InícioBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA DA REGIÃO DOS LAGOS NESTA TERÇA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA DA REGIÃO DOS LAGOS NESTA TERÇA (25)

Lívia tem nova vitória na Justiça contra André Mônica no TRE; Vantoil Martins anuncia a 'cereja do bolo' do aniversário de Iguaba; Bonifácio assina carta de intenções com cônsules africanos; Prefeitura de Búzios se posiciona sobre discussão de lançar esgoto no rio Una; decreto novo de Arraial começa a valer já; a expectativa pela live de Fabiano Horta com Lula; Mica ganha homenagem dos vereadores aldeenses; Prolagos com novo presidente; e muito mais...

GALERIA DE VITÓRIAS

A prefeita Lívia Bello (PP) pode comemorar mais uma vitória para conta. Em sessão virtual do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RJ) nesta terça-feira (25), o plenário negou recurso da coligação de André Mônica (PL), que pretendia cassar o mandato de Lívia. A ação acusava as então candidatas – Lívia e a vice, Raiana Alcebíades (PSC) – de cometerem abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação por terem efetuado publicidade institucional em período vedado. Contudo, por unanimidade, o TRE decidiu que não ocorreram os fatos como narrados pela coligação e negaram provimento ao recurso, mantendo a decisão que já havia sido dada pelo juiz eleitoral de Araruama. Advogado de Lívia, Dr. Pedro Canellas explicou ao Portal RC24h que a coligação de André protocolou seis ações contrárias a Lívia e que quatro delas poderiam resultar em cassação de mandato. Contudo, os quatro pedidos foram negados pela justiça em Araruama. Com a derrota, a oposição recorreu das decisões no Rio e essa foi a primeira decisão contrária da coligação derrotada, mas o advogado acredita que, em breve, as outras três também serão favoráveis a Lívia. Em nota, Dr. Pedro disse que “venceu a justiça e venceu a vontade do povo”. Será que vai ter um vinho pra comemorar hoje, prefeita? A gente sabe que ela e o maridão, Chiquinho da Educação, apreciam um bom vinho. Ainda mais quando se tem motivos para tal.

OUTRO CANTEIRO DE OBRAS

Não há dúvidas que a marca registrada do governo de Lívia Bello (PP) em Araruama é maquinário na rua e dá-lhe obra. Nesta terça-feira (25), a prefeita foi conferir de perto o andamento quase concluído da ampliação da Praça Escola Comandante Sérgio Ribeiro de Vasconcellos, no distrito de Praia Seca. O local ganhou, entre outras melhorias, um ginásio poliesportivo reversível para teatro. Além disso, Lívia também mostrou as intervenções feita na praça de Praia Seca que, segundo a prefeita, deve ser incorporada ao Calçadão Cultural, fomentando ainda mais o turismo no distrito. É o jeitinho Lívia de entrar na memória do povo.

MAS NEM TUDO SÃO FLORES…

Como nem tudo é um mar de rosas em Araruama, a terça-feira (25) também teve protesto no município. Um grupo de agentes da Guarda Municipal de Araruama foi às ruas do Centro por “melhores condições de trabalho e salários dignos”. Além de reajuste salarial, o grupo pede adicionais de insalubridade, noturno, auxílio alimentação e auxílio transporte. A categoria alega também que, com a pandemia de COVID-19, os servidores ficaram sobrecarregados e impedidos pela administração pública de tirar férias. No governo, teve quem duvidasse que fosse comparecer alguém ao protesto. Compareceram e fizeram barulho danado pelas ruas da cidade quando saíram em marcha.

FAETEC VEM AÍ

O prefeito de Iguaba Grande, Vantoil Martins (CID), está superanimado pois foi confirmado a data de inauguração da Faetec no município para o dia 10 de junho. A unidade da Fundação era um sonho de Martins e, inclusive foi uma promessa de campanha. A inauguração tem a presença confirmada do governador, Cláudio Castro (PSC), do secretário Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Dr. Serginho (REP), e o chefe do Executivo municipal acredita que o presidente da Faetec, João Carrilho, também deve estar presente. Aliás, a data da entrega da Faetec é oportuna, caindo justamente na semana em que Iguaba completa 26 anos de emancipação política-administrativa. O prefeito promete um mês inteiro de celebrações, claro que, por conta da pandemia, não vai poder ter festa, mas a data será comemorada através de inaugurações como, por exemplo, duas ruas que ele vai entregar que foram pavimentadas através da fábrica de sextavados própria da Prefeitura com equipe também municipal. A rampa de acessibilidade à Laguna de Araruama, parte de um projeto voltado para a pessoa com deficiência, o lançamento da pedra fundamental de uma escola e “muitas outras coisas” também devem ser entregues à população no mês do aniversário da cidade. O prefeito, porém, considera que, sem dúvida nenhuma, a cereja do bolo é a inauguração da Faetec. Vantoil acredita muito no projeto, pois crê que um dos meios para melhorar a situação do município é capacitar a população.

Pode ser uma imagem de 1 pessoa, em pé e área interna

COMEMOROU JORNADA

Após a cerimônia de início da 1ª Jornada de Integração Cabo Frio – África nesta segunda-feira (24), o prefeito do município, José Bonifácio (PDT), se reuniu com os cônsules de Angola e Cabo Verde no Hotel Malibu para assinar uma carta de intenções, firmando um intercâmbio, “que será primordial para a troca de experiências e saberes entre os nossos povos”. O prefeito ressaltou a importância de garantir o cumprimento da Lei Federal 10.639/03 para que os alunos das redes pública e privada aprendam sobre a história e cultura afro-brasileira. “Conto com a colaboração não apenas do secretário de Educação, Flávio Guimarães, mas de todo o corpo docente e pedagógico da rede municipal de ensino. É preciso conhecer o passado, para compreender o presente e construir um futuro mais justo e igualitário”, afirmou Zé em postagem no Facebook.

Pode ser uma imagem de 3 pessoas, pessoas em pé e área interna

VISITA DE DEPUTADO

O deputado federal Professor Joziel (PSL/RJ) esteve nesta terça-feira (25) visitando a sede da Guarda Municipal de Cabo Frio, em São Cristóvão. Na ocasião, o parlamentar foi recebido pela secretária de Direitos Humanos e Segurança, Aglaia Olegário. Durante a visita, Joziel conheceu as instalações e prometeu ajuda financeira ao município por meio de verbas parlamentares, além de confirmar a vinda de diversos cursos para crianças e jovens da cidade. “Lá em Brasília colocamos Cabo Frio como nosso radar de investimentos, porque entendemos que a cidade precisa crescer, florescer e prosperar. Estamos trazendo para a cidade quatro polos de cursos de projetos sociais que vão promover a inclusão de mais de 200 crianças e jovens em aulas de artes marciais, informática e reforço escolar”, afirmou. Na atual situação, toda ajuda é bem-vinda, né?

FALTOU QUÓRUM

A sessão ordinária da Câmara dos Vereadores de Cabo Frio foi suspensa nesta terça-feira (25), por falta de quórum. Os únicos parlamentares a comparecer foram o presidente da Casa, Miguel Alencar (DEM), Carol Midori (DC), Léo Mendes (DC), Roberto Jesus (MDB) e Vinícius Corrêa (PP). Os vereadores Adeir Novaes (REP), Alexandre da Colônia (DEM), Davi Souza (PDT), Douglas Serafim (Avante), Jean da Auto Escola (PL), Josias da Swell (PL) e Vanderson Bento (PTB) justificaram ausência. A assessoria da Câmara não comentou sobre os outros cinco parlamentares. As atividades presenciais do Legislativo foram interrompidas por meio de ato a partir desta segunda 24 até dia 30 de maio depois que cinco servidores e um vereador testaram positivo para a COVID-19. Segundo informações recebidas pelo Portal RC24h, o vereador em questão é Vanderson Bento que, inclusive, já teve a doença antes. A pauta da sessão suspensa tinha, entre outros itens, a discussão sobre projetos de lei do Executivo, como a criação do Polo de Desenvolvimento Econômico de Cabo Frio e a desafetação das áreas de terreno localizadas no loteamento Colinas do Peró, e projetos de autoria dos vereadores, como a criação da central de arrecadação e distribuição municipal de donativos, proposta por Thiago Vasconcelos (Avante). De acordo com a comunicação da Câmara, a sessão da próxima terça (1º) está mantida e será presencial, restrita apenas aos vereadores. “O corpo técnico da casa legislativa estuda a necessidade e viabilidade de seções híbridas ou virtuais”, diz a nota enviada ao Portal RC24h.

SANGUE BOM É SANGUE SEM PRECONCEITO

Um ano após o Supremo Tribunal Federal (STF) derrubar as restrições para que homens gays doem sangue, a Superintendência LGBTI+ de Cabo Frio organizou um ato nesta terça-feira (25), para promover uma doação coletiva ao estoque do Hemolagos. Cerca de 15 pessoas participaram da ação. Um dos participantes foi o subchefe de Gabinete de José Bonifácio (PDT), Pedro José. Ao Portal RC24h, Pedro disse: “acho que é muito importante também o simbolismo da prefeitura estar movendo isso em memória da data e eu como chefe de gabinete poder falar então eu fico bastante satisfeito que tenha acontecido eu fiquei bastante feliz de poder ajudar também”. O fiel escudeiro do prefeito contou que nunca tinha doado sangue por ter medo, justamente, pela restrição de orientação sexual. “[Gostei] muito. Não dói nada além de um exame normal. Achei rápido também”, contou Pedro. O Portal RC24h reforça a importância da doação de sangue porque o pouco tempo que você vai gastar realizando esse ato pode fazer toda a diferença na hora de salvar vidas. Os interessados em contribuir para o estoque de sangue do Hemolagos devem agendar um horário através do WhatsApp: (22) 9 9774-7988.

A POLÊMICA DO RIO UNA

A Prefeitura de Búzios se posicionou nesta terça-feira (25), sobre as discussões em andamento de proposta dos municípios circunvizinhos de lançar o esgoto tratado no Rio Una. Há décadas o esgoto dos municípios que circundam a Laguna de Araruama, é despejado “in natura” nela, contudo passou-se a falar sobre lançar os dejetos destes municípios por meio de um emissário submarino em Arraial do Cabo, na Praia Grande, ou no Rio Uma, que deságua na praia Rasa, em Búzios. A Prefeitura buziana sustenta que, mesmo se for um esgoto tratado, é totalmente contra essa opção, pois, “além de tecnicamente não ser a melhor solução, vai poluir a praia Rasa e comprometer o ecossistema do Mangue de Pedra, que é único no mundo”. O secretário do Ambiente, Evanildo Nascimento, afirma que nada foi resolvido ainda, que as discussões estão em andamento, que conta com o apoio do conselho de meio ambiente no sentido de não aceitar o despejo desse esgoto no rio, e, que, caso seja decidido o lançamento do rio, o município pode até judicializar a questão. “Búzios não vai concordar com essa solução aventada”, diz a nota.

TATAME BUZIANO I

O prefeito de Armação dos Búzios, Alexandre Martins (REP) recebeu no gabinete nesta terça-feira (25), o empresário de lutas marciais Ed Soares, conhecido por ter gerenciado vários lutadores, como Anderson Silva, Antônio Rodrigo Nogueira, Patrício Freire e Lyoto Machida. O empresário veio conhecer o prefeito e as demandas da cidade em uma conversa que foi boa, segundo o prefeito. “Meu gabinete está de portas abertas para qualquer segmento empresarial, uma boa conversa pode gerar grande oportunidade para nossa cidade”, disse Martins.

TATAME BUZIANO II

Ainda sobre artes marciais e a Prefeitura de Búzios, o município anunciou total apoio ao 2º Búzios Challenger, que será realizado pela academia do Victor Macedo, dia 11 de julho, às 9h, no ginásio do Instituto Educacional de Habilitação Profissional e Formação Integral (INEFI). O 2º Búzios Challenger é um evento de Jiu-jitsu com 200 atletas inscritos, a partir de 8 anos de idade, de todo o Brasil, que participarão de lutas casadas. A atual campeã peso-mosca do UFC, Priscila Pedrita, também participará do evento. A lutadora nocauteou Gina Mazany no 2º round da disputa realizada no card do UFC 262, no sábado (15) em Houston, nos Estados Unidos. A entrada será 2 kg de alimentos não perecíveis.

DECRETO LIBERADO

Com relação a Arraial do Cabo, já saiu o decreto novo com medidas para combater a pandemia de COVID-19, conforme havíamos antecipado, em primeira mão, na Boca Miúda desta segunda-feira (24). O novo decreto ainda não foi publicado no portal oficial da Prefeitura, mas nós conseguimos acesso ao documento, portanto, reafirmando: a partir desta quarta (26), já pode entrar em Arraial do Cabo, não vai ter barreira sanitária. A barreira só será colocada nas sextas, após às 18h, para conter a vinda de turistas desenfreada, porque ainda precisa ter o QR Code. Vale lembrar que, entre as iniciativas, está o aumento para 70% da lotação de bares, restaurantes, hotéis, pousadas e passeios de barco, a ampliação do horário do comércio para até meia-noite e as barreiras durante os fins de semana. Importante destacar, conforme informou Bernardo Alcântara, chefe de gabinete do prefeito Marcelo Magno (PL), essa flexibilização só foi possível depois de uma análise do conselho de saúde responsável pelas medidas sanitárias do município. Arraial se organizou e conseguiu instalar oito novos leitos de UPG para atender a população em estado grave na cidade, que só tem uma pessoa internada em estado grave. Com isso, acaba havendo certa tranquilidade em relação a taxa de ocupação.

A MAIS FALADA DA CIDADE

Em Maricá, não se fala em outra coisa a não ser na live do prefeito, Fabiano Horta (PT), com o ex-presidente da República Lula (PT) sobre as transformações sociais que aconteceram no município. Conforme já havíamos dito, a transmissão será nesta quarta-feira (26), às 18h, no Facebook e YouTube da Prefeitura, do portal IG, do site Brasil 247 e da revista Fórum. A situação política em Maricá tem sido considerada uma pedra no sapato no planejamento do bolsonarismo a nível estadual. Cidade rica e com gestão muito bem avaliada pela população, o município tem se tornado um importante polo para fortalecimento da esquerda, sobretudo, nas cidades da Região dos Lagos. A dimensão dessa conversa com Lula tende a impulsionar ainda mais as conquistas maricaenses, visto tamanho do poder que o ex-presidente tem de engajamento orgânico nas redes sociais seja com falas, posicionamentos e até mesmo memes.

ILUSTRÍSSIMA VISITA

Por falar na Prefeitura de Maricá, o prefeito, Fabiano Horta (PT) recebeu um visitante mais que especial no gabinete nesta terça-feira (25): o jovem Murillo, que estava fazendo aniversário e, de acordo com a mãe dele, tinha o sonho de conhecer o prefeito. “O dia a dia tão corrido e cheio de compromissos se contrasta com esse momento tão especial em que o brilho dos olhos desse pequeno nos cobre de alegria e nos traz a certeza de que estamos no caminho certo”, disse Fabiano no Facebook. O prefeito ainda disparou: “Murilo nem imagina que o aniversário é dele, mas o presente também foi meu”. Momento ternura demais, né, gente? E o povo gostou, viu? Em pouco mais de duas horas, o registro já tinha mais de 2,5 mil reações.

MICA PRESENTE

Os vereadores de São Pedro da Aldeia aprovaram em segunda votação e sem discussão na sessão desta terça-feira (25), uma homenagem à Ivanir Pereira Leite, o Mica, falecido vítima da COVID-19 enquanto era presidente da Câmara no começo deste ano. O projeto de lei, proposto por Isaías do Escolar (PROS), prevê nomear uma rua do bairro Boqueirão com o nome do parlamentar. Isaías, vale lembrar, era suplente de Mica e assumiu uma cadeira no Legislativo com a morte do vereador. A sessão também teve aprovação por unanimidade o PL que determina que as autoescolas do município reservem um veículo para treinamento de deficientes físicos. O projeto, do vereador Chiquinho de Dona Chica (PP), será encaminhado ao Executivo para sanção. Agora a bola está com prefeito Fábio do Pastel (PL), que deverá sancionar.

SOB NOVA DIREÇÃO

A Prolagos, concessionária responsável pelo abastecimento de água em cinco municípios da Região dos Lagos, informou que Pedro Freitas é o novo diretor-presidente da empresa. Com mais de 10 anos de experiência em saneamento, Pedro atuava como Jurídico Regional da Aegea Saneamento, grupo do qual a empresa faz parte, para as regiões Sul e Sudeste. Segundo a nota, Sérgio Braga, presidente da Prolagos entre agosto de 2018 e maio de 2021, segue para novos desafios na Aegea. “Com a recém aquisição de dois lotes da Cedae, a Aegea Saneamento passará a operar em 153 cidades, distribuídas em 12 estados, levando toda sua experiência para atender mais de 21 milhões de pessoas”, explica a nota.

VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais Lidas

Skip to content