BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUINTA-FEIRA (5)

Vantoil Martins anuncia mudanças no governo; Iguaba terá nova sede do BPRv; Audiência Pública quer evitar projetos ambientais 'assassinos' que Zé quer deixar passar em Cabo Frio; Joãozinho do PT visita prefeito cabo-friense; Aquiles lança pré a deputado federal nesta sexta (6); Alexandre Martins, secretários e vereadores em Portugal e Miguel Pereira presta contas na Câmara; Lívia de Chiquinho remaneja secretários e Penha Bernardes virada no catiço por fake news verdadeira; Vistoria estadual em São Pedro da Aldeia; Arraial na expectativa do aniversário... E muito mais!

1041

VANTOIL ANUNCIA MUDANÇAS

A coluna Boca Miúda desta quinta-feira (5) começa por Iguaba Grande, onde o prefeito Vantoil Martins (CID) vai mexer no secretariado. Segundo anúncio na manhã desta quinta-feira (5), Jales Lins será o novo titular da Educação no município. O atual secretário de Governo vai acumular as funções, substituindo Fred Carvalho, que passou três anos no cargo. De acordo com o prefeito, Fred deixa o governo em alta e não há animosidade. O prefeito esclareceu que Jales não vai acumular salário e brincou que a única coisa que ele vai ganhar é trabalho. Mas Jales tem bagagem para isso. O secretário é bacharel em Direito pela UFRJ e tem especialização em Gestão Pública Municipal pela FGV. Segundo Vantoil, outras mudanças serão anunciadas nos próximos dias, sem adiantar quais são. O que o prefeito iguabense nos adiantou é que ele está imbuído em dar essa mudada e oxigenar as forças de seu governo fazendo tais ajustes.

NOVA SEDE DO BPRv

Continuando em Iguaba Grande, membros do governo municipal apresentaram, nesta quarta-feira (4), o projeto da nova sede da 4ª Cia do Batalhão de Polícia Rodoviária na cidade. O novo espaço cedido pela Prefeitura para o policiamento, localizado na Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106), onde funciona atualmente as secretarias de Turismo, Esporte e Lazer e Desenvolvimento Econômico e Urbano, passará por reformas e contará com alojamentos masculinos e femininos, refeitório, sala de reunião, sala de operações, atendimento e sala de monitoramento. Confira aqui a matéria na íntegra.

AUDIÊNCIA PÚBLICA DA ALERJ

Em Cabo Frio, um dos assuntos, senão o assunto mais importante da semana será discutido em audiência pública que a Comissão de Meio Ambiente da Alerj fará aqui nesta sexta-feira (6), a partir das 10h, no Colégio Estadual Miguel Couto. Como dissemos em edições anteriores aqui, teve que vir gente da capital para colocar o problema na mesa e a reunião será comandada. Nos últimos anos, a Região dos Lagos tem sido alvo da especulação imobiliária e as Unidades de Conservação não ficam de fora, um exemplo é a pressão de empreendedores para a construção do Resort Peró dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) do Pau Brasil. O perigo está na nossa cara e seria muito bom que as pessoas saíssem do Whatsapp e fossem para a militância presencial, participar dessa discussão, porque a situação está bastante complicada e nebulosa. “Quem sabe faz a hora, não espera acontecer”, então a hora de tentar evitar o pior é agora antes que os danos sejam irreversíveis. O deputado e representante da Comissão de Meio Ambiente da Alerj, Flávio Serafini (PSOL), interpreta com preocupação o avanço da especulação imobiliária na cidade. “Vemos licenças suspeitas e outras irregulares nas mesmas áreas ambientais. O objetivo dessa audiência pública é dar um norte de proteção e buscar soluções para essas áreas tão ricas, e com perigo iminente de destruição”, destacou.

PROJETOS ‘ASSASSINOS’ DO MEIO AMBIENTE

A propósito disso, a gente lembra que loteamentos como o Viverde Marina Cabo Frio (entre Gamboa, Ogiva e Peró), o loteamento da Ilha do Japonês e a volta do Méditerranée fake estão prestes a serem implementados de vez e são riscos iminentes de crimes ambientais. Foi exatamente por isso que o ex-secretário de Meio Ambiente, Juarez Lopes pediu pra sair da pasta. Na época, ninguém entendeu muito o motivo, até porque Juarez havia dito que eram questões pessoais. Dias depois, quando a nova secretária assumiu a pasta, o prefeito José Bonifácio (PDT) havia dito que a mudança na titularidade da pasta tinha o objetivo de otimizar processos para abertura de empreendimentos, por exemplo, que “ficam muito tempo parados dentro da Prefeitura passando de uma pasta para outra”. Agora está mais claro que nunca, visto que são projetos “assassinos” do meio ambiente estão correndo a toque de caixa no seu licenciamento e o porquê de Juarez ter largado o osso da prefeitura de Cabo Frio. Em cima disso, os comentários que temos visto nas redes sociais é de um monte de gente decepcionada por ter votado no atual gestor, porque apostaram que ele faria essa defesa do meio ambiente e dos ricos recursos que há por aqui, sem querer usar a desculpa de que o contrário significaria geração de emprego, renda e desenvolvimento. Contudo, Juarez Lopes, certa feita, lembrou que o Zé, quando no segundo mandato, autorizou a construção de um empreendimento numa área nobre e protegida na Praia do Forte (perto da Duna Preta Boa Vista, onde há um sambaqui, verdadeiro tesouro arqueológico). Ou seja, nada mudou na cabeça dura de Zé.

VAI OFICIAR PREFEITURA

O presidente da Câmara de Cabo Frio, Miguel Alencar (UNIÃO), anunciou, nesta quinta-feira (5), que vai oficiar a Prefeitura na semana que vem por descumprir a Lei Orgânica Municipal no que diz respeito às justificativas sobre as emendas impositivas. Pela Lei, são 120 dias após a publicação da lei orçamentária que a Prefeitura tem para se manifestar sobre as emendas com destinos escolhidos pelos vereadores: se vai aplicar e, caso não vá, justificar. A lei orçamentária foi publicada em 28 de dezembro do ano passado, há 138 dias. Caso a Prefeitura não se manifeste, o prefeito, José Bonifácio (PDT), pode estar incorrendo, de acordo com Miguel, em crime de responsabilidade fiscal.

JOÃOZINHO FOI ENCONTRAR ZÉ

Ainda no município cabo-friense, Zé Bonifácio recebeu a visita do presidente estadual do PT, Joãozinho Maurício e a roda de conversa também contou com as presenças do presidente do PT de Cabo Frio, Ricardo Cardoso e o presidente da Câmara, vereador Miguel Alencar. “Conversamos bastante sobre os efeitos devastadores dessa crise social na vida do povo pobre e trabalhador, e os desafios postos para recuperarmos o Rio de Janeiro e o Brasil”, comentou Joãozinho em seu perfil.

LANÇAMENTO DA PRÉ NO RIO

Nesta sexta-feira (6), e em pleno clima de lançamento de pré-candidaturas, o ex-vereador de Cabo Frio Aquiles Barreto (PSD), promete um evento daqueles para lançar a sua a deputado federal. O ‘encontrão’ será no Clube Municipal da Tijuca, a partir das 18h, com direito à presença do prefeito da capital, Eduardo Paes (PSD), que inclusive é o padrinho político de Aquiles nessa nova jornada.

ALEXANDRE EM PORTUGAL

A Prefeitura de Búzios está participando, conforme você já leu aqui nesta coluna, da 11ª Conferência Internacional de Cinema de Viana do Castelo em Portugal. O evento termina nesta sexta-feira (6). No local, o município apresenta o projeto “Mar de Memória” em mesas redondas, palestras e rodas de conversa. “Mar de Memória” contém registros em vídeos da história oral buziana, realizados através da coordenadora de pesquisa da Memória Buziana e professora Patrícia Sento Sé Pinnock. O prefeito Alexandre Martins, além de participar da 11ª Conferência Internacional de Cinema de Viana do Castelo como gestor, também cumpre agenda de reuniões e visitações culturais com o secretário de Cultura e Patrimônio Histórico, Luiz Romano Lorenzi. Além do prefeito e da equipe de Romano, participam da comitiva a primeira-dama e secretária da Mulher e do Idoso, Daniele Guimarães, e os representantes da Câmara de Búzios, Nilton César Almeida, o Niltinho de Beloca (PROS), e Josué Pereira (PL).

MIGUEL NO PARLAMENTO

Enquanto isso, no Brasil, o vice-prefeito e secretário de Obras, Saneamento e Drenagem de Búzios, Miguel Pereira, participou da sessão Legislativa desta quinta-feira (5). O objetivo foi prestar contas do trabalho realizado na pasta e falar sobre as próximas obras a serem executadas no município. Na ocasião, os vereadores também fizeram perguntas ao secretário sobre o Valão de Cem Braças, pontos de alagamento, ciclovia, reforma de escolas e obras de rede separativa de esgoto. A convocação do secretário foi feita por um requerimento assinado por todos os vereadores.

MAIS UM NA LUTA

Após cidades como Cabo Frio e Rio de Janeiro, Armação dos Búzios pode ser a próxima a ter uma lei proibindo a utilização de caixinhas de som nas praias. Um Projeto de Lei encaminhado nesta quinta (5) na Câmara pelo vereador Raphael Braga (UNIÃO) prevê a medida como um controle da poluição sonora nesses locais. Se aprovado, o Poder Executivo deverá regulamentar a lei. A proposta será analisada na Comissão de Constituição, Justiça e Redação. Só que mesmo sendo lei, a tendência é que não seja fácil fazer valer a determinação. É que a luta contra as caixinhas de som na praia esbarram na falta de consciência e até mesmo de obediência dos cidadãos a essa lei. Em Cabo Frio, por exemplo, o trabalho parece muito com enxugar gelo. O jeito é ver como vai ser na península.

A DANÇA DAS CADEIRAS

A prefeita de Araruama, Lívia de Chiquinho (PP), anunciou, na manhã desta quinta-feira (5), uma dança das cadeiras no secretariado. As trocas contemplam até mesmo o então secretário de Obras e Urbanismo, Ricardo Guedes, que levou um esporro daqueles durante uma inauguração há algumas semanas. Segundo Lívia, as mudanças têm o intuito de “trazer mais dinamismo às ações e implantação de novos projetos”. Kátia Gonçalves, que era responsável pelos Transportes, vai assumir a secretaria de Política Social. A pasta era comandada por José Domingues Eurico, o Zezinho, que agora será responsável pela secretaria de de Ambiente, Agricultura, Abastecimento e Pesca. É o antigo titular desta pasta, Cláudio Barreto, que foi escolhido para comandar a secretaria de Obras, Urbanismo e Serviços Públicos. Já Ricardo Guedes foi o escolhido para comandar a secretaria de Transportes no lugar de Kátia.

FAKE NEWS QUE É VERDADE?

Moradores de São Vicente foram surpreendidos por um comunicado e levaram para vereadora Penha Bernardes (PL) a informação de que o hospital São Vicente não vai mais fazer cirurgias nem permitir internações. O comunicado foi feito pela própria prefeita Lívia de Chiquinho (PP), através das redes sociais. Penha virou o “catiço” na sessão da Câmara nesta quinta-feira (5), e denunciou o engodo. “Não estou conseguindo acreditar! Vai fechar para virar um PSF?”, disparou. A vereadora lembrou que a cidade hoje tem menos leitos que no passado. Penha prometeu até mesmo organizar um protesto para impedir que a unidade vire um posto de saúde. “A prefeita vai mesmo acabar com a clínica médica do Hospital de São Vicente? A população cresce e os leitos diminuem? São Vicente de Paula hoje tem mais de 30 mil habitantes, equivalente a Iguaba Grande, ao invés de progredir, vamos regredir? São Vicente merece respeito, melhorias na saúde e grandes investimentos! Eu e o vereador Oliveira da Guarda (MDB) vamos lutar para impedir essa covardia!”, protestou a parlamentar. Apesar da decisão absurda, duvidamos que a prefeita recue, mesmo diante das críticas da população.

DRENAGEM E PAVIMENTAÇÃO NA ALDEIA

Em São Pedro da Aldeia uma representante da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Obras esteve no bairro Ponta do Ambrósio nesta quinta-feira (5) para uma vistoria técnica com o objetivo de elaborar o Edital de Licitação para o serviço de obras de pavimentação, drenagem e calçadas em diversas ruas no bairro. Os secretários de Governo, Luiz Fernando Gomes Junior, e de Obras e Desenvolvimento Urbano, Fernando Frauches, e o chefe de gabinete, Moisés Batista, acompanharam a profissional durante a visita técnica. A iniciativa é fruto da parceria recente entre Prefeitura e Governo do Estado.

TAXAS TRIBUTÁRIAS EM PAUTA

A secretaria de Fazenda de São Pedro da Aldeia se reuniu, nesta quinta-feira (5), com representantes da Associação Comercial (ACIASPA) e Câmara dos Dirigentes e Logistas (CDL) para tratar de pautas relacionadas às taxas de fiscalização no município. A secretaria apresentou uma iniciativa para a criação de uma Comissão Técnica de Estudo Tributário, que irá realizar um estudo sobre a base de cálculo da Taxa de Fiscalização, Instalação e Localização (TFL). Farão parte desta comissão representantes do poder público, da ACIASPA, da CDL e da Associação de Contabilistas (ACONTA). O objetivo é oferecer mais transparência e celeridade nos processos fiscais no município. Um novo encontro será realizado no dia 1º de junho para apresentação do que foi definido pela comissão. A reunião contou com a presença do secretário de Fazenda, Renaldo Martins, e da equipe técnica municipal; além da presidente da ACIASPA, Vanderléia Machado, e da diretoria da Associação Comercial e da CDL; e do representante da ACONTA, Mario Cesar Cordeiro Pereira.

ARRAIAL NA EXPECTATIVA

Apesar de completar 37 anos apenas na sexta-feira da semana que vem, Arraial do Cabo já se movimenta para montar a estrutura do verdadeiro festival que será realizado a partir de quarta-feira (11) nas areias da Praia dos Anjos. Teve caminhão chegando nas ruas do município e a montagem já começou, como mostra o registro compartilhado nas redes sociais pelo diretor de Eventos do município, Max Magalhães. Na semana que vem, o palco no local vai receber Tony Allyson, Seu Jorge, Zé Ramalho, Thiago Martins e Péricles.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui