InícioBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUINTA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUINTA-FEIRA (17)

Quem Zé vai colocar na Secretaria de Governo? Aquiles está de malas prontas para o Rio e o PSD; Vantoil Martins inaugura mais uma rua e anuncia data de inauguração da Faetec; Alexandre Martins convida população para atividade do 'governo participativo'; Lívia de Chiquinho agradece presidente da Alerj por decisão do Legislativo Estadual; Fábio do Pastel se reúne com equipe técnica do Governo do Estado; A polêmica do dia na vacinação do Cabo... E muito mais!

SE DESPEDINDO DO GOVERNO CABO-FRIENSE

Aquiles Barreto, que está se despedindo do cargo de secretário de Governo de Cabo Frio e do PT, vai assumir mesmo cargo no primeiro escalão de Eduardo Paes (PSD), prefeito do Rio, na próxima segunda-feira (21). Nesta quinta (17), Aquiles entregou sua carta de desfiliação do PT cabo-friense e vai se filiar ao PSD, que hoje tem Paes na presidência estadual. Aliás, Aquiles também vai assumir um cargo na executiva estadual do partido. Pra ver o prestígio que o ‘garoto’ tem com Eduardo Paes. Aquiles deve se mudar para o Rio de Janeiro, mas vai manter sua casa em Cabo Frio, ficando entre idas e vindas. Agora, quem conhece o prefeito carioca sabe bem que ele começa a trabalhar às 4 da manhã e às vezes só vai parar à 1 da manhã. Então pode ter certeza de que o Aquiles vai passar muito de vez em quando por aqui, pelo menos nessa primeira fase. A pasta que Aquiles vai assumir. O que se comenta nos bastidores é que Paes quer que Aquiles seja o elo de ligação do município do Rio com cidades da região metropolitana entre outras como aqui na Região dos Lagos.

‘NINGUÉM TEM DIREITO DE CENSURAR’

Conversando com Janio Mendes – um dos principais caciques do PDT em Cabo Frio e região – na tarde desta quinta (17), sobre a saída de Aquiles, braço direito do prefeito Zé Bonifácio, enquanto Janio é o esquerdo – mesmo não fazendo parte do governo -, questionei se ele, por acaso, é ambidestro. Ele riu, disse que isso não está nos planos dele, que segue com sua missão na Alerj, mas fez questão de deixar bem claro que ninguém tem o direito de discordar que Aquiles deva ir para a capital, porque é uma oportunidade única dele ser secretário ao lado de Eduardo Paes na cidade do Rio de Janeiro. E disse mais, que essa ida é algo que Paes já vinha construindo há algum tempo, e que apesar do PDT – partido de Zé – precisar dele aqui na cidade, ninguém tem o direito de censurar ou condenar essa decisão pessoal de Aquiles de buscar um voo mais ousado. “Nós, do PDT, vamos entregar Aquiles nos braços de Eduardo Paes com recomendações expressas para que cuide bem do garoto. E digo mais, ele vai, mas volta, porque não é um adeus, é um até breve”, disse o cacique pedetista. Com essa fala de Janio Mendes, fica bem claro que não há briga, ruptura ou que vai ter exoneração na administração cabo-friense. A palavra de ordem é união e parceria.

QUEM VAI ASSUMIR O POSTO?

Findada a sanha da Educação – pasta que já sabemos que passa a ser comandada por Elicéa da Silveira a partir da segunda-feira (21) -, agora a pergunta que não quer calar é: quem vai assumir a secretaria de Governo de Cabo Frio? Janio Mendes não é, já está descartado. Senhoras e senhores, façam suas apostas, tem muito nome por aí. Mas tem um porém: nomes que saem muito na mídia, costumam soar como pressão da opinião pública, Zé Bonifácio não gosta disso. Portanto, quanto mais discreto, mais chances. Fica a dica. E outra: o vereador Davi Souza (PDT) é indispensável na Câmara. Se ele sair como algumas “barrigadas” anunciaram, o governo fica alijado no parlamento. Portanto, não será ele.

SESSÃO PRODUTIVA

A Câmara de Cabo Frio fez uma sessão bastante produtiva nesta quinta-feira (17). Aprovou a moeda social Itajuru e o conjunto de projetos com medidas de combate à Covid-19, o ‘Pacotão da Saúde’. Este último, composto por 19 PLs, também foi aprovado em regime de urgência. Entre as matérias do pacotão estão a inclusão de jornalistas, entregadores de aplicativo, trabalhadores domésticos e cuidadores de idosos nos grupos prioritários de vacinação; e a permissão para que empresas possam comprar vacinas contra Covid para seus funcionários. Vale destacar a iniciativa do vereador Vanderson Bento (PTB) em colocar os jornalistas nessa lista. A categoria nunca é lembrada, muito pelo contrário, ultimamente uma das mais atacadas e desqualificadas. Outro destaque das aprovações e que gerou polêmica – tendo sido destaque no RJ2 – foi o PL do vereador Josias da Swell (PL) que autoriza a distribuição gratuita de medicamentos para tratamento precoce da Covid. Pirou vereador? Segundo a Organização Mundial da Saúde não existe tratamento precoce contra a doença. A CPI da Pandemia só tem falado sobre isso.

GOVERNO EM CASA

O prefeito de Armação dos Búzios, Alexandre Martins (REP) publicou um vídeo nesta quinta-feira (17), reforçando o convite do presidente da Câmara, Rafael Aguiar (REP), à população para participar do projeto integrado do Legislativo com Executivo chamado “Governo na Sua Casa”. A ação será realizada nesta sexta (18), na Praça Velha de Cem Braças, das 9h às 15h. A ideia é aproximar o governo do povo. Segundo o prefeito, todas as secretarias da administração pública estarão presentes, assim como os parlamentares, o Procon e outros órgãos e empresas para prestar diversos serviços e esclarecimentos para a população.

‘VAN AMIGA DO IDOSO’

Na manhã desta quinta-feira (17), o prefeito de Armação dos Búzios, Alexandre Martins (REP), e a secretária da Mulher e do Idoso, Daniele Guimarães, se reuniram com os representantes das Cooperativas para uma parceria a fim de que o projeto “Van Amiga do Idoso” seja implementado no balneário. A ação visa tornar os serviços prestados pelos transportes públicos do município mais humanizado para a terceira idade. “Queremos que os nossos condutores prestem um atendimento mais humanizado e capacitado, através de realização de workshops e palestras sobre direitos dos idosos e cuidados básicos no trânsito. Tem tudo para dar certo”, explicou a secretária.

MAIS UMA RUA INAUGURADA

O prefeito Vantoil Martins (CID), acompanhado de secretários e vereadores, inaugurou nesta quinta-feira (17), mais uma rua pavimentada da cidade, a Profeta Jeremias, que fica no Centro. A inauguração foi transmitida ao vivo pelas redes sociais. A pavimentação foi feita com blocos de sextavados, produzidos no próprio município, e realizada por trabalhadores da prefeitura. O evento faz parte das comemorações dos 26 anos da cidade, completados dia 8 deste mês. A cada rua pavimentada no município, a população aplaude e Vantoil, que naturalmente pavimenta também o caminho de seu sucessor. Aliás, apesar do prefeito estar apenas no começo de seu segundo mandato, o que tem de gente dentro do governo sonhando com a mão abençoada de Toil não está no gibi. Na Praça Edyla Pinheiro a turma comenta que até conflito no governo isso tem gerado. Mas Vantoil prefere manter cautela: “Não me preocupo com isso. O trabalhou flui com naturalidade. Eu quero ver o governo todo empenhado e trabalhando firme para melhorar a cidade. E aqueles que forem mais atuantes, se destacam e lá na frente, a gente decide. Mas agora não é hora pensar nisso”, disse ele. É. Pode não ser para o prefeito, mas para os alguns secretários e vereadores, a situação não é bem assim.

NOVA DATA

Ainda Sobre Iguaba, Vantoil disse que uma nova data foi agendada com governador Claudio Castro (PL) para inaugurar a FAETEC do município. Será dia 2 de julho. Castro tem compromisso com outras inaugurações e vai aproveitar e fazer tudo no mesmo dia. Será que agora vai?

SANEAMENTO E ABASTECIMENTO

Os vereadores de Iguaba Grande receberam na última terça-feira (15) representantes da Agenersa, da Prolagos e do Consórcio Intermunicipal Lagos São João, para o estreitamento de laços de cooperação entre o Legislativo e os órgãos. Na ocasião foram discutidas as demandas do município de Iguaba Grande. A reunião contou com a presença dos vereadores: Luciano Silva (CID), Júnior Bombeiro (MDB), Alan Rodrigues (MDB), Tikinho (DEM), Marcelo Durão (PL), Elifaz (PP) e Júnior Negão (PATRI), além do secretário de Planejamento, Eron Bezerra, o diretor-presidente da Prolagos, Pedro Farias, a secretária executiva do Consórcio Intermunicipal Lagos São João, Adriana Saad, e o secretário executivo do Comitê de Bacias do Lagos São João, Leandro Coutinho.

DEMANDA ATENDIDA

A prefeita de Araruama, Lívia Bello (PP) agradeceu ao presidente da Alerj, André Ceciliano (PT), pela decisão da Assembleia Legislativa de permitir que médicos tenham mais de um vínculo empregatício na esfera pública durante a pandemia. A aprovação da lei foi nesta quarta-feira (16). Ao Portal RC24h, o marido de Lívia, Chiquinho da Educação, disse que a pauta foi um pedido da prefeita a Ceciliano há cerca de um mês, quando eles estiveram juntos. “É um absurdo você não ter médicos por causa do Ministério Público e do Tribunal de Contas”, argumentou o primeiro-cavalheiro de Araruama. Na live que fez em 06 de abril, Lívia comentou sobre o impasse e levantou a bandeira da necessidade de que profissionais da Saúde pudessem atuar em mais de um município durante a Pandemia, o que não era, até então, permitido pela lei.

REUNIÃO COM EQUIPE TÉCNICA DO ESTADO

O prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel (PL) apresentou projetos de pavimentação e manutenção de vias e buscou o apoio do Governo do Estado na consolidação de convênios para demais áreas de atuação durante reunião nesta quinta-feira (17). As demandas foram debatidas com o assessor especial do governador, Vinícius Sarciá, o secretário estadual de Esportes, Leandro Alves, o presidente da Agência Estadual de Fomento (AgeRio), André Vila Verde, o vice-presidente do Departamento de Estradas e Rodagem (DER-RJ), Hélio Borges de Faria, e a representante da presidência do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), Deise Delfino. “A equipe técnica do Governo do Estado nos recebeu com grande atenção e disponibilidade em ajudar nosso município”, considerou o prefeito, que afirmou que a gestão está mantendo contato para o avanço de projetos para a população aldeense.

INDIGNAÇÃO NA ALDEIA

Um caso muito triste, publicado em matéria do Portal RC24h nesta quarta (16), de uma família de São Pedro da Aldeia que ficou com o irmão morto dentro de casa durante dois dias por não conseguir remoção do corpo, causou indignação dentro da Câmara de Vereadores. A prefeitura não faz esse tipo de serviço. A vítima morta, o senhor Carlos Mendonça, era irmão do marido da ex-vereadora Claudinha e faleceu por causas naturais. A família só conseguiu que houvesse a remoção depois de conseguir R$ 1,5 mil – através de uma ‘vaquinha’ – e pagar uma funerária. Essa situação causou muito incômodo entre os edis, que prometeram protestar contra esse descaso que vem acontecendo em São Pedro da Aldeia na próxima sessão.

VACINAÇÃO POLÊMICA

Deu polêmica em Arraial do Cabo, nesta quinta-feira (17), a vacinação contra a COVID-19 de trabalhadores de embarcações e agências de navegação marítima, embarcados ou não. Basicamente, entre outros, faziam parte do grupo a ser vacinado as pessoas que vendem passeios de barco. Em áudio recebido pelo Portal RC24h, teve morador revoltado, afirmando que “pessoas de 20 anos estavam sendo vacinadas só porque trabalham em loja de mergulho” enquanto “tem muita gente para ser vacinada”. A medida foi autorizada pela Câmara, segundo a reclamação, às escuras, na surdina. A imunização da categoria foi feita até por volta das 16h com a Pfizer na Fundação e Instituto de Pesca Arraial do Cabo (Fipac).

EMPODERADAS NO CABO

A faixa preta de Jiu-Jitsu e campeã de MMA Érica Paes esteve em Arraial do Cabo, na manhã desta quinta-feira (17), para apresentar o projeto do Governo do Estado Empoderadas, que ela ajudou a desenvolver. A iniciativa ensina e orienta mulheres sobre técnicas de defesa pessoal. A ação já é feita em diversas cidades do estado, como Armação dos Búzios, e, agora, também terá um polo no Cabo. O objetivo é esclarecer as mulheres sobre possíveis situações de risco, e como sair delas, além de abordar temas a respeito de direitos e as leis de proteção. Participaram da reunião o secretário de Desenvolvimento Social, Trabalho, Renda e Direitos Humanos de Arraial do Cabo, Wagner Lima, o subsecretário Eduardo Garcia, a superintendente de Sustentabilidade, Promoção de Igualdade Racial e Direitos da Mulher, Carla Pereira, o Chefe de Gabinete do prefeito, Bernardo Alcântara, a assessora Especial do Gabinete, Fernanda Carvalho e os policiais militares membros da Patrulha Maria da Penha, Brito e Diogo. A Prefeitura informou que, em breve, dará mais detalhes sobre como será o funcionamento do projeto na cidade.

CONVOCAÇÃO DE CASTRO SERÁ VOTADA

A CPI da Covid marcou para esta sexta-feira (18) a votação dos requerimentos de convocação do governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), e do secretário de Saúde estadual, Alexandre Chieppe. Também vão decidir se será realizada uma sessão secreta para ouvir o ex-governador Wilson Witzel, e a quebra do sigilo de organizações sociais responsável pela gestão de hospitais no Rio. Castro disse que não enxerga motivos que possam levá-lo a ser chamado para depor na CPI e que se for confirmada a convocação dele, vai se reunir com advogados para traçar uma estratégia. “Isso ainda é uma coisa que eu vou avaliar. Tem que ver se eu vou ser ou não convocado. Da última vez, disseram que eu ia ser, acabou que eu não fui. Eu vou conversar com meus advogados, com a minha equipe se eu devo recorrer ou não. Ainda vai ser uma avaliação após ser ou não chamado”, disse.

VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais Lidas

Skip to content