BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUINTA-FEIRA (3)

Zé Bonifácio circula na cidade pós Carnaval: mais cedo teve primeira reunião de avaliação do feriadão; Vanderson ligado no tapa-buraco e o embate pelo transporte do turista; Festa badalada de Paulo Melo; Filho de Chiquinho da Educação registra B.O. contra segurança do pai; Dom de Búzios animado com retomada da economia; TônoRio chega a Iguaba; Legislativo de Arraial retoma sessões; Fábio do Pastel recebe deputado no Carnaval... E muito mais!

1239

ROLÊ PELA CIDADE

A coluna Boca Miúda desta quinta-feira (3) começa por Cabo Frio, onde o prefeito José Bonifácio (PDT) deu uma circulada pela cidade, no finzinho da tarde e início desta noite, acompanhado do secretário municipal de Mobilidade Urbana, Jefferson Buitrago. Quis ver como está o movimento, porque apesar do feriadão de Carnaval ter chegado ao fim, o município ainda está relativamente movimentado. Até por conta do calorão, Zé acredita que os próximos fins de semana serão da mesma forma. Ele conversou com a coluna por telefone, enquanto terminava o rolê com o secretário. Contou que ficou satisfeito com o movimento do Carnaval, mas ainda há melhorias a fazer. Além dos buracos, o problema dos flanelinhas também está no radar do prefeito cabo-friense. A prática tem sido uma das maiores reclamações de turistas que vão de carro para a praia. “A luta é grande, mas isso só vai acabar quando a gente conseguir fazer a concessão para a iniciativa privada cobrar. A empresa que der o maior percentual de retorno do que eles arrecadam para o município vai ser a vencedora. A gente sozinho não consegue fazer tudo, também precisa da iniciativa privada”, contou o prefeito.

AVALIAÇÃO DO CARNAVAL

Antes, do ‘rolê’ com Buitrago, Zé Bonifácio teve mais cedo, uma reunião com as secretarias de Saúde e de Governo, quando começaram a fazer uma avaliação do Carnaval. “Estamos esperando terminar a semana para fazer uma avaliação completa”, destacou o prefeito cabo-friense. Além do policiamento, que ele elogiou muito, “foi muito bom, o governador disponibilizou um contingente bom (Proeis) e nosso grupo operacional de praia também deu muito certo”, destacou o trabalho de segurança com os pequenos. “Pegou muito bem (temos que aprimorar) a pulseirinha de identificação das crianças. Deu uma imagem de uma instituição que está ao lado da instituição”, acrescentou. Com relação à saúde, disse que “as UPAs e os hospitais suportaram bem, as equipes foram reforçadas não houve nenhum registro de casos, digamos, desagradável. Estou satisfeito, mas a gente tem que sempre procurar melhorar um pouco mais”, finalizou o chefe do executivo.

AINDA FALTA, MAS VAI CHEGAR

Continuando em Cabo Frio, o vereador Vanderson Bento (PTB) encarou a canícula do início da tarde desta quinta-feira (3), e foi para o Jardim Esperança, acompanhar uma das operações tapa-buracos que a Prefeitura está realizando. Recentemente, Vanderson fez uma indicação ao executivo solicitando um ‘Disk Tapa-Buraco’ e pediu agilidade nesse sentido. O parlamentar, que é morador do Jardim Caiçara – um dos mais esburacados da região central da cidade -, disse que tem sido muito cobrado para que a operação aconteça ali. “A operação tapa buraco está no grande Jardim e tenho certeza que vai chegar até a sua casa. Sei que falta muito ainda, mas avançaremos”, disse ele no vídeo. Tomara vereador, a gente torce e muito por isso. A melhoria das ruas no município tem sido o maior desejo do cabo-friense ultimamente, mais até do que saúde e educação.

EMBATE NO TRANSPORTE EM CABO FRIO

Ainda em Cabo Frio, deu o que falar o conflito entre motoristas de táxi e de micro-ônibus pelo transporte de turistas na cidade, que ganhou mais um capítulo nesta quinta-feira (3). O embate começou semana passada com um protesto dos taxistas em frente ao Terminal de Ônibus de Turismo (TOT). Por conta do impasse, a Prefeitura mudou as regras para o transporte de turistas, permitindo que, até domingo (6), o traslado para os meios de hospedagem seja realizado por vans emplacadas no município. Aí os taxistas argumentaram que tinha micro-ônibus sem a tal placa vermelha, trabalhando normalmente. O motorista que estaria infringindo o CTB explicou que segue as regras da Prefeitura, que os trâmites para mudança da placa estão em andamento, mas que ele está correto perante a legislação. O motorista disse ainda que os taxistas estão com implicância e querem tirar os micro-ônibus e vans do TOT de qualquer forma. Já viram, né? Até dia 6 muita água vai rolar por baixo dessa ponte.

SERÁ?

Falando em transporte, uma reportagem um tanto questionável, publicada nesta quinta-feira (3), no site band-UOL, causou certo estranhamento no meio jornalístico. Primeiro pelo formato do texto (jornalistas entenderão) e segundo, pelo lead confuso e sem fonte especificada. Na matéria, afirma-se que “cerca de 2.000 veículos particulares fazem parte de um grupo de milicianos que controla o transporte clandestino na Região dos Lagos. Desse total, 12% são de carros clonados. A informação é de empresários de ônibus, que preveem encerramento das atividades, caso os criminosos não sejam combatidos”. Que empresários? Encerramento das atividades? Isso pode? Enfim, a coluna vai apurar isso melhor e trazer outras informações, caso isso proceda. Mas que tá esquisita a notícia, isso está!

FESTA BADALADA

No mesmo fim de semana em que dois figurões da política de Cabo Frio, Marquinho (MDB) e Janio Mendes (PDT) fizeram aniversário, do outro lado da Região dos Lagos, em Saquarema, o veterano Paulo Melo também assoprou as velinhas. No sábado (26), Paulo recebeu diversos convidados para comemorar o aniversário em uma festa que foi, segundo fontes da coluna, um verdadeiro encontro político dos mais concorridos. Inclusive, uma das pessoas que estava por lá era Thiago Ribeiro, filho do ex-prefeito de Araruama Chiquinho da Educação. As nossas fontes afirmam que Paulo Melo fez questão de colocar Thiago como pré-candidato a deputado federal para as eleições de outubro, em dobradinha com a deputado estadual e esposa de Paulo Melo, Franciane Motta (MDB). Inclusive, nossas fontes dão conta que, Thiago já assinou a ficha de filiação ao MDB. A coluna procurou Thiago para confirmar as informações, mas ele disse que apenas falaria sobre o assunto em uma entrevista ao vivo no #15MinutosNoRC.

REGISTRO DE OCORRÊNCIA

Só que, logo na sequência, Thiago enviou a coluna um registro de ocorrência feito por ele na 118ª DP, em Araruama, contra um segurança do próprio pai, o Chiquinho da Educação. De acordo com o registro, o tal segurança foi atrás de Thiago aparentando estar nervoso pedindo que ele parasse de compartilhar nas redes sociais matérias contra Chiquinho da Educação. O sujeito teria afirmado que Thiago estava espalhando fake news e se continuasse, ele não iria considerá-lo como amigo e o negócio ia ficar “muito ruim para o lado de Thiago”. A situação teria ocorrido em uma academia de e foi presenciado por alunos da unidade, que fica na Rua Bernardo Vasconcelos, no Centro de Araruama. Segundo Thiago, o segurança é o mesmo que intimidava a vereadora Penha Bernardes (PL).

DIA 5 TEM NAVIO

Em Armação dos Búzios, expectativa total para a chegada de transatlântico neste sábado (5), com a liberação da continuação da temporada nacional de cruzeiros, confirmada pela CLIA Brasil (Associação Brasileira de Navios de Cruzeiros). Afinal, é uma temporada crucial para retomada da economia buziana pós-pandemia, bem como o calendário de eventos que será divulgado na próxima semana, conforme o prefeito Alexandre Martins (REP) contou à coluna na edição anterior. A data escolhida, por sinal, foi dia 10. Num vídeo postado nesta quarta (2), o secretário de Turismo de Búzios, Dom Karolla repercutiu o assunto. Disse, inclusive, que alguns navios previstos para passarem pelo balneário devem pernoitar, o que significa milhares de turistas girando a economia da região. “A ômicron já deu aquela melhorada e a temporada de cruzeiro é muito importante para retomada da economia, que sofreria um baque sem ela. Logo depois, vamos startar o calendário de eventos”, animou-se o secretário.

TURISMO E ARTESANATO

Falando em turismo, “aterrissou” em Iguaba Grande, nesta quinta-feira (3) o projeto Verão #tônoRio, da Secretaria de Estado de Turismo. Moradores e turistas podem visitar o contêiner instagramável, montado na Praia de Cidade Nova, próximo à Prefeitura, até domingo (6), das 7h às 20h. Quem já esteve por lá para conferir foi a secretária municipal de Turismo, Esporte e Lazer, Carla Valle, acompanhada do produtor Operacional do Contêiner #tônoRio, Pedro Trajino, e do coordenador do Programa do Artesanato do Estado do Rio, Marcel Vasconcelos. É que durante o evento, os artesãos da cidade poderão expor na Van do Artesanato, disponibilizada pelo estado. Também estão previstas atrações musicais ao final de cada dia. Inclusive no sábado (5), a última edição de verão da Feirinha Criatividades da Terra sairá da praça Edyla Pinheiro para aproveitar todo o espaço montado e estimular a venda da produção artesanal do município. “Receber o #tônoRio em Iguaba é de grande importância, pois a cidade ainda não tem um centro de informações turísticas e, dessa forma, teremos a oportunidade de divulgar os novos atrativos turísticos que estão em fase de projetos da cidade, como o Centro Gastronômico da Maria Fumaça, o Mirante da caixa d’água e muitos outros”, disse Carla.

SESSÃO NO CABO

Arraial do Cabo foi a única cidade da Região dos Lagos a realizar Sessão Legislativa nesta quinta-feira (3). As outras, como Búzios, Araruama e Cabo Frio devem retornar aos trabalhos apenas na terça (8). Vale ressaltar, no entanto, que, na semana passada, Arraial do Cabo não teve sessões. Na terça (22), uma falha na conexão impossibilitou que a pauta fosse elaborada. Na quinta (24), apenas quatro vereadores compareceram ao encontro legislativo. Na sessão desta quinta, os vereadores votaram projetos de lei como o do presidente da Casa, Ângelo Shogum (PSL), que criou a nova estrutura de cargos comissionados da Câmara, e o do vereador Alexandre Galego (REP) sobre a criação da creche para idoso no município. Os projetos seguem para a sanção do prefeito, Marcelo Magno (PL).

DEPUTADO NA ALDEIA

O deputado federal e presidente do PP, Dr. Luizinho, esteve em São Pedro da Aldeia em pleno feriado de Carnaval. Na ocasião, ele foi recebido pelo prefeito da cidade, Fábio do Pastel (PL) no gabinete. O chefe do Executivo aldeense considera Luizinho um importante aliado na conquista de recursos para a construção do Hospital Municipal e da Policlínica no antigo prédio do IPAC. Na visita, Luizinho reafirmou seu compromisso em auxiliar São Pedro com o Polo de Saúde e Qualidade de Vida. Participaram do encontro, entre outros, o vereador Chimbiu (SDD) e o ex-vereador Rogerinho, além de Luiz do Feliciano e Euziane da UPA.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui