BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUINTA-FEIRA (21)

A ardência da vez no governo Zé Bonifácio; Cristiane Fernandes fala no RC Cast; A monopolista que venceu a queda de braço em São Pedro; Vantoil Martins prestigia curso de capacitação a pessoas em vulnerabilidade social; Prefeito interino decreta ponto facultativo em Búzios; Comerciantes pedem socorro em Arraial; Deputados prestam contas do mandato em Araruama... E muito mais!

1108

A ARDÊNCIA DE ZÉ

A coluna Boca Miúda desta quinta-feira (21) começa por Cabo Frio, porque existe uma máxima para quem acompanha a política da cidade que diz que quando José Bonifácio (PDT), prefeito, se posiciona nas redes sociais é porque está ardendo. Dessa vez, o que levou o prefeito, que mostra certa facilidade em ignorar assuntos mais espinhosos, a se posicionar foi o avanço do estacionamento de um shopping sobre uma área apontada como sendo de restinga no bairro Novo Portinho. Bonifácio fez um vídeo bem otimista dizendo que tem muita notícia falsa circulando sobre e que os empregos a serem gerados pela expansão desse shopping, tanto pelas novas lojas, quanto pela obra devem ser levados em conta. No entanto, há pontos de vista bem menos otimistas, como o ex-secretário de Meio Ambiente cabo-friense, Juarez Lopes, que disse que a solução agora é esperar pelas ações compensatórias, porque “já fizeram o crime [ambiental] que tinham que fazer”. Comentários mais ácidos também foram feitos, como o do ex-presidente do Ibascaf, Bebeto Cardozo, que chegou a inferir que o prefeito estava “passando a boiada”. É, e agora, José?

ASSUNTO DO MOMENTO

Fato é que a causa ambiental está pautando a política cabo-friense. Nesta semana, além do posicionamento do prefeito sobre a questão do avanço do estacionamento do shopping, conforme você leu aqui na coluna Boca Miúda desta quarta-feira (20), o Ministério Público do Estado conseguiu uma liminar para impedir que as obras de um empreendimento no bairro da Ogiva avançassem sobre o mangue existente no local. Para discutir esses e outros empreendimentos, inclusive, o Ministério Público Federal convocou, para o próximo dia 12 de agosto, no Colégio Estadual Miguel Couto, uma audiência pública. Aliás, essa é uma das pautas de um dos próximos episódios do RC Cast, o podcast do Portal RC24h, que recebe o procurador da República Dr. Leandro Mitidieri na próxima quinta (28). Com certeza, não vai dar para perder. Fiquem ligados.

REUNIÃO COM SAÚDE

Ainda em Cabo Frio, o presidente da Câmara, Miguel Alencar (UNIÃO), está dedicando seu recesso parlamentar para se reunir com secretários da administração pública. O encontro mais recente, nesta quinta-feira (21), foi com a titular da Saúde, Érika Borges, para entender o planejamento de obras e reformas das unidades de saúde. O vereador foi informado por Érika, inclusive, que a licitação da construção do Posto da Reserva do Peró já foi realizada. Além disso, a indicação feita em fevereiro por Miguel para a reforma da unidade de Estratégia de Saúde da Família do Tangará será concretizada. “No início de agosto será feita a licitação de reforma geral. Uma luta de muito tempo e que finalmente colheremos o resultado. O mesmo será feito no ESF do Jacaré”, contou Alencar. O vereador parabenizou Érika e o prefeito José Bonifácio (PDT) pelas ações.

MINHA MILITÂNCIA É COM ELAS, PARA ELAS E POR ELAS’

A pré-candidata a deputada federal Cristiane Fernandes (PSDB) foi a convidada do 16º episódio do RC Cast nesta quinta-feira (21). Essa cabo-friense de 46 anos é gerontóloga e gestora pública há mais de 20 anos. Nesse tempo, já concorreu a prefeita de Cabo Frio duas vezes e uma a vice, agora mira a Câmara dos Deputados. Na entrevista também falou que apesar de ainda ser pouca a representatividade, acredita que esse cenário está mudando e que as mulheres estão se envolvendo mais. “Metade do parlamento deveria ser obrigatoriamente constituído por mulheres”, disparou. Disse que se eleita, vai ficar até o final do mandato, não vai concorrer à prefeitura de Cabo Frio. “Como deputada federal, posso fazer muito mais não só pela minha cidade e Região dos Lagos como pelo Estado inteiro”. Contou, ainda, qual será seu carro-chefe se conquistar uma cadeira em Brasília. Confira a matéria da entrevista na íntegra.

NÃO TEM PRA NINGUÉM

E não é que a Salineira vai voltar a operar o transporte público em São Pedro da Aldeia? A coluna divulgou a questão nesta quarta-feira (20) e a repercussão – negativa – foi enorme. O prefeito Fábio do Pastel (PL) bem que tentou se livrar da empresa, mas foi ela quem acabou abocanhando a licitação de aluguel de ônibus. Antes disso, tentou chegar a bom termo para ambas as partes e instituiu cartão de passagem aos servidores (ao invés de dinheiro/pecúnia, conforme lei municipal) – o que gerou a ira do funcionalismo público. Depois deixar a população na mão algumas vezes, alegando não compensava financeiramente – em um ano foram pelo menos três paralisações, até em véspera de feriado, causando um transtorno imensurável principalmente aos trabalhadores – Pastel fez inúmeras reuniões, tentou discutir com o legislativo para substituir o subsídio (em torno de R$ 214 mil mensais) por cartões de passagem, já que isso só poderia ser feito com mudança da lei orgânica e para isso seria preciso votação na Câmara, que lavou as mãos. O prefeito até começou a estudar a aquisição de frota própria pelo município. Mas não teve jeito, abriu a concorrência e a Salineira foi quem ofereceu o menor preço. Usuários do transporte ficaram pelas tampas e só não xingaram o prefeito de bonito. “Falta de vergonha na cara”, “Acabou em pizza”, “carta marcada”, “estamos f*didos”, foram alguns dos vários comentários, inclusive um, sem texto, foi essa cara de palhaço que ilustra a nota. Fato é que boa parte da popularidade de Pastel ficou arranhada porque ele ‘ousou’ peitar a Salineira. E a empresa sabe jogar o jogo. Agora é aguardar pra ver o resultado.

ACOMPANHOU AULAS

O prefeito de Iguaba Grande, Vantoil Martins (CID), esteve, nesta quinta-feira (21), prestigiando o primeiro dia de aula prática do curso livre de “Entalhe em Madeira”. As aulas estão sendo ministradas pelo professor Francisco Assis, na sede da Central de Atendimento. Os cursos profissionalizantes são uma iniciativa da secretaria de Assistência Social, Trabalho e Renda, para a capacitação dos moradores em situação de vulnerabilidade social de forma totalmente gratuita. “Estamos focados em contribuir com a formação profissional dos moradores da nossa cidade. O mercado de trabalho está cada dia mais competitivo e nós entendemos que a capacitação é o melhor caminho para inserir o povo de Iguaba nas vagas de emprego”, comentou Vantoil. Todos os alunos tiveram aulas teóricas com os consultores do Sebrae. Além do curso, estão sendo oferecidas aulas de corte e costura, manicure, confeitaria e padeiro. Todas as turmas são coordenadas pelo Centro de Capacitação Lahylton Cézar Santana. Serão seis meses de curso e todos os participantes ganharão certificados, além de todo material utilizado durante as aulas.

ESCOLHA FEITA?

Após assumir a Prefeitura de Iguaba Grande em uma eleição suplementar e ganhar a reeleição com um excelente índice de aprovação, não há dúvidas que Vantoil Martins tem crédito na praça para eleger um sucessor em 2024. Muita gente entrou nesse bolão de apostas, mas tem quem se destaque. O chefe de Gabinete de Martins, Fábio Costa, recentemente, passou a aparecer cada vez mais ao lado de Vantoil e também mostrar trabalho. Afinal, o próprio prefeito já tinha avisado que a escolha de quem iria apoiar nas próximas eleições municipais seria feita com base em quem mostrasse mais serviço. É, minha gente, será que a escolha já foi feita? A postura recente do chefe de Gabinete indica que, talvez, sim. As eleições de outubro estão aí, mas 2024 é logo ali.

CHAMOU ATENÇÃO

Um dos casos de maior repercussão na imprensa local nesta quarta-feira (20) foi a operação para cumprir mandado de busca e apreensão na casa da ex-vereadora de Búzios Gladys Nunes. Só que quem deferiu o pedido da Ministério Público contra a buziana foi a juíza de Iguaba Grande, Drª Maira Veiga, conforme informou o responsável pela investigação, o procurador Rafael Dopico. Um detalhe que ele disse na entrevista exclusiva ao Portal RC24h que pode ter passado despercebido, mais que a gente se atentou foi que o juiz que seria naturalmente responsável pelo caso e por essa decisão tomada por Drª Maira – que, diga-se de passagem é galho dentro e não foge da raia – se declarou suspeito para julgar o caso: Dr. Rafael Baddini. Agora porque ele se declarou suspeito é um daqueles mistérios que a classe política buziana gostaria muito de entender melhor.

PONTO FACULTATIVO

Já que o assunto é Búzios, a gente continua falando da península porque tem notícia boa para o servidor com relação ao começo da próxima semana. O prefeito interino da cidade, Miguel Pereira (PL), decretou ponto facultativo para a segunda-feira (25). Terça (26) é o dia da padroeira, então, nada mais justo do que prolongar um pouquinho o fim de semana, né? Ainda mais com as atrações que a Prefeitura, em parceria com o Sesc, vai trazer no Festival de Inverno, com shows de Diogo Nogueira e Paulinho Moska. O grupo Falamansa também vai se apresentar na cidade, na Festa da Padroeira na própria segunda. Povo contente por lá.

REFERÊNCIA EM CONGRESSO DA SAÚDE

Ainda sobre Búzios, a equipe da secretaria de Saúde representou o município, nesta semana, na 36ª edição do Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, um dos maiores eventos de saúde pública do Brasil. O secretário Leônidas Heringer marcou presença no evento com a apresentação do trabalho pioneiro desenvolvido pela Prefeitura com à incorporação da Cannabis sativa como possibilidade terapêutica para o tratamento de diversas doenças refratárias. A experiência do município foi elogiada pelo avaliador dr. André Bonifácio, professor da Universidade Federal da Paraíba, que destacou que o projeto além da incorporação da Cannabis traz a importante perspectiva da família como potencial de desenvolvimento do paciente. Considerando o pioneirismo desta experiência no Brasil, o estande do município no Congresso foi ponto de encontro de técnicos e secretários municipais de saúde de todo o Brasil, que buscaram conhecer com maiores detalhes a experiência e seus resultados bem como ampliarem as discussões sobre como poderiam replicar a experiência em seus municípios.

SOS FIGUEIRA

Em Arraial do Cabo, os comerciantes do distrito de Figueira estão pedindo socorro. Não aguentam mais terem seus estabelecimentos arrombados e os produtos furtados. Os casos acontecem principalmente durante a madrugada e eles reclamaram que não há policiamento na localidade. A PM disse que não tinha conhecimento dos casos sendo que o secretário de Segurança Pública é sargento do Bope), mas que irá “intensificar o policiamento na localidade a fim de coibir tais furtos”. Sem saber mais para onde correr, se juntaram para pedirem providências e divulgaram carta aberta subscrita pelos ‘Amigos do Comércio de Figueira’, pedindo ajuda ao poder público. A coluna entrou em contato com a Prefeitura, que disse que o secretário de Ordem Pública já foi acionado e que irá intensificar o patrulhamento por lá.

PRESTAÇÃO DE CONTAS

Os vereadores de Araruama Oliveira da Guarda (MDB) e Penha Bernardes (PL) estão convidando os munícipes para uma prestação de contas dos mandatos do deputado estadual Márcio Canella (MDB) e da federal Daniella do Waguinho (UNIÃO). Os parlamentares estarão em Araruama nesta sexta-feira (22) em uma casa de festas no bairro Fonte Limpa, a partir das 19h, no evento organizado pelos vereadores. É esperada ainda a presença do prefeito de Belford Roxo, Waguinho, que também é presidente estadual do União Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui