23/12/2024 — 08:35
  (Horário de Brasília)

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUINTA-FEIRA (6)

Penha e Oliveira falam dos desmandos da prefeita de Araruama e vereadora disse que pode se candidatar em 2024; Prefeitura de Búzios se posiciona sobre contratação do goleiro Bruno; Contas de José Bonifácio são aprovadas pelo TCE; Estado pede cessão de salas do Miguel Couto para Uerj; Marcelo Magno adere ao Sistema Nacional da Juventude; Vantoil Martins e a infidelidade partidária; Prefeitura de Maricá esclarece fake news sobre transporte; o Outubro Rosa em Saquarema; os 'sons da Aldeia' nas escolas de São Pedro... E muito mais!

Compartilhe

‘2024 É LOGO ALI’

O 38º episódio do RC Cast, nesta quinta-feira (6), foi em dose dupla, com a entrevista do casal de vereadores de Araruama, Penha Bernardes (PL) e Oliveira da Guarda (MDB). Com experiência na vida pública – Penha está no terceiro mandato e Oliveira, no segundo – eles são oposição implacável ao atual governo, da prefeita Lívia de Chiquinho (PP) e do marido dela, Chiquinho da Educação. E contaram sobre as denúncias que chegam ‘aos montes’ na Câmara acerca dos desmandos, segundo eles, da chefe do executivo e do primeiro-cavalheiro, que inclusive já a ameaçou de morte, conforme Penha, além de ameaçar servidores que não compactuam com o modo de fazer política do casal. “A gente precisa de um governo comprometido (…) Quem sabe em 2024 possamos ser uma escolha melhor para Araruama, 2024 é logo ali”, disparou Penha. “Ele é um cara sem palavra e mentiroso”, emendou Oliveira. Quer conferir na íntegra? Assista:

______________

VIRAL DE ARARUAMA

Antes de começar a entrevista com os vereadores, o RC Cast exibiu um vídeo que viralizou nas redes sociais da cidade sobre a coerência consistente como pudim de Chiquinho da Educação. Trata-se de uma colagem de vídeos do ex-prefeito em dois momentos bem distintos: discursando como coordenador da campanha de Lula na Região no ano passado e convocando ato pró-Bolsonaro contra “os comunistas” nos últimos dias. O povo não podia perder essa oportunidade, né?

DE OLHO NOS MAUS TRATOS

Ainda em Búzios, mas falando de Legislativo, Um projeto encaminhado na sessão desta quinta-feira (6) na Câmara de Búzios pretende obrigar os condomínios residenciais e comerciais a comunicarem aos órgãos de segurança pública a ocorrência de maus-tratos a animais em suas unidades condominiais ou nas áreas comuns. A proposta, de autoria do vereador Gugu de Nair (UNIÃO), será analisada na Comissão de Constituição, Justiça e Redação.

CONTRATAÇÃO DA DISCÓRDIA

O anúncio da contratação do goleiro Bruno pela Sociedade Esportiva de Búzios gerou reações adversas e revolta nas redes sociais. Até a Prefeitura de Búzios se posicionou, através da secretaria da Mulher e do Idoso, nesta quinta-feira (6). Em nota, a secretaria expressou “todo apoio às associações e movimentos de mulheres que lamentam a contratação” e esclareceu que “a Prefeitura de Armação dos Búzios não tem gerência, vínculos e/ou ingerência nas contratações efetuadas pela Sociedade Esportiva de Búzios (SEB), sendo esta uma associação privada”. Por fim, o município reiterou o “repúdio a todas as formas de violência contra as mulheres”.

CONTAS APROVADAS

O Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro aprovou, por unanimidade, as contas da Prefeitura de Cabo Frio no exercício financeiro de 2021 nesta quarta-feira (5). Para o controlador-geral do município, Luiz Cláudio Gama, a aprovação das contas pelo TCE é uma “demonstração que o governo José Bonifácio está no caminho certo na recuperação das finanças do município e na organização da estrutura administrativa”. A sessão que decidiu por aprovar as contas de Cabo Frio foi, junto com o julgamento das contas de Italva, a primeira dessa leva de pareceres. À coluna, o TCE disse que as contas dos outros municípios do Rio serão julgadas até o fim do ano, em sessões realizadas sempre às quartas-feiras. Por enquanto, não há previsão para quando será especificamente o julgamento de cada cidade da nossa região.

VAI TER CAMPUS UERJ, SIM

A gente avisou no RC24h e o deputado Dr Serginho (PL) também disse na entrevista que deu ao RC Cast, na terça (4). O governo do Estado pediu a cessão de seis salas de aula no colégio Miguel Couto, na Praia do Forte, para permitir a instalação provisória do campus Uerj de Cabo Frio até que o litígio – envolvendo a imissão de posse do prédio da Ferlagos – seja resolvido. Vale ressaltar que o terreno é público e o empresário, que é um mau pagador de funcionário, está criando caso na justiça para não despropriar um imóvel cujo terreno é do município de Cabo Frio. Serginho avisou que ia resolver rápido, mesmo assim muita gente tripudiou do deputado dizendo que ele tinha feito a população de bobo ou de palhaço, como alguns veículos de comunicação divulgaram. Importante falar, ainda, que as pessoas precisam parar de politizar a questão e compreender que a chegada da Uerj é uma conquista para Cabo Frio e toda Região dos Lagos, especialmente para quem não pode pagar uma faculdade particular. Quem torce contra, por questões políticas, se presta a massa de manobra para um empresário multimilionário do ramo da educação privada. Que, repetimos, é mau pagador e um dos recordistas de ações trabalhistas no estado do Rio de Janeiro.

HOMENAGEM NA CÂMARA

Por falar em Cabo Frio, na sessão desta quinta-feira (6), a Câmara Municipal entregou dois diplomas de Moção de Aplausos. O primeiro agraciado foi Rafael Soares de Campos, dono restaurante Village, um dos points preferidos da turma política em terras cabo-frienses. O motivo da moção são os serviços de solidariedade prestados à sociedade. O Requerimento que concede o Diploma é de autoria do vereador Jean Carlos (PL). Além de empresário, Rafael faz trabalho social distribuindo quentinhas para pessoas em vulnerabilidade social. O outro diploma foi entregue pelo presidente da Câmara, Miguel Alencar (UNIÃO), à professora Natália Souza Xavier.

ARRAIAL NO SISTEMA NACIONAL DA JUVENTUDE

A Prefeitura de Arraial do Cabo aderiu ao Sistema Nacional de Juventude. O prefeito, Marcelo Magno (PL), afirmou, nas redes sociais, ter recebido “com muito entusiasmo”, nesta quarta-feira (5), o certificado de adesão pelas mãos do superintendente da Juventude, Felipe Martins. “Estou muito feliz com este certificado, pois é a primeira vez que Arraial do Cabo é inserida no programa onde os nossos jovens terão oportunidades para promoção da autonomia, valorização da participação social, promoção da criatividade, dentre diversas capacitações onde terão o seu reconhecimento através de um conjunto de metas e compromissos no avanço do desenvolvimento da nossa juventude cabista”, escreveu Magno. “O envolvimento efetivo dos jovens requer apoio e respeito. Estamos trabalhando para dar a eles o sentido de prosperar, e que possuam a maior compreensão de suas próprias necessidades e a criatividade e energia para vencerem na vida”, concluiu.

INFIDELIDADE PARTIDÁRIA

Em Iguaba Grande, o prefeito Vantoil Martins (CID) declarou o apoio a Bolsonaro, como demos aqui na edição de ontem. O que não foi dito é que ele acabou cometendo a chamada “infidelidade partidária”. Afinal, ele não seguiu a orientação nacional do partido dele – Cidadania – primeiro a fechar apoio a Lula em 30 de outubro. Segundo o presidente da sigla, Roberto Freire, o apoio não está condicionado a nenhum compromisso programático, mas é fruto da avaliação de que a reeleição de Jair Bolsonaro (PL) traz “riscos ao processo democrático e o estado democrático de direito”. Mas, se de um lado o chefe do executivo iguabense já fez sua escolha pessoal, de outro lado, ‘duvideodó’ que o chefe de Gabinete dele, Fábio Costa, vai apertar o 22 dia 30 de outubro. Mas democracia é isso, uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa, e essa cartilha Vantoil segue, sem dúvida.

ENGORDA DA ORLA

Ainda falando sobre Iguaba, o secretário de Meio Ambiente, Vinícius Lavalle, esteve, nesta semana, com o biólogo e diretor de Meio Ambiente, Maurício Rosa, na orla da cidade, conferindo o andamento do processo de engorda da faixa de areia e recolhendo material para análise de qualidade. O material utilizado, segundo o Instituto Estadual do Ambiente (INEA), é semelhante à areia natural da região e está sendo extraída do canal do Itajuru, em Cabo Frio. Inicialmente, as áreas destinadas para engorda fazem parte do projeto de instalação dos novos quiosques, revitalizando a orla de Iguaba. O aumento da faixa de areia será em toda a extensão da orla. “A engorda da nossa laguna trará diversos benefícios para o município, principalmente na parte de turismo, melhorando o comércio local”, pontuou Lavalle. A previsão inicial é que em Iguaba receba cerca de 30 mil metros cúbicos de areia.

VERMELHINHOS GRATUITOS SEGUEM ON

A Prefeitura de Maricá emitiu uma nota enfatizando que não é verdade, de forma alguma, que vá terminar com a gratuidade nos ônibus ‘vermelhinhos’ no município. De acordo com o município, o programa Tarifa Zero para o transporte nos ônibus “é uma política social permanente da gestão municipal, e toda e qualquer notícia veiculada em contrário a esta afirmação é fake news”. A Prefeitura ressaltou que, em nenhum momento foi cogitada cobrança da passagem desde a criação do projeto, em 2014. “A cidade tornou-se referência internacional pela forma como pratica uma economia circular, incluindo a população no orçamento, e propiciando um efeito ganha-ganha no município”, esclareceu o município.

OUTUBRO ROSA

A prefeita de Saquarema, Manoela Peres (UNIÃO), iniciou a campanha do Outubro Rosa na cidade com um evento de abertura nesta quarta-feira (5). Nas redes sociais, Manoela destacou que o movimento conscientiza ainda mais “sobre a importância de cuidar da nossa saúde, tanto na prevenção quanto no tratamento do câncer de mama”. De acordo com a prefeita, já foram mais de 170 mil atendimentos feitos na Clínica da Mulher. Dentre eles, foram 20 mil mamografias, além de consultas, exames e outros procedimentos. “Vamos continuar melhorando, protegendo e conscientizando. Só precisamos cuidar umas das outras! Sempre”, escreveu a prefeita.

SONS DA ALDEIA

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia proporcionou, nesta quarta-feira (5), uma atividade diferenciada para cerca de 350 alunos de escolas municipais do bairro Campo Redondo: a chegada do projeto Orquestra Sons da Aldeia. Pela primeira vez, os estudantes tiveram a oportunidade de conferir de perto uma apresentação de música instrumental, no intervalo entre as aulas do turno da manhã. A ação foi resultado de uma parceria entre as secretarias de Cultura, responsável pela execução do projeto, e Educação, por meio da direção das unidades escolares. A iniciativa, segundo o secretário municipal de Cultura, Thiago Marques, teve como objetivo proporcionar o acesso à arte da música aos alunos da rede pública municipal. “Ficamos muito felizes com a receptividade e o carinho com que as escolas receberam o nosso projeto. Em uma próxima etapa do projeto, serão oferecidas aulas gratuitas de música instrumental para moradores. Nossa proposta é criar polos de aprendizagem musical e concerto em diferentes bairros”, destacou Thiago.

QUEM VAI VIRAR NO FINAL?

As pesquisas sobre o segundo turno das eleições, divulgadas nas últimas 48 horas por institutos como Ipec, PoderData e Quaest, mostram que Lula tem mais de 50% dos votos válidos e Bolsonaro, de 46% a 48%. Dito isso, pode-se dizer que o atual presidente tem um desafio gigante até o dia 30 de outubro: tirar a diferença de cerca de 6,5 milhões de votos que o petista teve a mais no 1º turno. Enquanto Lula busca o Nordeste – região responsável pela virada para a vitória na primeira etapa do pleito -, Bolsonaro se junta ao Sudeste, onde, fora Minas Gerais, ele é preferência em três estados. E a jornalista Ana Flor, da Globonews, trouxe uma reflexão interessante sobre isso. Segundo pesquisa Ipec, 92% dos entrevistados estão decididos que não vão mudar seus votos para presidente. Por esse ângulo, Bolsonaro tem chance de conseguir fazer mais de 200 mil votos por dia, até o fim do mês? É aguardar pra ver.

Redação
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias

Pular para o conteúdo