R.O. CONTRA SUBPREFEITA
A coluna Boca Miúda desta quinta-feira (31) começa com uma nova polêmica em Araruama, que foi o assunto da sessão legislativa desta manhã. Dessa vez, a celeuma envolve a subprefeita do 5º distrito, Iguabinha, Mônica Costa. Ela foi alvo de um registro de ocorrência por ter supostamente agredido um servidor na frente de seus colegas de trabalho. Segundo a vereadora Penha Bernardes (PL), que repercutiu o ato da subprefeita, Mônica teria pegado o servidor pela camisa e exclamado palavras de baixo calão. A parlamentar questionou o governo municipal e afirmou que a ação seria um retrato da atual administração. O vereador Amigo Walmir (PP), que é morador de Iguabinha, também se posicionou questionando a atitude da subprefeita e reclamando que ela não o atende, pois é pré-candidata a vereadora. Logo, não responde às solicitações do que seria o seu oponente nas urnas. Que situação, hein? O servidor em questão trabalha há 12 anos na subprefeitura, de acordo com Walmir, independentemente de quem seja o prefeito, é uma figura querida por lá. Assim sendo, a situação gerou revolta no distrito, ainda de acordo com o vereador líder de governo.
APRESENTANDO DEMANDAS
Falando em Cultura, a gente tem acompanhado a “luta” do setor para conseguir firmar um diálogo com o executivo araruamense. Mas a coisa, ao que parece, está começando a caminhar. Nesta quinta (30), as representantes do Fórum Cultural de Araruama, Daniele Gomes e Lyana Teixeira foram recebidas pela subsecretária da pasta, Oristéia, pela representante do setor de Planejamento, Dayse e pela auxiliar administrativo, Melina. A reunião serviu para que fossem repassadas as demandas dos fazedores de cultura do município, apresentadas a partir das reuniões do Fórum. Entre essas demandas estão a realização da Conferência Municipal, mapeamento de forma ampla e democrática dos fazedores de cultura da cidade, chamamento público para pareceristas e comissão para a Lei Paulo Gustavo, CPF Cultural do município e utilização dos espaços públicos também de forma ampla e acessível pelos agentes culturais.
LIDERANÇAS DO PDT
O ex-prefeito de Niterói Rodrigo Neves (PDT) recebeu, nesta quarta-feira (30), o vereador e presidente do PDT de Maricá, Julio Carolino, o presidente do PDT de Cabo Frio e ex-deputado estadual Janio Mendes e o ex-prefeito e pré-candidato à Prefeitura de Araruama, André Mônica. “Conversamos sobre o histórico do trabalhismo nas duas cidades e a realização, agora no segundo semestre, do Congresso Municipal dos trabalhistas para eleição da direção partidária e defesa da qualidade de vida nas cidades”, disse Rodrigo em uma rede social.
JUNTO COM O GOVERNO DO ESTADO
O prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel (PL), segue se articulando com o Governo do Estado para garantir o avanço das obras na cidade. Na quarta-feira (30), o chefe do Executivo se reuniu com o secretário de Infraestrutura e Cidades, Uruan Cintra. Em pauta, foram abordados os processos abertos na secretaria tanto das intervenções que estão em andamento quanto das que estão por vir para o município. Dentre as obras que estão em andamento, foram comentadas a pavimentação e drenagem do bairro Colina e o recapeamento da RJ-140. A cidade também terá intervenções já licitadas e aguarda a autorização de início de obra para a pavimentação da Estrada da Boa Vista e o recapeamento da Rua Comandante Ituriel, no bairro Fluminense. O município aguarda, ainda, o início da construção de três passarelas nos bairros Fluminense, São João e Baixo Grande. As obras, que já foram licitadas, atendem a uma demanda antiga dos moradores e visam garantir mais segurança e mobilidade para os moradores dessas localidades que precisam atravessar a RJ-140. O secretário municipal de Obras e Desenvolvimento Urbano, Fernando Frauches, acompanhou o encontro, junto ao representante da Corregedoria da Secretaria de Infraestrutura e Cidades, José Antonio.
KIT ESCOLAR
Por falar em São Pedro da Aldeia, o prefeito entregou, nesta quinta-feira (31), 149 kits de uniformes escolares na Creche Municipal Tia Fátima, no bairro Campo Redondo. O material foi entregue aos pais dos alunos. A secretária adjunta de Educação, Elaine Mendes, também participou da ação. Os alunos da creche I receberam um kit com dois bodies manga curta, um body manga longa, duas calças de algodão, uma calça de inverno com reforço, uma jaqueta com capuz infantil, uma bermuda 100% algodão unissex e uma bolsa sacola. Para a creche II, III e IV, a Prefeitura já havia disponibilizado kits com blusas de manga longa e de manga curta, bermuda para os meninos e short-saia para as meninas. Nesta quinta, também foram entregues kits com jaquetas de helanca e bolsas sacolas impermeáveis.
MACHISMO NOSSO DE CADA DIA
A prefeita de Cabo Frio, Magdala Furtado (PL), nomeou a professora Rejane Jorge como nova secretária de Educação do município. Nesta semana, a prefeita tinha se esquivado sobre a definição do novo titular da pasta em entrevista ao RC Cast. Em seu primeiro dia, nesta quinta-feira (31), a secretária teve uma reunião com representantes do Sepe Lagos, que deram as boas-vindas à professora no cargo, mas também levaram suas demandas e reivindicações. Dito isso, a nomeação de Rejane Jorge foi acompanhada com bastante machismo por setores da imprensa. Isso porque publicações nas redes sociais pessoais da secretária se difundiram com o intuito claro de tentar colar nela algum demérito sobre o que ela faz em seu momento particular. Até mesmo cantar em karaokês de Tamoios virou pauta, como se isso fosse algum demérito. O ideal é que Rejane seja avaliada por conta de sua postura enquanto secretária de Educação e não pelo que ela faz nos momentos em que não está no cargo. E aí fica aquela clássica pergunta: “Se fosse um homem, cantor de karaokê, assumindo a secretaria de Educação, haveria todo esse estardalhaço?”. A resposta provavelmente seria “não”.
NOVIDADES NO CANIL
A secretaria de Agricultura e Pesca de Cabo Frio realizou uma série de melhorias no Canil Municipal, localizado na Fazenda Campos Novos, em Tamoios. As ações vão desde a limpeza e desinfecção de toda a estrutura onde ficam os cães e gatos, até a manutenção das consultas veterinárias, com acompanhamento nutricional e controle de estoque de alimentos. Para verificar o andamento do trabalho, a prefeita Magdala Furtado esteve na Fazenda na tarde de quarta-feira (30). Junto com a chefe do Executivo estavam os vereadores Leo Mendes (DC) e Carol Midori (PP), além dos secretários de Agricultura e Pesca, Gustavo Gonçalves, e de Obras e Serviços Públicos, Carlos Augusto Gonçalves. Durante a visita, a prefeita destacou a importância de garantir um atendimento digno aos animais e aos funcionários do local.
ITBI ONLINE
Ainda em Cabo Frio, a Prefeitura anunciou a implantação do Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) em formato online. A nova ferramenta permitirá que os corretores de imóveis anexem os documentos para avaliação diretamente pelo site da secretaria de Fazenda, sem necessidade de atendimento presencial. O serviço entra em funcionamento nesta quinta-feira (31) e foi anunciado pela prefeita Magdala Furtado e o secretário de Fazenda, Bebeto Cardozo, em um encontro com corretores, advogados e contadores, na sede da Fazenda Municipal. O encontro teve ainda a presença do vereador Léo Mendes e do presidente do Ibascaf, Jefferson Buitrago.
A VOZ PROGRESSISTA
O presidente da Câmara de Cabo Frio, Miguel Alencar (UNIÃO) – e recém anunciado pré-candidato a prefeito – segue firme e coerente na luta contra qualquer forma de preconceito. Militante do campo progressista desde sempre, Miguel não fugiu da responsabilidade e foi à tribuna na sessão dessa quinta-feira (31), manifestar repúdio aos ataques que a comunidade LGBTQI+ vem sofrendo nas redes sociais da prefeitura de Cabo Frio, após anunciar a programação da Parada do Orgulho, que acontece no próximo dia 9 de setembro. Nesses tempos tão sombrios e com tanta intolerância, Alencar mostra claramente que não é porque sonha com a cadeira de prefeito, que está disposto a “passar pano” para homofobia. Parabéns ao vereador! Sempre antenado e disposto a se posicionar como voz ativa em defesa das chamadas minorias, já que as minorias não contam com representantes no parlamento. Cabe destacar que ninguém do movimento social cobrou isso de Miguel. Foi iniciativa dele mesmo. Um aceno muito importante nessa fase tão delicada que o Brasil atravessa.
EDUCAÇÃO DIFERENCIADA
Em Arraial do Cabo, o prefeito Marcelo Magno (PL) disse que ficou impressionado com um projeto pedagógico que tem sido aplicado na creche Maria do Socorro do Dantas, no distrito de Monte Alto, reinaugurada semana passada e divulgada aqui na coluna. Segundo explicou o chefe do executivo cabista, o “Projeto de Vivências – Nosso Ateliê” visa proporcionar aos pequenos uma vivência em que consigam desenvolver habilidades, dominar sua capacidade física, psicológica e emocional. “O método não se trata de uma fórmula, mas de uma filosofia. É muito gratificante ver pessoas apaixonadas pela educação propondo projetos, trazendo novas ideias e proporcionando um ensino cada vez melhor”. Bela iniciativa dos professores.
AGENDA EM BRASÍLIA
O secretário de Educação de Arraial do Cabo, Bernardo Alcântara, esteve em Brasília nesta quarta-feira (30), conforme você leu na coluna Boca Miúda. Ele representou o Governo Municipal, ao lado do diretor-presidente do Porto do Forno, Alexandre Tchupa. Os compromissos incluíram visita a lideranças do MDB, entre eles o deputado federal Gutemberg Reis, e reuniões realizadas na Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários (SNPTA), que integra o Ministério de Portos e Aeroportos, para tratar da revitalização e retomada das operações do Porto.
ISENÇÃO DE ITBI
A Câmara Municipal de Armação dos Búzios aprovou, nesta quinta-feira (31), o Projeto de Lei que prevê a isenção do ITBI para transmissão da posse do imóvel, com valor de até R$ 80 mil. A iniciativa é do Poder Executivo. A proposta considera transmissão da posse quando a área não tiver Registro Geral de Imóveis (RGI) e quando, mesmo possuindo RGI, o bem for transferido por pessoa cuja posse tenha sido declarada em ação judicial ou documentação idônea a intenção de posse. O ITBI é um imposto cobrado pelos municípios nas operações de transferência de bens imóveis, ou seja, é o tributo que se paga ao município quando ocorre a compra e venda de casas, terrenos e outros bens imóveis. A medida segue para sanção do prefeito, Alexandre Martins (REP).
VEM COISA BOA AÍ
Ainda em Búzios, o secretário da Cultura e do Patrimônio Histórico, Luiz Romano, fez uma visita técnica, nesta quarta-feira (30), à charmosa Rua do Beco, acompanhado de alguns dos fazedores de cultura do balneário. O objetivo é alinhar o planejamento de mais um evento na península, que acontece na segunda quinzena de setembro. Conforme Romano, a programação será divulgada em breve.
CAMINHADA DO AGOSTO LILÁS
Após entregar uma viatura para a Patrulha Maria da Penha da Guarda Civil Municipal nesta quarta-feira (30), a Prefeitura de Iguaba Grande finalizou o mês nesta quinta (31) com a 1ª Caminhada em Alusão ao Agosto Lilás. O evento encerrou a programação do mês de enfrentamento à violência contra a mulher. “Estamos muito felizes porque foi um marco em nosso município para sensibilizar, conscientizar a população dessa importância das violências que a mulher sofre, tanto física, emocional, psicológica, sexual, patrimonial, e a gente tem que dar um basta”, disse a secretária de Assistência Social, Trabalho e Renda, Cláudia Souza à coluna. “O município já conta com o serviço da Patrulha Maria da Penha, que irá trabalhar junto ao CREAS no primeiro atendimento, acolhimento a essas mulheres vítimas de violência. Estamos muito felizes por esse passo, e o governo sendo sensível às causas do direito da mulher”, finalizou a secretária.
REUNIÃO NA ANP
O prefeito de Maricá, Fabiano Horta (PT), esteve na manhã desta quinta-feira (31) na Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). A agenda foi acompanhada pelo deputado federal Washington Quaquá (PT). O chefe do Executivo afirmou que foi “muito bem” recebido para um diálogo com o objetivo de “estreitar a previsibilidade das nossas ações em relação ao recebimento dos royalties”.
CRIANÇA CIDADÃ
Em Saquarema, nesta quarta-feira (30), pela primeira vez, alunos de uma escola particular participaram do Criança Cidadã. A prefeita, Manoela Peres (PL), como sempre faz, compartilhou registros da ação em suas redes sociais. As crianças conheceram um pouco da rotina de trabalho na Prefeitura e na Câmara de Vereadores. “As perguntas que eles me fazem no gabinete são as mais criativas e divertidas. Sem contar que esses momentos são muito importantes para eles aprenderem, pelo menos o básico, sobre o funcionamento de um órgão público e, na prática, como os serviços chegam à população”, analisou Manoela.