InícioBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUINTA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUINTA-FEIRA (24)

Vantoil Martins dá mais acessibilidade à orla de Iguaba Grande e comemora liminar da justiça; Zé Bonifácio 'se despede' de Aquiles; Base do prefeito vai em peso à inaguração de exposição; Alexandre Martins fala de projeto esportivo para as crianças e sobre capacitação no turismo; Clima estranho na Câmara de Arraial do Cabo; Lívia de Chiquinho se reúne com comandante do 25º BPM; Fábio do Pastel recebe moradores da Aldeia para dialogar... E muito mais!

IGUABA GRANDE MAIS ACESSÍVEL

O prefeito Vantoil Martins inaugurou, nesta quinta-feira (24), a Rampa de Acesso Exclusiva para PCD na orla de Iguaba Grande, que vai possibilitar aos cadeirantes, principalmente, usufruírem com mais conforto e segurança a lagoa de Araruama. O equipamento é um sonho antigo de Vantoil. “Isso mexe com nosso sentimento, estou muito feliz. Em média, o Brasil tem pelo menos 10% da população com algum tipo de deficiência. Aqui em Iguaba temos quase 200 cadeirantes e essa rampa proporciona a essas pessoas o direito de se banhar na lagoa e isso nos deixa muito orgulhosos”, disse o prefeito, que estava acompanhado do vice, Alexandre da Farmácia (PL), secretários e vereadores. O ex-vereador Alessandro Grimauth, que é cadeirante e mora na cidade há mais de duas décadas, contou que nesse tempo nunca deu um mergulho na lagoa. A inauguração da rampa faz parte das comemorações dos 26 anos de emancipação do município, completados em 8 de junho. E tem mais evento. Na próxima terça (29), acontece a inauguração do centro de capacitação profissional Lahylton Cézar. Por último, a cereja do bolo, Vantoil inaugura a Faetec, no dia 2 de julho, com presença confirmada do governador Cláudio Castro (PL).

..

VITÓRIA CONFIRMADA

E logo após a inauguração da rampa de acessibilidade na lagoa, o prefeito Vantoil Martins (CID) confirmou que a prefeitura obteve a primeira vitória na justiça para aumentar a fatia do repasse dos royalties, que hoje varia em torno de R$ 1 milhão mensal, mas pode chegar a cerca de R$ 5 milhões. É que a justiça deu provimento à ação que o município moveu em face da Agência Nacional de Petróleo (ANP) pedindo esse aumento. “Por meio de liminar, foi decidido que Iguaba faz parte da chamada Zona de Influência (banhada pela lagoa que tem ligação com o mar), e isso vai gerar atualização nos valores que recebemos hoje dessa importante fonte de recurso, teremos uma distribuição mais justa”, disse. O prefeito contou ainda que as secretarias de Planejamento, Obras e Serviços Públicos “já estão debruçadas fazendo amplo estudo” para investimento da verba. “Sabemos que a receita é finita e nosso objetivo é investir cada real em infraestrutura. Vamos preparar a cidade para o futuro, para que o município caminhe com as próprias pernas, sem depender dos royalties. Dessa forma, Iguaba vai se tornar uma cidade viável e autossustentável”, destacou Vantoil.

TEXTÃO DE DESPEDIDA

O prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio (PDT), publicou, nesta quinta-feira (24), aquele famigerado ‘textão’ para se despedir do ex-secretário de Governo, Aquiles Barreto (PSD), que deixou Cabo Frio com destino ao cargo de secretário especial de Integração Metropolitana da cidade do Rio de Janeiro. Zé disse até que brincou com Aquiles que não assinaria a exoneração dele, tamanha a importância de Barreto para a atual gestão cabo-friense. Lembrando o pai de Aquiles e amigo de Zé, Alfredo Barreto, o prefeito se disse orgulhoso e desejou sorte ao jovem político, que está com “portas abertas” na Prefeitura de Cabo Frio. “Contamos com você no futuro. Estamos juntos sempre”, declarou Zé. Ou seja, Aquiles sai do governo Bonifácio deixando as portas escancaradas. Isso que é prestígio. Não é para qualquer um, hein?!

BASE COMPARECEU EM PESO

Foi o maior sucesso a abertura da I Exposição do Cavalo Mangalarga Marchador, no Parque de Exposições de Tamoios, no segundo distrito de Cabo Frio, nesta quinta-feira (24). O prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio (PDT) não pode ir por causa do acidente ocorrido esta semana, quando quebrou o nariz e está de repouso. Quem o representou na cerimônia foi a vice, Magdala Furtado. Por outro lado, a base de Zé na Câmara compareceu em peso: Davi Souza (PDT), Douglas Felizardo (Avante), Oséias de Tamoios (PDT), Josias da Swell (PL) e Rodolfo de Rui (SD) fizeram questão de estar lá. “É uma alegria fazer parte deste momento, são quase 200 competidores neste evento de grande representatividade. Parabéns ao prefeito e à secretária de Agricultura e Pesca, Katyuscia Brito, pelo incentivo e valorização da área rural do município”, disse Davi. Quem também fez questão de prestigiar o evento foi o diretor financeiro da Alerj, Janio Mendes, e o deputado federal Chiquinho Brazão (Avante). Quem não pode comparecer foi Aquiles Barreto, que ficou agarrado em reuniões no Rio. Mas disse que sábado (26) deve ir. Assim como Zé, já que o evento termina no domingo (27), prefeito disse que vai “dar uma fugidinha” para ver como anda a exposição.

REUNIÃO COM SEPE

Secretária de Educação de Cabo Frio desde segunda-feira (21), Elicéa da Silveira se reuniu, de forma virtual, com representantes do Sepe Lagos na manhã desta quinta (24). Elicéa apresentou ao sindicato a equipe que vai administrar a secretaria de Educação em formato de tripé, atendendo as demandas relacionadas à estrutura e patrimônio, recursos humanos e atuação pedagógica. Respectivamente, as responsáveis pelas áreas serão Verônica Cardoso, Norma Suely e Márcia Tardelli, apontada como um dos braços direitos da nova secretária. Será que a tumultuada relação entre Sepe e SEME se acerta agora? A conferir…

A ALTA DE MARCOS

O secretário-adjunto de Comunicação de Cabo Frio, Marcos Azevedo, recebeu alta da unidade hospitalar em que foi internado com COVID-19. O publicitário contou ao Portal RC24h na manhã desta quinta-feira (24), que já está em casa, cumprindo isolamento domiciliar e cuidando de um quadro de pneumonia. “Está acabando, mas venci o pior”, declarou Marcos. Ele ainda agradeceu o apoio e as orações que recebeu durante o tempo que passou hospitalizado. A equipe RC24h comemora a vitória de mais um companheiro na luta conta o coronavírus. É uma experiência muito difícil.

CARDINOT COM BENEVENUTO

A presidenta do Conselho Comunitário de Segurança (CCS) de Cabo Frio, Patrícia Cardinot, esteve na sede do 25º BPM a convite do comandante, Coronel Benevenuto, para um almoço. No cardápio, a segurança pública da cidade e atualizações sobre o andamento de projetos e demandas que serão agregadoras as melhorias da segurança pública do primeiro e do segundo distrito. Os subcomandantes Major Vidal e Major Rodrigo, Major Alcântara e a tenente Picollo também estiveram presentes.

AULAS DE FUTEBOL E MÚSICA PARA AS CRIANÇAS

De Armação dos Búzios, um projeto importante para as crianças está a caminho. O prefeito Alexandre Martins (REP), junto com o secretário de Lazer e do Esporte, Gugu Braga se encontraram com o técnico Jorge Sampaoli, que atualmente comanda o Olympique de Marseille, para oficializar o Instituto Sampa Olé no balneário. A secretaria, juntamente com o Clube Azul e Branco, em parceria com o Instituto, estima atender 750 crianças, ofertando aulas de futebol e música. “Estou muito feliz com esta parceria. O instituto vai ficar responsável por toda a estrutura, realizando reformas e equipamentos necessários para as aulas. É mais esporte e qualidade de vida para nossa cidade, nossas crianças merecem todos cuidado e atenção”, afirmou o prefeito, que reforçou que os três fizeram o teste rápido para Covid-19 antes do encontro.

CAPACITAÇÃO DO SETOR NÁUTICO

Ainda de Búzios, Alexandre Martins recebeu em seu gabinete os empresários Tony Hunter, gerente Operacional Br Marina, e Carlos Werneck, diretor do Hotel Aretê. No encontro, os empresários ofereceram cursos técnicos de capacitação para o setor náutico na cidade, além de outros serviços. “Precisamos aprimorar nossos serviços offshore, nossa região é propicia, carecemos de mão de obra qualificada. Nossos jovens precisam se preparar para o mercado de trabalho. O setor tem tudo para expandir”, disse o prefeito de Búzios.

RESULTADO SAI NESTA SEXTA

Continuando no balneário buziano, nesta sexta-feira (25) sai o resultado do projeto escolhido para a UPA 24h da Rasa. A votação dos internautas está acontecendo desde o início da semana. Existem dois projetos para a construção e o prefeito fez questão de convocar a população para escolher chamando a população para que o povo opine o que o cidadão quer que seja implementado. Isso faz parte do projeto de gestão de Alexandre Martins chamado “Governo Participativo”.

CLIMA ESTRANHO

A polêmica fake news que circulou em grupos de WhatsApp nesta quarta (23), sobre a cassação do presidente da Câmara de Arraial do Cabo, Shogum (PSL), não deu em nada, mas o clima está meio estranho. A turma achou curioso que Shogum só ficou um pouquinho na sessão desta quinta (24), e o vice-presidente da Casa, vereador Cleyton Barreto (PV) não apareceu. A sessão foi conduzida pelo Professor Tayron (DEM). Aí já viu né? A turma ficou de orelha em pé, já que nem presidente nem vice da Casa compareceram na sessão desta quinta (24). O que será que realmente aconteceu?

1ª CONAPE

Ainda do município cabista, a secretária de Educação de Arraial do Cabo, Isalira Gomes, abriu, nesta quarta-feira (23), a 1ª Conferência Nacional Popular de Educação (Conape), na Câmara de Vereadores. O evento online teve a participação da presidente do Conselho Municipal de Educação, Tatiana Barcelos; e do presidente da Câmara, Shogum. “A Conape é fundamental para avaliar os rumos da Educação em Arraial. A realização da Conferência é uma demonstração do legado de Paulo Freire”, disse a secretária. Participaram, ainda, remotamente, Maria Luiza Sussekind, coordenadora executiva do FNPE, Luiz Dourado (UFG), Fátima Silva (CNTE) e Nilton Brandão (PROIFES), das diferentes comissões do Fórum Nacional Popular de Educação. O objetivo geral da Conape é mobilizar os setores e segmentos da educação nacional dedicados à defesa do Estado democrático de direito, da Constituição Federal de 1988, do Plano Nacional de Educação. Também é objetivo da Conferência um projeto de Estado que garanta educação pública gratuita, inclusiva, laica, democrática e de qualidade social.

REUNIÃO DA SEGURANÇA

A prefeita de Araruama, Lívia Bello (PP), se reuniu nesta quinta-feira (24) com o Coronel Benevenuto, comandante do 25° Batalhão de Polícia Militar, e Tenente Raphael, comandante da 3ª Cia, de Araruama. O encontro serviu para tratar do combate à criminalidade. Entre os assuntos abordados, estiveram usar a Coordenaria do Programa Estadual de Integração na Segurança (Cproes) para aumentar o policiamento com o financiamento da Prefeitura e a aquisição de dez novas motos para atender o convênio com a Policia Militar no que se refere ao Cproes.

GUARDA NAS RUAS

Ainda falando sobre a segurança na cidade, parece até notícia velha, mas é só Araruama. Agentes da Guarda Civil do município protestaram nesta quarta-feira (23) pela segunda vez em menos de um mês. O motivo do ato são os, já reivindicados outras vezes, adicionais de insalubridade e auxílio transporte, dentre outros. Em nota, a Prefeitura de Araruama disse que tem feito um trabalho contínuo de valorização da categoria e sancionou, em 2018, a lei número que estabeleceu um Plano de Cargos e Salários da Guarda. O município também mencionou a lei “Araruama Segurança Já”, que prevê a premiação mensal no valor de R$ 1 mil para os 10 guardas que pontuarem através das metas estabelecidas na lei, e a lei do RAS, regime adicional de serviço, em que eles têm a percepção de gratificação especial. Na visão da Prefeitura, portanto, “a manifestação tem exclusivamente cunho político, e não representa a Guarda Municipal, também não surtirá o efeito pretendido que é manchar a corporação que vem fazendo um lindo trabalho através da atual gestão”. O município conclui a nota dizendo que “quem trabalha com seriedade, tem o retorno através das leis implementadas, e quem não cumpre com seu compromisso responde a processos internos como é o caso dessa minoria”.

GESTÃO PARTICIPATIVA

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia recebeu na quarta-feira (23), a Federação de Associações de Moradores de São Pedro da Aldeia (Femanspa), além de representantes de oito bairros do município, para uma conversa. Além do prefeito, Fábio do Pastel (PL), foi reunido o secretariado municipal para ouvir as solicitações apresentadas e marcou novo encontro para acompanhar as demandas levantadas. O vice-prefeito, Júlio Queiroz (PSDB), acompanhou as solicitações feitas e também se colocou à disposição para conversar com os representantes dos bairros. Ações como essas ajudam na tentativa de se alinhar ao compromisso assumido por Fábio de fazer gestão participativa e transparente.

CINEMA NA ALDEIA

A primeira etapa das obras de um complexo cinematográfico em São Pedro da Aldeia já foi iniciada. A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado pelo programa “Cinema Perto de Você”. A construção foi licitada pelo Estado e a empresa vencedora, Irmãos Haddad Construtora Ltda., já deu início às intervenções, que estão sendo executadas com recursos federais da Agência Nacional de Cinema (Ancine). Segundo a Prefeitura, nesta semana, representantes da secretaria de estadual de Cultura visitaram o município para acompanhar a evolução do empreendimento. O lote que vai abrigar o cinema tem 2.739,07 mil metros quadrados e fica localizada no bairro Nova São Pedro, ao lado do Teatro Municipal. O projeto prevê duas salas de projeção, foyer, bomboniere, bilheteria, sala de administração, sanitários femininos e masculinos, vestiário, duas cabines de projeção, sala de ar-condicionado e dois ambientes de circulação, com custo estimado em mais de R$ 3 milhões.

ESQUEMA DO EX-CHEFE?

O pessoal de Saquarema nas redes sociais ficou em polvorosa sobre a nomeação de Bernardo Roberto Cardoso Pinto para a vice-presidência do Detran-RJ pelo governador Claudio Castro (PL) na terça-feira (22). Mas quem é Bernardo? Natural de Saquarema, ele já foi candidato a vereador pelo município e ficou, por muito tempo, como servidor do gabinete de Paulo Melo na Alerj. Inclusive, agradeceu ao ex-parlamentar na apresentação de monografia da faculdade. Além do envolvimento com o político saquaremense, Bernardo também atuou no gabinete de Marco Antônio Cabral, filho do ex-governador Sérgio Cabral, quando este era deputado. A proximidade com Marco Antônio se expandiu por outras áreas e os dois chegaram a ser sócios em um escritório de advocacia. Em 2015, quando Marco trabalhava como secretário Estadual de Esportes, Bernardo era chefe de Gabinete do filho de Cabral e assinou um contrato milionário para um projeto esportivo que foi alvo de um relatório do TCE, por não haver indícios de que o tal projeto tenha saído do papel. O que o pessoal está comentando na escadaria da Igreja de Nossa Senhora de Nazaré é que certamente tem dedo de Paulo Melo nessa nova empreitada da bem-sucedida carreira de Bernardo. Só gente boa no meio, né não?

MUDANÇAS NA ITERJ

O governador Claudio Castro mudou o comando do Instituto de Terras e Cartografia do Estado do Rio de Janeiro (ITERJ), autarquia vinculada à Secretaria das Cidades. A escolha da nova presidente, Patrícia Damasceno, segundo informou Estado, se deu por seu perfil técnico e pela vasta experiência na Administração Pública. Advogada, especialista em compliance pela Fundação Getúlio Vargas, pós-graduada em Direito Público, Mestranda em Direito e Desenvolvimento Sustentável, atuou em diversos cargos de chefia no Estado e em municípios da Região dos Lagos. Chegou a ser, inclusive, procuradora-geral em Iguaba e subprocuradora-geral de Cabo Frio. Além disso, atuou como presidente da Comissão Permanente de Licitações da Imprensa Oficial do Estado e se destacou como a primeira mulher a assumir a Corregedoria-Geral do DETRO, cargo antes de hegemonia militar.

REPETIU A VIOLAÇÃO 30 VEZES

O deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ) foi preso nesta quinta-feira (24), em Petrópolis, por desrespeitar o uso de tornozeleira eletrônica por cerca de 30 vezes. O celular do deputado foi apreendido, mas ele se negou a dar a senha para os agentes. O deputado havia sido preso em fevereiro por ataques aos ministros do STF e, desde o meio de março, autorizado a cumprir prisão domiciliar. A decisão desta quinta é do ministro Alexandre de Moraes, do STF, a pedido da Procuradoria-Geral da República. Na decisão, o ministro cita um “total desprezo pela Justiça”. Ainda na noite desta quinta, advogados de Daniel Silveira protocolaram dois pedidos de habeas corpus.

VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais Lidas

Skip to content