moradores da cidade e para os visitantes que se deslocam até o balneário.
A expectativa da organização é que a realização do festival atraia moradores e turistas para o bairro da Ferradura ao longo dos três dias de shows, movimentando o comércio e os serviços locais da cidade.





