InícioCulturaPrimeira etapa da construção do complexo cinematográfico é iniciada em São Pedro...

Primeira etapa da construção do complexo cinematográfico é iniciada em São Pedro da Aldeia

Representantes da Secretaria de Estado de Cultura visitaram o terreno de mais de dois mil metros quadrados cedido para a implantação do empreendimento

O projeto de construção do cinema em São Pedro da Aldeia segue avançando com as primeiras etapas da obra. A iniciativa é resultado de uma parceria entre a prefeitura e o Governo do Estado, no âmbito do programa “Cinema Perto de Você”. A obra foi licitada pelo Estado e a empresa vencedora já deu início às intervenções, que estão sendo executadas com recursos federais da Agência Nacional de Cinema (ANCINE). Nesta semana, representantes da secretaria de estadual de Cultura visitaram o município para acompanhar a evolução do empreendimento. 

Estiveram presentes na inspeção o coordenador de Engenharia e o assessor especial de Relações Intermunicipais e Projetos da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SECEC-RJ), Paulo Ricardo Almeida e Adenilson Honorato, respectivamente. O lote que vai abrigar o complexo de exibição cinematográfica tem 2.739,07 mil metros quadrados.   

As salas de cinema ficarão localizadas no bairro Nova São Pedro, ao lado do Teatro Municipal. A expectativa, segundo o assessor especial de Relações Intermunicipais e Projetos da SECEC-RJ, Adenilson Honorato, é que a área se torne um novo polo de cultura e entretenimento para os munícipes. 

“A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio tem sido parceira dos municípios, dialogando e construindo em conjunto políticas públicas para fortalecer o setor cultural. Em São Pedro da Aldeia, teremos um cinema novo, ao lado do Teatro Municipal, formando um verdadeiro corredor cultural que vai atender a população da cidade. Este projeto é fruto do programa ‘Cinema da Cidade’, recuperado pela atual gestão estadual, que leva salas de audiovisual para cidades que não possuem complexo exibidor. Vamos investir mais de R$ 3 milhões em duas salas de cinema em São Pedro, reforçando nosso compromisso com o município”, destacou o assessor. 

Novo atrativo 

Em São Pedro da Aldeia, o projeto do complexo cinematográfico prevê duas salas de projeção, foyer, bomboniere, bilheteria, sala de administração, sanitários femininos e masculinos, vestiário, duas cabines de projeção, sala de ar-condicionado e dois ambientes de circulação. 

Para o secretário de Cultura de São Pedro da Aldeia, Thiago Marques, a instalação do cinema será mais um atrativo municipal. “São Pedro da Aldeia é uma cidade com grande potencial cultural, tanto por seus agentes culturais de diferentes segmentos, quanto por seus aparelhos e patrimônios culturais, como a Casa de Cultura, Biblioteca, Casa da Flor, Museu do Sal e Teatro Municipal. No entanto, faltava na cidade um cinema. Agora a população ganhará um espaço moderno, para exibição audiovisual, bem ao lado do Teatro Municipal Átila Costa”, ressaltou. 

Conforme a parceria estabelecida com a SECEC-RJ, a prefeitura cedeu o local para a construção do cinema que, após concluído, terá gestão privada. O projeto “Cinema da Cidade” é um dos eixos de ação do Programa “Cinema Perto de Você”, instituído através da Lei 12.599 de 23 de março de 2012, regulamentada pelo Decreto n° 7.729, de 25 de maio de 2012. A iniciativa visa ampliar, diversificar e descentralizar o mercado de salas de cinema no Brasil. 

Letycia Rocha
Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida. Atuou como produtora/repórter na Lagos TV e Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo. Colabora no jornal O Dia e Blog Cutback.
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais Lidas

Skip to content