InícioBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUINTA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUINTA-FEIRA (27)

Com 3ª onda da Covid à vista, prefeitos da Região dos Lagos se unem para pedir leitos a governador; Vereadores de Iguaba voltam de Brasília com bagagem recheada de emendas e boas notícias para Vantoil Martins; A invejável disposição de Zé Bonifácio e a Câmara da Covid; Alexandre Martins festeja repercussão nacional de evento esportivo; População alerta Fábio do Pastel para ter cuidado com o lobo; Comitiva de Arraial do Cabo segue maratona na capital federal; Lívia acompanha vacinação dos moradores em situação de rua; Produtores rurais de Maricá ganham fábrica de desidratados; As barrigadas de Dr Serginho... E muito mais!

PREFEITOS QUEREM LEITOS

Uma reunião da Comissão de Intergestores Regional (CIR) da Baixada Litorânea foi realizada nesta quinta-feira (27) com a participação dos prefeitos Vantoil Martins (CID), de Iguaba Grande, Alexandre Martins (REP), de Armação dos Búzios, Fábio do Pastel (PL), de São Pedro da Aldeia, e Manoela Peres (DEM), de Saquarema. As outras cidades da região, como Araruama, Arraial do Cabo e Cabo Frio estiveram representados, mas não pelos chefes de Executivo. O encontro serviu para discutir estratégias para enfrentamento da terceira onda da COVID-19, que parece surgir no horizonte. Ao Portal RC24h, Vantoil disse que esse grupo decidiu se unir para buscar uma agenda com o governador, Cláudio Castro (PSC), e propor, mais uma vez, a abertura de leitos, principalmente na área privada, para atender a população da Região dos Lagos, já que a situação do Unilagos ainda não foi resolvida. Vantoil explicou que, segundo Valdeci Jr., secretário de Saúde de Iguaba Grande que já trabalhou no Unilagos, lá na unidade existem equipamentos que não estão funcionando e tem uma questão da documentação que vai demorar para ser resolvida e, a curto prazo, não vai atender essa necessidade. Essa agenda com o governador é urgente para os prefeitos, que estão apreensivos. Se esse encontro não acontecer pelos próximos dias, Vantoil deve aproveitar o dia 10 de junho, quando Castro vem para a inauguração da Faetec de Iguaba, e vai tentar organizar a reunião com o governador um tempinho antes da entrega da unidade educacional. Vantoil sustenta ainda que a necessidade de se abrir novos leitos é porque os municípios estão com muita dificuldade de suportar a logística de fazer duas, três, até quatro transferências por dia para hospitais de fora da região, como em Volta Redonda e Duque de Caxias. Preocupação a mil.

FRUTOS DO PLANALTO

O prefeito de Iguaba Grande, Vantoil Martins (CID), esteve nesta quinta-feira (27) acompanhando o serviço de sondagens do solo para verificar a viabilidade técnica para o andamento das obras da quadra poliesportiva da Escola Municipal Oscar Magalhães, no bairro São Miguel. A construção só foi possível por meio de emenda parlamentar ao orçamento da União de autoria do deputado federal Gutemberg Reis (MDB). O aporte por parte do parlamentar veio após uma ida de Martins a Brasília. Frutos bem polpudos, né não?

CONEXÃO IGUABA GRANDE X BRASÍLIA

Os vereadores Luciano Silva (CID) e Alan Rodrigues (MDB) retornam de Brasília para Iguaba Grande nesta sexta-feira (28), no voo das 6h da manhã, com muita novidade na bagagem. Os encontros da semana no planalto central foram bastante frutíferos: emendas confirmadas, outras prometidas, como mostramos aqui na coluna anterior, e uma aproximação importante com deputados e ministros para o desenvolvimento da “Princesinha dos Lagos”. Nesta quarta (26), dia corrido e reunião no gabinete do deputado federal Altineu Côrtes (PL), onde protocolaram mais uma emenda. Outro importante encontro foi com o senador Fabiano Contarato (Rede), onde entregaram um abaixo-assinado dos profissionais da enfermagem de Iguaba em apoio ao projeto de lei 2564/20, de autoria do senador, que trata do piso salarial da categoria. O PL deve entrar em pauta no mês que vem. Já no gabinete de Hélio Bolsonaro (PSL), foi garantida emenda de R$ 2 milhões. Outro importante projeto que será desenvolvido graças a essas idas a Brasília será uma escolinha de futebol do ex-jogador Léo Moura, por meio de emenda indicada pelo deputado Luiz Lima (PSL). O programa vai contemplar cerca de 300 crianças, que já terão garantidos o uniforme e a chuteira. “Graças a Deus foi uma agenda muito produtiva, para ajudar nosso prefeito Vantoil. Eu e meu colega Alan Rodrigues estamos voltando muito satisfeitos”, disse Luciano Silva.

100 MORTOS PELA COVID

Iguaba Grande atingiu a marca de 100 mortos pela Covid, segundo boletim divulgado pela prefeitura na quarta-feira (26). A cidade registra, ainda, 4.064 casos confirmados da doença. Conforme dados do último Censo, realizado em 2010, o município tem 28.837 moradores. Isso significa que, em média, a cada 288 pessoas, uma morre por complicações da doença. A taxa de letalidade chegou a 2,47%. O prefeito Vantoil Martins (CID) destacou que esse número não reflete mais a realidade da população atual, que é flutuante, já que muitos moradores da Região Metropolitana tem casas de veraneio na cidade, aumentando o volume de atendimento na rede municipal. Indo ao encontro da fala do prefeito, o secretário de saúde, Valdeci Junior, explicou que os meses de maior mortalidade em Iguaba foram março e abril, e que “muitos pacientes de outros municípios chegam a Iguaba já em estado muito grave”.

DISPOSIÇÃO TEM NOME

O prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio (PDT) é a disposição em pessoa. Não só pela correria do ofício, que por si só já é pra lá de cansativa, mas também por conseguir ter uma disciplina física invejável até para os mais novos que ele. Agora deu para alternar seus deslocamentos entre a bicicleta e a caminhada. Ultimamente, tem optado pela segunda, e olhem, o “coroa” anda pra caramba. Para se ter ideia, nesta quarta-feira (26), foi flagrado por um internauta, por volta do horário do almoço, quando passava pela Av. Julia Kubitsheck, em direção ao Jardim Excelsior (bairro que reside), depois de sair da Prefeitura, que fica quase no São Bento. Para se ter uma ideia, é um trecho aproximado de 2,5 km. E a disposição não é só física, até porque, pelo caminho certamente encontra um ou outro reclamando dos buracos, perguntando de vacina, etc. Haja fôlego (e paciência) minha gente!

NOVO PRESIDENTE DA PROLAGOS ENCONTRA BONIFÁCIO

Ainda de Cabo Frio, o prefeito José Bonifácio (PDT) recebeu nesta quinta-feira (27), em seu gabinete, o novo diretor-presidente da Prolagos, Pedro Freitas, que foi se apresentar oficialmente para Zé. Quem também participou desse encontro foi o gerente de Responsabilidade Social da concessionária, Ricardo Azevedo, o Cacá. Na próxima semana, Pedro vai se reunir com os outros prefeitos da área de concessão.

CÂMARA DA COVID

A falta de circulação de ar, o tamanho pequeno dos gabinetes e a dificuldade de fazer com que as pessoas respeitem as medidas de distanciamento social são os principais fatores apontados para o surto de COVID na Câmara de Vereadores de Cabo Frio. Entre os cinco infectados e, pelo menos, outros três com suspeita, recebemos a informação de que teve vereador que estava infectado, achou que melhorou e foi para Câmara e ainda gente que trabalha na Casa, sentiu sintomas e continuou trabalhando normalmente, como se não tivesse nada acontecendo. O diretor da Câmara, por exemplo, Raione chegou a parar no CTI de um hospital com a doença, mas seria transferido para um quarto nesta quinta-feira (27). Por isso, o pessoal está pedindo para que as sessões passem a ser virtuais, feitas por videoconferência. O presidente da Câmara, Miguel Alencar (DEM), disse ao Portal RC24h nesta quinta que, como em julho, a Casa entra em recesso, ele vai manter esse sistema híbrido em junho. Atualmente, a maior parte dos funcionários do Legislativo estão em regime de home office e apenas vereadores com um assessor, cada, e outros servidores da equipe técnica e administrativos trabalham presencialmente em outro prédio. Miguel disse que estão sendo tomado os cuidados necessários, como a aferição de temperatura. Apesar disso, Alencar explica que tem estudado, sim, que, caso a terceira onda da COVID-19 se intensifique, possa ser adotado o sistema online a partir de agosto. O empecilho, segundo o vereador, são algumas ressalvas em relação aos parlamentares. Alencar alega que tem vereador que quer que a sessão seja online, mas não sai da Câmara. De qualquer forma, seguem as possibilidades abertas.

OS POSTES DE CABO FRIO

Após meses de cobrança do vereador Davi Souza (PDT), somadas a ações da Câmara Municipal, provocadas, também, pelo vereador Alexandre da Colônia (DEM), a Enel divulgou que já começou a regularizar a fiação de telecomunicação e de energia elétrica dos postes em Cabo Frio. O trabalho consiste na inspeção da estrutura da fiação e retirada de cabos e equipamentos que se encontram irregulares ou em desuso. Além de combater irregularidades e reduzir o risco de acidentes, o objetivo também é diminuir o impacto visual causado pelo excesso de cabos. Serão realizadas 400 regularizações e 2 mil fiscalizações por mês nos próximos dois anos. Contudo, segundo explicou Davi, a concessionária descumpriu o prazo de dois anos para a retirada de fios em desuso, previsto em lei municipal, e por isso, a medida também obriga a Enel a apresentar ao poder executivo relatório do andamento da execução dos trabalhos no prazo de 30 dias, sob pena de multa no valor de R$ 300,00 por dia de atraso na entrega do relatório, sem prejuízo de serem tomadas as medidas administrativas e judiciais cabíveis.

LFA EM BÚZIOS É DESTAQUE NA MÍDIA NACIONAL

A possibilidade de Búzios sediar o norte-americano LFA (Legacy Fighting Alliance), evento ligado ao MMA – como publicado aqui na Boca Miúda de terça (25) – foi destaque em grandes veículos da mídia nacional. Pode ser o empurrão que faltava para que o balneário mais cobiçado da Região dos Lagos vire rota dos grandes eventos esportivos, que é um dos grandes anseios do prefeito Alexandre Martins (REP). A verdade seja dita, Búzios é o destino favorito dos fortões lutadores de jiu-jitsu, da Zona Sul do Rio, os famosos “pitboys”. E a mulherada que adora essa tribo, vai atrás. É sucesso na certa.

OS POSTES DE BÚZIOS

O prefeito Alexandre Martins enviou nesta quinta-feira (27), para a Câmara Municipal, um projeto de lei que regulamenta a utilização de postes para fiação em geral das empresas prestadoras de telefonia e internet. A matéria foi com pedido para ser apreciada em Regime de Urgência. O PL tem por objetivo organizar a utilização de fios e demais equipamentos fixados nos postes, visando solucionar problemas estético e de segurança dos munícipes. “A poluição visual é terrível, a quantidade de fios embolados parece até ninho”, observou Alexandre, completando que a ideia é fixar num bloco só, com quantidade limitada. “Vamos chamar a Enel, pois ela é responsável pelos postes. Já fizemos várias reuniões com as empresas de internet, algumas não compareceram. Agora vamos pegar pesado, se necessário for, vamos cortar os fios. Serei radical em relação a isso, se não estiver de forma adequada os fios serão cortados e as empresas multadas”, explicou o prefeito.

‘CUIDADO COM O LOBO’

A troca de afagos entre o ex-prefeito de São Pedro da Aldeia, Claúdio Chumbinho (PP) e o atual, Fábio do Pastel (PL), continua rendendo até agora nas redes sociais. Muitos comentários atribuem essas trapalhadas de Pastel à assessoria luxuosa de Paulo Lobo. Aliás, o que se diz em todos os cantos da cidade é que Paulo é quem manda no governo. É difícil acreditar porque quem conhece Fábio do Pastel sabe que ele é um empresário de personalidade forte, que administra seus negócios de perto, com muita cautela e primor. Entretanto, já diziam os ditados, “o povo aumenta, mas não inventa” e “onde há fumaça, há fogo”. É bom a assessoria do prefeito colocar esse assunto no radar porque os comentários por aí tem sido bem negativos quanto à influência de Paulo Lobo, inclusive, com relatos de que o ex-prefeito participa até das reuniões de secretariado do Pastel, dá palpite na administração e é o principal conselheiro do gestor. Há ainda uma figura relevante do meio político da Aldeia que disse que Pastel deveria ficar o tempo de olho bem aberto porque Lobo já queimou o CPF dele e pode queimar o de Fábio. Xiii…

FOCO NO SANEAMENTO

Continuando em São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel (PL) continua empenhado nessa questão de ampliar o saneamento básico e esgotamento sanitário na cidade, como já publicado aqui na coluna. Nesta quinta (27), Fábio acompanhou representantes da prefeitura e da Prolagos numa visita ao bairro Balneário das Conchas. Durante a inspeção, foi analisada a possibilidade de implantação de rede de esgotamento, além da instalação de água na Rua Leopoldina Alcântara Valente. A via recebeu o serviço de patrolamento esta semana. A avaliação foi acompanhada pelo engenheiro e gerente da Prolagos, José Vicente. “Vamos começar com os bairros mais distantes, e aos poucos chegaremos aos demais”, disse Fábio do Pastel.

CONEXÃO ARRAIAL DO CABO X BRASÍLIA

Ainda em Brasília, a comitiva de Arraial do Cabo continua nas andanças pelos gabinetes. Além do presidente da Câmara, vereador Shogum (PSL) e do diretor de Planejamento e Projetos da Prefeitura, Rogério Abril, como dissemos na coluna anterior, quem também faz parte do grupo cabista é a secretária de Educação, Isalira Gomes. Destaque do dia de trabalhos no planalto central, foi a reunião com o Ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, onde foram tratados, entre outros assuntos, equipar e melhorar a Guarda Municipal e incrementar a segurança e a ordem pública com a instalação de um sistema de videomonitoramento e câmeras de reconhecimento facial. O município também planeja investimentos com verbas da União na sinalização turística da cidade, ampliação da RJ-102 – até o distrito de Monte Alto – e reforma e ampliação de creches e escolas.

MORADORES EM SITUAÇÃO DE RUA VACINADOS

A prefeita de Araruama, Lívia Bello (PP), esteve pessoalmente nesta quinta-feira (27) no Centro Pop, para acompanhar a vacinação dos moradores em situação de rua do município. Além da imunização, houve conscientização para o público, que recebeu um café da manhã especial e um kit higiene. No Facebook, Lívia parabenizou as equipes da Sepol e da Saúde pelo “excelente trabalho e comprometimento”. A prefeita também lembrou que, no Centro Pop, essas pessoas recebem acolhimento com assistentes sociais e têm acesso à espaço para banho e alimentação com café, almoço e janta.

FÁBRICA TÁ ON

A Prefeitura de Maricá aproveitou o aniversário de 207 anos nesta quarta-feira (26), para inaugurar a fábrica de desidratados Édio Muniz. Localizado em Ubatiba, o espaço serve para prolongar a vida útil e o tempo de validade de alimentos fruto do trabalho de produtores rurais do município. A desidratação faz com que o produto permaneça na mesma qualidade por mais tempo e, em Maricá, vai funcionar, de acordo com o presidente da unidade, Luís Felipe Diniz, da seguinte forma: o produtor individual ou de associação vai trazer o produto, vendendo ou doando, e a fábrica vai realizar o procedimento. Depois, vai realizar a distribuição dos produtos que, inicialmente, vão abastecer as escolas da rede pública do município. No primeiro momento, a comercialização não está aberta ao público. O presidente também acredita que, em breve, possa expandir o rol de alimentos para serem processados já que, hoje, o local está funcionando apenas com banana-nanica e aipim. De qualquer forma, um presentão para os agricultores, né?

CAUSOU ESTRANHEZA

Venhamos e convenhamos. Independente do lado/espectro político, não se espera de um secretário de Estado, formado em Direito e reconhecido como advogado ficar postando fake news nas redes sociais, né? Essa semana, a atividade do responsável pela secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Dr. Serginho (REP), nas redes sociais deu o que falar. Na terça-feira (25), por exemplo, o ex-deputado estadual compartilhou uma desinformação dando conta de que o parlamentar federal Marcelo Freixo (PSOL/RJ) era a favor da legalização do crack. Conforme o próprio Freixo disse, se defendendo, a postagem foi desmentida pelo Estadão, que apurou que, na ocasião, Freixo havia apenas dito que o vício em drogas é uma questão de saúde pública. Por ser uma autoridade, e uma autoridade com gabarito, diga-se de passagem, impressiona que Dr. Serginho não saiba do quão ilegal é a divulgação de fake news, uma vez que a linha entre ignorância/inocência e mau-caratismo é tão tênue. Além disso, nesta quinta (27), ele usou a brincadeira do Papa Francisco I – que afirmou que, para o brasileiro não tem jeito, “é muita cachaça e pouca oração” – para atacar o ex-presidente Lula, dizendo que a frase do pontífice o faz concluir que “estamos no caminho certo. Apoiando quem defende o valor cristão e combatendo o cachaceiro ladrão”. Que deselegante, né? Apesar de alguns comentários na postagem serem a favor de Serginho, muita gente comentou aí pelas ruas que não pegou tão bem assim esse jogo baixo para quem tem ambições políticas maiores.

VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais Lidas

Skip to content