InícioBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUINTA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUINTA-FEIRA (29)

Vantoil Martins tem vistoria in loco com representante do Estado e faz visita ao Portal; Prefeito de Arraial leva moradores de rua para hostel e Shogum falta a encontro de novo; Repercute mal coletiva das estátuas e Galpão do Sal em Cabo Frio; Em Araurama tem novo decreto e reunião do PT; Mudança no secretariado de Búzios? Fábio do Pastel reúne empreendedores e sócios do Ceasp... E muito mais!

VISTORIA IN LOCO

Começamos por Iguaba Grande, onde o prefeito Vantoil Martins (CID) recebeu nesta quinta-feira (29), o coordenador de Projetos da secretaria estadual de Infraestrutura e Obras – conduzida por Max Lemos -, Rafael Paiva para vistoriar in loco as condições de solo para pavimentação de duas ruas, a Alcino Primo de Medeiros, que fica no bairro São Miguel, e a Rua Harmonia, em Canellas City. O prefeito esclareceu que em ruas com mais de 500 metros é preferível a utilização de massa asfáltica, e a vinda do coordenador é para avaliar e avançar na condução do projeto. Além disso, também vistoriou dois locais: um no bairro Vila Nova, para a construção de uma praça com quadra poliesportiva, e outro no Arrastão das Pedras, para quadra de esporte. Vantoil comentou que está bem animado com os avanços da cidade.

VISITA ILUSTRE

Ainda sobre Iguaba, o prefeito Vantoil Martins (CID) teve que vir a Cabo Frio nesta quinta-feira (29), e fez uma visita ao Portal RC24h, onde bateu um papo e tomou aquele cafezinho para espantar o frio. Rolou até uma live, onde Vantoil aproveitou para fazer um balanço dos últimos dias, principalmente do PIM, o Programa Iguaba Melhor, que já está transformando a cidade num celeiro de obras, lembrando que só de drenagem e pavimentação são quase 20km. Além de construção de escola e retomada de obras paralisadas. Vantoil destacou que esse é apenas o primeiro pacote de investimento do PIM, que conta com recursos de royalties (que mais que triplicaram neste mês após vitória judicial) Fundeb, salário educação, SUS, emendas parlamentares ao orçamento União e convênios com o estado. O prefeito também aproveitou a ocasião para anunciar que nesta sexta-feira (30) paga o salário de julho dos servidores. “Nossa meta é pagar sempre dentro do mês trabalhado”, disse.

SICOOB PARA IGUABA

O secretário de Planejamento e Gestão de Projetos de Iguaba Grande, Eron Bezerra esteve na sede do Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob), em Cachoeiro do Itapemirim (ES), nesta quinta-feira (29), acompanhado do gerente regional de Negócios do Sicoob, Paulo Roberto Brinati, e do vereador e líder de governo na Câmara, Luciano Silva (CID). Eron foi recebido presidente do Conselho de Administração do Sicoob, Rubens Moreira. A meta é colocar uma unidade da instituição no município iguabense. “Estamos examinando os números de Iguaba e tentando viabilizar a nossa ida para Iguaba. A cidade está no nosso radar”, afirmou Moreira. “Quero gradecer a gentileza com que fomos tratados aqui e desejo que o Sicoob esteja lá”, disse Eron.

ABRIGO NA NOITE MAIS FRIA DO ANO

Em Arraial do Cabo, o prefeito Marcelo Magno (PL), após ver a comoção nas redes sociais, resolveu viabilizar o abrigamento urgente da população de rua nesta quinta-feira (29), prevista para ser a noite mais fria do ano. Marcelo arrendou um hostel em Monte Alto e uma casa na região central da cidade, onde serão oferecidos café da manhã, almoço e jantar. A ação, ocorrida agora à noite, foi liderada pelo secretário de Desenvolvimento Social, Trabalho, Renda e Direitos Humanos Wagner Lima, que foi pessoalmente fazer a abordagem. Marcelo explicou que aqueles que forem de fora de Arraial e quiserem voltar para sua cidade de origem ao invés de permanecer no abrigo, vão receber ajuda para o deslocamento. Parabéns pela pronta iniciativa do governo de resolver com a rapidez que o frio demanda.

FALTOU O CAMARÃO

Aquela já tradicional resenha semanal entre os vereadores de Arraial do Cabo foi um almoço com direito a trabalho em grupo nesta quinta-feira (29). De acordo com Junior Chuchu (PV), Juliano Felizardo (PSD) pescou o peixe, Cleyton Barreto (PV) preparou, Tayron (DEM) fez a salada, Ayron (REP) levou o refrigerante, Alexandre Barreto (REP) preparou a mesa, Pedro Caju (PSL) preparou os pratos e Tuquinha (PSDB) serviu a turma. O presidente da Câmara, Shogum (PSL), não compareceu ao encontro, disse que estava doente. Porém, tem quem diga que o vereador ficou de levar o camarão e “meteu o atestado” depois de ver o preço do quilo do fruto do mar. Tem nem como julgar o colega, né, gente? Brincadeiras à parte, pelo sim, pelo não, melhoras a Shogum.

REPERCUTIU MAL

O anúncio do prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio (PDT), de que iria reformar as estátuas da Praia do Forte em uma coletiva com toda pompa e circunstância em plena Praça Porto Rocha não pegou bem na opinião popular. Andando nas ruas, a gente ouve crítica nos comércios e nas redes sociais. Não foi uma ideia assertiva. A gente tem informação, inclusive, que o prefeito recebeu diversos aconselhamentos para não fazer esse evento. Mas Zé teimou. Mas é estranho essa teimosia do Zé, né? Quem é atento se lembra que uma das questões que o Zé se comprometeu, assim que foi eleito, era de não ser teimoso ou, pelo menos, tentar ser menos teimoso. Na última vez que ele foi prefeito, nos anos 90, ele ganhou a alcunha de “Zé tranca rua”, porque fechou a Praça Porto Rocha. Quando ele venceu, ele disse que não iria fechar mais a praça. Pode até ser que não feche o espaço, mas ele está fechando os ouvidos e incorrendo em erro ao não ouvir aconselhamentos de muitos que estão ali para orientá-lo. Uma coisa é certa, o Zé parece que, às vezes, está descompassado da realidade.

TEIMOSIA?

Em uma das queixas da população, está a seguinte: pode não parecer muito R$ 61 mil para uma cidade que tem orçamento de quase R$ 900 milhões anuais, mas, conforme um taxista muito bem lembrou, o montante que será gasto com essa restauração dava, por exemplo, para resolver todos os problemas de buracos do bairro Vila Nova, talvez até do Centro da cidade ou do Caiçara. Outro morador sugeriu que existem problemas mais importantes, como o do Teatro Municipal, que está fechado por problemas com a rede elétrica, o ginásio poliesportivo, o cercamento da rua Vitória, próximo ao Parque Estadual da Costa do Sol, um programa de apoio à população em situação de rua que está em estado crítico. Mas o prefeito, aos que tudo indica, toma as decisões sozinho. A questão é que isso pode acelerar o derretimento dele mais rápido do que ele imagina. Há muita queixa na cidade da tomada de decisão unilateral ou no máximo consultando dois ou três braços-direitos de Bonifácio (Janio e Davi). É curioso que isso ocorra em um mandato de um membro do Partido DEMOCRÁTICO Trabalhista, enquanto em cidades como Búzios, com prefeito do Republicanos, a gestão se empenhe em ouvir a população, promover consultas públicas, usar as redes sociais. Quem diria que seria assim, hein?!

POLÊMICA PERSISTE

Continuando em Cabo Frio, a história da “remoção” de escombros no Galpão do Sal, no bairro da Passagem, está pegando muito mal. Embora a Prefeitura tenha anunciado apenas uma retirada de restos da estrutura, isso não está suficientemente claro. Uma fonte entrou em contato para dizer que não é papel do prefeito assinar um ofício autorizando a limpeza de terreno particular. As hipóteses são que Zé Bonifácio assinou sem ler – foi induzido ao erro; ou estava ciente e bancou o teimoso, “como sempre”; ou, ainda, alguém que não queria assumir a responsabilidade de autorizar a situação e jogou no colo do prefeito. O detalhe nisso tudo é que Dr Serginho, quando deputado, tinha feito uma lei estadual tombando o local e promete não deixar barato. Da mesma forma, os conselheiros do CMUPAC – Conselho Municipal do Patrimônio Cultural estão P* da vida porque ninguém foi ouvido, e na segunda-feira (2) farão uma reunião.

REIS EM CAMPOS NOVOS

Ainda sobre Cabo Frio, o prefeito Zé Bonifácio e a secretária de Agricultura, Katyuscia Brito, durante a tarde desta quinta-feira (29), receberam a visita do deputado federal Gutemberg Reis (MDB) e seu assessor, Mazinho Neto, na Fazenda Campos Novos. O parlamentar esteve acompanhando de sua comitiva para conhecer o Parque de Exposições e “se colocar à disposição do município”.

POSSE DOS CONCURSADOS

Os candidatos da Educação aprovados no concurso de 2009 da Prefeitura de Cabo Frio serão empossados nesta sexta-feira (30), às 9h, em uma cerimônia na sede da Prefeitura. Na ocasião, o prefeito da cidade, José Bonifácio (PDT), acompanhado do secretário de Administração, Ruy França, e da secretária de Educação, Elicéa da Silveira, vai recepcionar os 85 profissionais que apresentaram documentos em 2020 para a assinatura do termo de posse. Os candidatos que ocuparão os cargos de Docente I – Ensino Fundamental e Educação Infantil – e Docente II- Português, Inglês, Educação Física, História e Supervisão Escolar -, vão compor o quadro de servidores efetivos do município e já estão aptos a atuar no ano letivo de 2021.

CRIANÇA NA ESCOLA

A Prefeitura de Araruama publicou, nesta quinta-feira (29), o novo decreto que trata da flexibilização do comércio, com medidas de restrição para o enfrentamento à pandemia do Coronavírus. No documento, consta a autorização para retorno às aulas presenciais da Educação Infantil, para crianças de 4 a 5 anos, a partir de segunda (2). Os pais terão o direito de optar pelo ensino 100% on-line, ou semipresencial. As aulas presenciais do Ensino Fundamental II, Ensino Médio, nas modalidades Regular e EJA, nas unidades públicas e privadas de ensino continuam autorizadas. O decreto autoriza também, a atuação do comércio de 8 às 18 horas. Além de tratar do funcionamento de templos religiosos, bares, sorveterias, lanchonetes, quiosques, feiras, camelódromos, entre outros. A realização de eventos em boates e casas de show continua suspensa.

HORTA EM ARARUAMA

O prefeito de Maricá, Fabiano Horta (PT), o vice-presidente nacional do PT, Washington Quaquá, e o presidente estadual do partido, Joãozinho Maurício, serão recebidos pelo ex-prefeito e primeiro-cavalheiro de Araruama, Chiquinho da Educação. O próprio Chiquinho reiterou que o encontro com a cúpula do PT será nesta sexta-feira (30), na Câmara de Araruama. De acordo com Chiquinho, a reunião vai falar sobre a campanha do ex-presidente Lula para voltar ao Palácio do Planalto no ano que vem. O encontro seria às 11h, mas foi brevemente antecipado para às 10h.

MUDANÇA NO SECRETARIADO

Em Armação dos Búzios, estão cada vez mais fortes os rumores de mudança dentro do executivo. Pelos corredores da Prefeitura não se fala noutra coisa a não ser que o prefeito Alexandre Martins (REP) – que nesta quinta (29) deu expediente na Rasa – deve fazer alterações no secretariado em breve. E olha que esses rumores não são de hoje. Portanto, vale o velho ditado, “o povo aumenta, mas não inventa”. Agora é aguardar para ver se as mudanças se concretizam.

EM MANGUINHOS

Continuando em Búzios, temporada de chuva significa trabalho triplicado para Marcus Vallerius, o Marcão, secretário de Serviços Públicos. Nesta quinta-feira (29), parte do trabalho foi voltado à desobstrução do canal de águas pluviais no Porto da Barra, em Manguinhos. O secretário explicou que, devido ao acúmulo de areia na saída do canal, as águas pluviais não tinham como seguir seu fluxo natural. “Foi necessário utilizarmos uma retroescavadeira para abrir a entrada da tubulação na praia para conseguir desobstruir o canal. Estamos sempre atentos, pois a obstrução das águas fluviais ocasionam os alagamentos”, disse Marcão.

REUNIÃO COM EMPREENDEDORES

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia promoveu a interação entre o município, os empreendedores e os sócios do Centro de Abastecimento de São Pedro da Aldeia (CEASP) nesta quinta-feira (29). O prefeito, Fábio do Pastel (PL), esteve presente e ouviu as principais demandas dos associados, reforçando a disponibilidade da gestão em buscar parcerias para capacitação da mão de obra local. A administração municipal montou um ponto de coleta de currículos na sede da secretaria de Agricultura, Trabalho e Pesca. Até o momento já foram recebidos cerca de cinco mil documentos destinados à captação das vagas de emprego. O secretário da pasta, Thiago Ribeiro contou que realiza a filtragem dos currículos que serão enviados aos associados do empreendimento. “Temos o objetivo de capacitar a mão de obra local. Recebemos diversos currículos e nossa equipe atua na pré-seleção para que cada empreendedor receba apenas os currículos que se encaixem no perfil das suas vagas. Esta etapa é apenas um filtro das informações. A decisão final, claro, é de cada associado que irá realizar as entrevistas”, relatou o secretário de Agricultura, Trabalho e Pesca.

ENCONTRO NA ALDEIA

O 4° Encontro dos Secretários de Esporte e Lazer da Costa do Sol será realizado nesta sexta-feira (29), em São Pedro da Aldeia. O evento é mensal e serve para que os gestores do setor troquem informações e alinhem estratégias. No município aldeense, a reunião será no Hotel Cave do Sol, no bairro Ponto da Areia, a partir das 8h30. Entre as pautas do encontro estão o potencial esportivo da cidade e a realização de um campeonato intermunicipal de várias modalidades esportivas, previsto para setembro. O encontro irá reunir gestores das cidades de Arraial do Cabo, Armação dos Búzios, Cabo Frio, Iguaba Grande, Rio Bonito, Rio das Ostras e Macaé.

EXPECTATIVA NO TIRO

Maricá está de olho em Tóquio nesta sexta-feira (30). O atleta Marcus D’Almeida, do Tiro com Arco está nas oitavas de final da modalidade nos Jogos Olímpicos do Japão e vai enfrentar o italiano Mauro Nespoli por uma vaga nas quartas de final. Na noite de quarta (28), o prefeito maricaense, Fabiano Horta (PT), publicou uma animação de Marcus, incentivando o atleta: “estamos orgulhosos e aqui na torcida”, afirmou. Eliminada dos jogos, Ane Marcelle, outra cria de Maricá no Tiro com Arco ganhou tratamento igual ao de D’Almeida nas redes sociais de Horta, que escreveu nesta quinta (29): “você é nosso orgulho e nossa maior vitória é poder contar com exemplos como você! Nosso muito obrigado”. Que fofo, né?

SOLENIDADE PÓSTUMA

A Câmara de Macaé realizou uma sessão solene pelo aniversário da cidade na manhã desta quinta-feira (29). Contudo, como não podia deixar de ser, foram feitas homenagens ao Dr. Eduardo e Thales Coutinho, pai e filho, mortos vítimas da COVID-19 neste ano. A sessão foi acompanhada pelo prefeito, Welberth Rezende (CID). “Em anos passados, essa data nos lembrava festa e comemoração. Hoje, nos resta a missão de vencer a Covid-19”, disse o presidente Cesinha (Pros), no início do evento. Ele lamentou os mais de 550 mil mortos pela doença no país e enfatizou também a importância de “recolocar Macaé na rota do desenvolvimento”. Isa Vicente (Rede) discursou em seguida: “Estou representando a bancada feminina”, disse com bom humor, ironizando o fato de ser a única mulher entre os parlamentares macaenses. Ela recordou os mais de 700 óbitos na cidade e homenageou o colega falecido: “Thales, sua luta não será esquecida”. Em seu discurso, Welberth também ressaltou a dor pelas perdas de Eduardo e Thales. Dr. Eduardo Cardoso era secretário do município depois de ter sido vereador por sete mandatos. Thales era vereador em atividade. O Portal RC24h volta a prestar condolências à família e amigos das vítimas da COVID-19, mas também aproveita o espaço para parabenizar a cidade de Macaé pelos seus 208 anos. Muito sucesso para o município.

VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais Lidas

Skip to content