InícioPolíticaBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUINTA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUINTA-FEIRA (22)

Dr Serginho pré-candidato e bom de pesca; Pré-candidatura de Kamilla Mendes é na semana que vem; Magdala Furtado fará anúncio que promete mexer no tabuleiro; Republicanos escolhe Daniele Martins a pré-candidata em Búzios; Fábio do Pastel homologa concurso; Vantoil Martins recebe Selo Gestão Sustentável; Secretário de Turismo de Arraial entrega certificado do Qualificatur; Empresária de Araruama detona prefeita; Fabiano Horta no combate à dengue; Saquarema confirma parceria com WSL e vice-prefeito se mete em fazer petição na justiça... E muito mais!

PRÉ-CANDIDATO E BOM DE PESCA

A coluna Boca Miúda desta quinta-feira (22) começa por Cabo Frio. O pré-candidato a prefeito, deputado Dr Serginho (PL) foi fazer o desjejum no Café do Trabalhador, na Boca do Mato. E não foi sozinho. Chegou junto com o pastor Fabrício Valladares, ex-secretário de Assistência Social do governo Magdala Furtado (sem partido). Fabrício, aliás, saiu bem magoado da Prefeitura, foi logo depois que a prefeita mandou embora todos de sua equipe. Serginho, que além de político é bom de pesca, fisgou logo o robalo. Agora o pastor tá fechado com o deputado, o qual disse considerar “o nome ideal para reconstruir a cidade que vem há dez anos tendo uma inconstância administrativa letal para nosso povo”.

TCHAU PDT, OI PL

Serginho também fisgou no aquário do PDT, como mostra a imagem aí, dele com o ex-candidato a vereador, Tatu do Cajueiro, a filha dele, Camila de Tatu, e o marido dela, Adonai, que já atuou na Postura do governo do falecido Zé Bonifácio. Galera tá de malas prontas saindo do partido para caminhar com Serginho.

MDB E PDT

Continuando sobre a corrida pré-eleitoral cabo-friense, a notícia de que o ex-prefeito Marquinho Mendes (MDB) vai lançar a esposa, Kamilla Mendes, para concorrer à Prefeitura, repercutiu aquém do esperado. Mas fato é que esse evento tá de pé e vai acontecer semana que vem, dia 29 de fevereiro, na Casa de Vidro, na orla das Palmeiras. E tem mais, ficamos sabendo que existem duas opções de vice para compor chapa com Kamilla: Ana Valladão, que é viúva de Zé Bonifácio, e Daniella Mendes, filha do ex-deputado Janio Mendes, ambas do PDT. Interessante, hein?

O QUE SERÁ QUE VEM POR AÍ?

E a Magdala, que tá sem legenda até agora, hein? Por outro lado, ficamos sabendo que a prefeita de Cabo Frio fará um anúncio semana que vem e que promete ventar no tabuleiro político. Estamos tentando descobrir se tem relação ao anúncio do partido pelo qual irá concorrer. Ao que tudo indica sim. Então, senhoras e senhores, façam suas apostas! Seria o PSB? PSD? PMB? Ou o PT de Quaquá? Ou nenhum desses?

REP COM DANIELE

A disputa pelo Republicanos tem eletrizado Búzios nos últimos dias. Isso porque estão filiados nele o prefeito interino, Rafael Aguiar, o prefeito afastado, Alexandre Martins e sua esposa, Daniele Martins. Na península, o que todo mundo queria saber era quem ficaria com a sigla para disputar a eleição suplementar, e parece que Alexandre venceu essa queda de braço. A notícia divulgada nesta quinta-feira (22), foi que a executiva nacional dos REP decidiu que o partido vai ficar Daniele. Ela entregou o cargo de secretária da Mulher nesta quarta (21), anunciando que vai disputar a eleição representando o marido, para terminar o trabalho que foi desenvolvido até agora e foi interrompido pela justiça eleitoral.

COM WAGUINHO

O burburinho na cidade aumentou ainda mais após a divulgação de uma foto do Rafael Aguiar em um encontro com o prefeito de Belford Roxo e presidente do Republicanos, Waguinho, na manhã desta quinta-feira (22). Apesar do encontro, fontes internas do partido garantem que as executivas estadual e nacional não abrem mão de Alexandre Martins, e falaram ainda, que conheceram Rafael através de Alexandre e não teria cabimento abandonar Martins agora, que ele foi afastado injustamente. Fato é que teremos ainda muitas emoções, até o dia 28 de abril, data que o TRE determinou que vai acontecer a eleição suplementar.

VAI DISPUTAR A SUPLEMENTAR

Ainda na Armação, havia um burburinho de que Leandro de Búzios (SDD) não participaria da eleição suplementar. No entanto, ele fez contato com a nossa coluna e confirmou que é pré-candidato a prefeito, sim, no pleito de 28 de abril. Leandro fez questão de destacar que está plenamente “preparado para assumir o desafio de assumir a cidade nesse momento difícil e finalmente dar estabilidade e segurança a população e resgatar o orgulho de ser buziano”, disse ele, que na foto aparece com Renato da SEB e a GCM Aline Laura, falecida nesta quarta-feira (21). No início da noite, ele soltou um vídeo declarando a pré-candidatura.

PL COLETIVO E DESPEDIDA DO LEGISLATIVO

Nesta quinta-feira (22), foi encaminhado na Câmara Municipal de Búzios o Projeto de Lei para instituir a Política Pública Municipal de Prevenção da Violência Doméstica, criando a Patrulha Maria da Penha para atendimento à mulher vítima de violência no município. A matéria será analisada na Comissão de Constituição, Justiça e Redação. O projeto é assinado pelos nove vereadores da Casa e estabelece as diretrizes, os princípios de atuação e as competências da Patrulha Maria da Penha. “A Patrulha Maria da Penha foi criada por decreto do então prefeito Alexandre Martins (REP) e a gente (vereadores) está colocando como lei”, explicou o vereador Samuel da Byke (PATRI). Falando em Samuel da Byke, ele se despediu do Legislativo na sessão desta quinta, já que o vereador Aurélio Barros retorna a sua cadeira na Câmara, após ocupar o cargo de secretário municipal da Pessoa com Deficiência. Durante seu discurso na tribuna, o parlamentar agradeceu à equipe, falou da experiência que adquiriu na Casa Legislativa e das conquistas, apesar das limitações do trabalho de vereador. E concluiu: “A luta continua”.

‘ESTÁ ME DECEPCIONANDO EM ALGUMAS COISAS’

Essa fala demonstrando certa mágoa, é do vereador Dida Gabarito (PRTB), que nesta quinta (22) usou a tribuna da Câmara para questionar o que o prefeito interino Rafael Aguiar tem dito por aí, que chamou todos os vereadores para conversar e que o grupo está todo junto. Mas Dida garantiu que não está. “Em nenhum momento ele chamou esta Casa para participar do governo. Ele falava que se prefeito fosse, ia governar com essa Casa, mas as coisas não podem ficar só na falácia”, disparou. Confira no vídeo acima.

CONCURSO DA EDUCAÇÃO

O prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel (PL), acompanhado pela secretária de Administração, Roberta Carvalho, decretou nesta quarta-feira (21) a homologação do Concurso Público nº 01/2023, destinado aos cargos efetivos na Secretaria de Educação do município. O certame, realizado pelo Instituto Brasileiro de Administração Municipal em dezembro último, abrange diversos cargos na área educacional. Os candidatos aprovados serão nomeados de acordo com o número de vagas disponíveis e obedecendo à ordem de classificação. Para além disso, o prefeito e a secretária de Educação, Sheila Atalla, enviaram no mesmo dia um ofício à Câmara de Vereadores, em regime de urgência, solicitando a criação de vagas para dar continuidade ao projeto da Escola Cívico-Militar na cidade. Segundo Fábio, os alunos da Escola Municipal Mirian Macedo Guimarães não serão afetados pelo fim do programa do Governo Federal.

PROGRAMA “CALÇADA IDEAL”

Falando em Pastel, ele participou, nesta terça (20), da apresentação do programa “Calçada Ideal”. O objetivo do projeto, que está na 4ª fase, é estabelecer padrões para as calçadas do município, priorizando a acessibilidade e a segurança. Durante o encontro, foi divulgado um manual técnico e um folder explicativo, fornecendo diretrizes sobre as melhores práticas de construção de calçadas, rampas, pavimentação e arborização. Além do prefeito e do especialista técnico do Centro de Referência da Construção Civil e representante da Firjan, Luiz Gustavo Tavares Guimarães, estiveram presentes diversos secretários municipais, incluindo Fernando Frauches (Obras), Luiz Fernando Jr. (Governo), Maria Márcia Fontes (Saúde), Mario Flavio Moreira (Meio Ambiente e Pesca), Diana Alves (Assistência Social e Direitos Humanos), Raimundo Teixeira (Serviços Públicos), o procurador-geral Peter Samerson, o secretário adjunto de Obras Antônio Andrade, o chefe de gabinete Moisés Batista, a diretora do Centro Municipal de Reabilitação Fernanda Suzarte, o coordenador de Posturas Cristiano Moura e o técnico cadista Rafael Moreira.

COMBATE À DENGUE

Ainda em São Pedro, o vereador Chibiu (SDD) procurou a coluna para fazer um alerta muito necessário que é a questão do combate à dengue. O Estado já decretou a epidemia e os municípios têm que fazer sua parte. Segundo o parlamentar, foi realizada uma reunião na Câmara, nesta quinta (22), cujo tema central “foi a preocupante situação da dengue em nossa região”. Chibiu contou que discutiram estratégias e ações, mas destacou que “é fundamental que todos estejamos atentos e adotemos medidas preventivas em nossas casas e espaços públicos. Vamos unir esforços para proteger nossa cidade e nossa saúde. Juntos, podemos vencer essa batalha contra a dengue”, finalizou.

PREFEITURA NOTIFICADA

O MPF, por intermédio do procurador da República, Leandro Mitidieri, notificou a prefeitura de São Pedro da Aldeia e a secretaria do Patrimônio da União (SPU), nesta quarta-feira (21), acerca do empreendimento Mediterrané Prainha Residence, que oferece unidades com acesso a um “beach point exclusivo” na Praia das Carapebas, o que pode configurar eventual restrição de acesso público a um ponto do local e à ocupação indevida de uma área de conservação. Os órgãos têm 20 dias para responder às demandas. Mitidieri declarou que o MPF tem “questionado todos esses empreendimentos quanto à ocupação da faixa marginal de proteção e restrições ao acesso às praias”. Sobre o caso, o município respondeu que “o projeto está em conformidade com as normas ambientais e que o livre acesso à praia deve ser garantido e respeitado pelo empreendimento, estando sujeito à fiscalização”.

SELO GESTÃO SUSTENTÁVEL

Em Iguaba Grande, o prefeito Vantoil Martins (CID) esteve nesta quinta-feira (22) na Câmara Municipal para receber o Selo Gestão Sustentável, um reconhecimento concedido pela Caixa Econômica Federal. Também estiveram presentes o vice-prefeito Alexandre Carvalho (PL), o superintendente da Caixa Econômica, Grimaldo Ferreira, todo o corpo do secretariado municipal, o presidente da Câmara, Marciley Lessa (CID), e os vereadores Júnior Bombeiro (MDB), Júnior Negrão (PTB), Allan Rodrigues (MDB), Luciano Silva (CID), Fabrício Torquato (REP) e PC Brasil (CID). O selo é concedido aos municípios que apresentem indicadores na gestão pública com boas práticas de Governança e Responsabilidade Socioambiental (ESG – Environmental, Social and Governance). O município está entre as 104 cidades do Brasil que possuem o selo. A avaliação é feita por meio de 21 indicadores, como transparência e sustentabilidade, com o objetivo de incentivar a gestão responsável do governo local.

QUALIFICATUR, PRESENTE

Em Arraial do Cabo, o secretário de Turismo, Júnior Chuchu, participou da cerimônia de entrega do certificado do Qualificatur a 100 servidores da Prefeitura, nesta quarta (21), no Centro Educacional e Cultural Manoel Camargo. A iniciativa vem de uma parceria com o Sebrae e já disponibilizou mais de mil vagas desde o ano passado. A capacitação abrange alimentos e bebidas, guias de turismo, condutores de visitantes, servidores públicos, influenciadores digitais e profissionais do turismo náutico. Além de Chuchu, também estiveram presentes representantes do Sebrae, Fipac e da Câmara Municipal.

ESGOTO A CÉU ABERTO

A empresária Verônica Januário visitou o bairro Nova São Vicente, em Araruama, nesta terça-feira (20), para observar de perto a situação do esgoto a céu aberto numa das ruas. Durante sua visita, ela demonstrou indignação com a condição insalubre enfrentada pelos moradores, especialmente pelas crianças que brincam nas ruas. Ela enfatizou a necessidade urgente de priorizar questões de saneamento básico, destacando que a saúde pública está em risco devido à falta de medidas adequadas. Januário ressaltou a importância de os líderes políticos focarem nas necessidades reais da população, em vez de apenas manterem uma imagem superficial da cidade. Sua visita foi parte do Movimento “Araruama que eu quero”, onde ela teve a oportunidade de ouvir diretamente as preocupações dos residentes locais. Vale ressaltar que Verônica, o médico Marcelo Amaral e o empresário Rone Rossy surgem como uma terceira via na política da cidade para as eleições deste ano.

COMBATE À DENGUE II

O prefeito de Maricá, Fabiano Horta (PT), acompanhado da secretária de Saúde, Solange Oliveira, esteve presente no Hospital Che Guevara nesta quarta-feira (21) para revelar novas estratégias para enfrentar a dengue no município. Com o objetivo de fortalecer a prevenção, combater os focos e aumentar a conscientização, medidas adicionais estão sendo implementadas em resposta ao aumento dos casos em todo o país. Na próxima semana, a Secretaria de Saúde abrirá polos de atendimento exclusivos para pessoas com sintomas suspeitos, localizados no Centro e em Itaipuaçu. Além disso, mutirões intersetoriais envolvendo diversas secretarias e órgãos municipais serão realizados em toda a cidade. O objetivo é identificar e remover possíveis focos do Aedes aegypti, ao mesmo tempo em que conscientiza os moradores sobre a importância da prevenção. A autarquia de Serviços de Obras de Maricá (Somar) será responsável pelo recolhimento de lixos e entulhos em áreas públicas, enquanto o Centro de Operações de Maricá (Comar) irá mapear áreas públicas com focos, rios e canais assoreados. A Secretaria de Ordem Pública e Gestão de Gabinete Integrado (Seop) auxiliará os agentes de combate às endemias nas vistorias de rotina dos imóveis e na distribuição de materiais informativos.

REUNIÃO COM A WSL

Saquarema reforçou sua parceria com a World Surf League (WSL) em uma reunião realizada nesta quinta-feira (22), que contou com a presença do Secretário de Educação, Antônio Peres, e do Secretário de Esporte, Lazer e Turismo, Rafael Castro, juntamente com os representantes da WSL, Xandi Fontes e Roberto Siviero. O objetivo do encontro foi confirmar os eventos de surfe que ocorrerão ao longo do ano de 2024 na região. Dentre esses eventos, destaca-se a Liga Mundial de Surf, que promete movimentar o calendário esportivo e turístico do município. O Saquarema Surf Festival será realizado entre os dias 15 e 22 de abril, seguido pelo CT Vivo Rio Pro, programado para ocorrer de 22 a 30 de junho, e o CS Corona Saquarema Pro, agendado para os dias 12 a 20 de outubro.

GATO NA REDE?

Em Saquarema, a atmosfera política está em ebulição, especialmente com a controvérsia envolvendo o vice-prefeito e pré-candidato a prefeito, Rômulo Gomes (PSD). Ele, que se encontra politicamente isolado após uma tentativa de remover a prefeita Manoela Peres (PL) por meio de uma ação judicial, agora se vê no centro de mais uma polêmica, em fazer “gato” de energia no seu próprio supermercado. No vídeo divulgado nas redes sociais nesta quinta-feira (22), Gomes rejeitou veementemente as tentativas de incriminá-lo, classificando tais alegações como “absurdas”. Além de negar as acusações, ele criticou a qualidade dos serviços prestados pela Enel, argumentando que esta deveria direcionar seus esforços para melhorar o atendimento à população, “em vez de promover ações questionáveis contra ele”. O vice-prefeito também levantou questões sobre a presença “coincidente” de um carro terceirizado da Enel, vindo de São Gonçalo, juntamente com um jornalista para fotografar o suposto incidente, denunciando tentativas de criar fake news. A empresa especializada em engenharia elétrica e prestadora de serviços para o Supermercado Gomes, confirmou nas redes sociais que desde 11 de setembro foi solicitada à Enel a religação da subestação e a troca da titularidade da mesma. No entanto, diante da inoperância e falta de feedback da Enel, a situação se agravou, resultando no incêndio do relógio de energia na localidade.

JUIZ SE IRRITOU

A situação política em Saquarema tem se intensificado nos últimos dias devido a uma disputa judicial entre o vice-prefeito e pré-candidato a prefeito, Rômulo Gomes (PSD), e a atual prefeita Manoela Peres (PL). O embate teve início quando Rômulo protocolou, no último dia 5 de fevereiro, uma ação civil pública por improbidade administrativa contra a prefeita e outros envolvidos, incluindo o Secretário de Educação, Antônio Peres, o Instituto de Pesquisa e Inovação (IDPI) e o Projeto Social Cresce Comunidade (Prima Qualitá), em relação ao programa “Conexão do Futuro”. No entanto, a situação se complicou ainda mais quando foi revelado que Rômulo assinou a ação em nome da Prefeitura, mesmo sendo atribuição da Procuradoria representar o município. Rômulo transferiu a procuração para um escritório particular, o que gerou controvérsias sobre a legitimidade do processo. No dia seguinte, o próprio procurador representando a Prefeitura também peticionou no processo, criando ainda mais confusão e impedindo o juiz de intervir de imediato. Após uma semana de debates acalorados entre o vice-prefeito e a prefeita nos autos, o juiz Andrew Francis finalmente despachou, criticando a bagunça jurídica e determinando que o processo fosse interrompido.

- Advertisement -
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Mais Lidas

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo